Conheça a origem e
ações da técnica milenar
A acupuntura surgiu na China há mais de 5.000 anos,
embora práticas semelhantes tenham sido encontradas em outros povos antigos
como egípcios, sumerianos, persas, nas civilizações maia e asteca, nas
populações africanas e na medicina popular dos diferentes povos da Europa. A
partir do século XVII a acupuntura e a moxabustão passaram a ser praticados em
países vizinhos em países vizinhos como Japão, Coréia, Tibete e Indochina.
Também nessa época a acupuntura passa a ser conhecida na Europa introduzida por
jesuítas e viajantes que vinham do Extremo Oriente. No início do século XX a
França tornou-se grande escola de acupuntura. Nos Estados Unidos, a prática da
acupuntura iniciou-se após a década de 70.
A acupuntura (do latim acus - agulha e
punctura-punção ou colocação) é o meio terapêutico pelo qual, mediante a
inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, são feitos a introdução, a
mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia, além da retirada das
energias perversas, levando a uma harmonização energética do indivíduo a fim de
restaurar e manter a saúde. Baseia-se na Medicina Tradicional Chinesa.
A moxabustão ou moxaterapia consiste em aquecer os
pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais. Baseia-se também na
Medicina Tradicional Chinesa.
A Medicina Tradicional Chinesa é uma combinação da
prática de acupuntura, da moxabustão e da farmacologia natural. Constitui um
vasto campo de conhecimento, de origem e de concepção filosófica, baseia-se na
observação dos fenômenos da Natureza e no estudo e compreensão dos princípios
que regem a harmonia nela existente. Na concepção chinesa, o Universo e o Ser
Humano estão sob as mesmas influências, sendo este parte integrante do Universo
como um todo. Desse modo, observando-se os fenômenos que ocorrem na Natureza,
pode-se por analogia estendê-los à fisiologia do corpo humano, pois nele se
reproduzem os mesmos fenômenos naturais.
O conceito filosófico chinês sobre o Universo
apoia-se em três pilares: a teoria do Yang/Yin, teoria dos cinco movimentos e a
teoria dos Zang/Fu (Órgãos e Vísceras).
Ao se observar a Natureza verificou-se que tudo que
nela existe é composto por duas características específicas e essenciais que se
complementam e mantêm entre si um equilíbrio dinâmico. A essas duas
características os antigos chinesas chamaram de Yang e Yin. São opostos e ao
mesmo tempo complementares. O Yang somente pode existir na presença do Yin e
vice-versa. Em termos práticos e simplórios o Yang representa a energia e o Yin
a matéria. O Yang o espírito e o Yin o corpo.
A teoria dos cinco movimentos baseia-se nos
fenômenos naturais, como são gerados, como influem e sofrem influência uns dos
outros. Como exemplo de fenômenos naturais estão as estações do ano (primavera,
verão, outono e inverno). Os cinco movimentos são: movimento água, madeira,
fogo, terra e metal. Em condições normais relacionam-se de determinada forma e
na doença passam a se inter-relacionar de outra maneira.
A teoria dos Órgãos e Vísceras ( Zang/ Fu )
baseia-se no estudo dos Órgãos e Vísceras sob três aspectos: o energético, o
funcional e o orgânico . Características energéticas dos Órgãos e Vísceras respondem
pela integridade do corpo e da mente. Estando em harmonia energética as funções
deles, Órgãos e Vísceras, e as funções psíquicas terão bom desempenho
funcional. As alterações de energia dos Órgãos e Vísceras, seja para mais ou
para menos, levam a consequências inicialmente na Energia Mental, após às
alterações de funcionamento do organismo e, por fim, se não tratadas, às
alterações orgânicas propriamente ditas com a instalação das doenças.
A energia que temos, cuja parte principal recebemos
dos nossos pais e outra parte adquirimos no ambiente, circula por meio de
canais de energia, chamados atualmente de meridianos de energia. Temos
meridianos principais e secundários interligados compondo diversos circuitos
energéticos que interligados formam uma extensa rede de energia em nosso corpo
com finalidades próprias. Os meridianos de energia além de circularem e
distribuirem a energia têm a função de ligar o meio exterior aos órgãos e
vísceras e vice-versa, e exteriorizam-se nos pontos de acupuntura. Os pontos de
acupuntura funcionam também como vias de penetração das Energias Celestes
(calor, frio, vento, secura e umidade) da superfície da pele para o interior
(órgãos e vísceras) e claro das Energias Perversas (que são as Energias
Celestes em excesso com relação à vitalidade do corpo ou fora da estação).
A difusão da Medicina Tradicional Chinesa para o
Ocidente despertou a curiosidade de pesquisadores que passaram a questionar a
participação de estruturas orgânicas nos mecanismos de ação da acupuntura. Diversas
pesquisas científicas foram realizadas e evidenciou-se uma relação íntima entre
a acupuntura e o sistema nervoso central e periférico.
Diversos estudos compararam as estruturas
microscópicas que existem nos pontos de acupuntura à parte da pele vizinha ao
ponto e encontraram nos pontos de acupuntura: numerosas terminações nervosas
livres e encapsuladas (com receptores de pressão, de temperatura e
principalmente de dor ), relações com os nervos periféricos, nervos periféricos
superficiais, maior número de vasos arteriais e capilares sanguíneos, conexões
neuromusculares, ponto de bifurcação de nervos periféricos, linhas de junção
dos ossos do crânio e grande concentração de mastócitos (células de defesa do
organismo).
Atualmente são aceitos três mecanismos de ação da
acupuntura: energético, humoral e neural. Todos atuando de forma simultânea.
O mecanismo energético, baseado na Medicina
Tradicional Chinesa, que foi anteriormente explicado e define que a estimulação
adequada dos pontos de acupuntura localizados nos meridianos leva a uma
harmonização energética e funcional dos Órgãos e Vísceras e de todo o corpo.
Estímulos prolongados e intensos de pontos de acupuntura levam a uma analgesia
local.
O mecanismo humoral refere-se à produção de
substâncias, como neuro hormônios, neurotransmissores e hormônios que são
secretados no sangue por ação da acupuntura. O sistema nervoso central
participa indiretamente determinando a liberação de substâncias no sangue, como
os hormônios por exemplo, após um estímulo periférico (terminações nervosas da
pele) do ponto de acupuntura. A transmissão dos efeitos da acupuntura da
gestante ao feto é um outor exemplo de mecanismo humoral.
O mecanismo neural decorre do estímulo dos
receptores nervosos da pele, originado pela inserção de agulha. Diferentes
receptores nervosos da pele são estimulados e isso explica múltiplos efeitos
observados. Essa estimulação nervosa periférica transmite-se ao sistema nervoso
central com liberação de diferentes neurotransmissores que podem aumentar ou diminuir
impulsos nervosos a depender da intensidade do estímulo, da frequência, da
profundidade, da inclinação da agulha e do sentido do movimento giratório da
agulha se horário ou anti-horário. A inserção da agulha no ponto de acupuntura
pode provocar reações sensitivas diversas, como dor, choque ou queimação, que
podem ser simultâneas e isso decorre do estímulo de diferentes receptores
nervosos locais .
clinicasare.com.br
@drsaid_timani
Nenhum comentário:
Postar um comentário