Professores do Colégio Salesiano orientam
jovens que estão passando por esse momento
O vestibular traz sempre
muita preocupação e tensão para os estudantes, já que é um dos momentos mais
importantes da vida do jovem. Nesta fase, é importante estabelecer uma rotina e
uma organização diária entre os estudos e lazer, e ainda, definir metas para
alcançar os objetivos.
Por isso, os professores do
Liceu Coração de Jesus e do Colégio Salesiano Santa Teresinha separaram algumas
dicas para ajudar aos jovens a evitarem o desgaste físico e mental para obterem
um melhor desempenho durante os testes. Confira:
ANTES DA PROVA:
- 1. Delimitar Meta
O aluno precisa estudar com
intencionalidade - portanto precisa saber qual curso deseja concorrer, o tipo
do exame, qual universidade abrange seu interesse, em qual pais – para traçar
seu planejamento de estudo de forma efetiva.
- 2. Planejar os estudos
Elaborar um plano de estudo
fiel à sua meta, mas que respeite seu tempo disponível para essa atividade. O
aluno deve colocar no papel, a sua rotina semanal, para não se perder em
procrastinação; respeitar o relógio biológico que é quem comanda os ritmos e
horários. Por exemplo, alguns alunos são matutinos, ou seja, apresentam mais
facilidade para estudar de manhã. Outros, são vespertinos, produzem mais no
período noturno e não gostam de dormir cedo. Nunca podemos deixar de ouvir
nosso corpo – essa atenção é fundamental para o sucesso.
- 3. Ter espaço próprio
Escolher um espaço de
referência, que respeite a particularidade do estudante. Esse espaço não pode
conter elementos que roube a atenção do estudante, principalmente dispositivos
com acesso a redes sociais.
- Envolver em grupos de
estudo
Participar de grupos de
estudo, principalmente daqueles voltados ao seu objetivo. Estudar entre iguais
é uma ótima opção para alunos que têm vergonha de tirar dúvidas em sala de
aula. Além disso, quando tiver dificuldades é preciso pedir ajuda.
- 5. Tirar um tempo para
lazer e descanso
Estudar é importante, mas não
pode esqueçer que mesmo os campeões se programam para momentos de prazer,
relaxamento, alegria, como jogar futebol, vídeo game, mexer em redes sociais,
valorizar os espaços de encontros sociais. Esses momentos são essenciais para o
equilíbrio e saúde mental de adolescentes e jovens. Dormir bem também é
importante, pois o sono é espaço propício para a estruturação da memória de
longa duração e para a revitalização do corpo.
- 6. Afastar a ansiedade
A ansiedade é o maior inimigo
da memória e da concentração. Em momentos de stress a pessoa deve buscar o
equilíbrio, regular a respiração e assumir o controle da situação. Alunos
ansiosos podem ter pior desempenho em exames, pois o excesso de cortisol pode
dificultar o acesso à memória.
DURANTE A PROVA:
- 7. Ler tudo antes de começar
Verificar toda a prova antes
de começar a resolvê-la. Procurar resolver primeiro as questões com conteúdo
que já domina. Essa estratégia simples evita que você perca grande tempo da
prova em uma única questão. Deixar as questões mais difíceis para o final.
- 8. Entender o enunciado
Ler atentamente os enunciados
das questões. Eles podem conter informações importantes para a resolução do
problema - muitas vezes essas informações não são colocadas de forma óbvia nos
textos. Por isso, evite leituras superficiais e, se necessário, repita a
leitura até que se entenda o que foi pedido.
- 9. Dar respostas mais
completas
Nas questões envolvendo
cálculo, geralmente a resposta é dada em relação à determinada grandeza
(comprimento, área, força, energia, etc.), É necessário ficar atento para as
unidades de medida dessas grandezas (m, cm2, N, J, etc,). Não
expressar as grandezas nas unidades apropriadas pode diminuir a nota da prova,
principalmente tratando-se de questões discursivas.
- 10. Ficar atento aos
detalhes
Questões de múltipla escolha
podem gerar indecisão quando não há domínio do conteúdo e com várias
alternativas diferentes. Porém, em muitos casos, várias dessas alternativas
podem ser descartadas apenas por uma boa interpretação da questão, o que
aumenta a probabilidade de acerto (como se fosse um "chute"
consciente). Nesse caso, é preciso se atentar a todos os detalhes, por menores
que sejam: datas, proporções, sinais algébricos (+/-), sentido de vetores.
Fontes: Prof. Luís M. Cerdeira (Doutor em
Química pela Universidade de São Paulo) Prof. Marco A. Miguel (Bacharel e
Licenciado em Química pela Unifieo) e Fábio Moraes, coordenador
pedagógico do Liceu Coração de Jesus, (Bacharel
e Licenciatura em Filosofia Antropológica pelo Centro Universitário Salesiano
de São Paulo; Pós-Graduada em Gestão de Instituições Educacionais pelo Centro
Universitário Claretiano)
Colégio Salesiano Santa
Teresinha
Rua Dom Henrique Mourão, 201
– Santa Terezinha
www.salesianost.com.br
Liceu Coração de Jesus
Alameda Dino Bueno, 285 –
Campos Elíseos
www.liceucoracaodejesus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário