A
poucos dias do Natal, a data comercial mais importante do ano, as pessoas de
modo geral demonstram empolgação e aquecem o movimento de vendas. Muitos optam,
por comodidade, ao e-commerce. Com este ambiente, alerta o diretor de
Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiona, se cria o cenário
propício para golpistas. “Comprar numa loja virtual proporciona uma série de
vantagens, como o ganho de tempo, a possibilidade de comparar preços e
produtos, a pessoa foge das filas e problemas de estacionamento. Mas é preciso
ter em mente que nestes momentos, quando as compras acontecem muito pela
emoção, é que agem os criminosos para captar senhas e dados pessoais das
pessoas.”
Conforme estudo da Serasa Experian,
divulgado recentemente, uma em cada cinco compras feitas por aplicativos podem
não ser seguras. O levantamento, feito pela BigData, mostra que 21% dos apps
não contam com o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer),
certificado digital que autentica a identidade de um site e criptografa os
dados enviados para o servidor. No caso dos sites, o índice está em 15%.
Desta
forma, acrescenta Balassiano, cabe aos lojistas cuidados no sentido de oferecer
um ambiente seguro, e aos compradores fazer as compras observando pontos
importantes em relação à loja que escolheu para comprar seu presente. “Por tudo
isso é preciso tomar muito cuidado, para não cair em golpes e transformar um
momento especial, como o Natal, numa enorme dor de cabeça.”
Para
reforçar sua segurança o consumidor deve ficar atento a alguns cuidados:
Desconfie das superofertas: acesse
o site que deseja e observe se ele tem a proteção de um Certificado Digital
SSL. Uma boa dica é checar se o browser exibe um ícone de cadeado fechado.
Consulte as informações deste cadeado e confirme se o Certificado Digital
emitido é válido e está em nome da loja. Essa checagem também pode ser feita
pelo Selo de Segurança, que fica normalmente no fim da página.
Confirme a segurança do link: ao
entrar na loja virtual, confira se o endereço digitado inclui a letra S ao lado
do HTTP (na exibição, HTTPS). Se tiver, você está em um ambiente seguro e
protegido para digitar seus dados.
Phishing: Desconfie de e-emails e mensagens por
whatsapp com vantagens mirabolantes e preços muito abaixo dos praticados pelo
mercado. O phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos
usam para enganar as pessoas a revelar informações pessoais, como senhas ou
cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias.
Controle seus impulsos:
compras que podem parecer muito vantajosas envolvem sempre algum tipo de
fraude. Evite o impulso de comprar com base apenas no preço e esteja atento à
segurança desta compra.
Faça valer os seus direitos: a Lei
do Consumidor também considera para lojas virtuais, por exemplo, o direito de
arrependimento em até sete dias, contados da data da compra ou do recebimento
do produto. Fique atento à política de troca da loja e ao prazo de entrega,
pois a data já está próxima.
Calcule o valor total da compra: na
internet há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. Tome
cuidado com isso antes de fechar negócio.
Atenção para os prazos de entrega: é
importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a
proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de
entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.
Para
os lojistas, além de possuir uma loja virtual atrativa visualmente, é
importante que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta
seguro para colocar seus dados e efetivar a compra.
Serasa
Experian também formulou algumas dicas para lojistas:
Certificado Digital: Seu
site possui certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do
endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);
Guarda de Dados: A
responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a
obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL (também chamado
apenas de SSL).
Cadastro: O
seu cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse
sentido pode representar indicações ruins sobre sua reputação em sites de
reclamações e direitos do consumidor;
Senhas fortes: Recomende
aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de
login e senha para outras pessoas;
Formas de atração: O email
marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure
oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua
credibilidade;
Apresentação: No
site, use as melhores fotos, busque mostrar os detalhes, apresentando o produto
exatamente como ele é. Isso pode evitar trocas e reclamações futuras;
Informações básicas:
Mantenha informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo
para entrega;
Tempo da Operação: A
rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor
não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.
Serasa Experian
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