Com o fim das férias e a
proximidade do retorno escolar é importante que as famílias estejam atentas às
maneiras de facilitar este processo. Alguns
dias antes do primeiro dia de aula, é indicado que a criança volte à rotina do horário
letivo, principalmente quanto ao sono, respeitando hora certa para dormir e
acordar. Também é importante ter o material escolar organizado, como mochila,
uniformes e demais utensílios necessários ao dia a dia na escola.
No primeiro dia de aula, a criança e o adolescente vão encontrar antigos colegas e professores, mas também novas pessoas. Quanto mais seguros e confiantes estiverem, melhor será o início de mais um ano.
Para a adaptação bem sucedida dos pequenos, da Educação Infantil, é imprescindível a confiança, segurança e parceria dos pais no processo de adaptação. Aliados neste momento especial são o olhar atento da professora e o apoio da escola no que se refere a estrutura.
"Frente ao novo universo da escola, desconhecido e por isso assustador, a criança terá que ser "conquistada", precisará reconhecer que aquele é um bom lugar para estar, tão seguro quanto a sua casa e que a professora/ monitora que ficará com ela durante este período será alguém em quem ela deve confiar, contar e amar", avalia a psicopedagoga Raquel Liane da Silva, diretora da Escola Cristã de Educação Fundamental Reverendo Olavo Nunes que tem início das aulas confirmado para o dia 22 de fevereiro.
Neste período de retorno, dependendo da criança e de sua necessidade, com objetivo de adaptação ou readaptação da criança, podem ser feitos alguns ajustes na rotina escolar como, por exemplo, maior tempo de brincadeira na pracinha - uma vez que é um lugar prazeroso para grande parte das crianças; atividades dinâmicas - que despertem atenção; um pouco mais de colo e aconchego para os pequenos - com maior apoio às necessidades básicas, como sentar no colo da professora na hora da rodinha, auxílio no almoço e deitar junto na hora do soninho. Gradativamente a criança vai se inserindo na rotina escolar e nos procedimentos da escola de forma natural e saudável.
Vale lembrar que para isso não há tempo pré-determinado, depende de cada criança. Novamente a parceria da família com a escola é imprescindível.
Para as crianças maiores contará muito a aceitação no grupo. Assim, a confiança é muito importante para que o aluno não se sinta diferente ou em desvantagem frente aos colegas. A atenção dos professores a esse processo é fundamental para que este novo grupo se forme e inclua a todos. Atividades de conhecimento dos colegas como questionários da turma e dinâmicas de integração são boas dicas para os primeiros dias de aula.
Quando neste grupo tiverem crianças com deficiências ou necessidades especiais é imprescindível tratar deste assunto com todos, apontando como devem proceder e quais comportamentos são esperados. A clareza sobre a dificuldade da criança e como os demais colegas podem auxiliar em sua adaptação são fundamentais para este primeiro contato. Em relação a isso, também é fundamental esclarecer as famílias, pois as crianças farão relatos em casa dos acontecimentos na escola. Todos os pais deverão estar cientes da proposta da escola e de seus resultados para ter conhecimento de como o trabalho com as crianças e jovens está sendo direcionado.
Segundo a diretora Raquel, um dos melhores presentes para os pais é ver seu filho despedir-se com um sorriso no rosto, ou mesmo nem querer ir embora da escola na hora combinada. Isto revela que ele está se sentindo bem no ambiente escolar.
No primeiro dia de aula, a criança e o adolescente vão encontrar antigos colegas e professores, mas também novas pessoas. Quanto mais seguros e confiantes estiverem, melhor será o início de mais um ano.
Para a adaptação bem sucedida dos pequenos, da Educação Infantil, é imprescindível a confiança, segurança e parceria dos pais no processo de adaptação. Aliados neste momento especial são o olhar atento da professora e o apoio da escola no que se refere a estrutura.
"Frente ao novo universo da escola, desconhecido e por isso assustador, a criança terá que ser "conquistada", precisará reconhecer que aquele é um bom lugar para estar, tão seguro quanto a sua casa e que a professora/ monitora que ficará com ela durante este período será alguém em quem ela deve confiar, contar e amar", avalia a psicopedagoga Raquel Liane da Silva, diretora da Escola Cristã de Educação Fundamental Reverendo Olavo Nunes que tem início das aulas confirmado para o dia 22 de fevereiro.
Neste período de retorno, dependendo da criança e de sua necessidade, com objetivo de adaptação ou readaptação da criança, podem ser feitos alguns ajustes na rotina escolar como, por exemplo, maior tempo de brincadeira na pracinha - uma vez que é um lugar prazeroso para grande parte das crianças; atividades dinâmicas - que despertem atenção; um pouco mais de colo e aconchego para os pequenos - com maior apoio às necessidades básicas, como sentar no colo da professora na hora da rodinha, auxílio no almoço e deitar junto na hora do soninho. Gradativamente a criança vai se inserindo na rotina escolar e nos procedimentos da escola de forma natural e saudável.
Vale lembrar que para isso não há tempo pré-determinado, depende de cada criança. Novamente a parceria da família com a escola é imprescindível.
Para as crianças maiores contará muito a aceitação no grupo. Assim, a confiança é muito importante para que o aluno não se sinta diferente ou em desvantagem frente aos colegas. A atenção dos professores a esse processo é fundamental para que este novo grupo se forme e inclua a todos. Atividades de conhecimento dos colegas como questionários da turma e dinâmicas de integração são boas dicas para os primeiros dias de aula.
Quando neste grupo tiverem crianças com deficiências ou necessidades especiais é imprescindível tratar deste assunto com todos, apontando como devem proceder e quais comportamentos são esperados. A clareza sobre a dificuldade da criança e como os demais colegas podem auxiliar em sua adaptação são fundamentais para este primeiro contato. Em relação a isso, também é fundamental esclarecer as famílias, pois as crianças farão relatos em casa dos acontecimentos na escola. Todos os pais deverão estar cientes da proposta da escola e de seus resultados para ter conhecimento de como o trabalho com as crianças e jovens está sendo direcionado.
Segundo a diretora Raquel, um dos melhores presentes para os pais é ver seu filho despedir-se com um sorriso no rosto, ou mesmo nem querer ir embora da escola na hora combinada. Isto revela que ele está se sentindo bem no ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário