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domingo, 6 de setembro de 2020

SETEMBRO EM TODOS OS TONS DE AZUL

Esse é o nome da campanha que tem por objetivo esclarecer à sociedade todas as nuanças da surdez e suas múltiplas formas de comunicação. E começa hoje, em todo o Brasil, com apoio de ONGS, escritoras envolvidas com a surdez e familiares - e amigos - de surdos e deficientes auditivos.

Setembro Em Todos Os Tons de Azul é o nome da campanha criada por várias lideranças surdas do Brasil todo com a finalidade de trazer visibilidade à diversidade que há na surdez para esclarecer a sociedade, no geral. “Há uma série de conceitos errados que estão na mente na maioria das pessoas e nosso intuito é desmistificar e auxiliar a todos os deficientes auditivos serem conhecidos conforme suas habilidades auditivas, leitura orofacial ou sinais”, diz Lak Lobato, escritora e blogueira que perdeu a audição aos nove anos de idade e é uma das criadoras da campanha.

A campanha, que foi desenvolvida com a ADEIPA, ANASO, AMADA ASSOCIAÇÃO, APASOD, Crônicas da Surdez e Desculpe Não Ouvi, informará à sociedade que surdos falam, ouvem através de tecnologias auditivas - implante coclear e aparelhos auditivos convencionais são duas delas -, na sua grande maioria, são oralizados - fazem leitura orofacial e entendem o que os ouvintes estão dizendo - e há os sinalizados, usuários de LIBRAS. “Queremos esclarecer que todas essas diferenças existem, há diversidade na surdez e precisamos que os Poderes Legislativos e Executivo sintam que é necessário criarem políticas públicas voltadas para esse grupo de surdos”, continua ela.



Tons de azul para diferenciar a surdez


Em 26 de setembro é comemorado o Dia do Surdo e o mês todo é utilizado pelas pessoas surdas para celebrar as conquistas das pessoas com deficiência auditiva e conscientizar sobre as necessidades específicas de acessibilidade e inclusão.. “Nossa campanha se inicia hoje e terminará somente no dia 1o de Outubro porque queremos lembrar de várias datas importantes para os deficientes auditivos, indiferente ao grau da surdez. E será toda na internet porque é na rede que a maioria dos surdos sente facilidade em se comunicar. Esperamos o apoio da mídia para esclarecer sobre os detalhes da surdez, porque qualquer pessoa corre risco de perder a audição, como aconteceu comigo.”, continua Lak que dormiu ouvindo e acordou sem ouvir nada.

Além de posts com hashtags #SetembroAzul, #ImplanteCoclear, #Surdoseouvintes, #SurdosOralizados, #AparelhoAuditivo, #DiversidadeSurda, #Libras, #Surdos e #tecnologiasauditivas, a campanha contará com três fases explicará sobre sete frases reflexivas utilizadas no teaser da campanha (https://www.youtube.com/watch?v=OqZ9KMRpO3g&feature=youtu.be).

A campanha será feita em três fases. Na primeira, haverá explicações sobre as ideias estereotipadas sobre a surdez. Na segunda, esclarecimentos sobre os números da surdez no Brasil e suas diversas causas, além de mais detalhes sobre os perfis de pessoas com deficiência auditiva. E, na última, os criadores da campanha, levarão ao público todas as soluções tecnológicas que melhoram a qualidade de vida das pessoas surdas.


Datas para marcar

Dentro da campanha, que reforçará sobre a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva em todos os tipos de entretenimento - incluindo museus, cinemas e teatro -, além de escolas, o Setembro em Todos os Tons de Azul comemorará o Dia Nacional do Teatro Acessível - 19/9, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21/9, Dia Internacional da LÍngua de Sinais - 23/9, Dia Nacional dos Surdos - 26/9, Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional - 29/9, Dia Internacional do Surdo - 30/9 e o Dia do Idoso - 1o de outubro, já que a terceira idade passa a perder a audição com os anos de vida.

“Precisamos mostrar as nossas necessidades a todos os ouvintes e demonstrarmos que a grande maioria dos surdos se comunicam de diferentes formas. E que estamos aptos a servirmos a sociedade de várias maneiras em todas as profissões que existem”, finaliza Lak Lobato.

A campanha Setembro em Todos os Tons de Azul já está disponível nas redes sociais. https://www.instagram.com/setembroemtodostonsazul/ https://www.facebook.com/SetembroEmTodosOsTonsDeAzul/





Serviço:

ANASO - Associação Nacional de Surdos Oralizados

ADEIPA - Associação dos Usuários de Implante Coclear do Estado do Pará

APASOD - Associação de Pais e Amigos dos Surdos e Outras Deficiências

AMADA - Associação Amazonense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Usuários de Implante Coclear

Crônicas da Surdez - Site sobre surdez escrito por Paula Pfeifer

Desculpe, Não Ouvi - Site sobre surdez escrito por Lak Lobato (desculpenaoouvi.com.br)


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