Este
ano, o setor de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) teve uma média de
investimentos de R$ 652 por colaborador nas empresas instaladas no Brasil. É o
que aponta a 14ª edição do “Panorama de Treinamento no Brasil”, estudo cujo
foco é investigar os principais indicadores da gestão de Treinamento &
Desenvolvimento (T&D) nas companhias instaladas no Brasil. O estudo aponta
ainda que, no quesito de investimento por colaborador, a Indústria foi o setor
que mais investiu em T&D este ano (R$ 754), seguido pelo segmento de
Serviços (R$ 690). O Comércio fica na lanterna, com apenas R$ 357 – quase
metade da média nacional.
No que tange à distribuição dos recursos
por tipo de público, o Panorama deste ano aponta um equilíbrio ainda maior
nessa relação. Em 2018, a proporção era de 52% do total de recursos reservados
a T&D direcionados à formação de colaboradores contra 48% reservados ao
desenvolvimento das lideranças; este ano, o equilíbrio é absoluto: 50% para
colaboradores e 50% para lideranças (20% alta liderança e 30% de gerência e
supervisão). Uma das novidades na pesquisa deste ano, o quadro de distribuição
dos investimentos em T&D mostra que as empresas investem 53% no
desenvolvimento de habilidade comportamentais para líderes, enquanto a formação
de colaboradores prioriza conhecimentos técnicos/industriais (45%) ou
treinamentos de compliance ou
obrigatórios (29%).
Quanto às formas de entrega das
capacitações, o investimento em e-learning ou educação à distância (EAD) ficou
em 19% (13% de autotreinamento + 6% de aulas expositivas via webinars) contra 71% em treinamentos
presenciais. Já os treinamentos por meio de tecnologias móveis, como celulares
e tablets, representam 4% dos investimentos, enquanto os treinamentos que não
utilizam tecnologia receberam apenas 6% de recursos. E se em 2019 as empresas
preferiram investir em treinamentos de processos, inovação e vendas, a tendência para 2020 será a comunicação,
fator unânime entre todos os setores.
"Este ano, tivemos um incremento de
31% no número de empresas que se disponibilizaram para participar do Panorama,
o que denota que o mercado reconhece o valor da ferramenta para a definição de
estratégias de T&D”, explica Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração.
“Esse aumento também nos ajuda a perceber que as empresas continuam a investir
em T&D, mesmo em momentos de recessão econômica, o que denota a
solidificação da área”, finaliza.
Para apurar os resultados apresentados,
a pequisa analisou dados de empresas de diferentes segmentos, portes e origens.
A amostra contou com 73% de empresas nacionais e 27% de multinacionais; 29% das
companhias respondentes representam o segmento da Indústria, 11% o Comércio e
43% o setor de Serviços; também foram ouvidas representantes da Administração
Pública (13%) e do Terceiro Setor (4%). Foram avaliados dados como
investimentos, alocação de recursos, estratégias e tendências, entre outros, o
que permite que as informações sejam analisadas de forma segmentada. O estudo é
fruto da parceria entre a Integração Escola de Negócios, a Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e a Carvalho & Mello
Consultoria Organizacional.
Clique aqui para baixar a íntegra do Panorama.
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