Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

18 de setembro: Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma



Referência internacional no tratamento desse tumor ocular, o mais comum na infância, a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) promove campanha em prol do diagnóstico precoce do retinoblastoma, que tem cura em 90% dos casos
 Comemorado em 18 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância. O objetivo da campanha é salvar a visão e a vida de milhares de pequenos Brasil afora. Isso porque o retinoblastoma pode causar cegueira e até levar a criança à morte.







Além disso, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor. O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em 90% dos casos.
O oncologista pediátrico Sidnei Epelman, presidente da TUCCA e diretor do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, explica por que o diagnóstico precoce desse tumor deve ser priorizado. “É fundamental detectar o quanto antes a doença, não só para que o câncer seja curado, mas também para preservar o olho da criança.”
O incentivo à adoção do teste do olhinho pelos pediatras é outra bandeira da campanha. Esse exame simples pode levantar a suspeita da existência do tumor, algo a ser confirmado por um oftalmologista por meio do exame de fundo de olho. Em estágio avançado, o retinoblastoma muitas vezes é revelado em uma simples foto com flash, pois o olho afetado aparece com uma mancha branca, que pode ser o reflexo tumor.




 A TUCCA é referência internacional no tratamento do retinoblastoma. Para falar sobre essa experiência bem-sucedida da Associação, Sidnei Epelman participará no dia 18 de setembro da celebração dos 100 anos do Centro de Retinoblastoma do Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York. O especialista foi o único oncologista brasileiro convidado para o evento.
A TUCCA, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, mantém o Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, que funciona no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital, localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
 “Realizamos o atendimento integral das crianças com retinoblastoma, sem qualquer custo ao paciente ou à sua família. Atendemos todas as necessidades em termos de diagnóstico, tratamento e reabilitação”, destaca Epelman. 

 


 Saiba mais sobre o retinoblastoma no infográfico: http://www.tucca.org.br/pdf/infografico_retinoblastoma.pdf



A ação:
A TUCCA vai lembrar o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma com ação que valoriza o sentido mais afetado pela doença: a visão. Durante cinco minutos, no dia 18 de setembro, alguns dos principais pontos turísticos e monumentos do país terão suas luzes apagadas simultaneamente. A Sala São Paulo e o Conjunto Nacional, em São Paulo; a Torre de TV Digital, em Brasília; e a Fundação Sara, em Belo Horizonte; são alguns dos locais que participam da campanha de diagnóstico precoce do retinoblastoma.

Sobre a TUCCA
A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 16 anos de atividade, já assistiu mais de 2.000 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice até 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. A TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados. Além do tratamento, atua também em pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família desde o momento que chegam à TUCCA até que fiquem completamente bem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados