Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dia do enfermeiro – 12/05



Laços emocionais estabelecidos com enfermeiros são aliados na luta contra o câncer infantojuvenil

 Os profissionais da equipe de enfermagem permanecem junto ao paciente e sua família em todas as etapas do tratamento, que é longo e inclui o uso de quimioterapia em dosagens que resultam em efeitos colaterais e tóxicos, que muitas vezes são graves e difíceis de suportar. Para o Dia do Enfermeiro, celebrado amanhã, dia 12 de maio, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) ressalta que quando o paciente é criança ou adolescente tende a gerar um vínculo afetivo forte com o profissional de enfermagem, que ele elege como referência. Esse contato afetivo auxilia no tratamento, pois se sentir amparado auxilia nos aspectos emocionais enquanto o paciente está internado.

Para a coordenadora do Comitê de Enfermagem da SOBOPE, Ana Lygia Pires Melaragno, a atuação da equipe interdisciplinar é uma característica forte na oncologia pediátrica e isso oferece mais segurança aos pacientes e familiares, facilita o vinculo com todos, o que resulta em motivação. “Quando o vínculo está estabelecido com a equipe a segurança do paciente e sua família se fortalece, uma relação de parceria se inicia com o objetivo de oferecer o máximo e o melhor para o paciente”.
A maior dificuldade enfrentada pelos enfermeiros é a falta de tempo para poder se dedicar às famílias, principalmente no início do tratamento, ou no momento das recidivas, segundo Ana Lygia. “Nesse momento os familiares necessitam de mais informações, apoio, escuta, orientações e reorientações sobre cuidados, procedimentos e tratamentos e, muitas vezes, nos vemos sem tempo, o número sempre pequeno de enfermeiros no setor é uma grande dificuldade”, completa.
A equipe de enfermagem de oncologia pediátrica é liderada por enfermeiros e composta por técnicos e auxiliares de enfermagem. A atuação é ampla, envolve realização e coleta de exames laboratoriais, administração de medicamentos, hemocomponentes, quimioterápicos e outros procedimentos técnicos. O enfermeiro está comprometido com a equipe interdisciplinar e isso acaba gerando novas ações e tornando cada vez maior a sua responsabilidade na prática do cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados