Muito se tem discutido sobre o
futuro do planeta e da humanidade. O tema leva a uma pergunta simples, com
respostas que podem ser alarmantes. O que será das gerações futuras se
continuarmos a exaurir os recursos da terra no ritmo em que temos feitos nas
últimas décadas?
Desde a fome e pobreza extrema
até o modelo de consumo onde desperdício e falta de preocupação com a geração
de resíduos que vem transformando o planeta em uma imensa lata de lixo,
passando por alterações no clima que poderão nos levar a uma situação perigosa
nos próximos anos; parece evidente que pessoas, sociedade, organizações e
governos precisavam tomar uma ação efetiva.
A Agenda 2030 é o resultado da
ação tomada em 2015 pelos 193 Estados-membros que aprovaram um conjunto de
medidas ousadas e transformadoras par promover o desenvolvimento sustentável
nos próximos 15 anos. Esta agenda é baseada em um conjunto de 17 ODS – Objetivos
para o Desenvolvimento Sustentável – e 169 metas que cada país, de acordo com
suas próprias características, necessidades e prioridade possam adotar e atuar.
O Brasil, obviamente, é signatário desta iniciativa global.
Você poderá se perguntar qual o
seu papel individual e de sua organização nisso?
Para que essa agenda seja
levada a efeito, todos nós temos papéis a cumprir. Como cidadãos, como
executivos, empreendedores ou governantes. Identificar os impactos – negativos
e positivos – em cada ODS e levar a efeito ações ou minimizar os negativos e
potencializar os positivos é o trabalho que temos pela frente. No final
do dia, a Agenda 2030 é um modelo de práticas para a sustentabilidade, onde
todos nós devemos, na medida das possibilidades e prioridades de cada um,
ajudar a construir a conformidade. Como indivíduos em nossos hábitos ou membros
de organizações, como parte de suas cadeias de valor, todos temos essa
responsabilidade.
Lideranças de agências da ONU e organizações
internacionais apontam as tecnologias de informação e comunicação – as chamadas
TIC – como papel decisivo para que possamos alcançar sucesso nos 17 ODS.
Assim, um mar de oportunidades surge na indústria da tecnologia e comunicações.
Para organizações e profissionais. A partir da promessa da Agenda 2030 de não
deixar ninguém off-line e trazer o poder das tecnologias da informação e
comunicação para todos, as TIC são vistas como aceleradoras de inovação e mudança.
A ODS 9, que trata de Indústria, Inovação e Infraestrutura, tem suas metas
muito relacionadas à tecnologia e comunicação, capazes de viabilizar as
mudanças nos modelos de negócio necessárias à essa transformação.
O desafio nesta jornada é colocar as pessoas em primeiro lugar e no centro dessas transformações. Com as tecnologias de informação e comunicação, há o aumento evidente nas capacidades de reunir, analisar, gerenciar e trocar informações em diversas áreas, como agricultura, educação e saúde. Três dos assuntos mais importantes para a erradicação da pobreza e das desigualdades, assuntos tratados pelas ODS 1 e 10. ‘Big data’ possui enorme potencial para o benefício público e o acesso universal ao telefone celular, internet, assim como aos aplicativos que permitem as pessoas ter acesso a educação, saúde, serviços públicos e privados, oportunidades de emprego ou mesmo se comunicar com suas famílias certamente contribuirão como todas as ODS. As TIC têm um papel fundamental – mesmo nos negócios - muito maior do que simplesmente mapear dados das pessoas para oferecer produtos ou substituir pessoas por robôs.
O desafio nesta jornada é colocar as pessoas em primeiro lugar e no centro dessas transformações. Com as tecnologias de informação e comunicação, há o aumento evidente nas capacidades de reunir, analisar, gerenciar e trocar informações em diversas áreas, como agricultura, educação e saúde. Três dos assuntos mais importantes para a erradicação da pobreza e das desigualdades, assuntos tratados pelas ODS 1 e 10. ‘Big data’ possui enorme potencial para o benefício público e o acesso universal ao telefone celular, internet, assim como aos aplicativos que permitem as pessoas ter acesso a educação, saúde, serviços públicos e privados, oportunidades de emprego ou mesmo se comunicar com suas famílias certamente contribuirão como todas as ODS. As TIC têm um papel fundamental – mesmo nos negócios - muito maior do que simplesmente mapear dados das pessoas para oferecer produtos ou substituir pessoas por robôs.
Enio Klein - CEO da Doxa Advisers;
Professor de Pós-Graduação na Business School SP; especialista em Transformação
Digital.
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