O conceito de inovação está cada vez mais popular.
Ele nos permite utilizar normas, certificações de melhores práticas, estudos
acadêmicos sobre o tema, tudo a favor de ajudar as empresas crescerem através
de um novo paradigma. Apesar disso, tudo que se torna popular surge rodeado de
falácias, que nem sempre são propositais, mas são fruto de interpretações
erradas.
Isso pode ser infrutífero e até prejudicial,
gerando perdas para as empresas e uma banalização do termo, afastando as
empresas do que realmente pode ser algo positivo. Lidar com novidades sempre
exige cuidado. Foi pensando nisso que listei abaixo cinco erros sobre a
inovação que vão ajudar o empresário a criar um senso crítico profundo sobre o
tema.
Preciso ser tecnológico – para o público geral a inovação é uma tecnologia.
Quando eles buscam aplicar a inovação em suas empresas, querem uma aparato
tecnológico novo. A verdade é que o importante é a inovação resolver um
problema. Muitas inovações analógicas ou mesmo no modelo de negócios podem ser
mais relevantes que um novo parque industrial.
Inspiração divina – muitos acham que inovar é sentar e ter grandes
ideias, coisa de gênios criativos. A maioria desconhece que há processos,
métricas, modelos pensados para inovar. A inovação precisa florescer em um
ambiente criado para ser fértil às novas ideias.
Descoberta milagrosa – boas ideias não acontecem num momento de lampejo,
o fenômeno. Louis Pasteur dizia que o acaso favorece a mente bem preparada.
Então, nada de ficar sentado esperando as ideias surgirem. A inovação acontece
como consequência do entendimento de um problema com o cruzamento do seu
repertório. Quanto mais profundo você for nesses dois quesitos, melhores ideias
terá.
Coisa de gente jovem – muitos gestores acreditam que inovação é coisa de
startup, de empresas jovens, cercadas de jovens profissionais. Por mais que as
revistas enalteçam os feitos de jovens empreendedores, há muitas pessoas mais
velhas trabalhando em startups e esse intercâmbio entre as gerações é decisivo.
Quando se tem alguém mais novo olhando um problema, assim como alguém mais
velho, temos duas visões que não são antagonistas, mas complementares de como
solucioná-lo. Uma equipe multidisciplinar é fundamental para a inovação.
Alexandre
Pierro - fundador
da Palas, consultoria em gestão da qualidade e inovação, engenheiro mecânico
pelo Instituto Mauá de Tecnologia e bacharel em física nuclear aplicada pela
USP. Passou por empresas nacionais e multinacionais, sendo responsável por
áreas de improvement, projetos e de gestão. É certificado na metodologia Six Sigma/
Black Belt, especialista e auditor líder em sistemas de gestão de normas ISO. É
membro de grupos de estudos da ABNT, incluindo riscos, qualidade, ambiental e
inovação. Atualmente, cursa MBA em inovação.
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