Levantamento feito pela Takasago mostrou que 49% dos entrevistados consomem sorvete pelo menos uma vez por semana
Para celebrar o Dia do Sorvete, comemorado hoje
(23), a Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do
mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez uma pesquisa de
hábitos de consumo da sobremesa entre os brasileiros e compilou dados
interessantes. O levantamento mostra, por exemplo, que 49% das pessoas
entrevistadas consomem sorvetes pelo menos uma vez por semana, sendo que 43%
tomam como sobremesa após o almoço ou jantar. Entre os sabores frutais, o
preferido é o de morango. Já entre os indulgentes é o de chocolate. A pesquisa
foi feita com 80 pessoas, sendo 75% do gênero feminino e 25% masculino;
33% têm entre 35 e 44 anos. Os participantes receberam um link para responder a
um questionário on-line.
O sorvete sempre esteve presente nos lares ao redor
do mundo. Ele surgiu na China há quatro mil anos como um doce feito à base de
leite e arroz congelado na neve. Só em 1670, o siciliano Francisco Procópio
abriu em Paris um café que vendia sorvetes, inaugurando, assim, a primeira
sorveteria da história. A partir daí, lojas foram surgindo no mundo todo,
abrindo portas para um universo de diferentes sabores e texturas geladas
encontradas no mundo inteiro.
No Brasil, a importância da sobremesa é grande,
ainda mais se levarmos em conta o clima. De acordo com a Abis (Associação
Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o país é o 10º maior
produtor mundial de sorvetes. Essa paixão
nacional, segundo a entidade, movimentou R$ 13 bilhões em 2019. O Brasil ocupa a sexta posição entre os países no mundo que mais consomem
sorvetes: são 5,5 litros por habitante/ano. “Temos uma demanda forte para o
desenvolvimento de novos aromas para movimentar a indústria do sorvete no
Brasil, principalmente, para o verão, época de maior consumo. Diante disto,
estamos sempre antecipando novas tendências e desenvolvendo conceitos de
produtos para diferentes públicos, utilizando diversas abordagens e estudos com
consumidores”, explica Rafaela Bedone, Gerente de Marketing & Consumer
Insights de aromas na Takasago.
“Em especial, nesses meses que antecedem o verão, a
demanda de aromas cresce para a categoria do sorvete. Os consumidores se
interessam por produtos refrescantes, sabores frutais e com algum benefício,
como adição de suco para sentirem o gosto real da fruta ou redução de açúcar.
Já nos dias mais frios, como sobremesa ou para momentos de relaxamento,
procuram por produtos mais premium com sabores indulgentes, demandando opções
com texturas diferenciadas com inclusões como pedaços de chocolates ou nuts
para uma experiência melhor”, adiciona Rafaela.
Diante da crescente demanda por novos
conceitos, a Takasago fez seu estudo com consumidores para direcionar o
desenvolvimento de novos aromas para a indústria. Confira os principais
resultados da pesquisa:
- Frequência:
49%: pelo menos
uma vez por semana; e
15%: de 2 a 3
vezes por semana.
- Preferência de sorvete
42%: Massa (pote
1l/2l)
25%: Quilo
16%: Pote
individual
14%: Picolé
- Momento de consumo
53% consomem
sorvete por quilo à tarde;
43% consomem
picolés após o almoço, como sobremesa;
33% consomem
sorvete de pote após o jantar, como sobremesa.
- Aspectos importantes na decisão de compra
76% Sabor
29% Textura
- Sabores favoritos
Frutais: Morango,
Limão, Coco, Abacaxi, Uva
Indulgentes: Chocolate, Avelã, Mousse de Limão, Cookies &
Cream, Chocolate e Nozes.
Takasago
Nenhum comentário:
Postar um comentário