Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de setembro de 2014


Colégio Rio Branco apresenta o Musical
“Grease: Nos tempos da Brilhantina”

A ideia do projeto é ser um multiplicador cultural em outras escolas.
Indicado para o público adolescente e adulto, a entrada para superprodução é um brinquedo novo ou em bom estado
O Colégio Rio Branco, unidade Higienópolis, realizará nos próximos dias 05 e 06 de setembro, sexta-feira e sábado, às 20h, apresentações do musical “Grease: Nos tempos da Brilhantina”, inspirado no famoso espetáculo da Broadway e no filme que foi sucesso de bilheteria em todo o mundo no final dos anos 1970.
A realização do musical envolveu um processo de seis intensos meses de ensaios com um elenco formado por professores e alunos, que somam cerca de 40 pessoas e foi idealizado pelo ator e ex-aluno, José Vinícius Toro, 18, após uma temporada de estudos sobre espetáculos musicais nos EUA. Assim, unindo o know-how artístico de alguns estudantes e a inspiração internacional, um grupo de alunos e ex-alunos percebeu a importância de valores culturais e propôs algo que vai muito além de um grupo de atores-alunos que cantam e dançam.
Durante todo o processo que permeou o projeto, foram desenvolvidos vários workshops ministrados por professores da casa, os quais trabalharam temas teóricos como: a sociedade do consumo, história do musical Grease, os jovens dos anos 50, pós-guerra, anos dourados, surgimento do Rock’n roll, entre outros.
Acreditou-se que a contextualização do tempo e das características da sociedade daquela época seria fundamental para uma boa compreensão da obra e aprendizado acadêmico. Munidos dessa base teórica, e como grande diferencial, os próprios alunos estabeleceram oficinas semanais de canto, dança e interpretação, além de staff para direção, produção, preparação de voz, iluminação, figurino, maquiagem e etc – uma organização digna de uma escola real de teatro.
Os alunos atuaram como jovens protagonistas e empreendedores da arte. Como pré-requisito e critérios para a seleção e participação no musical, estava o comprometimento, tanto com as aulas e notas, como com a própria preparação para a peça.. Eles também atuaram como diretores e preparadores dos professores que participarão como atores.
Trata-se de um projeto de formação: não artística, mas humana. Diante desses valores, o grupo realizou uma apresentação piloto para a comunidade do CEU Jaguaré, onde, além de muito bem recebidos conseguiram conquistar inúmeros sorrisos de crianças que nunca tiveram acesso a este tipo de cultura.
A ideia do projeto também é ser um multiplicador, artístico e pedagógico, em outras escolas e centros culturais. Dessa forma, seguindo as práticas de escolas americanas, os alunos do Colégio Rio Branco apresentarão um espetáculo que vai muito além da arte, pois expressa também o crescimento individual. 

Dias 05 e 06 de  Setembro de 2014, quinta e sexta-feira
COLÉGIO RIO BRANCO 
Av. Higienopolis 996 - São Paulo SP
Inscrições no site:
www.crb.g12.br

“O musical ajuda os alunos a fazer conexões através de uma variedade de assuntos. Os professores podem usar o musical como contexto no ensino de história, ciências e inglês. [...] O sucesso do trabalho realizado nas montagens musicais das escolas americanas podem ser medidos em autoconfiança, disciplina, caráter, cooperação, habilidades cognitivas, autoestima e habilidade de colaboração social incutido nas crianças e adolescentes que participam, bem como dominar as diversas habilidades necessárias para a criação de um musical.” (Apresentação de projetos para High School - Cost-Effective Program with Benefits for All – MTI KID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados