Para a psicóloga Miriam
Rodrigues, idealizadora do Programa Educação Emocional Positiva, pais podem
aproveitar o período para serem mais diligentes e disponíveis aos seus filhos,
mais atentos ao desenvolvimento das habilidades emocionais dos pequenos e ao
seu próprio autocuidado
Que crianças aprendem com o
exemplo dos pais todos sabemos. O difícil é a justa-medida entre a rotina
atribulada em família e a convivência ideal entre pais e filhos, com as devidas
oportunidades de ensinar aos pequenos os comportamentos e hábitos que promovem
bem-estar e uma vida mais feliz.
Para Miriam Rodrigues,
psicóloga clínica e educacional, com ampla experiência no atendimento a
crianças, adolescentes e adultos, as férias são a fase perfeita para passar a
limpo a rotina familiar e cultivar, entre todos os membros do clã, atividades
tão prazerosas quanto potencialmente promotoras de momentos de profundo e
duradouro aprendizado sobre autorregulação, autocuidado, emoções e relacionamentos.
A especialista é criadora do programa Educação Emocional Positiva, que promove
o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para o bem-estar entre pais,
filhos/educandos e educadores, entre outros públicos aos quais se destina.
Para a especialista, muitas
vezes os pais têm plena condição de oferecer tudo isso no cotidiano letivo, mas
a priorização de agendas é com foco no desempenho acadêmico dos pequenos e
profissional / econômico dos adultos da família, com uma rotina em pleno "piloto
automático". "Pais negligenciam seus próprios hábitos de bem-estar,
que dirá promovê-los entre as crianças", destaca Miriam.
Passar a limpo a rotina
familiar requereria "frear as atribulações em um nível saudável, rever as prioridades e
implantar/ ajustar posturas de maneira a prestar mais atenção no
desenvolvimento socioemocional das crianças, e ser mais diligente e disponível
aos filhos, pois são comportamentos que os pequenos repetirão em seus
relacionamentos". Com o exemplo de um funcionamento no "piloto
automático" em um nível extremo, "as crianças podem se tornar adultos
sem o menor autoconhecimento, sem tempo para si e para o próximo e
possivelmente com níveis de estresse altos, devido à inabilidade de estabelecer
prioridades, valores, relacionamentos saudáveis e à absoluta falta de
significado na vida".
Miriam Rodrigues - psicóloga formada pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie, especialista em Psicologia Clínica e pós-graduada em
Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É
idealizadora da Educação Emocional Positiva e possui experiência de 16 anos em
atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos, grupos e casais. Atua
como psicóloga escolar na Wish Bilingual School (São Paulo) e é professora convidada do Instituto Sedes
Sapientiae no curso Aprendizagem Emocional. É afiliada à International Positive
Psychology Association e membro da Associação de Psicologia Positiva da
América Latina. Realiza palestras e treinamentos corporativos, tendo atuado
junto a executivos de empresas como Laboratório Femme, Banco do Brasil, IBM,
entre outras. Autora de 19 livros, incluindo Educação Emocional Positiva:
Saber lidar com as emoções é uma importante lição e Coleção Psicologia
Positiva para Crianças (Sinopsys Editora)
Educação
Emocional Positiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário