Pesquisar no Blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

VOLTA ÀS AULAS – ADAPTAÇÃO E ACOLHIDA NO RETORNO AO ANO LETIVO





        Com o fim das férias e a proximidade do retorno escolar é importante que as famílias estejam atentas às maneiras de facilitar este processo. Alguns dias antes do primeiro dia de aula, é indicado que a criança volte à rotina do horário letivo, principalmente quanto ao sono, respeitando hora certa para dormir e acordar. Também é importante ter o material escolar organizado, como mochila, uniformes e demais utensílios necessários ao dia a dia na escola.
        No primeiro dia de aula, a criança e o adolescente vão encontrar antigos colegas e professores, mas também novas pessoas. Quanto mais seguros e confiantes estiverem, melhor será o início de mais um ano.
        Para a adaptação bem sucedida dos pequenos, da Educação Infantil, é imprescindível a confiança, segurança e parceria dos pais no processo de adaptação. Aliados neste momento especial são o olhar atento da professora e o apoio da escola no que se refere a estrutura.
        "Frente ao novo universo da escola, desconhecido e por isso assustador, a criança terá que ser "conquistada", precisará reconhecer que aquele é um bom lugar para estar, tão seguro quanto a sua casa e que a professora/ monitora que ficará com ela durante este período será alguém em quem ela deve confiar, contar e amar", avalia a psicopedagoga Raquel Liane da Silva, diretora da Escola Cristã de Educação Fundamental Reverendo Olavo Nunes que tem início das aulas confirmado para o dia 22 de fevereiro.
        Neste período de retorno, dependendo da criança e de sua necessidade, com objetivo de adaptação ou readaptação da criança, podem ser feitos alguns ajustes na rotina escolar como, por exemplo, maior tempo de brincadeira na pracinha - uma vez que é um lugar prazeroso para grande parte das crianças; atividades dinâmicas - que despertem atenção; um pouco mais de colo e aconchego para os pequenos - com maior apoio às necessidades básicas, como sentar no colo da professora na hora da rodinha, auxílio no almoço e deitar junto na hora do soninho. Gradativamente a criança vai se inserindo na rotina escolar e nos procedimentos da escola de forma natural e saudável.
        Vale lembrar que para isso não há tempo pré-determinado, depende de cada criança. Novamente a parceria da família com a escola é imprescindível.
        Para as crianças maiores contará muito a aceitação no grupo. Assim, a confiança é muito importante para que o aluno não se sinta diferente ou em desvantagem frente aos colegas. A atenção dos professores a esse processo é fundamental para que este novo grupo se forme e inclua a todos. Atividades de conhecimento dos colegas como questionários da turma e dinâmicas de integração são boas dicas para os primeiros dias de aula.
        Quando neste grupo tiverem crianças com deficiências ou necessidades especiais é imprescindível tratar deste assunto com todos, apontando como devem proceder e quais comportamentos são esperados. A clareza sobre a dificuldade da criança e como os demais colegas podem auxiliar em sua adaptação são fundamentais para este primeiro contato. Em relação a isso, também é fundamental esclarecer as famílias, pois as crianças farão relatos em casa dos acontecimentos na escola. Todos os pais deverão estar cientes da proposta da escola e de seus resultados para ter conhecimento de como o trabalho com as crianças e jovens está sendo direcionado.
        Segundo a diretora Raquel, um dos melhores presentes para os pais é ver seu filho despedir-se com um sorriso no rosto, ou mesmo nem querer ir embora da escola na hora combinada. Isto revela que ele está se sentindo bem no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados