Encomendado por Head&Shoulders, o estudo aponta
que 61% das mulheres se preocupam muito com a saúde do cabelo, mas, em
comparação com os cuidados com a pele facial, corporal e com o próprio cabelo,
os cuidados com a raiz ficam em último lugar
Para as brasileiras, a aparência
do cabelo tem um papel essencial na autoestima. Mas quantas delas sabem que o
cuidado com o couro cabeludo tem relação direta com o crescimento de fios
fortes e saudáveis? Para entender essas e outras questões que envolvem a
autoestima da mulher, Head&Shoulders – a marca de shampoo mais vendida do
mundo – encomendou uma pesquisa nacional que demonstra que, apesar de o couro
cabeludo também ser pele, a maioria das mulheres não se preocupa tanto com ele
como faz com a pele do rosto e do corpo.
“O segredo para conquistar um
cabelo bonito, forte e saudável #TáNaRaiz e descobrimos, por meio da pesquisa,
que poucas pessoas sabem disso. Queremos conscientizar as mulheres sobre a
importância dos cuidados com o couro cabeludo, por isso desenvolvemos a
campanha #ShampooSkincare”, diz Isabella Zakzuk, diretora de Marketing da
marca.
O estudo foi desenvolvido com
mais de 1.300 mulheres de 18 a 35 anos, das classes ABC, em oito diferentes
cidades do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto
Alegre, Florianópolis, Recife e Manaus – e demonstrou que a relação da
brasileira com o cabelo é muito forte e envolve questões de saúde e também
emocionais. Para 85% das entrevistadas, o cabelo é um fator determinante na
autoestima e, para 68% delas, é importante cuidar do cabelo primeiramente para
que ele fique saudável e, em segundo lugar, para que ele fique bonito (66%).
Com a pesquisa, ficou claro que a preocupação com o cabelo é comum a todo o
País, mas Recife lidera esse ranking:
Ranking das cidades que consideram importante
cuidar do cabelo
|
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Recife
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77%
|
Rio de Janeiro
|
74%
|
Brasília
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69%
|
Manaus
|
67%
|
São Paulo
|
66%
|
Curitiba
|
65%
|
Porto Alegre
|
63%
|
Florianópolis
|
54%
|
Apesar de a brasileira valorizar
tanto a saúde do cabelo, os dados também comprovam que os cuidados com a pele
do rosto e do corpo estão na lista de prioridades, o que comprova que as
mulheres ainda não reconhecem a influência que os cuidados com o couro cabeludo,
que também é pele, têm na aparência e na saúde dos fios, conforme o gráfico
abaixo:
Consideram muito importante cuidar
|
Quando questionadas sobre quantos
produtos são utilizados para cada região do corpo, as entrevistadas responderam
que usam de 3 a 4 produtos de cuidado com a pele do rosto e a do corpo (média
de 3,5 produtos entre as brasileiras), 4 produtos para cuidar do cabelo e
apenas um produto para o cuidado com o couro cabeludo.
Oleosidade
é o problema mais recorrente no País
Quando
questionadas como classificam o tipo de cabelo, a maioria das mulheres (54%)
afirma ter algum grau de oleosidade no cabelo: 18% dizem ter o cabelo oleoso,
4% muito oleoso e 32% com pontas secas e raiz oleosa; e concordam que a
oleosidade é um problema que incomoda e merece cuidado especial. Mulheres da
região Sul são as que mais disseram sofrer com esse tipo de problema: 65% em
Curitiba, 62% em Florianópolis e 59% em Porto Alegre. A descamação e a coceira
também são problemas que afetam as brasileiras.
Segundo a dermatologista Juliana Neiva, do
Rio de Janeiro, passam diariamente por seu consultório mulheres que sofrem com
cabelo oleoso ou pontas secas e raiz oleosa. “O couro
cabeludo é apenas uma extensão da nossa pele e devemos ter cuidados
específicos, assim como temos com o rosto e o corpo. Como apresentado na
pesquisa, o problema da oleosidade afeta muitas mulheres e é causado pelo
aumento da produção de sebo por glândulas do couro cabeludo, originado,
principalmente, por estresse, genética, procedimento químico ou falta de cuidado”, explica a dermatologista.
De olho nesses
dados e para atender à demanda específica das brasileiras,
Head&Shoulders lançou a linha Remoção da Oleosidade e inovou mais uma vez
com a tecnologia Dermasense. Inspirada em produtos para a pele, a tecnologia
presente em todos os produtos da marca conta com micropartículas de minerais de
zinco, que limpam, protegem e hidratam a raiz dos fios, criando uma base sólida
para que o cabelo cresça com mais força e resistência.
A linha Remoção da Oleosidade oferece cuidado
especial para a pele sensível da cabeça, em vez da ação apenas nos fios, e
controle da oleosidade da raiz às pontas, para um cabelo cada vez mais bonito e
hidratado.
Principais conclusões da
pesquisa
Importância em cuidar/tratar
do cabelo
61% das mulheres se
preocupam muito com a saúde do cabelo e 86% consideram importante cuidar do
couro cabelo.
Por que acham importante
cuidar do cabelo
Para 85% das entrevistadas,
o cabelo é um fator determinante na autoestima e, para 61% delas, é importante
cuidar do cabelo primeiramente para que ele fique saudável e, em segundo lugar,
para que ele fique bonito.
Quantos produtos são usados
para os cuidados do cabelo
54% das entrevistadas usam de 3 a 5 produtos de cuidado com a pele do rosto e a do corpo, em
média 4 produtos para cuidar do cabelo e apenas um produto para o cuidado com o
couro cabeludo.
Com que frequência
cuidam/tratam do cabelo
40% das mulheres cuidam do
cabelo de 2 a 3 vezes por semana; em Brasília, são 45%.
Quais produtos são usados
para tratar do cabelo
- 81% das mulheres usam
cremes hidratantes/máscara.
- 75% das mulheres usam
shampoo específico para a condição do cabelo (coloração, químicas etc.).
- No uso de leave-in (creme
para pentear), a média nacional é de 54%.
- 50% das mulheres
entrevistadas usam shampoos de cuidados com o couro cabeludo. Manaus ganha
destaque com 56%.
Quanto o cabelo influencia a
autoestima
- 59% das entrevistadas
concordam que o cabelo influencia totalmente na autoestima. Principalmente em
Recife (69%) e no Rio de Janeiro (66%).
- 85% das brasileiras entre
18 e 35 anos acreditam que o cabelo influencia em algum nível na autoestima.
Esse número sobe para 91% entre as mulheres de Curitiba.
Como classificam o cabelo
- 32% das respondentes
avaliam seu cabelo como com pontas secas e raiz oleosa.
- 18% das mulheres avaliam
seu cabelo como oleoso.
O quanto a oleosidade do
cabelo incomoda
Das mulheres que classificam
o cabelo como oleoso, muito oleoso ou com pontas secas e raiz oleosa, 52%
falaram que a oleosidade incomoda e gostariam que seu cabelo fosse menos
oleoso. Destaque para Manaus (66%) e Porto Alegre (60%).
Depois de fazer um
procedimento químico, quais sintomas já notaram
Dentre as que já tinham
feito algum tipo de procedimento químico, 59% das mulheres já tiveram
descamação ou “casquinhas” e 39% das mulheres sentiram aumento de oleosidade na
raiz ou nos fios.
Deixariam de fazer algum
tratamento ou química no cabelo por receio de causar alguma reação no
cabelo/couro cabeludo
80% das mulheres disseram
que sim.
Importância em cuidar/tratar
do couro cabeludo
86% das entrevistadas
consideram importante cuidar do couro cabeludo.
Tipo de cuidado com o couro
cabeludo
- 74% das entrevistadas
massageiam o couro cabeludo quando lavam o cabelo. Em São Paulo, o número
cresce para 79%.
- 48% das mulheres se
preocupam com a temperatura da água quando lavam o cabelo. Florianópolis ganha
destaque com 55% das mulheres.
Quantos produtos são usados
para o cuidado com o couro cabeludo
- 52% das participantes usam
apenas um produto para o cuidado com o couro cabeludo.
- 20% das mulheres não usam
nenhum produto específico para o couro cabeludo.
Quais problemas já tiveram
no couro cabeludo
- 53% das mulheres
entrevistadas já sofreram com coceira.
- 52%, com oleosidade
excessiva.
- 41% já tiveram descamação.
- Apenas 6% nunca teve
nenhum problema no couro cabeludo.
O que motivou os problemas
que tiveram no couro cabeludo
- Em 40% das mulheres, a
oleosidade foi causada por shampoo e/ou condicionador.
- A maioria sofreu com
descamação, coceira, ardência, ressecamento e alergia caudados por
procedimentos químicos.
Concordam com as frases
- 53% das entrevistadas
concordam totalmente com a afirmação de que os problemas no couro cabeludo
fazem os cabelos ficarem fracos e quebradiços. Em Recife, 68% das mulheres
concordam com isso totalmente.
- 66% das mulheres
brasileiras concordam totalmente com a afirmação de que o couro cabeludo também
é pele, enquanto em Curitiba são 75% e em Recife, 74%.
Comparando pele, cabelo e
couro cabeludo, em que medida as mulheres se preocupam com a saúde do cabelo,
da pele e do couro cabeludo
- 61% das brasileiras se
preocupam muito com a saúde do cabelo.
- 52% se preocupam muito com
a saúde da pele.
- 37% se preocupam muito com
o couro cabeludo.
Sobre a
campanha #ShampooSkincare
A campanha #ShampooSkincare quer
mostrar para as mulheres a importância do cuidado com o couro cabeludo e a raiz
dos fios para manter o cabelo bonito, forte e saudável.
Metodologia
da pesquisa
Encomendada por
Head&Shoulders, a pesquisa foi conduzida pelo IBOPE Conecta, por meio de
plataforma on-line no painel CONECTAí, e abrangeu o total de 1.302 mulheres das
cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre,
Florianópolis, Recife e Manaus, entre 18 e 35 anos, das classes ABC. O estudo
foi colocado em prática entre 19 de abril e 5 de maio de 2017.
Procter
& Gamble
SAC 0800 701 5515
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