Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dor de cabeça pode estar relacionada à problemas na mandíbula





Estresse e até mesmo excesso de chicletes podem ser causadores de dores crônicas

Muitas pessoas sofrem com uma dor de cabeça crônica, que não tem explicação e nunca passa. O problema pode estar na mandíbula e é identificado pela sigla DTM (Disfunção Temporomandibular). Ele afeta a articulação que liga a mandíbula ao crânio, localizada à frente da orelha, e está por trás de muitos casos de cefaleia, dores de ouvido e da sensação de “estralar” a mandíbula ao abrir e fechar a boca.

O problema diminui a qualidade de vida do paciente, que sofre com dores constantes na cabeça e não imagina que a causa pode estar no maxilar.

De acordo com o dentista Fabiano Guskuma, da clínica odontológica Oral Sin, muitos pacientes acabam recorrendo a diversos profissionais para buscar a solução das constantes dores de cabeça, como neurologistas e clínicos gerais, chegando ao dentista apenas depois de diversas tentativas de tratamentos que não deram resultado, ou por encaminhamento médico.

Existem três tipos de DTM: a muscular, a articular e a mista. A muscular, explica o especialista, ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório é acometida por um excesso de tensão. Este problema pode estar associado ao excesso de chicletes ou devido ao bruxismo, ato involuntário de ranger os dentes, entre outras causas, como estresse e movimentos involuntários.

A articular pode ocorrer devido a uma sobrecarga da articulação, relacionada a doenças degenerativas, como osteoporose e artrites reumatoides ou traumas. Já a DTM mista une os distúrbios musculares e articulares.

Ainda de acordo com Guskuma, a DTM pode estar relacionada ao estresse. Nestes casos, o paciente acaba desenvolvendo bruxismo e o ato de apertar os dentes. O diagnóstico nestes casos é realizado por meio de uma avaliação do paciente e o tratamento da parte odontológica pode variar de acordo com o grau da DTM. “É um tratamento casado entre o dentista, que na maioria dos casos, recomenda o uso de uma placa miorrelaxante, que inibe o ato de apertar e ranger os dentes; e o psicólogo, que irá tratar o emocional do paciente”.

DTM e as mulheres
Nas mulheres, a tensão pré-menstrual, a famosa TPM, pode potencializar os sintomas de DTM, principalmente a dor de cabeça. Segundo o especialista, isso ocorre devido ao aumento da tensão neste período do mês. “Nesta fase, as mulheres passam por uma variação hormonal, que leva, em alguns casos, a alterações emocionais, podendo potencializar o bruxismo nas mulheres que sofrem com este problema”, explica.
Nestes casos, o recomendado é a mulher buscar alternativas que tragam relaxamento, como a prática de atividades físicas, alongamento, massagem, entre outras atividades que potencializem a sensação de relaxamento.


Tratamento
O tratamento da DTM pode ser realizado por meio de placas de mordidas, indicada especialmente nos casos de bruxismo; exercícios fonoaudiólogos, para fortalecer os músculos da área; fisioterapia; acupuntura e medicamentos. Nos casos mais drásticos, em que os tratamentos convencionais não surtem efeito, é recomendado um procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados