Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Conheça os benefícios do agachamento


Para homens e mulheres, é o exercício mais poderoso para deixar bumbum e pernas definidos



Divulgação Strong by Zumba®


O agachamento é considerado um dos exercícios mais poderosos e completos e, por isso, está presente na rotina de quem faz treinos funcionais e musculação. “Glúteos e pernas mais definidos são os benefícios mais comuns, mas o que muita gente não sabe é que o squat -  como o movimento também é chamado -, promove a tonificação de outros grupos musculares, por isso ele é essencial nos treinos”, explica Giuliano Cangiani, Master Trainer da modalidade fitness Strong by Zumba®, um programa de alta intensidade que tonifica todos os músculos do corpo em poucos minutos.

Mesmo sendo popular, nem todas as pessoas conseguem executá-lo de forma correta e acabam não tendo os resultados desejados, além de provocar o desgaste desnecessário das articulações. Para evitar esse problema, Giuliano alerta: “imagine que você está sentando em uma cadeira: mantenha as pernas paralelas e alinhadas com os ombros, distribuindo o peso do corpo nos pés. Observe se formou um ângulo de 90 graus entre o posterior de coxa e as panturrilhas e não deixe que os joelhos ultrapassem a linha dos pés”.

O expert também explica que para garantir todos os benefícios do agachamento, sua prática é recomendada pelo menos três vezes por semana. “Em uma aula de Strong by Zumba®, por exemplo, os resultados são potencializados pois são realizadas diferentes versões do exercício, em vários níveis de dificuldade”. Para deixar a preguiça de lado e focar nesse exercício que muda o tônus muscular de homens e mulheres, Giuliano revela 4 principais benefícios:

1.   Elimina a gordura localizada
O squat trabalha o sistema cardiovascular, especialmente quando as versões promovem mais intensidade, como é o caso do agachamento acompanhado de salto. Segundo o especialista, o metabolismo é ativado durante a prática do exercício, auxiliando na queima de gordura e, consequentemente, no emagrecimento.

2.   Ajuda a ter uma barriguinha sarada
O movimento também auxilia na conquista ou manutenção da barriga tanquinho, especialmente na tonificação da parte inferior do abdômen, evitando assim a famosa “pochete”. Não deixe de ativar a região, contraindo o abdômen na hora da execução, o que vai garantir o fortalecimento da musculatura lombar e, também, evitará lesões”, explica Giuliano.

3.   Diminui a celulite
Com a gordura localizada, é comum que a região tenha flacidez e celulites. “Na medida que a tonificação muscular acontece, a flacidez é eliminada e as celulites diminuem, especialmente na região das coxas e do bumbum”. Giuliano também alerta: “é preciso associar mudanças de hábitos alimentares e aumentar a ingestão de líquidos. Só o agachamento por si só não trará os resultados esperados”.

4.   Melhora a postura
Durante a execução do exercício, os músculos do abdômen e inferiores das costas são trabalhados. A frequência desses movimentos garante o fortalecimento dos grupos musculares da região, dando ainda mais sustentação à coluna e garantindo uma postura correta. “Além da parte estética, evitamos dores e futuras lesões”, completa o Master Trainer.




Strong by Zumba® e STRONG 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados