Parece algo
distante, mas não é. A cidadania digital já é parte de nossas vidas e deveria
estar também incluída no currículo escolar.
Muitas
empresas investigam, atualmente, o possível candidato a uma vaga na internet e
não é à toa e nem perda de tempo. O digital nos fornece mais informações sobre
uma pessoa do que uma entrevista.
Um
potencial candidato a uma vaga de emprego conta na entrevista o que deseja, mas
na internet o empregador pode ver hábitos, comentários e perfil da pessoa,
praticamente sem filtros. Pode-se perceber o nível de responsabilidade, a
qualidade de escrita, os interesses e até mesmo a superficialidade ou
profundidade do indivíduo.
Tudo isso é
possível porque ao usarmos a internet deixamos nossa PRESENÇA DIGITAL. Cada
nova foto adicionada e comentário feito contribuem para formar um currículo
digital.
Explicada a
importância de sermos zelosos com o que fazemos em redes sociais, blogs e
afins, vamos a um conceito maior: a cidadania digital. Ela é o mesmo que temos
no mundo que chamamos de real, mas em escala digital.
Nós, adultos, aos poucos nos inserimos neste
universo tão amplo, mas as crianças nascem já com ele pronto, portanto é
essencial que as escolas ensinem aos alunos ao menos elementos básicos do
digital. Veja alguns tópicos que devem estar no currículo:
SEGURANÇA
NA INTERNET: a segurança é essencial. Sabemos o quanto a rede de internet é
aberta e, portanto, perigosa a uma criança. Elas ainda não possuem a malícia de
um adulto, que logo percebe as “arapucas” e falsidades. Uma criança pode ser
manipulada. Assim como ensinamos a não conversar com estranhos, não aceitar
coisas de alguém que não conhecem, devemos ensiná-las a serem cautelosas com os
“amigos” virtuais, com as mensagens que recebem de desconhecidos. Além disso,
ainda há a questão de senhas na internet. As senhas são protocolos de proteção
para diversas informações. Para tudo no digital há um limite de interação e
nossos alunos devem ter ciência disso. Importante trabalhar ainda as
consequências.
CIBERBULLYING:
assim como temos bullying nas escolas, ele também pode acontecer nas redes.
Fotos constrangedoras, mensagens ameaçadoras e afins podem assustar, coagir e
até ter consequências drásticas. Nossos alunos devem ter orientações de como se
portar em casos como esses. Muitas vezes não sabem onde procurar ajuda ou nem
conseguem expressar a ruína emocional pela qual estão passando. O apoio do
professor e dos pais em questões como esta antes de acontecerem pode ser até
vital, dependendo do caso.
RESPONSABILIDADE
DIGITAL: a forma como nos expressamos na rede diz muito sobre nós. Quando
deixamos um comentário estamos nos expondo para um público e por este motivo
temos que ser cuidadosos com o que falamos. Comentar sobre algo pode indicar
várias coisas, pois pode ser positivo, quando você coloca seu ponto de vista
argumentando pontos conscientes, mas também pode mostrar sua ineficiência, sua
falta de conhecimento sobre algo. É preciso ter consciência de que você está se
expondo publicamente e que muitas pessoas irão ler ou ver o que você postou.
Além do cuidado com o que se faz, ainda é preciso ser responsável com o que
coloca na rede. É preciso evitar mostrar muito sobre sua vida pessoal e o local
onde mora, colocar fotos de outras pessoas sem autorização, fazer postagens que
sejam gatilhos para situações de ódio ou constrangedoras. Afinal de contas, é
uma rede de pessoas intermediada por uma tecnologia e essas pessoas serão
impactadas por suas colocações.
LETRAMENTO
DIGITAL: com o avanço da rede muitos novos gêneros e tipos de texto foram
criados. Temos hoje a escrita por abreviação ou texting, o e-mail, um
novo formato para notícias, o escopo, o banner digital, os formulários
digitais. Todos eles são formas diferentes de produzir textos. Nossos alunos
precisam ter consciência destas estruturas e saber produzi-las, pois irão
interagir com elas (e muitas outras que serão ainda criadas) durante sua vida.
Assim como ensinamos a comunicação por cartas, precisamos ensinar por e-mail,
por exemplo, porque possui uma formatação e uma linguagem diferentes.
O universo
digital, embora seja amplo e cresça diariamente, deve também ter normas e
regras. Cabe a nós percebermos esses limites e também perceberem novas
contribuições para podermos ensinar nossos pequenos a terem uma melhor
consciência e construírem desde cedo uma boa PRESENÇA DIGITAL.
Janaína Spolidorio - Especialista em educação, formada em Letras, com pós-graduação em
consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing
Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente
desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos
professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte
dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais
ligados à área de educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário