Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de julho de 2020

Vagas de emprego crescem 25% no setor de tecnologia



Apesar da crise, contratações na área de TI continuam crescendo


A pandemia do novo coronavírus afetou diretamente milhões de trabalhadores brasileiros. De acordo com o IBGE, mais de um milhão de pessoas perderam seus empregos durante a crise. Mas, se na grande maioria dos setores as contratações estão congeladas, existe uma área que está indo na contramão da crise. Trata-se das empresas de tecnologia da informação (TI), que, ao contrário da maior parte dos negócios, estão contratando ainda mais profissionais em meio ao período de isolamento social.

De acordo com estudo desenvolvido pela Revelo, startup especializada em recursos humanos, o setor de tecnologia apresentou um aumento de 25% nas contratações de novos funcionários nos últimos meses. Este crescimento pode ser explicado, principalmente, pela busca de diversas empresas por trabalho em home office durante este período de isolamento social.

“Estamos um momento em que a tecnologia passou a ser a grande ferramenta de trabalho e de comunicação”, explica o CEO da Pitang Agile IT, uma das maiores empresas de tecnologia do Nordeste, Antonio Valença. “A busca por softwares que possibilitem esse trabalho remoto cresceu exponencialmente e, com isso, as demandas de empresas de tecnologia seguiram o mesmo caminho, resultando na necessidade de contratações de mais profissionais”, complementa.


Home office não é um problema

Por ser da área de tecnologia, as empresas de TI já estão habituadas com o home office. Desta forma, a mudança do trabalho presencial para a realização das atividades profissionais em casa foi assimilada muito mais rapidamente por estes profissionais, o que acabou contribuindo para que o “novo normal” fosse mais natural neste segmento do que em diversos outros tipos de negócios.

“O home office tem sido positivo e é possível perceber que os colaboradores têm feito, em casa, as mesmas tarefas que fariam no escritório. Nós já utilizávamos este método de trabalho com cerca de 10% da equipe e conhecíamos os benefícios que ele pode trazer, o que facilitou na hora de manter e até aumentar a produtividade para suprir as novas demandas”, explica Valença.


As contratações não param

Mesmo já tendo contratado milhares de profissionais nos últimos meses, as seleções de novos funcionários ainda não cessaram no setor. As empresas de TI continuam buscando profissionais qualificados que possam ingressar nas diversas vagas disponíveis no mercado.

“Só aqui na Pitang, durante o período de isolamento social, fizemos a seleção de forma remota e contratamos de 28 profissionais, que estão trabalhando em home office, assim como os outros funcionários. Ainda estamos com 22 vagas abertas e realizando seleção. A perspectiva é de que possamos preencher esses postos em breve”, conclui Valença.


Tecnologias de videomonitoramento térmico ajudam a definir o 'novo normal'

Cerca de quatro meses após a adoção de medidas de isolamento social e de restrição ao funcionamento do comércio para controlar e inibir a disseminação da Covid-19 no Brasil, os governos municipais e estaduais vêm gradativamente flexibilizando as regras de quarentena e lockdown e muitos já anunciam programas para retomada segura das atividades econômicas presenciais.

No ‘novo normal’, além do uso de máscaras e a oferta de álcool gel em dispensers para funcionários e consumidores, a adoção de tecnologias inteligentes de videomonitoramento térmico para controle de acesso de pessoas deverá ajudar a definir o novo ambiente de negócios brasileiro. A equação é simples: quanto maior a oferta de mecanismos contra o coronavírus em empresas, varejo, instituições de ensino e unidades públicas e comerciais, maior a proteção e a segurança da população, maior a confiança e maior a satisfação de funcionários, clientes e público em geral.  

“O controle de contágio e alastramento da pandemia é uma questão de saúde pública e econômica”, diz André Araújo, CEO da XRobô, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aplicações customizadas para robôs de atendimento e na oferta em nível nacional de sistemas de videomonitoramento térmico e de controle de acesso. “O novo normal demanda não apenas a continuidade das medidas protetivas em sociedade, mas uma forte conscientização e adaptação empresarial para manutenção e proteção dos negócios e da vida humana”.


Inteligência Artificial, Reconhecimento Facial e Medição Térmica 

Os sistemas inteligentes com medição de temperatura corporal comercializados pela XRobô são compostos por:


- Câmeras térmicas dotadas de Inteligência Artificial para detecção de pessoas e aferição térmica de corpos em longa distância (2 a 3 metros). A medição de temperatura é efetuada a partir de reconhecimento facial e corporal, de forma autônoma, sem necessidade de proximidade ou contato de pessoa para pessoa. A Nvid Cam também verifica se o indivíduo está utilizando máscara para só assim conceder acesso ao local.

A instalação é simples e de fácil execução. Após a instalação, basta iniciar o software para monitorar as câmeras. O operador do equipamento pode estar em um local distante da população testada, sem contato com o fluxo de pessoas a fim de evitar qualquer tipo de infecção cruzada, garantindo mais segurança para o operador. 

O equipamento possui opção para alarme externo e captação de áudio local – e a câmera é capaz de fazer a detecção e a leitura de múltiplos alvos (até 20 a 30 faces simultaneamente) com registros em tempo real de imagens.

A Nvid Cam possui precisão de ± 0,3°C na aferição de temperatura, sendo ainda possível elevar o nível de precisão do equipamento, utilizando o thermoblack – que eleva a acurácia de medição para ± 0,1°C. Os ambientes ideais para instalação são os internos, como entrada comum (entrada principal) de edifícios, estações de trem e metrô, aeroportos, escolas, jardins de infância, pontos de entrada e saída, estádios, shows e locais densamente povoados. As câmeras térmicas são consideradas a primeira barreira de contenção do sistema e destinadas principalmente para fluxos maiores de pessoas. 

- Dispositivo com tela de 8 polegadas e sensor de temperatura corporal que utiliza Inteligência Artificial e reconhecimento facial para liberação do acesso, sem contato com pessoas. O equipamento identifica quando uma pessoa se aproxima da porta ou catraca de entrada, ativando o reconhecimento facial ao mesmo tempo em que a temperatura é aferida rapidamente e exibida de maneira precisa. Em caso de temperatura corporal anormal, a situação pode ser rastreada e comunicada por voz. O Nvid Face também detecta o uso de máscara, ampliando a segurança para liberação de pessoas. 


A máquina ainda coleta e armazena rostos de funcionários, e pode conectar-se através da rede e vincular, um por um, os registros de tráfego e os registros de comparação de dados de temperatura corporal. Os dados de prevenção e controle de epidemias podem ser carregados na plataforma de gerenciamento e também ser exportados. A capacidade de armazenamento é de até 50 mil faces.

É ideal para locais com acessos mais restritos, como escritórios, consultórios, escolas, hotéis, estações ferroviárias, canteiros de obras, comunidades, aeroportos, varejo e salas de executivos e servidores públicos, permitindo a entrada somente de pessoas autorizadas usando máscara e com temperatura corporal adequada. É considerado como a segunda barreira do sistema de segurança e destinado a permitir o acesso final ao ambiente de trabalho.


- Medidor de temperatura autônomo, sem contato: É um dispositivo para medição térmica usualmente afixado em passagens ou acessos onde é possível aferir a temperatura corporal e identificar quem está apto para circular no local. A medição de temperatura é efetuada a partir de reconhecimento corporal e facial, de forma autônoma, sem necessidade da proximidade ou contato de pessoa para pessoa. 

O Nvid Thermo é considerado como um ponto de checagem geral, sendo uma solução perfeita para transporte público – uma vez que permite medir a temperatura de cada passageiro que entra no coletivo. Os dados podem ser coletados e enviados às prefeituras para monitoramento de possíveis focos de contaminação. 

O equipamento é versátil e pode também ser instalado na posição horizontal ou vertical em suportes ou paredes de ambientes para acesso a refeitórios, cafés, salas de reunião e auditórios.

Além dos sistemas de medição de temperatura de corpos em movimento e reconhecimento facial para controle de acesso físico, a XRobô oferece ao mercado brasileiro robôs de última geração para desinfecção e prevenção de doenças e humanoides de telepresença dotados de Inteligência Artificial e movimentação autônoma para atendimento e cuidados interativos em hospitais, clínicas e unidades de saúde. 



XRobô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados