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segunda-feira, 3 de junho de 2024

Paris 2024: conheça o destino das olimpíadas

Vive la France! No próximo mês, Paris, a icônica cidade europeia, irá sediar os Jogos Olímpicos de verão pela 3ª vez, a última edição na capital francesa foi em 1924. Esse ano, um dos diferenciais serão os locais onde as provas serão realizadas, além das tradicionais arenas e estádios, algumas modalidades serão disputadas ao ar livre em alguns dos pontos turísticos mais famosos como, por exemplo, as competições de vôlei de praia, que acontecerão no Campo de Marte, de frente para a Torre Eiffel e ao lado do Rio Sena.  

Para os amantes de esportes e que não conseguirão acompanhar os jogos de forma presencial, é possível montar um roteiro que une os principais pontos turísticos da cidade com os locais onde ocorrerão os torneios. O Grand Palais, por exemplo, é mundialmente conhecido pela sua ala central (nave) e o teto de vidro, além de já ter sido palco para diversos eventos artísticos. E, esse ano, após uma restauração completa, será a casa das competições de Esgrima e Taekwondo. Após Paris 2024, o local será reaberto totalmente ao público na primavera de 2025.  

O Diretor Executivo da Bancorbrás, Carlos Eduardo Pereira, aponta que é uma forma dupla de conhecer o destino. “Os turistas podem observar todo o trabalho que o país realizou para sediar a competição e como eles aproveitaram os seus espaços mais icônicos para receber a todos”, aponta. “Paris é uma cidade belíssima, com alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo, e eles usaram o que ela tem de melhor para mostrar ao mundo”.  

O Palácio de Versalhes é outro local que também receberá as competições. Uma arena temporária ao ar livre será montada na Etoile Royale, a oeste do Grande Canal e no coração dos jardins do Palácio, para receber os torneios de Hipismo e Pentatlo Moderno.  Já a famosa Praça da Concórdia, ao pé da avenida Champs-Élysées, será palco das provas de Skate (street e park), Basquete 3x3, Breaking Dance e Ciclismo BMX Freestyle.  

Além dos locais onde irão ocorrer os jogos, outros pontos turísticos também vão ganhar destaque durante o período. A cerimônia de abertura do evento, por exemplo, acontecerá às margens do Rio Sena e os atletas serão transportados de barco de Pont d'Austerlitz para Pont d'Iéna, passando por lugares como o Louvre e a Catedral de Notre-Dame. “As Olimpíadas vão ser uma oportunidade para quem ainda não teve oportunidade de conhecer Paris programar as próximas férias para a capital francesa”, comenta Carlos Eduardo. “E mesmo quem já sonha em conhecer o destino, o evento pode ‘dar um empurrãozinho’ para agendar uma visita em um futuro próximo”.

 

Além de Paris

 

Assim como em todas as Olimpíadas, algumas modalidades são disputadas em outras cidades do país sede e esse ano não será diferente. Marselha, Toulouse e Lyon são alguns dos destinos que também receberão os torneios. "Esses locais são destinos que saem do centro e da região metropolitana de Paris e levam os turistas a conhecer e apreciar a combinação de estilo e história da França", afirma o diretor.  

Além disso, pela primeira vez na história, um país sede envolverá os seus territórios ultramarinos nos Jogos Olímpicos. Em 2024, a competição de surfe será disputada em Teahupo’o, na ilha de Taiti, na Polinésia Francesa. O local é famoso por sediar a etapa Pro Tahiti da Liga Mundial de Surfe por mais de duas décadas.  

A Bancorbrás Turismo possui uma equipe especializada e pronta para montar um roteiro completo, contemplando os pontos turísticos onde os Jogos Olímpicos irão ocorrer e muitos outros. A empresa também disponibiliza diferentes serviços como: passagens aéreas, traslado para os hotéis, ingressos para atrações locais, passeios turísticos, locação de carro, entre outros.

 Para mais informações basta acessar o site ou entrar em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).


Brasil registra quase R$ 800 milhões em tentativas de fraude no 1° trimestre de 2024, aponta ClearSale

O estudo exclusivo do e-commerce brasileiro mostrou que janeiro foi o mês mais visado por fraudadores 

 

Segundo a ClearSale, empresa referência em inteligência de dados com portfólio completo para prevenção a fraude, o País registrou cerca de 800 mil tentativas de fraude no 1T24, redução de 23,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Em valores, as tentativas de golpe no trimestre representam R$ 766,3 milhões. O estudo analisou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de março, e aponta que o valor do ticket médio das tentativas foi de R$ 948,64, aumento de 0,3% frente a 2023. 

“Embora o número de tentativas de fraude tenha diminuído em comparação com o ano anterior, o ticket médio aumentou. Isso indica não apenas que golpistas estão focando em produtos que tem valor agregado alto, e que tem facilidade em revender nos mercados ilegais, mas acende um alerta para as empresas que precisam continuar vigilantes e adotar medidas de segurança mais robustas”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.  

Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo: 


Dia, Mês e Hora da Fraude 

A maior concentração de tentativas de fraude ocorreu em janeiro, com 284,6 mil ocorrências e um ticket médio de R$ 954,82. Em março, foram registradas 270,2 mil tentativas, com um ticket médio de R$ 957,70. Já fevereiro teve 252,9 mil tentativas, com um ticket médio de R$ 932,01. No trimestre, as quartas-feiras registraram o maior número de pedidos e tentativas de fraude, sendo que o maior percentual dessas tentativas ocorreu entre 0h e 5h.


Regiões 

A região Nordeste ficou na liderança com o maior índice de golpes (1,4%) e um ticket médio de tentativas de fraude de R$ 1.021,82. Em seguida, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte empataram (1,3%), apresentando tickets médios de R$ 1.023,52, R$ 934,60 e R$ 924,89, respectivamente. A região Sul registrou a menor taxa (0,8%) e um ticket médio de R$ 984,91.


Categorias 

As categorias de produtos com maior percentual de tentativas de fraude foi games (10,7%), com ticket médio de R$ 806, eletrônicos, considerando TV e monitor (4,8%), com R$ 2.597, e geladeira e freezer (4,1%), com R$ 3.550; logo após, celulares (3,7%), representando R$ 2.756, e produtos de beleza (2,2%), apresentando R$ 412.


Gênero x Idade

O estudo mostra que o público masculino teve o maior percentual de tentativas de fraudes, sendo 1,7%, enquanto o público feminino representa 1,0%. Em relação à faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas (1,9%), seguido pelo grupo de pessoas acima de 51 anos (1,6%) e pessoas que têm entre 26 e 35 anos (1,2%).

 

ClearSale

 

Do Feed ao Fórum: conteúdos de redes sociais podem ser utilizados como provas judiciais

Posts e prints diversos podem ser usados como comprovação judicial para fins diversos, como definir ou ajustar valores de pensão alimentícia, por exemplo.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, as redes sociais se tornaram mais do que plataformas de interação; são agora fontes ricas de evidências em casos judiciais, especialmente no âmbito do Direito de Família. De acordo com Lucas Costa, advogado especialista no tema (@escritorioparamaes no Instagram), esses recursos estão frequentemente reformulando decisões sobre divórcio, guarda dos filhos e pensão alimentícia.  

"As postagens em redes sociais podem revelar muito mais do que intenções", afirma Costa. "Elas são janelas para o estilo de vida que, muitas vezes, um dos cônjuges tenta ocultar durante disputas de pensão." Com o avanço tecnológico, juízes estão cada vez mais receptivos a considerar fotos e vídeos como evidências.  

Um dos usos mais impactantes dessas evidências digitais ocorre nas disputas de pensão alimentícia. Costa destaca casos em que pais, que alegam incapacidade financeira para justificar menores valores de pensão, são confrontados com provas de suas próprias redes sociais, mostrando um estilo de vida de alto padrão, contradizendo suas alegações. "É um despertar para muitos que subestimam o poder de suas próprias publicações", comenta o especialista.  

O impacto se estende à guarda dos filhos. Publicações irresponsáveis ou que expõem os filhos a situações inadequadas podem influenciar a decisão do juiz sobre a capacidade parental. "Proteger a criança é a prioridade, e as redes sociais oferecem um vislumbre do ambiente que os pais proporcionam", diz Costa.  

Entretanto, Costa adverte sobre a necessidade de uma análise criteriosa. "Não se pode assumir que toda postagem reflete a realidade. É fundamental um exame cuidadoso para evitar julgamentos equivocados." A recomendação é que os pais pensem cautelosamente antes de postar, reconhecendo que o conteúdo digital pode, eventualmente, ser usado contra eles em um tribunal.  

A análise dessas novas provas digitais também suscita importantes questionamentos sobre privacidade e a ética em sua utilização, mas revela uma verdade incontestável: é essencial que o padrão de vida do filho esteja em consonância com o do pai, especialmente em casos em que há evidências de uma disparidade intencional.  

Lucas Costa chama atenção para uma prática preocupante: alguns pais tentam evitar o aumento da pensão alimentícia para não precisar reduzir seu próprio padrão de vida. "Não é raro ver casos em que o pai vive em uma realidade de luxo, enquanto o filho é mantido em condições modestas. Isso é injusto e vai contra os princípios de equidade que a justiça busca preservar", explica o advogado.  

Para as mães que lutam por uma pensão justa, a vigilância digital torna-se uma ferramenta essencial. "Recomendo que guardem provas, tirem prints de postagens que demonstrem o estilo de vida do ex-parceiro", aconselha Costa. "Essas evidências podem ser decisivas para que o juiz considere a quebra do sigilo bancário e ajuste o valor da pensão de forma a refletir a real capacidade financeira do pai", complementa.  

Este cenário destaca a responsabilidade dos tribunais em assegurar que as decisões sobre pensão alimentícia reflitam não apenas a necessidade da criança, mas também a realidade financeira do pai, promovendo um equilíbrio que respeite o direito do menor a um padrão de vida condizente com o de ambos os progenitores. A integridade desse processo judicial é vital para garantir que as crianças não sejam as verdadeiras vítimas de desigualdades econômicas dentro da própria família. 

 

Lucas Costa - Advogado, formado pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), com pós-graduação em direito processual civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST). Por dois anos foi membro do grupo de pesquisa em Direito de Família da UNICURITIBA. Foi membro do Grupo Permanente de Discussão da OAB/PR na área de Planejamento Sucessório. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Tem nove anos de experiência na defesa de mulheres em ações envolvendo violência doméstica e nas áreas de família e sucessões. Possui escritório físico há seis anos na cidade de Curitiba/PR, atendendo em todo o Brasil.


Especialista revela como definir o público-alvo de um negócio utilizando a Inteligência Artificial

De acordo com Alan Nicolas, referência em IA para negócios, essa tecnologia oferece ferramentas poderosas para coletar, analisar e utilizar dados de maneira eficaz 

 

A compreensão do público-alvo é essencial para qualquer negócio que busca uma comunicação eficaz e impactante. Na era digital, essa tarefa tornou-se ainda mais complexa devido ao volume de dados e à diversidade de canais de comunicação. No entanto, soluções como a Inteligência Artificial (IA) apresentam ferramentas poderosas para ajudar empreendedores a entender melhor seu público e, consequentemente, personalizar suas estratégias de marketing.

De acordo com Alan Nicolas, referência no mercado digital e especialista em IA para negócios, para que uma comunicação seja realmente eficaz, é preciso entender quem é o público-alvo. “Sem essa compreensão, é difícil criar mensagens que ressoem com as necessidades, desejos e preocupações dos consumidores. Ao criar IAs que se comunicam diretamente com o público, este conhecimento é fundamental. Afinal, a precisão na identificação garante que a interação seja relevante e impactante”, revela.


Métodos de pesquisa

Mesmo que um gestor já possua uma base de dados sobre seu público, é sempre útil revisar e atualizar esse conhecimento. “Para aqueles que estão começando, existem técnicas específicas que podem ser utilizadas para construir uma compreensão inicial do público. Uma das abordagens recomendadas é a técnica desenvolvida por Dan Kennedy, que sugere um conjunto de perguntas para orientar essa pesquisa”, declara.

Segundo o especialista, outra forma prática de coletar dados sobre o público é analisar os comentários em vídeos do YouTube relacionados ao seu nicho de mercado. “Ao focar em vídeos que discutem questões emocionais e pessoais, é possível obter informações valiosas sobre as dores, desejos e frustrações do seu público”, pontua.

Após coletar os comentários, o próximo passo é filtrar as informações irrelevantes e preparar os dados para análise. “Utilizando um modelo de IA, como o ChatGPT, é possível analisar os comentários e identificar padrões e temas recorrentes. Esta análise fornece uma visão aprofundada das preocupações e interesses do público, permitindo uma personalização mais precisa das estratégias de marketing”, relata.

Com os dados analisados, é possível criar um perfil detalhado do público-alvo, também conhecido como persona. “Esse perfil inclui informações demográficas, comportamentais e emocionais, que são fundamentais para desenvolver estratégias de comunicação eficazes. Além disso, a IA pode ser utilizada para criar um gerente de marketing virtual, que ajuda na criação e execução de campanhas de marketing direcionadas, garantindo que a comunicação seja sempre relevante e impactante”, revela Alan Nicolas.


Adaptação contínua

O especialista afirma que o público-alvo não é estático, e suas necessidades e comportamentos podem mudar ao longo do tempo. “Por isso, é importante revisar e atualizar regularmente as informações sobre o público. A IA pode auxiliar nesse processo, analisando continuamente novos dados e ajustando as estratégias conforme necessário. Essa adaptabilidade é essencial para manter a relevância e eficácia das campanhas”, pontua.

Alan acredita que definir o público-alvo de um negócio é um processo dinâmico, que exige uma compreensão profunda dos consumidores. “A Inteligência Artificial oferece ferramentas poderosas para coletar, analisar e utilizar dados de maneira eficaz. Combinar técnicas tradicionais de pesquisa com a análise avançada de dados proporcionada pela IA permite a criação de estratégias mais precisas, garantindo o sucesso e a longevidade dos negócios”, finaliza.

  


Alan Nicolas - Empresário, referência no mercado digital e especialista em IA para negócios, Alan Nicolas está redefinindo como pessoas e empresas interagem e se beneficiam da inteligência artificial na vida cotidiana. Sua habilidade em construir e liderar empresas rumo ao sucesso reflete sua visão de que a tecnologia, quando usada corretamente, pode ser uma poderosa alavanca para crescimento pessoal, profissional e financeiro. Fundador da Academia Lendár.I.A, Alan se destaca por sua abordagem focada em fundamentos. Ele acredita firmemente que a compreensão profunda dos princípios básicos é essencial para maximizar o potencial da inteligência artificial. Para ele, não se trata apenas de dominar as ferramentas tecnológicas, hacks ou atalhos, mas de entender os alicerces sobre os quais essas ferramentas são construídas e principalmente como aplicá-las de forma inteligente no nosso dia a dia.
Para mais informações, visite o canal no Youtube, Instagram ou X.

 

Governo estadual simplifica regras de acesso ao crédito em caso de calamidade pública

Desenvolve SP e Banco do Povo Paulista não terão que consultar o Cadin para conceder financiamento a empreendedor que estiver em cidade nessa situação

 

Projeto de Lei (PL) elaborado pelo Governo de São Paulo prevê maior facilidade de acesso ao crédito aos empreendedores e empresários estabelecidos em cidades paulistas que estiverem em situação de calamidade pública. O texto foi enviado nesta segunda-feira, 3, à Assembleia Legislativa (Alesp) e precisa ser aprovado pelos deputados estaduais para virar Lei. 

O PL dispensa algumas regras exigidas dos micro, pequenos e médios empresários no momento em que estes procurarem a Desenvolve SP para ter acesso a financiamentos. Isso também vale para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que solicitarem empréstimo do Banco do Povo Paulista. 

Pela atual legislação, tanto a Desenvolve SP como o Banco do Povo Paulista - instituições vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – antes de fornecerem crédito, são obrigadas a consultar a situação do MEI e do empresário no Cadin. O cadastro aponta se existe algum débito desses solicitantes com entidades estaduais. 

Caso o texto do governo seja aprovado, essa consulta não será mais obrigatória no processo de liberação de crédito para quem estiver em cidade com calamidade pública decretada pela Prefeitura e reconhecida pelo Estado. A concessão de garantias a esses empréstimos e financiamentos também está isenta da consulta ao Cadin.

 

Tragédia no Litoral Norte 

Quando se fala em calamidade pública, lembramos a tragédia causada pelas fortes chuvas em fevereiro de 2023 no Litoral Norte paulista. O Governo de São Paulo agiu para socorrer empresários e prefeituras. Foram disponibilizados cerca de R$ 500 milhões em linhas de crédito com condições especiais. 

Hotéis, pousadas, restaurantes e serviços em geral oferecidos aos turistas foram fortemente impactados, entre eles a Marina Vitória, empresa que oferece passeios de barco no bairro de Boiçucanga, em São Sebastião. A empresária Mayli Carvalho de Moraes buscou crédito da Desenvolve, reergueu a marina e retomou suas atividades. 

“Fizemos uma obra de recuperação ambiental, com estudo geológico, geotécnico, sondagem para análise do solo; estrutura de gabião, contenção; e delimitamos o caminho da água para que não ocorra um segundo acontecimento desse tipo. Tive conhecimento das linhas de crédito porque, na época da catástrofe, o governador Tarcísio transferiu o gabinete dele para cá. Ele montou um comitê de gestão de crise e começou a anunciar a disponibilidade dessas verbas. São taxas de juros acessíveis.”, afirma a empresária. 

As linhas de crédito da agência atendem pessoas jurídicas com faturamento entre R$ 81 mil e R$ 300 milhões anuais. Já os Microempreendedores individuais (MEIs), que faturam anualmente até R$ 81 mil, são atendidos pelo Banco do Povo Paulista. Para mais detalhes, acesse o site: Link


5 passos necessários para um casal conseguir o divórcio

Especialista explica que há quatro tipos de divórcio a depender
dos conflitos envolvidos e do caminho para que ele seja obtido.
 
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De acordo com dados mais recentes levantados pelo Registro Civil, o Brasil contou com 1 divórcio para cada 2 casamentos em 2022. 

 

Esse número cresceu consideravelmente na última década. Diante disso, é importante que se saiba quais os procedimentos essenciais para aqueles que desejam por fim, oficialmente, a uma relação conjugal.

O advogado Luiz Vasconcelos, especialista em Direito Civil do escritório VLV Advogados, explica que existem quatro tipos de divórcio a depender dos conflitos envolvidos e do caminho para que ele seja obtido.

Há o divórcio litigioso, por exemplo, no qual há divergência entre os cônjuges. Desse modo, o casal possui conflitos que precisam ser resolvidos com advogados e diante de um juiz. O especialista afirma que esse tipo de divórcio geralmente demora mais, pois depende que os  dois entrem em acordo.

“Trata-se de uma modalidade totalmente diferente do divórcio consensual ou amigável. Nesse caso, os cônjuges concordam com os termos do divórcio e não possuem divergências. É até mesmo possível que os interessados contratem o mesmo advogado, representando a vontade de ambos”, lembra.

Já com relação a via escolhida para se divorciar, há o divórcio judicial no qual ele ocorre perante um juiz com assessoria jurídica e com um tempo maior de tramitação. Trata-se do caminho obrigatório quanto há divergências entre o casal. Por outro lado, desde 2007 a legislação brasileira reconhece o chamado divórcio extrajudicial. É quando os cônjuges estão em comum acordo e resolvem a questão diretamente no cartório.

Seja quais os conflitos envolvidos e o caminho escolhido, há cinco passos que um casal pode ter que seguir para obter o divórcio. Confira a seguir.


1º passo: A tomada de decisão e preparação

Antes de iniciar qualquer processo de divórcio, é essencial que a decisão esteja muito bem pensada. Por isso, é importante avaliar a situação do relacionamento, considerar os aspectos emocionais e financeiros envolvidos e entender as implicações legais do divórcio.

“Vale ressaltar, ainda, que o divórcio pode ser requerido por apenas um dos cônjuges, ainda que o outro não concorde”,  lembra o advogado Luiz Vasconcelos.


2º passo: A escolha do tipo de divórcio

Existem diferentes tipos de divórcio previstos pela legislação brasileira, e a escolha do tipo adequado dependerá da situação específica do casal.

O divórcio consensual e o divórcio extrajudicial são regulamentados pela Lei nº 11.441/2007, que possibilita a realização de divórcios e inventários em cartório.

Assim, para decidir qual tipo de divórcio é mais adequado, é importante considerar a relação atual entre as partes, a existência de filhos menores e a complexidade dos bens a serem partilhados.

“Em Goiás, ocorreu recentemente um caso de exceção para a realização de divórcio consensual, com filhos menores, em cartório. Assim, é fundamental conversar com o advogado e ver se é possível conseguir, também, uma brecha para realizar divórcio extrajudicial mesmo sem todos os requisitos”, orienta Vasconcelos.


3º passo: Coleta de documentação e procedimentos iniciais

Após a decisão de se divorciar e a escolha do tipo de divórcio, é necessário iniciar a coleta de documentação e realizar os procedimentos iniciais para dar entrada no processo.

Entre os documentos necessários estão a certidão de Casamento, o documento que comprova a existência do vínculo matrimonial; documentos pessoais como o RG, CPF e comprovante de residência das partes; um pacto antenupcial quando existir, o documento que estabelece o regime de bens do casamento, caso tenha sido firmado antes da união; a certidão de nascimento dos filhos se for o caso, o documento necessário para definir a guarda e pensão alimentícia dos filhos menores; e comprovantes de bens para comprovar a propriedade e o valor dos bens a serem partilhados.

“Com a documentação em mãos, os advogados irão buscar estabelecer acordo entre as partes. Caso seja um divórcio consensual, é importante discutir e chegar a um acordo sobre a partilha de bens, guarda dos filhos e pensão alimentícia, se aplicável”, explica o advogado civil.

A documentação e os procedimentos iniciais para o divórcio estão regulamentados pelo Código de Processo Civil, Lei nº 13.105/2015, que estabelece as regras e os prazos para ações judiciais.


4º passo: Petição de divórcio e audiência de conciliação

Com a documentação providenciada e o acordo entre as partes quando o divórcio for consensual, é hora de dar entrada com a petição de divórcio e agendar a audiência de conciliação.

A petição de divórcio é o documento oficial que formaliza o pedido de divórcio perante o juiz, contendo informações sobre as partes, partilha de bens, guarda dos filhos e pensão alimentícia, se aplicável.

Assim, a audiência é uma etapa obrigatória para os divórcios judiciais, na qual o juiz busca promover um acordo entre as partes. Ele vai ouvir suas demandas e tentar encontrar uma solução que atenda aos interesses de ambos.

“Comparecer à audiência de conciliação com uma postura colaborativa e aberta ao diálogo pode facilitar a resolução amigável dos conflitos e agilizar o processo de divórcio”, orienta Vasconcelos.


5º passo: Homologação e registro do divórcio

Após a audiência de conciliação ser aprovada, o último passo consiste na confirmação judicial do término do casamento e dos termos estabelecidos no acordo de divórcio.

Assim, o Termo de Audiência ou Sentença de Divórcio é elaborado, assinado pelas partes e submetido à análise judicial. Após a aprovação e publicação, o divórcio é registrado no cartório de registro civil, atualizando documentos pessoais e, se necessário, informando terceiros sobre a nova situação civil.

O registro de bens, se houver, também é realizado para formalizar a partilha conforme estabelecido no acordo.

 

05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente

 Com foco na redução dos impactos da mudança climática, companhias de diferentes setores realizam ações de restauração e preservação ambiental 

Reflorestamento e recuperação de rios, adoção de frota verde, tinta que absorve gases poluentes e incentivo de descarte correto de resíduos são alguns exemplos de iniciativas adotadas por empresas brasileiras

 

As mudanças climáticas têm ocasionado tragédias ambientais em grandes proporções. Longos períodos de estiagem ou de fortes chuvas são apenas alguns dos exemplos do agravamento do aquecimento global desencadeado pelas emissões de gases poluentes, descarte incorreto de resíduos sólidos, entre outros. Para reduzir os impactos ambientais, companhias de vários segmentos estão desenvolvendo ações de descarbonização das indústrias e de frotas automotivas, oferecem incentivo de descarte correto de resíduos sólidos, além do reflorestamento de áreas antes degradada pela ação humano.

Conheça as iniciativas:


Pintura que absorve gases poluentes

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para dar ainda mais visibilidade para essa data, a Brookfield Properties promoverá em seu empreendimento Parque da Cidade uma pintura ao vivo do monumento “Óculos, olhando para o futuro”, utilizando uma tinta capaz de absorver até 50% dos gases poluentes, vírus e bactérias. A obra possui uma estrutura de 50m² e será executada pela artista plástica Ágatha de Faveri. Após a pintura, a mostra ficará aberta ao público para visitação, de domingo a domingo, das 7h às 22h.


Gestão de resíduos hospitalares e veículos elétricos

O BD Recicla, programa pioneiro da BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo, realizado em parceria com a Rede D´Or, transformou cinco toneladas de resíduos hospitalares plásticos não contaminados em matéria-prima para produção de novos produtos plásticos, como lixeiras para uso da própria instituição de saúde. Com o volume reciclado em 12 meses, a iniciativa evitou a emissão de 6.5 toneladas de gás carbônico, o que corresponde à circulação de 172 carros populares. O programa engloba treinamento dos profissionais, coleta, transporte, processamento e destinação dos resíduos de forma segura e ambientalmente responsável. Outro compromisso da BD é reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da substituição dos veículos a combustão por elétricos. O projeto de mobilidade já contribuiu para a redução da emissão de mais de 41 toneladas de CO2.

 

Redução da emissão de gases de efeito estufa

A biofarmacêutica GSK implementou o projeto Frota Verde em seu parque fabril. Todos os veículos corporativos utilizados pelas áreas comerciais são abastecidos com etanol – um combustível de fonte renovável e limpa. Com aproximadamente 540 veículos espalhados pelo Brasil, o consumo médio mensal de gasolina da frota era de 76.000 litros. Com a mudança, a emissão mensal de CO2 foi reduzida de forma exponencial, sem afetar a produtividade. Além dessas ações, a companhia entregou a restauração do Parque Natural Municipal Chico Mendes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o plantio de mais de sete mil mudas de espécies da Mata Atlântica e aderiu ao projeto Eureciclo, realizado em parceria com operadores privados e organizações de catadores em todo o Brasil, visando garantir a reciclagem de diversos materiais (papel, plástico, embalagens, entre outros). A estimativa é compensar cerca de 140 toneladas de material anualmente. 

O grupo Rodonaves também está ampliando o uso de fontes de energia renováveis e certificadas para tornar as operações mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, cerca de 90% das operações são movidas por compra de energia incentivada no Ambiente de Contratação Livre (ALC), compra de créditos de geração distribuída e por meio de sistemas de geração fotovoltaicos próprios. São seis unidades no estado de São Paulo que contratam energia no Ambiente de Contratação Livre, sendo duas em Ribeirão Preto, duas na capital paulista (Vila Guilherme e Vila Jaguara), além de Americana e Campinas. Neste ano, a unidade de São José dos Pinhais (PR) também passará a receber energia por meio de fontes renováveis adquiridas no ambiente de contratação livre. Com a iniciativa, a companhia reduziu 450 toneladas de CO2 das emissões de gases de efeito estufa, volume equivalente a 2.700 árvores plantadas. 

Outra iniciativa é da epharma, pioneira em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, que visa atingir a meta de neutralização do carbono até 2025. Trata-se do epharma Green, que permite que usuários da plataforma comprem créditos de carbono para compensar as emissões indiretas de gases de efeito estufa, como aquelas geradas pelo transporte até farmácias, por exemplo. Até ano passado, já foram neutralizadas 190 toneladas de gás carbônico. A empresa aderiu também ao uso de energia renovável, com geração de mais de 900 mil kWh.

 

Economia circular no varejo

Com o objetivo de incentivar a moda circular, a C&A conta, desde 2017, com o Movimento ReCiclo, que disponibiliza, em mais de 200 lojas da C&A pelo Brasil, urnas para o descarte correto de roupas, que são triadas e divididas em três possíveis caminhos para destinação: upcycling, por meio da recuperação das fibras de tecido das peças descartadas, dando origem a um novo produto; reciclagem ou doação por meio do Instituto C&A, o pilar social da marca que distribui essas roupas em bom estado para instituições e para ajudas humanitárias em crises sociais, sanitárias e ambientais, como a que ocorre no Rio Grande do Sul. Com seis anos de atuação, o ReCiclo contribuiu para arrecadar, em 2023, mais de 60 mil peças, 50% delas encaminhadas para reuso, cerca de 30% para reciclagem e 20% para upcycling para produção de uma nova coleção. Desde sua criação, o projeto já permitiu coletar mais de 272 mil peças e destiná-las corretamente. 

O Tenda Atacado, referência no setor de varejo de autosserviço, adotou o sistema de pooling de paletes, um modelo sustentável baseado nos princípios da economia circular que fomenta o compartilhamento e a reutilização de plataformas para o transporte e recebimento de mercadorias. A parceria entre o Tenda Atacado e a empresa de logística CHEP permitiu ao varejista evitar a emissão de 687.640 kg de CO2 em sua cadeia logística no último ano, além de economizar cerca de 2 milhões de dm3 de madeira e preservar o equivalente a 1.861 árvores. A iniciativa também evitou que 613.016 kg de resíduos fossem enviados a aterros sanitários. Os resultados foram respaldados pela consultoria belga RDC Environment, que comparou o impacto ambiental do palete azul da CHEP com um modelo linear.

 

Combate à poluição marítima

Em maio deste ano, Voz dos Oceanos, projeto idealizado pela família Schurmann, iniciou sua primeira expedição terrestre no Brasil para diagnosticar microplásticos em organismos marinhos consumidos pela população, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Durante 70 dias, uma tripulação formada exclusivamente por mulheres percorrerá cerca de 20 cidades litorâneas de Santa Catarina ao Pará, como Ilha do Mel (PR), São Sebastião (SP), Angra dos Reis (RJ), Abrolhos (BA).

 

Modelo híbrido e benefícios ambientais

Uma pesquisa recente conduzida pelo IWG, líder global em espaços de trabalho flexíveis, mostrou que as empresas que implementaram esse modelo conseguiram cortar seu consumo de energia em até 20%, resultando em benefícios ambientais significativos. Além disso, a pesquisa aponta que 84% das empresas afirmaram que o trabalho híbrido foi fundamental para a redução da emissão de gás carbônico. No mundo, mais de 80% da energia ainda é gerada a partir de combustíveis fósseis, tornando essas iniciativas de ainda mais necessárias para o combate às mudanças climáticas.

 

Comunicação sem confrontos: transforme conflitos em colaboração no ambiente de trabalho

 

Conflitos no ambiente de trabalho são frequentemente sintomas de problemas de comunicação. 


Um estudo do PLOS Computational Biology destaca a importância de sempre tratar as pessoas com igualdade e respeito e considerar seriamente as visões dos outros, mesmo que sejam diferentes das suas. A comunicação clara é fundamental, e é aconselhável confirmar se todos estão na mesma página, especialmente em comunicações digitais que podem ser facilmente mal interpretadas. 

A fonoaudióloga e especialista em comunicação Mirna Abou Rafée, comenta algumas estratégias focadas em otimizar a comunicação para prevenir e resolver desentendimentos no local de trabalho.


  1. Diagnóstico do problema de comunicação 

O primeiro passo para resolver um conflito é identificar se o problema é verdadeiramente pessoal ou se deriva de uma falha na comunicação. Muitos conflitos surgem de mal-entendidos ou da falta de informações claras, portanto, é vital reconhecer se a raiz do problema é o modo como as informações são transmitidas ou recebidas.

 

2. Prática da comunicação assertiva 

A comunicação assertiva é essencial para uma resolução de conflitos eficaz. Isso significa expressar suas ideias e sentimentos de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo. Treinar funcionários e gestores para se comunicarem assertivamente pode reduzir significativamente a incidência de conflitos.

 

3. Verificação de compreensão 

Após qualquer comunicação importante, é crucial verificar se o receptor compreendeu a mensagem como foi pretendida. Isso pode ser feito solicitando que resumam o entendimento ou que expressem em suas próprias palavras o que foi comunicado. Esse processo ajuda a garantir que todos estejam na mesma página e reduz a possibilidade de mal-entendidos.

 

4. Registros de comunicação 

Manter um registro das comunicações é outra estratégia eficaz. Seja através de e-mails, mensagens de texto ou uma plataforma de gestão de projetos, documentar conversas e decisões importantes oferece uma referência clara que pode ser consultada para esclarecer dúvidas ou confirmar compromissos.

 

5. Cultura de feedback aberto e construtivo 

Promover uma cultura onde o feedback é visto como uma oportunidade de crescimento e não como crítica pode transformar a forma como os conflitos são percebidos e gerenciados. Encorajar feedback regular e construtiva ajuda a prevenir a escalada de problemas e promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e menos conflituoso. 

“Implementar essas estratégias não apenas resolve conflitos existentes, mas também ajuda a prevenir a ocorrência de novos problemas, cultivando um ambiente de trabalho onde a comunicação clara e eficaz é a norma, não a exceção.”. Conclui Mirna Abou Rafée. 



Mirna Abou Rafée - Idealizadora da Yutter, tagarela por vocação e apaixonada por comunicação. Afinal, uma boa fala tem o poder de valorizar qualquer discurso. Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia com duas pós-graduações. Mentora de comunicação de líderes e executivos de empresas de diversos segmentos. Participação no programa de neurociências na Universidade de Yale em Connecticut/USA.
www.yutter.com.br

 

QUEDAS CONSTANTES DE ENERGIA NA SUA CASA? ENTENDA O QUE PODE SER E COMO RESOLVER

Os consumidores brasileiros ficaram mais de dez horas sem energia durante interrupções de fornecimento no ano passado, segundo o Datafolha. Especialista explica como resolver essa questão.

 

Sua casa está sofrendo de sobrecargas elétricas? Isso acontece quando as instalações elétricas não são planejadas de acordo com a carga que irão alimentar. O resultado? Quedas constantes de energia, em 2023, consumidores brasileiros ficaram mais de 10 horas por dia sem energia. 

Essas oscilações são comuns, especialmente em imóveis mais antigos. O engenheiro eletricista e Head da Divisão de Cabos da Megger Brazil, Juliano Gonçalves, explica que muitas moradias não foram preparadas para acomodar tantos eletrônicos e eletrodomésticos. “Hoje em dia, são raras as famílias que têm menos de quatro membros. Com isso, o consumo elétrico também se tornou evidentemente maior”, afirma o especialista. 

Com o avanço tecnológico ao passar dos anos, as casas se readaptaram com televisores de alta performance, notebooks, computadores, ar-condicionado, air fryers, alexas, além das máquinas de lavar, hoje também existem os tanquinhos e secadoras e, até mesmo as lâmpadas, que geralmente têm um consumo baixo, mas quando somadas ao consumo já existente destas fontes, podem resultar em sobrecargas, segundo o engenheiro. 

“Uma das causas mais comuns dessas sobrecargas é o subdimensionamento dos disjuntores de proteção. Ou seja, o número de eletrodomésticos no imóvel aumentou, mas o quadro elétrico e seus cabos não foram atualizados para suportar essa nova demanda. Assim, sempre que esses equipamentos são ligados, o disjuntor desliga”, explica o engenheiro. 

Um exemplo disso é, se um ar-condicionado for instalado em um sistema elétrico que não foi preparado para recebê-lo, a sobrecarga na rede vai acontecer, mesmo que a instalação da corrente elétrica seja bem feita. 

Outro agravante comum são os chamados “pontos quentes”. Com o tempo, as conexões dos cabos nos quadros (como tomadas e interruptores) podem ficar “folgadas”, o que gera aquecimento no local e os dispositivos de proteção desligam a grande maioria dos eletrônicos como medida de segurança. 

Para resolver estes casos, a melhor solução é readequar as instalações, ou seja, realizar uma reforma no imóvel. “Trocar apenas o disjuntor por um de maior capacidade pode resolver parte do problema, mas a proteção da rede elétrica continuará sendo negligenciada”, alerta Juliano.

 

Já para garantir a proteção de eletrônicos sensíveis, como consoles, computadores e afins, é importante usar estabilizadores, filtros eletromagnéticos, isoladores de energia ou então no-breaks. “Além disso, se necessário, é possível solicitar a visita técnica da concessionária local para uma análise da qualidade da energia fornecida e, assim, identificar problemas na tensão e frequência da rede”, finaliza. 


Juliano Gonçalves - Engenheiro eletricista e Head da Divisão de Cabos Megger Brazil possui 25 anos de experiência no mercado de energia com foco em confiabilidade de redes, melhoria de desempenho e redução de custos; gerenciamento de subestações e linhas de transmissão, manutenção e expansão de redes de distribuição subterrâneas e aéreas, prevenção de perdas de energia. Sólida experiência em projetos internacionais de redesenho de processos multi-sites, com foco em otimização, automação, padronização e ganho de eficiência. Nos últimos 15 anos está focado em obter resultados expressivos por meio de manutenção preventiva, inovação, digitalização, automação, melhoria de processos e desenvolvimento de pessoas conduzindo projetos ao redor do mundo.


Cada detalhe pode ter um impacto significativo na experiência do cliente

Ao refletir sobre minha trajetória profissional, sou levado a pensar em como a vida nos surpreende com caminhos inesperados e transformadores. Me formei em engenharia civil há quase 30 anos e, na época, tinha um desejo de trabalhar em obras e construir edifícios. Contudo, no decorrer da minha jornada, fui conduzido ao Facilities Management (FM), um universo que eu desconhecia, e que se revelou ser cheio de interessantes possibilidades.

Ao longo dos anos, testemunhei o poder transformador do FM em diversas circunstâncias. Uma das primeiras interações que tive no universo do Facilities foi para discutir a cor e o perfume do sabonete líquido dos banheiros de um shopping center, o que, inicialmente, pode parecer algo simples. No entanto, foi nesse momento que aprendi uma lição muito valiosa e que levo comigo até hoje em cada projeto: cada detalhe, por menor que seja, pode ter um impacto significativo na experiência do cliente. Foi um divisor de águas na minha carreira e entendi que precisamos ouvir atentamente todas as necessidades dos clientes, analisando tudo que está por trás de cada decisão.

Ainda hoje muitos não têm uma compreensão clara sobre o FM, nos enxergando apenas como “a empresa que faz a alimentação, manutenção e limpeza”. É por isso que acredito que todos temos a missão de mostrar para o mercado que nossa proposta vai muito além disso, e que trabalhamos para criar espaços de trabalho inspiradores e focados para gerar experiência de valor para as pessoas e que promovemos o bem-estar e a produtividade dos colaboradores dos nossos clientes.

Inovando em tempos difíceis - E adaptar-se a uma nova realidade, especialmente quando ocorre de maneira inesperada, exige uma profunda transformação em como pensamos e conduzimos nossos negócios, colocando a inovação, a agilidade e a colaboração no centro de sua estratégia. Um dos projetos mais interessantes da minha carreira ocorreu no início de 2020, quando fomos desafiados a responder rapidamente às necessidades emergenciais da Covid-19. Percebendo a crescente demanda por serviços de desinfecção dos ambientes e a importância do cuidado com a segurança da saúde das pessoas, nossa equipe técnica de FM se reinventou e desenvolveu a solução em tempo recorde. A partir dessa experiência, estabelecemos não apenas soluções que pudessem atender à necessidade daquele momento, mas identificamos áreas de oportunidade para impulsionar os negócios.

Na empresa, sempre estivemos na vanguarda dessas mudanças, utilizando tecnologia e inovação para oferecer soluções personalizadas que agregam valor aos negócios dos nossos clientes. Por meio dos nossos mais de 100 serviços que oferecemos, somos capazes de atuar como parceiros estratégicos, contribuindo com a produtividade dos colaboradores e crescimento das empresas-clientes.

O diferencial, com a transformação de espaços que vivenciamos, é integrar todos os serviços necessários para a gestão das empresas, desde a recepção, limpeza, gestão de áreas verdes, manutenção até soluções de alimentação. Acredito que precisamos investir constantemente em inovação e tecnologias, focando na produtividade, sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, entendo a necessidade de ouvir os nossos públicos e nos reinventarmos para acompanhar as tendências do mercado e de cada setor. Ao alavancarmos a cultura de inovação, geramos valor por meio de soluções que atendem às necessidades reais de negócios e melhoram a experiência dos colaboradores e dos consumidores.

Tendências - Isso nos mostra a importância de tratar cada situação como única dentro do FM, desenvolvendo e aplicando soluções que gerem impactos positivos, ouvindo e apoiando colaboradores, clientes e consumidores. Isso torna os profissionais de Facilities essenciais para manter a qualidade de vida e a segurança de colaboradores, clientes e outros públicos de uma empresa.

Uma pesquisa da Sodexo, realizada em seis países, incluindo o Brasil, revelou que a infraestrutura física é cada vez mais importante, com os colaboradores buscando conforto e funcionalidade. Nesse sentido, valorizar o bem-estar é um componente fundamental do engajamento. A satisfação dos profissionais é crucial para melhorar a produtividade e a performance das empresas. Uma empresa que se preocupa com a jornada de seus colaboradores também é capaz de atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Ainda com base nos dados da pesquisa, vemos que os brasileiros demonstram valorizar a sustentabilidade no ambiente de trabalho, com 96% dos colaboradores considerando importante a atuação das empresas nesse tema. Por isso, torna-se cada vez mais urgente tomarmos uma posição e adotar mudanças levando em conta todos os aspectos ESG.

O propósito da Sodexo, assim como o meu como profissional, é liderar a promoção do desenvolvimento sustentável. Por isso, buscamos incentivar discussões, tanto entre nossos times, pensando em soluções que contribuam para nossa estratégia de negócios e gerem impacto positivo, como com nossos clientes, visando ser um parceiro estratégico em todas as esferas e apoiando de maneira direta nos compromissos ESG das empresas que atendemos. Mudamos a discussão de “preço” para “valor”, algo que é cada dia mais necessário frente às mudanças constantes no mundo.

Valores - Lembro-me do dia em que estive pela primeira vez no escritório da Sodexo, ainda durante o processo de entrevistas e me deparei com um banner com diversos corações, em que cada um representava 10 kg de alimentos que estavam sendo arrecadados para doação. Já naquele dia me identifiquei com a companhia, pois sempre fui guiado por valores, projetos e desafios, exatamente o que fazemos em Facilities: um olhar atento no “cuidado com as pessoas”.

As empresas que prestam serviço de FM precisam, diariamente, se dedicar para “criar um dia a dia melhor para cada um, para construir uma vida melhor para todos”. Nós, aqui, temos esse propósito porque entendemos o grande impacto no cotidiano das pessoas que nossos serviços de alimentação e Facilities têm. Para a Sodexo FM é mais do que serviços, é uma experiência de valor para as pessoas atendidas.

 

Hamilton Quirino - vice-presidente de Serviços Corporativos da Sodexo


Empreendedorismo: A importância de criar uma experiência para o cliente.

 

O empreendedorismo é um processo dinâmico que envolve a identificação de oportunidades de negócio, o desenvolvimento de ideias inovadoras e a criação de novos empreendimentos. Seu objetivo é criar valor econômico, social e ambiental, oferecendo produtos, serviços ou soluções que atendam às necessidades do mercado e gerem lucro e impacto positivo. Abrir um negócio próprio é como embarcar em uma aventura, e muitos aspirantes a empreendedores enfrentam dificuldades ao longo do caminho.


Conversamos com Kaio Poffo, fundador do Heróis da Pizza, uma rede de pizzarias temáticas que conquistou o paladar e o coração dos clientes. Kaio, que começou como auxiliar de garçom aos 14 anos, compartilha conosco suas experiências e dicas valiosas para quem deseja abrir seu próprio negócio. Com uma abordagem prática e uma notável capacidade de adaptação, Kaio ajustou suas operações e começou a colher os frutos de seu trabalho.


Em poucos anos, a Heróis da Pizza se expandiu, abrindo novas unidades em Balneário Camboriú, Florianópolis e Gramado. Cada nova pizzaria trazia uma inovação, uma característica única que a distinguia das outras. Um exemplo é a unidade de Gramado, uma verdadeira experiência temática que replica Manhattan, com táxis nova-iorquinos, um chafariz do Central Park e um palco da Broadway.


Kaio Poffo destaca que, ao abrir o Heróis da Pizza, sua principal preocupação era como vender o produto. Ele observa que muitos empreendedores focam demais na estrutura física e na qualidade dos produtos, mas acabam negligenciando a importância das vendas e da criação de uma experiência única para o cliente.

 

Para Kaio, não bastava ter uma pizza de qualidade; era fundamental envolver os clientes em uma experiência memorável que os fizesse voltar. Foi essa percepção que o levou a criar uma pizzaria temática de super-heróis, onde cada interação com o cliente se tornava uma aventura divertida e cativante. Kaio adotou uma abordagem criativa: vestindo-se de Batman, ele distribuía panfletos no semáforo, gerando curiosidade nas pessoas. Afinal, quem não queria experimentar uma pizza entregue por um herói? Essa estratégia funcionou, e as pessoas compravam não apenas pela pizza, mas pela experiência completa.


"A minha ideia inicial, mesmo sem ter experiência, já era muito clara: como vou vender meu produto? Eu sabia que precisava de algo único para chamar a atenção. Foi então que surgiu a ideia de criar uma pizzaria de super-heróis, proporcionando uma experiência diferenciada e envolvente para os clientes." — Kaio Poffo.


O Heróis da Pizza não é apenas uma pizzaria; é uma experiência. Kaio entendeu que as pessoas não compram apenas produtos, mas também a história e a emoção por trás deles. Ele criou uma marca temática, envolvendo os clientes desde a primeira impressão até a última mordida.


"As pessoas ficavam curiosas ao saber que haveria uma pizzaria que entregaria de herói. E, por isso, elas compravam, porque queriam ter essa experiência." — Kaio Poffo.


Kaio manteve viva a curiosidade que o levou a criar o Heróis da Pizza. Ele não tinha experiência prévia, mas sua paixão e criatividade o impulsionaram. Empreendedores devem estar dispostos a explorar ideias inovadoras e a se adaptar às mudanças do mercado.

Hoje a marca trabalha com um storytelling próprio, criando seus próprios personagens e seus produtos derivados dos mesmos. Contamos com gibis, pelúcias e copos personalizados.


O legal é que algumas crianças já pedem aos pais pro tema de aniversário ser dos personagens da marca.


O faturamento da Heróis da Pizza em 2023 foi impressionante, especialmente considerando o sucesso das unidades de delivery em Balneário Camboriú e Florianópolis, que alcançaram um montante combinado de 21,5 milhões de reais. Mesmo com a unidade em Gramado abrindo no final do ano, os resultados das três lojas - incluindo a de delivery, o serviço de rodízio em Florianópolis e o serviço de rodízio em Balneário - foram extremamente satisfatórios. 

O empreendedorismo bem-sucedido combina habilidades de vendas com uma operação eficiente. Seja você um novo empreendedor ou alguém com experiência, investir no desenvolvimento dessas habilidades e pensar fora da caixa é essencial para alcançar o sucesso nos negócios. Criar memórias e experiências com os clientes não apenas os fideliza, mas também se torna um dos tipos de marketing mais poderosos: o boca a boca. 



Camila Ferreira


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