Pesquisar no Blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014


Instituto Lado a Lado Pela Vida lança Setembro Vermelho

PRNewswire/ -- A cada minuto morre uma pessoa vítima de doenças cardiovasculares no mundo. As chamadas DCVs foram responsáveis por 30% de todas as mortes em 2010, comparados com 25% em 1990, de acordo com o estudo sobre a Carga Global da Doença feito pela Organização Mundial da Saúde. Estas doenças geram um custo de mais de US$ 850 bilhões. No Brasil, o quadro não é diferente: 33% dos óbitos no País são ligados ao coração.

Pensando em reverter esta estatística, o Instituto Lado a Lado Pela Vida lança o movimento "Setembro Vermelho", de conscientização sobre as doenças cardiovasculares. O mês foi escolhido pois em 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. O objetivo é que, através de conteúdos informativos e ativações em empresas e locais de grande circulação, a população saiba evitar o desenvolvimento das doenças do coração, conheça os principais fatores de risco e como mudar hábitos do dia a dia para levar uma vida saudável.

"Criar uma campanha para atuar na prevenção das doenças do coração é importante, pois a população, com informação, pode mudar seu modo de vida, multiplicar este conhecimento e salvar vidas", ressalta Marlene Oliveira, presidente do Instituto.

Os fatores de risco estão presentes no cotidiano da população, como obesidade, tabagismo, consumo excessivo de sal e sódio, estresse e aumento de casos de pressão alta.

Pesquisas feitas em países desenvolvidos atribuem entre 50% e 60% da queda na mortalidade resultante de doença cardíaca nas últimas décadas à redução dos fatores de risco.

"A maioria das pessoas procura o médico quando fica doente. Queremos que façam exames preventivos, busquem mudar hábitos, pratiquem exercícios físicos, alimentação saudável e busquem ter menos estresse no trabalho para melhorar a saúde do coração", afirma o cardiologista Marcelo Sampaio, Chefe do Ambulatório de Biologia Molecular do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia e do board do Instituto Lado a Lado.

Instituto Lado a Lado pela Vida

Criado em 2008 é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de interesse público (OSCIP). Desenvolve projetos além de apoiar e implantar ações no campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão.

As ações são desenvolvidas em espaços abertos, empresas, hospitais, entre outros.

São utilizados diferentes meios de comunicação como materiais informativos customizados, conversas informais, mídias sociais, sites e blogs, a fim de alcançar um grande número de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados