Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Dia do Sorvete: pesquisa revela principais hábitos de consumo da sobremesa entre brasileiros


Levantamento feito pela Takasago mostrou que 49% dos entrevistados consomem sorvete pelo menos uma vez por semana



Para celebrar o Dia do Sorvete, comemorado hoje (23), a Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez uma pesquisa de hábitos de consumo da sobremesa entre os brasileiros e compilou dados interessantes. O levantamento mostra, por exemplo, que 49% das pessoas entrevistadas consomem sorvetes pelo menos uma vez por semana, sendo que 43% tomam como sobremesa após o almoço ou jantar. Entre os sabores frutais, o preferido é o de morango. Já entre os indulgentes é o de chocolate. A pesquisa foi feita com 80 pessoas, sendo 75% do gênero feminino e 25% masculino; 33% têm entre 35 e 44 anos. Os participantes receberam um link para responder a um questionário on-line. 

O sorvete sempre esteve presente nos lares ao redor do mundo. Ele surgiu na China há quatro mil anos como um doce feito à base de leite e arroz congelado na neve. Só em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes, inaugurando, assim, a primeira sorveteria da história. A partir daí, lojas foram surgindo no mundo todo, abrindo portas para um universo de diferentes sabores e texturas geladas encontradas no mundo inteiro.

No Brasil, a importância da sobremesa é grande, ainda mais se levarmos em conta o clima. De acordo com a Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o país é o 10º maior produtor mundial de sorvetes. Essa paixão nacional, segundo a entidade, movimentou R$ 13 bilhões em 2019. O Brasil ocupa a sexta posição entre os países no mundo que mais consomem sorvetes: são 5,5 litros por habitante/ano. “Temos uma demanda forte para o desenvolvimento de novos aromas para movimentar a indústria do sorvete no Brasil, principalmente, para o verão, época de maior consumo. Diante disto, estamos sempre antecipando novas tendências e desenvolvendo conceitos de produtos para diferentes públicos, utilizando diversas abordagens e estudos com consumidores”, explica Rafaela Bedone, Gerente de Marketing & Consumer Insights de aromas na Takasago.

“Em especial, nesses meses que antecedem o verão, a demanda de aromas cresce para a categoria do sorvete. Os consumidores se interessam por produtos refrescantes, sabores frutais e com algum benefício, como adição de suco para sentirem o gosto real da fruta ou redução de açúcar. Já nos dias mais frios, como sobremesa ou para momentos de relaxamento, procuram por produtos mais premium com sabores indulgentes, demandando opções com texturas diferenciadas com inclusões como pedaços de chocolates ou nuts para uma experiência melhor”, adiciona Rafaela.

Diante da crescente demanda por novos conceitos, a Takasago fez seu estudo com consumidores para direcionar o desenvolvimento de novos aromas para a indústria. Confira os principais resultados da pesquisa:

- Frequência:

49%: pelo menos uma vez por semana; e

15%: de 2 a 3 vezes por semana.

- Preferência de sorvete

42%: Massa (pote 1l/2l)

25%: Quilo

16%: Pote individual

14%: Picolé

- Momento de consumo

53% consomem sorvete por quilo à tarde;

43% consomem picolés após o almoço, como sobremesa;

33% consomem sorvete de pote após o jantar, como sobremesa.

- Aspectos importantes na decisão de compra

76% Sabor

29% Textura

- Sabores favoritos

Frutais: Morango, Limão, Coco, Abacaxi, Uva

Indulgentes: Chocolate, Avelã, Mousse de Limão, Cookies & Cream, Chocolate e Nozes.

 



Takasago


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados