Pesquisa digital é
realidade para 73% dos shoppers e esse número tende a aumentar pós pandemia Divulgação / Internet
O novo consumidor, principalmente este novo perfil
(durante a pandemia) apresenta nível de exigência elevado e total adaptação ao
digital, visto que possui fácil acesso à informação. Toda esta informação faz
com que ele necessite se sentir envolvido com o produto ou serviço antes de
consumí-lo, afinal os valores da marca precisam estar alinhados com os
seus.
Segundo o estudo High Tech Retail segunda edição, do Grupo Croma, mesmo
declarando que pretende migrar boa parte das suas compras para o canal on-line,
o shopper ainda vai se manter fiel à loja física em determinadas categorias.
Isso porque, em alguns segmentos, a experiência com o produto ainda será
fundamental para uma boa compra. As lojas físicas têm maior participação entre
os produtos destinados ao consumo imediato ou perecíveis, como alimentos (88%),
limpeza (83%) e medicamentos (81%) ou quando as experiências sensoriais e a
experimentação são mais importantes, como cosméticos (70%), moda (66%) e casa e
móveis (60%).
A tendência é que a oferta de produtos seja unificada entre os canais e que o
sistema de entrega consiga atender a agilidade e a praticidade das demandas
tanto de quem compra on-line quanto de quem compra na loja, mas prefere receber
em casa, segundo o estudo.
As compras on-line ganham incremento principalmente nas categorias nas quais já
se tem ideia do funcionamento do produto, como itens de lazer (67%),
eletrônicos (63%), informática (62%), celular (61%), eletrodomésticos (53%) e
livros (53%). Estas categorias proporcionam produtos similares, oferecidos em
várias lojas, que podem ser detalhadamente comparados com facilidade no mundo
virtual, aponta o estudo. Os aplicativos de compra pelo celular vão
evoluir e oferecer cada vez mais opções de interação e entregas. Hoje eles já
permitem a compra do que se quer e onde se quer, com entregas onde o consumidor
estiver. Assim, os ambientes físicos deverão se adaptar a esse tipo de
tecnologia para atender demandas de compra, mesmo que o cliente não tenha
entrado na loja física.
“Segundo o estudo, a tendência é aumentar cada vez mais a pesquisa e a compra
on-line. Hoje a pesquisa on-line de produtos já é uma realidade para 73% dos
shoppers e nos próximos 3 anos esse número tende a aumentar para 77%. Já a
compra on-line faz parte do hábito de 43% dos shoppers e em 3 anos deverá
chegar a 58%. Porém, ainda há quem vai preferir pesquisar e comprar na loja
física (11%) e quem vai pesquisar on-line, mas comprar em loja física (31%)”,
declara Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Para conquistar o novo consumidor, as marcas precisam acompanhar cada passo de
seus clientes para estar com a expectativa e as entregas sempre alinhadas. Ter
o consumidor no centro das decisões, atentando-se às suas necessidades e
hábitos, trará cada vez mais valor à marca e maior consideração do shopper no
momento da compra.
Edmar Bulla - CEO e
fundador do Grupo Croma de design de inovação. Graduado pela ESPM, possui
mestrado em Neurociência e Comportamento pela PUCRS e especialização em
Marketing Digital por Harvard, além de ser formado em Música, Filosofia e
Conselheiro de Administração pelo IBGC. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e
Grupo WPP, ocupando posições de liderança regionais e globais. Bulla é
idealizador do aplicativo Rainbow para o público LGBT+, que oferece mais de 30
serviços integrados. É coautor do livro Líderes de Marketing, colunista da
IstoÉ Dinheiro, autor do podcast sobre inovação Ouça Bulla, além de professor
convidado e palestrante em eventos no Brasil e exterior. Também é apaixonado
por cultura, cognição e comportamento.
https://cromasolutions.com.br/
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