Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Acupuntura

 Conheça a origem e ações da técnica milenar


A acupuntura surgiu na China há mais de 5.000 anos, embora práticas semelhantes tenham sido encontradas em outros povos antigos como egípcios, sumerianos, persas, nas civilizações maia e asteca, nas populações africanas e na medicina popular dos diferentes povos da Europa. A partir do século XVII a acupuntura e a moxabustão passaram a ser praticados em países vizinhos em países vizinhos como Japão, Coréia, Tibete e Indochina. Também nessa época a acupuntura passa a ser conhecida na Europa introduzida por jesuítas e viajantes que vinham do Extremo Oriente. No início do século XX a França tornou-se grande escola de acupuntura. Nos Estados Unidos, a prática da acupuntura iniciou-se após a década de 70.

A acupuntura (do latim acus - agulha e punctura-punção ou colocação) é o meio terapêutico pelo qual, mediante a inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, são feitos a introdução, a mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia, além da retirada das energias perversas, levando a uma harmonização energética do indivíduo a fim de restaurar e manter a saúde. Baseia-se na Medicina Tradicional Chinesa.

A moxabustão ou moxaterapia consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais. Baseia-se também na Medicina Tradicional Chinesa.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma combinação da prática de acupuntura, da moxabustão e da farmacologia natural. Constitui um vasto campo de conhecimento, de origem e de concepção filosófica, baseia-se na observação dos fenômenos da Natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existente. Na concepção chinesa, o Universo e o Ser Humano estão sob as mesmas influências, sendo este parte integrante do Universo como um todo. Desse modo, observando-se os fenômenos que ocorrem na Natureza, pode-se por analogia estendê-los à fisiologia do corpo humano, pois nele se reproduzem os mesmos fenômenos naturais.

O conceito filosófico chinês sobre o Universo apoia-se em três pilares: a teoria do Yang/Yin, teoria dos cinco movimentos e a teoria dos Zang/Fu (Órgãos e Vísceras).

Ao se observar a Natureza verificou-se que tudo que nela existe é composto por duas características específicas e essenciais que se complementam e mantêm entre si um equilíbrio dinâmico. A essas duas características os antigos chinesas chamaram de Yang e Yin. São opostos e ao mesmo tempo complementares. O Yang somente pode existir na presença do Yin e vice-versa. Em termos práticos e simplórios o Yang representa a energia e o Yin a matéria. O Yang o espírito e o Yin o corpo.

A teoria dos cinco movimentos baseia-se nos fenômenos naturais, como são gerados, como influem e sofrem influência uns dos outros. Como exemplo de fenômenos naturais estão as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Os cinco movimentos são: movimento água, madeira, fogo, terra e metal. Em condições normais relacionam-se de determinada forma e na doença passam a se inter-relacionar de outra maneira.

A teoria dos Órgãos e Vísceras ( Zang/ Fu ) baseia-se no estudo dos Órgãos e Vísceras sob três aspectos: o energético, o funcional e o orgânico . Características energéticas dos Órgãos e Vísceras respondem pela integridade do corpo e da mente. Estando em harmonia energética as funções deles, Órgãos e Vísceras, e as funções psíquicas terão bom desempenho funcional. As alterações de energia dos Órgãos e Vísceras, seja para mais ou para menos, levam a consequências inicialmente na Energia Mental, após às alterações de funcionamento do organismo e, por fim, se não tratadas, às alterações orgânicas propriamente ditas com a instalação das doenças.

A energia que temos, cuja parte principal recebemos dos nossos pais e outra parte adquirimos no ambiente, circula por meio de canais de energia, chamados atualmente de meridianos de energia. Temos meridianos principais e secundários interligados compondo diversos circuitos energéticos que interligados formam uma extensa rede de energia em nosso corpo com finalidades próprias. Os meridianos de energia além de circularem e distribuirem a energia têm a função de ligar o meio exterior aos órgãos e vísceras e vice-versa, e exteriorizam-se nos pontos de acupuntura. Os pontos de acupuntura funcionam também como vias de penetração das Energias Celestes (calor, frio, vento, secura e umidade) da superfície da pele para o interior (órgãos e vísceras) e claro das Energias Perversas (que são as Energias Celestes em excesso com relação à vitalidade do corpo ou fora da estação).

A difusão da Medicina Tradicional Chinesa para o Ocidente despertou a curiosidade de pesquisadores que passaram a questionar a participação de estruturas orgânicas nos mecanismos de ação da acupuntura. Diversas pesquisas científicas foram realizadas e evidenciou-se uma relação íntima entre a acupuntura e o sistema nervoso central e periférico.

Diversos estudos compararam as estruturas microscópicas que existem nos pontos de acupuntura à parte da pele vizinha ao ponto e encontraram nos pontos de acupuntura: numerosas terminações nervosas livres e encapsuladas (com receptores de pressão, de temperatura e principalmente de dor ), relações com os nervos periféricos, nervos periféricos superficiais, maior número de vasos arteriais e capilares sanguíneos, conexões neuromusculares, ponto de bifurcação de nervos periféricos, linhas de junção dos ossos do crânio e grande concentração de mastócitos (células de defesa do organismo).

Atualmente são aceitos três mecanismos de ação da acupuntura: energético, humoral e neural. Todos atuando de forma simultânea.

O mecanismo energético, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, que foi anteriormente explicado e define que a estimulação adequada dos pontos de acupuntura localizados nos meridianos leva a uma harmonização energética e funcional dos Órgãos e Vísceras e de todo o corpo. Estímulos prolongados e intensos de pontos de acupuntura levam a uma analgesia local.

O mecanismo humoral refere-se à produção de substâncias, como neuro hormônios, neurotransmissores e hormônios que são secretados no sangue por ação da acupuntura. O sistema nervoso central participa indiretamente determinando a liberação de substâncias no sangue, como os hormônios por exemplo, após um estímulo periférico (terminações nervosas da pele) do ponto de acupuntura. A transmissão dos efeitos da acupuntura da gestante ao feto é um outor exemplo de mecanismo humoral.

O mecanismo neural decorre do estímulo dos receptores nervosos da pele, originado pela inserção de agulha. Diferentes receptores nervosos da pele são estimulados e isso explica múltiplos efeitos observados. Essa estimulação nervosa periférica transmite-se ao sistema nervoso central com liberação de diferentes neurotransmissores que podem aumentar ou diminuir impulsos nervosos a depender da intensidade do estímulo, da frequência, da profundidade, da inclinação da agulha e do sentido do movimento giratório da agulha se horário ou anti-horário. A inserção da agulha no ponto de acupuntura pode provocar reações sensitivas diversas, como dor, choque ou queimação, que podem ser simultâneas e isso decorre do estímulo de diferentes receptores nervosos locais .




Dr. Said Nassib Timani - CRM- SP 94611- Médico ortopedista e especialista em acupuntura
clinicasare.com.br
@drsaid_timani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados