Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de julho de 2017

Otite canina: como identificar e tratar infecção de ouvido



Bastante comum em boa parte das raças, as otites causam dor, coceira e mau cheiro nos cães, mas podem ser combatidas com higienização e tratamento adequados.


A otite canina, ou infecção de ouvido, é uma inflamação do conduto auditivo que se torna um local propício para a proliferação de leveduras e bactérias. A doença causa produção excessiva de cera, coceira, dor e mau cheiro. Estima-se que 20% dos cães sofrem com o problema em algum momento de suas vidas.

Segundo Fabiana Zerbini, veterinária e gerente técnica da Virbac, empresa multinacional francesa dedicada exclusivamente à saúde animal, cães com otite apresentam meneios cefálicos, isto é, balançam a cabeça ou esfregam as orelhas no chão. Quando o animal apresentar este tipo de comportamento, é importante consultar um médico veterinário. “Com equipamentos apropriados, o veterinário irá determinar a causa da otite e propor a conduta mais adequada. Os tratamentos incluem a limpeza das orelhas e aplicação de medicamentos à base de antibióticos e/ou antifúngicos”, explica.

Parasitas (ácaros), alergias, excesso de cera, aumento da umidade, limpeza inadequada, utilização de produtos inadequados e presença de corpos estranhos ou neoplasias estão entre as principais causas da doença. Algumas raças de cães são predispostas às otites por produzirem cera em excesso ou pela própria anatomia da orelha, como Golden Retriver, Basset Hound e Cocker Spaniel.






 Virbac
 

Produtos para Otite
A Virbac do Brasil possui uma linha de produtos dedicados ao tratamento da otite. O Easotic contém gentamicina, miconazol e aceponato de hidrocortisona com eficácia comprovada para o tratamento de otites bacterianas e fúngicas. O Natalene é indicado para infecções de origem micótica, parasitária ou bacteriana, contendo neomicina, piramicina, acetato de dexametasona e diazinon, com propriedades antiparasitária, antifúngica, anti-inflamatória. O Epiotic Spherulites é uma loção de higiene auricular e tratamento de otites que ajuda a evitar a proliferação de bactérias e fungos. O Phisio anti-odor é indicado para a limpeza regular das orelhas dos cães e neutralização de maus odores, com pH fisiológico (igual ao da pele do animal), o que garante sua utilização frequente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados