Você
deve estar se perguntando o que empresas como Uber, Spotify, Netflix, Google,
Airbnb e Nubank tem em comum. A resposta é simples são reconhecidas como Startups
e rapidamente estão difundindo no mercado um novo modelo de gestão de negócios,
mais rápido, baseado em tecnologias, modelável, prototipável, adaptável, onde o
erro é um insumo para a mudança rápida de produtos, serviços e sistemas.
O
que os negócios tradicionais buscam no modelo de Gestão Startup? Maior
flexibilidade, agilidade, processos mais simples e, principalmente uma cultura
muito diferente das grandes empresas.
A
cultura Startup envolve:
- O Movimento Lean Startup ou Startup
Enxuta, que busca a eliminação de desperdícios;
- A modelagem de negócios e
propostas de valor inovadoras com uso de Canvas;
- O uso do MVP (“Minimum Viable Product” ou
“Produto Mínimo Viável”) um produto desenvolvido de forma ágil e econômica
para ser apresentado ao seu público-alvo e receber feedbacks.
- Circuito de Reação: Construir -
Medir – Aprender e o Desenvolvimento contínuo (Continuous Deployment), que é um processo “onde
todo código que é escrito para uma aplicação é imediatamente implantado em
produção”.
O
que faz de diferente um especialista em Gestão de Startups?
Ele
monitora pesquisas e tendências de mercado realizadas por grandes grupos de
empresa influenciadoras, como Gartner, IDC, Forrester, Deloitte, Singularity University e World
Economic Fórum, para a partir das tendências verificadas,
empreender em novos tipos de negócios voltados a era da transformação digital.
Além
de um perfil inovador e tecnológico, esse gestor deve aliar a gestão do capital
humano do negócio (negócios digitais se baseiam em tecnologia e pessoas que a
desenvolvem), à visão estratégica e à busca do conhecimento e da nova
tecnologia. Deve ser criativo e preparado para gerenciar imprevistos. O
planejamento, a organização, a direção e o controle, juntos, são as bases de
sustentação de empresas lucrativas e duráveis. Usar a tecnologia como meio para
a transformação digital do negócio, reduzindo custos e desperdícios, aumentando
o valor do negócio e sua rentabilidade.
Ser
um empreendedor digital alinhado com a evolução e a utilização das tecnologias
da informação aplicadas aos negócios, exige a participação em comunidades de
prática que discutem as evoluções das tecnologias digitais, exige ser capaz de
transformar problemas de consumo em ideias de negócios. Uma pessoa com foco na
transformação digital dos negócios, integrando processos, plataformas de
e-commerce, desenvolvimento de aplicativos para mobile marketing, marketing
digital e redes sociais são os focos de atuação para a inovação de produtos e
serviços digitais. Ter sólida formação em Gestão de Startups, Gestão da
Tecnologia e Inovação, Prototipagem e Testes de Usabilidade, Inteligência
Artificial – IA, Big Data, Segurança da Informação e Meios de Pagamento
Eletrônicos, Governança Corporativa e Compliance, Internet das Coisas -
IOT, complementam o perfil de um empreendedor digital.
Aliar
a cultura de gestão startup ao seu perfil gerencial será uma necessidade nesta
nova economia da era pós-pandemia. Novos negócios estão surgindo, baseados em
novas tecnologias, criando novos espaços para a atuação de profissionais
capacitados. Criar um novo unicórnio dos negócios é o grande desafio deste
profissional.
Elton Ivan Schneider - diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e
Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter
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