Pesquisar no Blog

domingo, 21 de julho de 2024

Espadrilles: as sandálias preferidas da realeza ganham força no verão europeu

A clássica combinação de conforto e estilo atravessa gerações. Laura Gaspari, fundadora da marca brasileira Tramadie, explica o conceito do calçado na moda 

 

No verão europeu, uma peça icônica do guarda-roupa feminino continua a dominar as ruas e praias com seu estilo elegante casual: a sandália espadrille. Este calçado, com sua origem despretensiosa e sua ascensão ao status de favorito da realeza, oferece uma história rica e um charme que atravessa décadas.

As espadrilles têm suas raízes na simplicidade artesanal da Espanha, na região da Catalunha, onde eram inicialmente usadas por camponesas. Feitas de lona e com solados de fibra de espardenya (daí o nome espadrille), encontrada em grande abundância na região do Mediterrâneo, essas sandálias combinavam conforto com uma estética leve e arejada, ideal para o clima quente da região.

As espadrilles oferecem versatilidade e conforto.
Divulgação/Tramadie

O que torna a espadrille tão amada pelas europeias, especialmente durante o verão? Além de sua origem histórica e construção artesanal, a espadrille oferece versatilidade. Pode ser facilmente combinada com vestidos leves, saias esvoaçantes ou mesmo jeans skinny e até alfaiataria, proporcionando um toque de elegância descontraída a qualquer look. Não à toa, se tornou um item queridinho por princesas e rainhas, e de mulheres na Espanha, França, Portugal e Itália. “A Duquesa Kate Middleton, na Inglaterra, e a Rainha Letizia da Espanha frequentemente são vistas usando espadrilles em várias ocasiões casuais, destacando sua adaptação perfeita entre o conforto e o estilo real”, explica Laura Gaspari, fundadora da Tramadie, marca de espadrilles brasileiras.

Nos anos 60, a espadrille entrou definitivamente no mundo fashion, muito graças a figuras icônicas como Grace Kelly e, especialmente, Jackie Kennedy Onassis. Jackie Onassis foi frequentemente fotografada usando espadrilles durante suas férias na ilha de Capri, o que ajudou a popularizar o estilo nos Estados Unidos e além. “Já nos anos 80, estilistas renomados, como Yves Saint Laurent, começaram a incorporar as espadrilles em suas coleções e até hoje todas as grandes marcas tem suas versões desse calçado tradicional porém moderno e universal”, ressalta Gaspari.


Estilo clássico com matéria prima tecnológica

As espadrilles são calçados que fizeram grande sucesso nos anos 80 e que retornaram renovados, reconquistando cada vez mais espaço no guarda-roupa feminino, se tornando uma opção atemporal. Novos designs, modelos e cores têm transformado as espadrilles na escolha ideal para os looks de verão, seja qual for o estilo ou ocasião.

Com o foco em mulheres de estilo atemporal e elegante Laura Gaspari, desenvolveu sandálias que unem elegância e conforto supremo, adaptando-se perfeitamente a qualquer situação do dia a dia das mulheres brasileiras. As sandálias da marca, feitas de forma artesanal como manda a tradição, foram concebidas com base na experiência e na paixão da fundadora pelos modelos. Sempre engajada no movimento slow fashion e fascinada por tramas e texturas, Laura estabeleceu a marca com o propósito de integrar a elegância casual ao estilo pessoal de cada mulher.

Os tecidos evoluíram para estruturas como o knit, muito usado em tênis esportivos,  que deixam o ar circular e deixam as espadrilles superfrescas, em coleções com cores sólidas, fáceis de combinar. “O knit é um tecido muito utilizado em calçados esportivos, como os tênis, e a aplicação dele nas espadrilles trouxe um ar esportivo, casual e muito confortável”, revela Laura.

Espadrilles feitas com knit/ Divulgação/Tramadie

As espadrilles da Tramadie, por exemplo, tem suas palmilhas super-confort, assinatura da marca, muito mais fofas no pisar que permitem um dia inteiro em cima do salto, no trabalho, na praia e nas viagens em geral.

Além disso, uma pelica macia na parte de trás que protege o atrito durante as caminhadas por aí. Nas ponteiras, bordados de crochê vazados permitem a circulação de ar, trazendo frescor.

Durante o verão europeu deste ano, não é difícil entender por que a espadrille continua a ser um ícone de moda: sua história fascinante, sua simplicidade refinada e seu status como uma escolha de calçado prático e elegante fazem dela um must-have para qualquer guarda-roupa de verão europeu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados