Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Grana abandonada: 5 dicas para poupar o dinheiro esquecido e investir a longo prazo

 BC libera consulta de valores a receber de instituições financeiras; especialista em finanças mostra como poupar e definir prioridades


 

Cerca de R 6 bilhões para aproximadamente 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões para pessoas jurídicas estão parados em bancos e instituições financeiras de todo o país, esperando serem sacados. Esse dinheiro pertence a clientes, mas muitas pessoas ou empresas nem sequer sabem que possuem esses recursos. E já pode ser consultado no Banco Central para qualquer cidadão verificar possíveis valores a receber de instituições financeiras. O serviço é disponibilizado por um site exclusivo para as consultas ao Sistema Valores a Receber.

 

Segundo Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, é necessário que os brasileiros mudem os seus hábitos de consumo e aproveitem esse dinheiro para poupar ou investimentos essenciais. “É um momento de se reorganizar e definir as prioridades, gastando o menos possível, ou seja, usar o dinheiro apenas para as necessidades reais, e poupar o que sobrar para investir com segurança. O mais importante é se atentar para não entrar no vermelho. Pensando nisso, a executiva elencou algumas dicas de como poupar dinheiro e começar a investir. 

 

Defina um objetivo ou tenha um bom motivo

É preciso estabelecer o motivo pelo qual está poupando o dinheiro, e, entender que poupar, como a própria palavra diz, é abrir mão de certos “luxos”, para poder guardar um dinheiro a mais que sobra na conta no final do mês, como possível garantia de conforto para um futuro breve. Seu objetivo pode ser comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem ou simplesmente guardar pensando em uma garantia no futuro caso perca um emprego, etc. 

 

Ter conhecimento do quanto gasta fixo todo mês

Ao dar início no mês, já coloque na ponta do lápis quais são os gastos cruciais mensais, já calcule também o quanto pode usar em 4 semanas para “luxo” e saídas, e, já tire da conta o que sobrar para poupar e não ter risco de usar. Além disso, com essas contas, é possível também analisar se consegue cortar alguns desses gastos ou adiá-los. 

 

Defina um valor mensal para poupar

Depois de fazer as contas fixas, é possível estabelecer um valor mensal para retirar e, se possível, investir. Não importa se for apenas 50 reais, o importante é se educar para poupar impreterivelmente todo mês. E claro, se for possível colocar em determinado mês além do estabelecido, melhor ainda. O que não pode deixar acontecer, é não colocar ou colocar menos do “combinado”. 

 

Faça um investimento

Guardar dinheiro na gaveta ou na poupança não é um ato recomendável, pois o rendimento é muito pequeno. Porém, já é melhor do que não guardar nada. O recomendado é fazer um investimento no mercado, mas, para isso, vale avaliar qual seu perfil de investidor com um profissional da área, que irá te instruir sobre investimentos seguros e acessíveis. A ideia é já tirar o dinheiro da conta assim que receber o salário ou a renda mensal e colocar nesses canais. 

 

Não crie novas dívidas e evite cartões de crédito

É importante se policiar para não precisar incluir um novo gasto mensal desnecessário que coloque em risco o dinheiro do investimento estabelecido, ou, ainda pior, fazer com que se torne uma dúvida. Além disso, não ter em mãos o cartão de crédito como opção, assim não se perde o controle daqueles gastos mensais. A ideia é já no início do mês separar o dinheiro para cada data, conta ou “evento” e manter esse compromisso com você mesmo. 

 

Simplic


Como não se transformar em mais uma vítima de golpes financeiros

Especialista em fraudes financeiras dá orientações para que pessoas não integrem grupo de milhões de pessoas que já caíram nesse tipo de crime no Brasil 


Cada vez mais sofisticadas, com visuais, apresentações e estratégias de marketing beirando o profissionalismo, as pirâmides financeiras têm se tornado um dos principais golpes financeiros praticados no país, fazendo com que milhões de brasileiros sejam vítimas e amarguem enormes prejuízos – para muitos, investimentos juntados por toda a vida. Recentemente, jogadores que atuavam no Palmeiras novamente jogaram luz ao tema, quando anunciaram terem sido vítimas desse tipo de crime. 

Seduzidas pelos ganhos anunciados e prometidos, pessoas das mais variadas idades, classes sociais, regiões e escolaridades se juntam diariamente à massa de vítimas desses golpes. Como, então, fazer para não se transformar em mais um alvo de quadrilhas de golpistas? 

Jorge Calazans, advogado criminalista, sócio do escritório Calazans e Vieira Dias, especialista na defesa de investidores vítimas de fraudes financeiras, indica o trio ideal de cuidado, que envolve desconfiança, precaução e informação. 

 “No mundo dos investimentos, não há milagres, fórmulas exatas e caminho certo para o lucro em larga escala. Por isso, a primeira coisa a ser feita é desconfiar de promessas de ganhos bem diferentes daqueles praticados pelo mercado, principalmente aquelas que dizem garantir altos retornos em curto espaço de tempo. Trata-se de uma tentativa de sedução, característica comum em todas as formações de pirâmides financeiras”, alerta Calazans. 

O advogado ressalta que a precaução é outra arma importante de defesa. “As pessoas sabem que qualquer alta rentabilidade em investimento vem acompanhada de riscos. Então, antes de entregar seu dinheiro em qualquer forma de investimento, previna-se, buscando o máximo de informação. Qualquer empresa ou corretora que atua nessa atividade deve estar devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ou ter a dispensa da autarquia. Assim, verifique se o CNPJ da corretora que está realizando o contato está cadastrado e regularizado na CVM. Trata-se de item obrigatório antes de avançar qualquer passo”.  

Por fim, Calazans orienta que as pessoas não se deixem iludir pelo profissionalismo das apresentações. “Hoje, a tecnologia permite que essas quadrilhas programem layouts, planilhas e dados de brilhar os olhos, mas tudo com informações falsas somente para atrair as vítimas. Novamente, desconfie, seja precavido e invista tempo na busca de informações, cuidados fundamentais para não entrar nesse universo de vítimas que aumenta a cada dia no país”, conclui. 

 

As principais habilidades de negócios para 2023 e como aprendê-las

Por que profissionais em todos os cargos devem aprender habilidades de negócios

 

Há um tempo, era comum que os profissionais tivessem papéis fixos e funções rigorosamente definidas nas organizações – mas o ambiente de trabalho está em constante evolução e, hoje, um profissional de sucesso precisa ter uma série de habilidades, não só as óbvias para a sua função.

Algumas das habilidades que os profissionais estão aprendendo hoje são habilidades de negócios, como comunicação empresarial e gerenciamento de projetos. Com o objetivo de crescer na empresa, uma analista de marketing pode se interessar por um curso de liderança, por exemplo, mesmo que tenha acabado de entrar no mercado de trabalho. Na Udemy Business, braço de treinamento corporativo da Udemy, vemos os profissionais aprimorarem as suas habilidades de forma eficaz, ao fazerem cursos.


Da mesma forma, essa mesma analista de marketing pode se interessar por gerenciamento de projetos para tornar o dia a dia da equipe mais fácil. Esses tipos de habilidades de negócios cresceram muito em demanda levando em conta que muitas empresas continuaram trabalhando em modelo híbrido.


Quer saber quais são as dez habilidades de negócios mais consumidas no último ano e que continuarão em alta em 2023? Um relatório recente da Udemy Business aponta:

 

1. Comunicação

Saber se expressar de forma eficaz é uma competência muito buscada entre os profissionais. Esta é uma habilidade relevante tanto para o ambiente profissional quanto para a vida pessoal.

 

2. Gerenciamento de projetos

Este é um conjunto de práticas utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma empresa. Adquirir habilidades de gerenciamento de projetos é uma oportunidade para quem deseja crescer na carreira.

 

3. Liderança

É possível, sim, aprender a ser um bom líder. Defender e incentivar a equipe, servir de exemplo, delegar tarefas e definir objetivos são algumas competências de liderança que podem ser desenvolvidas com o tempo.

 

4. Metodologia ágil

Esta é uma maneira moderna de organizar e gerir projetos de forma mais produtiva, com o objetivo de obter resultados mais eficientes sem perder a qualidade do produto final.

 

5. Scrum

O Scrum é uma estrutura ágil de gerenciamento de projetos. Na ferramenta, os projetos são divididos em ciclos, chamados de sprints. As equipes precisam concluir esses ciclos num determinado tempo, geralmente um mês.

 

6. PMP 

Esta é uma certificação profissional reconhecida internacionalmente, oferecida pelo Project Management Institute. Ou seja, é mais uma habilidade relacionada ao universo de gerenciamento de projetos.

 

7. Comunicação empresarial

Este item diz respeito às estratégias de comunicação usadas pelos funcionários interna e externamente para melhorar a imagem e os resultados de uma empresa.

 

8. Análise de negócios

Esta habilidade está relacionada à análise de tendências, à criação de produtos, ao branding e ao rebranding e a ter atenção em entender o momento da empresa e em como encontrar novos caminhos.

 

9. Reuniões

Passada a pandemia, as reuniões online estão aqui para ficar. Com a maioria dos profissionais usando várias plataformas e precisando realizar reuniões com mais eficiência, esta habilidade pode ser útil para todos os profissionais.

 

10. Gestão por competências

Destinado para a área de RH, este é um sistema para identificar e gerir perfis profissionais que tenham compatibilidade com uma vaga de emprego e que possam trazer retorno a uma empresa.

 

O relatório completo, chamado 2023 Workplace Learning Trends Report, traz mais informações sobre o que esperar do aprendizado corporativo neste ano e como os profissionais e empresas podem ficar à frente das três principais tendências que estão moldando a cultura corporativa do futuro.

 

Raphael Spinelli - diretor regional da Udemy para a América Latina


Frente ao histórico déficit de armazenamento de grãos no Brasil, silos-bolsa são opção para produtores

Uma das principais atratividades do sistema é sua relação custo benefício. Numa comparação com os silos metálicos estáticos redução de custos pode chegar até 53%, dependendo do tipo de cultura

 

 R$ 15 bilhões, este é o valor que o Brasil deveria investir anualmente para impedir o crescimento do déficit de armazenagem de grãos, que só para este ciclo de 2022/23, está estimado em 117 milhões de toneladas. Os números são da Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem de Grãos, departamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Mas o governo federal, por meio do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), disponibilizou somente R$ 5,13 bilhões para a safra atual.

Mesmo ocupando o quarto lugar no mundo na produção de grãos, no Brasil a falta de infraestrutura de armazenagem é um problema crônico do nosso agro. Estudo do ano de 2021, da  consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio, revela que só 14% das fazendas brasileiras têm armazéns de concretos ou silos metálicos, justamente pelo alto custo para se construir essas estruturas.

Essa ausência de uma infraestrutura de armazenamento obriga uma boa parte dos produtores brasileiros a venderem sua produção a preços mais baixos, diminuindo assim a lucratividade na safra. Como uma forma mais barata e ao mesmo tempo eficiente para contornar esse problema, pequenos e médios produtores têm recorrido aos silos-bolsas, ou silo bag, como também é chamado esse sistema de silagem que é composto basicamente por de grandes tubos flexíveis de polietileno.

“Esse método de armazenagem, tem ganhado força entre os produtos, principalmente pelo bom custo benefício tanto para grandes produtores que estão com excesso de produção quanto para os pequenos e médios produtores que querem armazenar por um período curto de tempo”, explica o gerente corporativo de Peças da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação - João Mendanha.

O gerente corporativo cita outro problema frequente enfrentado pelos produtores brasileiros que é a dificuldade de planejar a logística do transporte da safra, já que a grande maioria das fazendas depende de uma frota terceirizada para isso. “Muitas vezes a empresa que faz esse transporte não tem um caminhão disponível para buscar os grãos na propriedade no período de colheita, isso obriga o produtor a vender por um preço mais baixo, porque ao não ter como armazenar a produção, ela será perdida. Com o silo-bolsa, o produtor pode armazenar sua produção até conseguir organizar a demanda logística do transporte, ou simplesmente guardar os grãos até o momento em que as commodities irão estar num preço melhor”, esclarece Mendanha.


Custo benefício

O gerente corporativo da Pivot cita como uma das principais atratividades do armazenamento por meio do silo-bolsa a sua boa relação custo benefício. “Numa comparação com os silos metálicos estáticos, que são bastantes usados no Brasil, você tem uma redução nos custos totais, de implantação e operação, que chega  até 53%, no caso da soja, e até 60% no armazenamento do milho”, detalha João Mendanha.

Outra vantagem apontada pelo gerente é a possibilidade de setorização da produção. Seja pelo seu formato, composição e variedades de tamanho, o silo-bolsa é um sistema de armazenamento móvel por meio do qual o produtor pode separar sua produção de acordo com o tipo de grão. “Desse modo, podem ser divididos os grãos, de acordo com as datas de colheita, ou ainda, separar a produção levando em consideração as áreas de onde foram colhidas”, explica.


Governo de SP abre inscrições e levará até 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, na França

Divulgação

Em 2022, a missão empresarial para o evento foi a mais bem-sucedida do programa CreativeSP e terminou com a projeção de R$ 147 milhões em novos negócios

 

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, levará até 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, na França, realizado entre 16 e 27 de maio. Será a terceira missão de 2023 do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. As inscrições devem ser feitas pelo site da InvestSP.

No ano passado, a missão para o Festival de Cannes foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos de diversos setores. Projeções feitas pelas 10 empresas participantes indicam a geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista, valor quase 30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.

As empresas selecionadas têm a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para negociar. Ele reúne cerca de 12 mil visitantes de pelo menos 100 países, mais de 5 mil empresas e aproximadamente 4 mil filmes e projetos.

Os participantes do CreativeSP contam com um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de acesso a eventos de networking durante as missões e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. No Festival de Cannes de 2022, por exemplo, uma parceria com o Cinema do Brasil garantiu às empresas selecionadas um espaço exclusivo em um stand no Marché du Film.


Investimento contínuo

Em 2023, o CreativeSP já realizou duas missões, ambas para os Estados Unidos. Dez empresas paulistas puderam participar do South by Southwest (SXSW), evento de inovação realizado em Austin, e outras 10 da Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, realizado em São Francisco.

No ano passado, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento público no programa - e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças à participação nos eventos.


STF suspende a boa-fé no comércio do ouro

Decisão do ministro Gilmar Mendes transforma radicalmente a comercialização do ouro retirado pelos garimpos na Amazônia

 

A presunção da boa-fé permite que os compradores de ouro retirado dos garimpos – as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – apresentem como garantia de procedência apenas a palavra do garimpeiro de que a extração foi feita em área legal, ficando livres de qualquer responsabilidade caso seja provado o contrário. Ou melhor: permitia. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a boa-fé por entender que, neste caso, a legislação “inviabilizou o monitoramento privado ao desresponsabilizar o comprador, o que incentivou o mercado ilegal, levando ao crescimento da degradação ambiental e ao aumento da violência nos municípios em que o garimpo é ilegal". A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (04/04).

“É uma vitória imensa! A boa-fé é um dispositivo imoral em sua essência, que facilitou a lavagem de toneladas de ouro nos últimos anos. Foi esse dispositivo que permitiu a escalada do garimpo ilegal como vemos hoje. Agora, devemos ver, de fato, uma mudança radical no comércio do ouro brasileiro”, celebra Larissa Rodrigues, gerente de portfólio do Instituto Escolhas.

A decisão publicada pelo ministro cita o relatório Raio X do Ouro: mais de 200 toneladas podem ser ilegais, que aponta possíveis irregularidades na cadeia do ouro extraído na Amazônia. Além de suspender a boa-fé, a decisão também dá um prazo de 90 dias para que o Poder Executivo adote um novo marco normativo para a fiscalização do comércio do ouro, bem como medidas que inviabilizem a aquisição de ouro extraído de áreas de proteção ambiental e de Terras Indígenas 

No último dia 30, a Receita Federal já havia publicado uma instrução normativa para adoção de nota fiscal eletrônica na comercialização do ouro do garimpo, que passará a ser exigida em julho deste ano.


Empresas correm riscos de multa ao violar a Lei de Proteção de Dados.


A ANPD publicou a Resolução nº 4, que estabelece critérios sobre como será calculada a multa e demais sanções administrativas por violação da Lei nº 13.709/2018 (LGPD) — a chamada dosimetria. O Coordenador-Geral de Fiscalização, Fabricio Lopes, também destacou que já foi iniciada a fiscalização, que “vai concentrar seus esforços nos maiores agentes de tratamento de dados, mesmo que a empresa não tenha porte grande, mas que lide com alto volume de dados, como uma startup”. Algumas questões de especialistas sobre a Resolução nº 4 também foram debatidas na live da ANPD, realizado ontem (01/03). Advogados entendem que alguns conceitos da norma, que podem elevar o valor da multa, ficaram subjetivos, dando margem à interpretação, o que deve levar à judicialização. 

O evento abordou os conceitos de “volume” de dados ou dados em “larga escala” para a determinação da sanção, por exemplo. Segundo o coordenador-geral de normatização da ANPD, Rodrigo Santana, não foi delimitado um número ou um percentual exato para caracterizar esses conceitos porque, em razão da dimensão e diversidade no país, isso poderá variar. Na prática, terão que analisar caso a caso para determinar se houve ou não um vazamento de dados em larga escala. Contudo, Santana acrescentou que uma futura minuta buscará esclarecer mais conceitos da norma para que ela fique o mais objetiva possível. 

Em relação ao conceito de “faturamento”, que definirá o valor-base da multa, Santana explicou que, em caso de a empresa ter mais de uma atividade econômica e a infração envolver mais de uma atividade econômica da mesma companhia, “vai se abarcar todo o faturamento da empresa” para o cálculo da sanção. 

Quanto ao conceito de “dano relevante” da própria LGPD, que não teria sido detalhado na resolução, os especialistas repetiram o que diz o artigo 48 da lei: trata-se do dano decorrente de incidente de segurança que acarrete risco ou dano aos titulares dos dados. 

Por outro lado, os especialistas da ANPD apresentaram exemplos concretos do que seria a violação de direitos e garantias fundamentais. Disseram que pode ser o caso da exposição de dados que viole o direito à vida, por exemplo, ao trazer risco de vida para o titular dos dados. Ou viole o sigilo bancário, levando à fraude. Ou, ainda, que resulte em recriminação de conduta do titular pela sociedade, o que seria uma espécie de dano moral. Na live, os coordenadores da ANPD lembraram também que empresas, ONGs ou órgãos públicos poderão ser fiscalizados "de ofício", ou seja, sem que tenha ocorrido uma provocação. 

Diante deste cenário, a Data Protection Brasil é uma valiosa assessoria para auxiliar as empresas na conformidade com a LGPD e na proteção dos dados pessoais de seus clientes e funcionários. Temos as melhores soluções para lhe auxiliar nesse processo, fale com nossos especialistas e se adeque à LGPD.

Acesse a matéria na integra no site Valor Econômico


Defasagem das aprendizagens e o desinteresse são os principais desafios na educação de São Paulo, segundo docentes

A pesquisa, fruto da parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente, ouviu mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil 

 

Resultados apresentaram a opinião dos docentes sobre os desafios da profissão e quais devem ser as prioridades para as escolas e secretarias, além de destacar temáticas relacionadas à valorização profissional e à progressão de carreira docente

 

Uma pesquisa de opinião, que ouviu professores da rede pública do estado de São Paulo, revela que 32% dos docentes têm como principal desafio a defasagem das aprendizagens dos estudantes.  O levantamento foi encomendado ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente e ouviu 6.775 professores de escolas de ensino regular da rede pública (municipal e estadual) de todo o Brasil. Entre os destaques, o estudo explorou as prioridades das secretarias de Educação na visão dos professores, além de dados sobre a progressão de carreira e a percepção sobre a profissão.

 

O segundo maior desafio em sala de aula, na visão dos professores, é o desinteresse dos estudantes (28%), o que pode ter sido agravada pela pandemia de Covid-19. A indisciplina dos alunos é o terceiro elemento mais mencionado por professores paulistas, com 20% dos apontamentos.

 

Como resposta a essas questões, ainda apontaram quais seriam as prioridades que as secretarias de Educação devem adotar nos próximos anos, sendo as cinco primeiras: a oferta de apoio psicológico a professores e estudantes (19%); a promoção do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos (17%); o aumento do salário dos professores (16%); a promoção de programas de reforço e recuperação (15%); e a melhoria da infraestrutura escolar (12%).

 

“A implementação de programas de reforço e recomposição das aprendizagens é uma prioridade para enfrentarmos o cenário de aprofundamento das desigualdades enfatizado pelos professores.  São necessárias ações estruturadas nas distintas instâncias da gestão educacional, desde as secretarias, gestão das escolas até novas práticas pedagógicas na sala de aula para dar conta dos desafios. Também é importante fortalecer o diálogo e a articulação entre o governo federal e estados e municípios para avançar com a oferta de ensino integral e a Busca Ativa para alcançar, especialmente, os estudantes mais prejudicados com o fechamento das escolas em razão da pandemia de Covid-19”, afirma a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes.

 

As entrevistas foram realizadas entre julho e dezembro de 2022 e permitem compreender a percepção dos docentes brasileiros sobre diferentes questões da Educação Básica.


 

Trajetória profissional


O levantamento de opinião revelou que 13% concordam totalmente que os atuais cursos de graduação de Pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os docentes para o início da profissão, sendo que, na média nacional, o percentual de docentes que têm essa afirmação é de 19%.

 

Os cursos presenciais formam docentes mais preparados de acordo com 83% dos entrevistados. Apesar dessa visão, seis a cada 10 professores (61%) graduados no Estado em 2020 estudaram à distância. Além disso, 58% afirmam não terem recebido orientação específica em seu primeiro ano de docência, quando estudos demonstram que a curva de aprendizagem é muito mais alta nos cinco primeiros anos de prática.


 

Percepções


Apenas 8% dos entrevistados concordam (4% totalmente e 4% em parte) que, no Brasil, os professores são tão valorizados quanto médicos, engenheiros e advogados. A grande maioria dos docentes (91%), sinalizam que gostariam de participar mais do desenho de políticas e programas educacionais de sua rede de ensino.

 

Apesar da baixa valorização e dos desafios da carreira, 8 em cada 10 entrevistados concordam que, se pudesse decidir novamente, ainda escolheria ser professor. Além disso, 88% afirmam totalmente que a maior satisfação na profissão é quando percebem que os alunos estão aprendendo.


 

Progressão da carreira


96% dos docentes concordam (69% totalmente e 27% em parte) que a progressão na carreira deve vir por meio da melhoria da prática pedagógica. Em outras palavras, esses profissionais acreditam que professores que conseguem garantir melhores condições de aprendizagem para os estudantes devem avançar mais rápido na carreira. 47% discordam de que seus planos de carreira atendem suas expectativas de crescimento profissional. Hoje, em geral, professores avançam na carreira por titulação e tempo de serviço.


 

 

Sobre o Itaú Social


O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha soluções para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira e para a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação está pautada na formação de profissionais da educação e na realização de pesquisas e avaliações. www.itausocial.org.br

 

Sobre a pesquisa

Como parte da iniciativa Educação Já – agenda sistêmica que apresenta diagnósticos e propostas para o enfrentamento dos principais desafios da Educação brasileira – o Todos Pela Educação tem realizado um amplo processo de escuta com atores da comunidade escolar. Em 2022, outras pesquisas captaram as percepções de alunos e diretores de escolas públicas de todo o país. O intervalo de confiança da pesquisa com professores encomendada ao Ipec é de 95% e a margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos sobre os resultados analisados considerando o total da amostra.


Pausa no desenvolvimento de Inteligência Artificial traz preocupações e interesses

 

A carta aberta, assinada por cientistas e endossada por executivos de empresas como Microsoft, Google, Amazon, Meta e Tesla na última semana, pedem uma pausa de seis meses no desenvolvimento de novas tecnologias em Inteligência Artificial (IA), como o GPT-4, mais avançado que o ChatGPT.

Eles questionam sobre a possibilidade de diminuição do ritmo de desenvolvimento da IA, ou mesmo a criação de restrições, eles afirmam que a tecnologia pode trazer riscos e pedem a melhoria de transparência, governança e as medidas protetivas.

Para Carlos Rafael das Neves, professor de Sistemas de Informação da ESPM e especialista em Arquitetura de Software, o pedido demonstra claramente que os especialistas perceberam a possibilidade de um cenário não muito agradável no presente/futuro. “Para o mundo real, esse panorama pode ser o pior possível. A sociedade deve ser capaz de enxergar os reais impactos causados pelas novas tecnologias no seu dia a dia”, diz.

O especialista analisa que a IA avança rapidamente e traz resultados que podem ser positivos, negativos ou numa forma combinada entre os dois. “Os algoritmos que regem as inteligências artificiais devem ser 100% públicos e transparentes. Contudo, isso nem sempre será possível, visto que os algoritmos constituem o núcleo dessas inteligências, e, em um mercado com diversas empresas disputando uma corrida desenfreada em busca de melhores algoritmos, sua divulgação pode significar a entrega da tecnologia empregada a concorrência”, diz.

Neves também destaca que deve ser avaliada toda e qualquer inteligência artificial, para não prejudicar a sociedade mundial. “A rápida substituição da mão de obra humana, de uma parcela considerável de profissionais, por ferramentas automáticas pode causar ondas de desemprego e pobreza em massa, pois a velocidade com que essas mudanças podem ocorrer torna impensável a possibilidade de realocação profissional”.

A carta repercutiu fortemente no cenário global, e apenas dois dias após o assunto viralizar na internet, a Itália tornou-se o primeiro país a banir o Chat GPT. As autoridades italianas justificaram a decisão alegando recolhimento ilegal de informações pessoais por parte do sistema de IA.

“A criação de um marco regulatório e mecanismos de governança podem contribuir para mitigar os riscos associados à tecnologia e garantir que seus benefícios sejam amplamente compartilhados. Há necessidade de preparar a sociedade para essas mudanças é urgente e inadiável”, afirma.

 

Fonte: Carlos Rafael das Neves, professor de Sistemas de Informação da ESPM e especialista em Arquitetura de Software


Destine corretamente as embalagens dos ovos de Páscoa para reciclagem

Divulgação
Coopermiti possui unidade para reciclagem de embalagens pós-consumo

 

No próximo domingo acontece a Páscoa que é tradicionalmente marcada por um aumento no consumo dos tradicionais ovos de chocolate. Embalados em diferentes materiais, como papelão, plástico, fita decorativas em tecido e alumínio, os ovos são responsáveis por uma grande quantidade de resíduos que acabam sendo despejados no meio ambiente.

A Coopermiti, primeira cooperativa especializada em lixo eletrônico e que também possui uma unidade para reciclagem de embalagens pós-consumo, alerta para a importância de destinar corretamente as embalagens.

“A reciclagem de embalagens de ovos de Páscoa garante a diminuição de lixo acumulado nos aterros, além de proporcionar economia de energia, água e matéria-prima, pois é possível transformar os materiais reciclados em novos produtos”, declara Alex Pereira, presidente da Coopermiti.


Onde descartar

É fundamental descartar as embalagens usadas em locais adequados para a coleta seletiva, garantindo que o material será destinado para a reciclagem. O processo de reciclagem desse material é simples e consiste na separação das camadas, higienização e desinfecção, permitindo a produção de novos produtos.

Após separar corretamente as embalagens, basta encaminhar para uma cooperativa, como a Coopermiti, que efetuará a gestão dos resíduos recicláveis secos. Para empresas, residências e condomínios que possuem excesso de embalagens a Coopermiti oferece o serviço de retirada.

Coopermiti - embalagens pós consumo
Rua Soldado José Vivanco Solano, 289
Parque Novo Mundo | São Paulo – SP – CEP: 02144-040
Mais informações: https://coopermiti.com.br/contato/


Tendências em hospedagem e gestão de sites: quais são as últimas tendências do setor e como as empresas estão se adaptando a elas.


Nos últimos anos, temos visto uma mudança significativa na forma como os sites são hospedados e gerenciados. Com a rápida evolução da tecnologia e as demandas crescentes dos usuários, é essencial que os provedores de hospedagem e gestão de sites acompanhem as tendências emergentes e ofereçam soluções inovadoras para atender às necessidades em constante evolução dos usuários da web.

 

Uma das tendências mais notáveis ​​em hospedagem de sites é a crescente popularidade dos serviços em nuvem. A hospedagem em nuvem é uma solução flexível, escalável e acessível que permite aos usuários hospedar seus sites em servidores remotos. A nuvem oferece muitas vantagens, incluindo alta disponibilidade, segurança aprimorada, backup e recuperação de dados confiáveis ​​e tempos de resposta mais rápidos. 

 

Outra tendência importante é a mudança para plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais intuitivas e amigáveis ​​ao usuário. CMSs como WordPress, Wix e Squarespace oferecem uma variedade de recursos que tornam o gerenciamento de sites muito mais fácil para usuários com pouco conhecimento técnico. Essas plataformas oferecem templates personalizáveis, ferramentas de edição visual e integração de mídia social, facilitando a criação e gerenciamento de sites.

 

Além disso, a tendência em direção a soluções móveis responsivas continua a crescer. Com mais usuários acessando a web por meio de dispositivos móveis, os provedores de hospedagem e gestão de sites devem garantir que seus serviços sejam otimizados para funcionar em dispositivos móveis. A experiência do usuário é crucial e é importante que os sites sejam bem projetados e apresentem uma navegação fácil e rápida em dispositivos móveis.

 

Outra tendência emergente é a crescente adoção de tecnologia de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) em hospedagem e gestão de sites. A IA e o ML podem ser usados ​​para otimizar sites para mecanismos de busca, personalizar a experiência do usuário, automatizar processos de gerenciamento de sites e identificar problemas de desempenho do site. À medida que a tecnologia avança, é provável que veremos ainda mais aplicações de IA e ML na hospedagem e gestão de sites.

 

A segurança continua a ser uma prioridade para os provedores de hospedagem e gestão de sites. Com o aumento de ataques cibernéticos e violações de dados, é essencial que os provedores ofereçam recursos de segurança robustos para garantir a proteção dos sites dos usuários. As soluções de segurança incluem certificados SSL, firewalls, detecção de malware e backup e recuperação de dados.

 

No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher o provedor de hospedagem e gestão de sites certo. É importante que os usuários realizem pesquisas e avaliem cuidadosamente suas opções antes de tomar uma decisão. Fatores como suporte ao cliente, SLA, preços e recursos de segurança devem ser considerados ao escolher um provedor.

 

Além disso, é essencial que os usuários entendam suas próprias necessidades e prioridades em relação à hospedagem e gestão de seus sites. Por exemplo, se um usuário está procurando por um serviço fácil de usar e não tem conhecimento técnico avançado, uma plataforma CMS pode ser a melhor opção. Por outro lado, se um usuário precisa de um alto nível de personalização e controle sobre o servidor, uma hospedagem em nuvem pode ser a melhor escolha.

 

As tendências em hospedagem e gestão de sites estão evoluindo rapidamente para atender às necessidades em constante mudança dos usuários da web. É importante que os provedores de serviços continuem a inovar e oferecer soluções mais eficientes e personalizadas. Ao mesmo tempo, os usuários devem estar cientes de suas próprias necessidades e prioridades ao escolher um provedor de hospedagem e gestão de sites e realizar pesquisas cuidadosas para encontrar a melhor opção para suas necessidades. 

 

Roberto Martins - especialista em Cibersegurança


Páscoa 2023: Cerca de 21 milhões de paulistas irão às compras de chocolate

Número de compradores é 6% maior em comparação com o mesmo período do ano passado

 

A Páscoa é sinônimo de alegria, celebração em família e chocolate. A data é marcada pelos presentes distribuídos a crianças, adultos e idosos através do doce feito de cacau mais tradicional do mundo; são ovos, bombons, trufas e sobremesas recheadas de muito chocolate.

De acordo com um levantamento feito pela CNDL/Brasil, em parceria com o instituto de pesquisas Offerwise e a FCDL-SP, o número de paulistanos dispostos a comprar alguma lembrança de páscoa subiu 6,4% em comparação com 2022, totalizando cerca de 21 milhões de possíveis compradores de ovos e afins.

Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP, destaca que o aumento ainda é um resquício do período de pandemia: “É tradicional do consumidor ir ao supermercado e vislumbrar aqueles corredores repletos de ovos de Páscoa, do chão ao teto, olhar as variedades e os preços. A exposição dos produtos aguça o desejo de compra; coisa que em época de lockdown não era possível”, comenta.  

Dentro do grupo de compradores, as mulheres entre 35 e 49 anos são as mais interessadas em presentear no período, com 70,3% de intenção de compra; já os homens ficam atrás com 65%. Consumidores da classe A e B representam a maior força de consumo no período, cerca de 85%; já as classes C/D/E marcam 62,7% nas compras para a Páscoa.

O levantamento aponta que em média cinco produtos serão adquiridos no período, um a mais em comparação com o ano passado; metade dos entrevistados pretendem comprar ovos de chocolate industrializados, cerca de 45% bombons industrializados, 43% ovos de Páscoa artesanais ou caseiros, 30% barras de chocolate industrializados e 29% desejam bombons e barras de chocolate caseiros.

Entre as pessoas que serão mais presenteadas na Páscoa estão os filhos (57%), em segundo lugar as mães (39%), em seguida o cônjuge (37%) e por último os sobrinhos (32%). A média de valor para os presentes em chocolate deste ano é R$15 maior que em 2022, totalizando R$231 em compras.

Para as formas de pagamento, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores pretendem pagar os chocolates à vista, com destaque para a modalidade de cartão de débito, com 42% de escolha; o PIX será utilizado por 35% das pessoas. Já 53% dos consumidores desejam parcelar as compras de Páscoa, esse método de pagamento pode ter em média até 4 parcelas, com destaque do cartão de crédito, que deverá ser utilizado por 32% dos clientes.

“A Páscoa é um excelente momento para movimentar o varejo quase na metade do ano. Desde o pequeno ao grande produtor ou varejista deve lucrar com o período”, finaliza Maurício.

 

Diagnóstico de Câncer garante isenção do IRPF a aposentados e pensionistas

Benefício legal é assegurado a contribuintes de acordo com a Lei nº 7.713/1988

 

A Lei nº 7.713/1988 vem garantindo a aposentados, pensionistas e militares da reserva diagnosticados com Neoplasia Maligna, ou seja, Câncer, como a doença é popularmente conhecida, a isenção de pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O beneficio legal, criado para facilitar a manutenção da vida de quem enfrenta esta grave moléstia, é válido também para contribuintes que já não apresentam os sintomas manifestos da enfermidade.

No entanto, muitas vezes os órgãos e entidades públicas responsáveis pela análise e deferimento deste tipo de pedido, atrelam a concessão ou não deste direito, a presença de indícios evidentes da neoplasia maligna. Não aprovando pedidos de quem esteja em remissão dos sintomas, ou seja, um paciente assintomático.  

A decisão, no entanto, causa desencontro com o entendimento já consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, através da Súmula 627, onde o STJ disserta sobre a não necessidade de que o contribuinte, para fazer jus à isenção de Imposto de Renda, precise apresentar sintomas contemporâneos da doença da qual é portador.

Em resumo, a Lei é clara quando afirma que aposentados, pensionistas ou militares da reserva, que possuem imposto retido diretamente na fonte, que são ou foram portadores de Neoplasia Maligna, ainda que em remissão ou já curados, possuem direito sim, à nulidade de pagamento do tributo, sem que exista a necessidade de comprovar a existência dos sintomas no momento em que o pedido for encaminhado.


Como comprovar a existência da patologia?

Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, para obter essa comprovação, o paciente deve procurar o clínico ou especialista que o acompanha no tratamento da enfermidade em questão, e solicitar o documento que comprove a existência da doença grave. Caso, o profissional da saúde que faz o acompanhamento do doente não possa emitir os documentos necessários, uma vez que, de acordo com exigência do Conselho Federal de Medicina, os mesmos só podem ser assinados por especialista na área, é possível buscar atendimento em outras unidades de saúde ou médicos específicos do campo de tratamento da patologia.


Direito Tributarista

Fabrício Klein é advogado e dirige o escritório Fabrício Klein Sociedade de Advocacia, que tem atuação em nível nacional. Mestre em Economia, pós-graduado em Direito Civil e em Direito e Economia, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é também pós-graduado na modalidade Master in Busisness Administration pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor de cursos de graduação e pós-graduação em Brasília e Porto Alegre. 

Links com informações adicionais

https://www.fabriciokleinadvocacia.com.br/artigos/aposentados-pensionistas-e-militares-inativos-diagnosticados-com-neoplasia-maligna-cancer-tem-direito-a-isencao-do-irpf-mesmo-quando-curados/

https://www.fabriciokleinadvocacia.com.br/artigos/irpf/aposentados-e-pensionistas-diagnosticados-com-cancer-neoplasia-maligna-tem-direito-a-isencao-de-imposto-de-renda-irrf/


Posts mais acessados