Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Cinquentenárias: meio século de beleza


Especialistas ensinam como manter a pele saudável e com boa aparência a partir dos 50+


“O tempo é rei”, já diziam por aí... Mas junto com a experiência e todas as histórias para contar, o tempo traz sinais que muitas vezes incomodam, independentemente da idade, mas principalmente, as mulheres com 50 ou mais anos.

Flacidez, perda de viço, pele com manchas e opaca... Estas são algumas queixas em relação aos efeitos do tempo sobre a pele. Mas não se engane. Quando se trata de saúde da pele, tempo e idade não são os maiores vilões. Existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco é cronológico e vai acontecer de qualquer forma. Já o extrínseco é aquele que leva em conta outros fatores como a má alimentação, o tabagismo e a exposição ao sol, por exemplo. O envelhecimento precoce é muito comum, e de acordo com a Doutora Vanessa Bottino, especialista em dermatologia e estética clínica, isso também se dá por conta da diminuição de glândulas sebáceas e renovação celular da pele, além da maior perda de água.

Mas é claro que a partir de uma determinada faixa etária, os cuidados com a pele, pricipalmente a pele do rosto, precisam ser intensificados. Entre 25 e 30 anos se inicia a perda de colágeno da pele. Há diminuição da produção de ácido hialurônico, perda da elasticidade e firmeza e ocorre o aparecimento das primeiras linhas de expressão. “As características da pele mudam e a cada fase, alguns ingredientes ativos devem ser adicionados para incrementar os cuidados", diz a especialista.

Dos 50 anos para cima, é a sua rotina de cuidados que vai tratar e prevenir os sinais do tempo. A doutora Vanessa afirma que para todos os tipos de pele, o mais indicado é lavar o rosto com sabonetes líquido ou em barra, na parte da manhã e da noite. Se a pele for um pouco mais seca, utilize cremes de limpeza facial. Depois aplique tônico ou água termal, pois eles equilibram o PH da pele e possuem fatores antioxidantes. Enfim, aplique um hidratante e não abra mão filtro solar. Vanessa salienta que a região dos olhos exige uma atenção especial. “A pele desta região é fina e delicada e após os 50 anos, fica mais ainda flácida, menos elástica e com maior propensão a enrugar. Tende a envelhecer mais precocemente”, explica.

Fora que aos 50 anos, a queda dos níveis hormonais logo se reflete na qualidade da pele. Com a diminuição da vascularização e da produção das fibras elásticas, a perda do contorno facial também fica mais evidente. Para reverter estes sinais típicos da idade, a mulher pode apostar em tratamentos potentes que evitam o bisturi.

Uma informação interessante é que a pele negra demora a apresentar sinais. O envelhecimento passa a ser mais expressivo a partir dos 60 anos, mas os cuidados devem ser os mesmos. “Quem está nessa faixa etária, precisa dar preferência aos cremes à base de ácido hialurônico, que irão dar firmeza e homogeneidade ao rosto”, indica Vanessa.

E num momento em que a indústria das tendências está finalmente abraçando mulheres mais maduras, a maquiadora Tati Macedo acredita que é a melhor hora para que elas adotem a maquiagem e se sintam bem com isso. “É para ser divertido. A necessidade de descobrir e conhecer coisas novas não morre com o tempo, muito pelo contrário, se intensifica. O clichê de que não faz sentido usar maquiagem quando se tem mais idade precisa ser banido. A vaidade é essencial”, diz. Mas Tati alerta que tudo em excesso é prejudicial. “Além de fazer mal à saúde da pele, fica feio; o rosto pesado cria um ar muito artificial, que não é a ideia de uma make”, explica.

Confira 8 dicas da Tati Macedo para mulheres com 50+ que querem apsostar na produção:


1)         Menos é mais
Na hora de compor a maquiagem para pele madura, é fundamental NÃO tentar esconder totalmente as marcas do tempo. A intenção não é esconder, e sim amenizar. O excesso pode dar o efeito contrário ao desejado. A ideia é enaltecer a beleza com os produtos certos e aplicados de forma correta.


2)         Camada de cristal
Antes de aplicar a make, espalhe uma quantidade equivalente à uma moeda de 10 centavos de hidratante no rosto (é ideal que seja um específico para essa região). Após absorção, use um primer de sua preferência e aplique o proetor solar.  Espere secar.


3)         Cobertura
Para uniformizar o tom da pele, use uma esponja úmida ou pincel para aplicar a base (é ideal que seja uma base que contenha ativos hidratantes – é fácil de encontrar). Em seguida, use um corretivo cremoso encorpado, porém leve e fácil de manipular, nas áreas mais avermelhadas. Concentre-se nas olheiras e nos canais lacrimais para neutralizar as áreas escurecidas sob os olhos.


4)         Praiou?!
Agora é a vez do bronzear, para conseguir aquele aspecto saudável e bronzeado natural que toda mulher ama. Aplique em movimentos circulares sob as maças do rosto, laterais do nariz e testa.


5)         Olha a maçã!
Para mulheres mais maduras, Tati recomenda o blush nas cores rosa claro e amarronzado. Aplique no topo das maças e depois espalhe para o interior do rosto (em direção às orelhas), chamando atenção para essa área. Em seguida, sele tudo com um pó de sua preferência (cuidado com o pó translúcido. Apesar de ser o mais indicado, pode estourar com luz).


6)         Eyebrows
Apare os fios da sobrancelha, tentando sempre conservá-los ao máximo. Com o passar do tempo, os fios podem começar a cair. Vale investir em algum produto que intensifique o crescimento e fortalecimento das sobrancelhas. Utilize um lápis (a cor varia de acordo com a tonalidade do pelo) para preencher as falhas e criar um design.


7)         Sabedoria no olhar
É interessante valorizar a área do olhos. Fazê-los parecer maiores ajuda a dar um aspecto mais jovem. Use um curvex para definir os cílios. Aposte no rímel certo. Isso depende muito do gosto da pessoa. Alguns produtos alongam, outros dão volume. É ideal buscar um que una todas essas duas coisas no resultado. Lembre-se: sem exagero.

Na hora do delineado, invista nas cores preto e marrom. Busque sempre criar um contraste entre a cor dos olhos e o delineador. Não precisa fazer o famoso puxadinho ou gatinho (só se você quiser).

Com um pincel pequeno, aplique a sombra no canto externo dos olhos e vá em direção ao centro, de modo que a cor fique gradualmente mais clara. Isso fará com que seus olhos pareçam maiores.


8)         Boca desejo
Os lábios podem ficar assimétricos e com aparência envelhecida com o passar do tempo. Use um lápis para criar simetria e que realce a cor dos lábios. A boca com aquele aspecto natural e saudável não tem erro. Mas também não tem nada errado em apostar no bocão vermelho. Aplique o lápis por partes, começando em cada um dos cantos da boca e depois indo em direção ao arco no centro. Aplique o batom da mesma forma. O gloss também pode ser usado para finalizar a produção. Sua idade é você quem faz! Se joga!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados