Uso de
machine learning agiliza processo de pedido de indenização por problemas com
voos
Graças ao desenvolvimento de Herman – o
primeiro advogado robô, a AirHelp, maior organização especializada em direitos
de passageiros aéreos do mundo, utiliza a Inteligência Artificial (IA) para
facilitar, baratear e tornar muito mais acessível o pedido de indenização em
caso de problemas com voos.
Observando o número crescente de
atrasos, cancelamentos e overbooking no Brasil, os passageiros locais, mais do
que nunca, precisam de ajuda. A AirHelp projeta que o número de passageiros
brasileiros elegíveis a indenização por problemas com voos subirá para dois
milhões até o final de 2019. Se comparar com os dados do ano passado, o número
dobrará. Isto também impulsionará o setor de aviação a mudanças importantes nos
padrões de atendimento ao cliente, assim como em eficiência.
“Nosso objetivo no Brasil é munir os
passageiros brasileiros com informações sobre seus direitos e oferecer-lhes
apoio jurídico acessível com a ajuda de nossos parceiros locais, enquanto nos
empenhamos para obter uma compensação legítima. O potencial da IA é imenso, não
apenas neste âmbito, mas em muitos outros exemplos de injustiça legal,
particularmente onde o resultado é menor que o compromisso financeiro do
suporte jurídico. E, diferentemente do recurso de nicho de um advogado
especializado em direitos dos passageiros, a IA é acessível a qualquer hora, em
qualquer lugar”, explica Christian Nielsen, Diretor Jurídico da AirHelp.
Revolucionando o processo de
reivindicações
A AirHelp lançou o primeiro advogado
robô do mundo em 2016, e devido aos bons resultados obtidos com Herman, no ano
seguinte Lara, um segundo advogado robô, foi desenvolvido. E desde então a
tecnologia jurídica vem mudando. Herman já está envolvido em 100% das
reivindicações recebidas, enquanto o robô Lara avalia 60% dos casos que passam
por Herman
Este algoritmo inteligente acessa a
experiência de milhares de reivindicações de indenização por voo bem sucedidas
em mais de 35 países, o que significa que trabalha automaticamente com as novas
reivindicações, sugerindo o melhor curso de ação e determinando as chances de
êxito de uma reivindicação em tempo real.
Os bots são a solução para
garantir que o processo de reivindicações seja o mais rápido, ininterrupto e
eficiente o possível para os passageiros – eles são capazes de verificar
documentos de viagem, efetuar avaliações jurídicas e analisar a jurisdição de
uma reivindicação em segundos.
O acesso a milhares de dados e casos
anteriores permite que os bots quase eliminem qualquer possibilidade de
erro humano. O processo já foi utilizado com êxito em mais de 150.000 casos e
estava correto 96% das vezes – 5% acima da taxa de êxito média obtida por
humanos.
“Robôs são nossos amigos. Hoje, nossas
soluções tecnológicas estão verificando documentos, conduzindo avaliações
jurídicas e analisando quais serão as melhores jurisdições para nossas
reivindicações, enquanto nossos funcionários humanos, com a ajuda de nossos
parceiros locais, podem enfocar em desenvolver ainda mais nosso serviço e nossa
empresa. No total, Lara e Herman economizam 1.960 horas de trabalho – e isto é
apenas para nossos parceiros locais”, acrescenta Nielsen.
Reivindicar indenização por voo está
mais fácil do que nunca
O uso de IA transformou drasticamente o
processo de reivindicação dos direitos de passageiros aéreos. Hoje, tudo o que
os passageiros precisam fazer é acessar o site da AirHelp e simplesmente
digitar poucas informações do voo em um formulário. Após enviar o formulário, o
sistema automaticamente informará ao passageiro seus direitos de indenização
financeira. Esta verificação de elegibilidade demora poucos minutos e está
disponível para qualquer pessoa, sem custo algum.
Se a companhia aérea se recusar a
compensar os passageiros após a mediação da AirHelp, eles serão colocados em
contato com os parceiros legais da AirHelp no Brasil, especialistas em direito
dos passageiros aéreos brasileiros, que poderão auxiliá-los com o pedido de
reivindicação na esfera judicial. É importante destacar que este serviço não
apresenta custos aos passageiros se os advogados não conseguirem obter nenhuma
recompensa da companhia aérea. Não há, portanto, risco financeiro para qualquer
passageiro submeter uma reclamação através do site da AirHelp.
Trabalhando desta forma, desde 2013 a
AirHelp ajudou mais de 16 milhões de pessoas ao redor do mundo a avaliar
reivindicações perante a empresa aérea responsável.
Passageiros têm respaldo da legislação
Os passageiros brasileiros estão
protegidos por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil
(ANAC). A legislação mais relevante para passageiros é conhecida como Resolução
ANAC Nº 400, que define claramente as responsabilidades das companhias aéreas
em relação aos passageiros quando ocorrem atrasos, cancelamentos e reservas em
excesso de voos. Garante ainda vários direitos aos passageiros, especificando
com precisão quais tipos de assistência as companhias aéreas precisam fornecer
e quando.
Sempre que uma companhia aérea deixa de
prestar assistência, o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor permite que os
passageiros solicitem uma compensação pelo inconveniente.
As leis do Brasil permitem que os
passageiros solicitem custos atrasados como comida, bebida e transporte após um
problema de voo - estes são chamados de "danos materiais".
Mas, de acordo com o Código do
Consumidor do Brasil, os passageiros também têm o direito de buscar uma
compensação pelo que é conhecido como "danos morais". Isso significa
que não há necessidade de os passageiros provar que incorrem em um custo - as
leis entendem que tempo perdido, oportunidades perdidas e tratamento inadequado
também são importantes e merecem ser recompensados.
A lei se aplica a todos os viajantes
aéreos que chegam ou partem de aeroportos brasileiros. O período de rescisão
para solicitar indenização é de dois anos (para internacional) e cinco anos
(para voos domésticos).
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