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quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Pesquisa aponta média nacional de investimentos em Treinamento & Desenvolvimento 2019/2020; indústria foi o setor que mais investiu


Este ano, o setor de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) teve uma média de investimentos de R$ 652 por colaborador nas empresas instaladas no Brasil. É o que aponta a 14ª edição do “Panorama de Treinamento no Brasil”, estudo cujo foco é investigar os principais indicadores da gestão de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) nas companhias instaladas no Brasil. O estudo aponta ainda que, no quesito de investimento por colaborador, a Indústria foi o setor que mais investiu em T&D este ano (R$ 754), seguido pelo segmento de Serviços (R$ 690). O Comércio fica na lanterna, com apenas R$ 357 – quase metade da média nacional.

No que tange à distribuição dos recursos por tipo de público, o Panorama deste ano aponta um equilíbrio ainda maior nessa relação. Em 2018, a proporção era de 52% do total de recursos reservados a T&D direcionados à formação de colaboradores contra 48% reservados ao desenvolvimento das lideranças; este ano, o equilíbrio é absoluto: 50% para colaboradores e 50% para lideranças (20% alta liderança e 30% de gerência e supervisão). Uma das novidades na pesquisa deste ano, o quadro de distribuição dos investimentos em T&D mostra que as empresas investem 53% no desenvolvimento de habilidade comportamentais para líderes, enquanto a formação de colaboradores prioriza conhecimentos técnicos/industriais (45%) ou treinamentos de compliance ou obrigatórios (29%).

Quanto às formas de entrega das capacitações, o investimento em e-learning ou educação à distância (EAD) ficou em 19% (13% de autotreinamento + 6% de aulas expositivas via webinars) contra 71% em treinamentos presenciais. Já os treinamentos por meio de tecnologias móveis, como celulares e tablets, representam 4% dos investimentos, enquanto os treinamentos que não utilizam tecnologia receberam apenas 6% de recursos. E se em 2019 as empresas preferiram investir em treinamentos de processos, inovação e vendas,  a tendência para 2020 será a comunicação, fator unânime entre todos os setores.
"Este ano, tivemos um incremento de 31% no número de empresas que se disponibilizaram para participar do Panorama, o que denota que o mercado reconhece o valor da ferramenta para a definição de estratégias de T&D”, explica Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração. “Esse aumento também nos ajuda a perceber que as empresas continuam a investir em T&D, mesmo em momentos de recessão econômica, o que denota a solidificação da área”, finaliza.

Para apurar os resultados apresentados, a pequisa analisou dados de empresas de diferentes segmentos, portes e origens. A amostra contou com 73% de empresas nacionais e 27% de multinacionais; 29% das companhias respondentes representam o segmento da Indústria, 11% o Comércio e 43% o setor de Serviços; também foram ouvidas representantes da Administração Pública (13%) e do Terceiro Setor (4%). Foram avaliados dados como investimentos, alocação de recursos, estratégias e tendências, entre outros, o que permite que as informações sejam analisadas de forma segmentada. O estudo é fruto da parceria entre a Integração Escola de Negócios, a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional.
 
Clique aqui para baixar a íntegra do Panorama.







Integração Escola de Negócios


www.integracao.com.br


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