Para
Gabriel Rossi, especialista em marketing, primeiros dias da nova gestão mostram
equívocos em sequência para a imagem da presidente
Dilma Rousseff terminou seu primeiro
mandato como presidente do Brasil com ações animadoras. Parecia ter se
convencido de que o País necessita de uma gestão macroeconômica eficaz, casada
com o desenvolvimento, e demonstrava estar montando um time de ministros de
primeira, com capacidade técnica para colaborar com o segundo mandato. Lá se
foram sete dias da nova gestão, e já é possível listar 5 erros da mandatária
para sua imagem, de acordo com avaliação do especialista em marketing Gabriel
Rossi.
“O ponto mais gritante é a reprimenda
que tornou-se pública no ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. A ação o
desmoralizou perante colegas e especialistas. Foi um sinal nada animador para
quem entrou no governo agora. Aí já são dois erros: sujeitar um ministro
importante a isso e passar a imagem aos demais de que não tolera iniciativas
sem sua aprovação”, avalia Rossi, ao lembrar que Barbosa teve de voltar atrás,
via nota oficial, após anunciar que o governo enviaria ao Congresso um novo
modelo de reajuste do salário mínimo que passaria valer a partir de 2016.
Em seu discurso de posse Dilma já
pisou na bola, segundo o especialista. “Ela não fez mea culpa e não se
preocupou em apontar problemas para em seguida indicar soluções. Isso soa
como arrogância”, diz.
“Houve também outro erro: seu
discurso foi fraco. Podemos enumerar frases de discursos históricos. O dela
passou despercebido pela maioria das pessoas. Faltou entusiasmo. Começamos um
novo período, e faltou um alento, até mesmo a quem votou nela”, completa Rossi.
A estada de Dilma na Bahia também não
pegou bem. “A presidente tem todo direito a férias, claro. Mas a ida ao estado
baiano repercutiu mal. Ficou a imagem que para ela o país está muito bem”,
conta Rossi. “É diferente do que os governadores mostraram em seus Estados. Em
São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou a mesma medida já dita três ou quatro
vezes, de corte de gastos. Mas sabe que sua imagem está ligada a alguém que
trabalha e se preocupa com o Estado”, comenta Rossi.
Para o especialista em marketing, é
claro que a imagem de Dilma não será estabelecida por este início de gestão.
“Mas ela precisa mudar o rumo de suas ações. O começo foi preocupante, não só
para ela”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário