43 países baniram os testes em animais
para cosméticos e mais proibições estão por vir; petição engaja 1,6 milhão de
assinaturas no Brasil
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O coelho Ralph foi o porta-voz da campanha que lança luz sobre a situação dos animais usados em laboratórios (Foto: Reprodução) |
No sábado (11), foram comemorados os 10
anos da proibição dos testes cosméticos e da venda de cosméticos testados em
animais na União Europeia. A data é também o ápice de uma década da campanha da
Humane Society International (HSI), suas afiliadas e parceiros para ampliar o
modelo de cosméticos livres de crueldade em todo o mundo. A HSI e outras
organizações não governamentais, juntamente com um número crescente de marcas
de beleza inovadoras, têm sido fundamentais para garantir muitas proibições de
testes em animais em níveis nacionais e estaduais e restrições de vendas de
cosméticos testados em animais. Agora, o clamor é para que o resto do mundo
siga esse exemplo.
Aviva Vetter, gerente sênior da
campanha global de cosméticos da Humane Society International, disse: “Estamos
imensamente orgulhosos do quanto o setor de beleza evoluiu desde o lançamento
da nossa campanha #LiberteseDaCrueldade e do grande impacto positivo das
incontáveis vidas animais que foram salvas em países que proibiram testes em
animais para cosméticos ou que abandonaram a obrigatoriedade desses testes.
Nosso objetivo é aproveitar esse progresso e garantir medidas nacionais
semelhantes em outros mercados-chave, incluindo o Canadá, Brasil, Chile, África
do Sul e Sudeste Asiático. É hora de fazer com que os testes de cosméticos em
animais seja uma página virada da história.”
Em março deste ano, o Conselho Nacional
de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Brasil proibiu, por meio de
uma Resolução Normativa, os testes em animais para cosméticos com ingredientes
que possuem segurança e eficácia comprovada cientificamente; e tornou
obrigatório o uso de métodos alternativos reconhecidos pelo CONCEA (que incluem
métodos de substituição, redução e refinamento) para ingredientes com segurança
e eficácia desconhecidas. Além de não proibir totalmente o uso de animais em
testes cosméticos, a resolução também não proíbe a comercialização de
cosméticos testados em animais. Para que tanto os testes cosméticos quanto a comercialização
de cosméticos testados em animais sejam de fato proibidos no Brasil, é
necessária uma lei federal. O projeto de lei (PL) 3062/2022, cujo texto reflete
um consenso entre a Humane Society International e a Associação Brasileira de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), encontra-se em caráter de
urgência na Câmara dos Deputados, pronto para aprovação, o último passo
necessário antes da sanção presidencial.
Antoniana Ottoni, especialista em
assuntos governamentais da Humane Society International no Brasil, disse: “É
maravilhoso ver esse impulso positivo direcionado para acabar com os testes de
cosméticos em animais em nosso país. Com milhões de cidadãos preocupados,
entidades sem fins lucrativos, líderes da indústria, senadores federais e agora
órgãos ministeriais, todos apoiando nossa campanha, é apenas uma questão de
tempo até que finalmente acabemos com os testes de cosméticos em animais e a
comercialização de cosméticos testados em animais, no Brasil”.
A HSI, em parceria com a ONG Te
Projeto, mantém um abaixo-assinado pedindo pela aprovação dessa lei. Hospedada
na plataforma Change.org, a petição engaja mais de 1,6 milhão de pessoas.
Confira a mobilização na íntegra: http://change.org/SalveORalph
Desde seu lançamento em 2012, a
campanha global da Humane Society International resultou em uma onda de
proibições e restrições nacionais de testes em animais para cosméticos – na
Índia, Coreia do Sul, Taiwan, Nova Zelândia, Austrália, Guatemala, México e, na
semana passada, Brasil. A China, que por muito tempo foi o único país a exigir
expressamente testes em animais para produtos cosméticos como condição de venda
ou importação, está gradualmente reduzindo essas exigências desde 2014. Com 43
proibições nacionais atualmente em vigor, o fim dessa prática desnecessária e
cruel está finalmente à vista.
O fato mais icônico da campanha da HSI
foi o carismático porta-voz Ralph, que se tornou sensação mundial em 2021, após
o lançamento do filme em stop-motion Save Ralph. Este filme em estilo
documentário lança luz sobre a situação dos animais usados em laboratórios para
testes, em uma colaboração criativa entre a HSI, cineastas e animadores de
Hollywood, além de um elenco multilíngue repleto de estrelas, incluindo o
vencedor do Oscar Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Tricia
Helfer, Pom Klementieff Denis Villeneuve, George Lopez Rosario Dawson, Wilmer
Valderrama, Rodrigo Santoro, Diem My Vu e H'Hen-Nie, que deram vida a Ralph e
seus amigos em inglês, francês, espanhol, português e vietnamita. O filme
viralizou, gerando mais de 825 milhões de tags #SaveRalph, homenagens no TikTok
e mais de 150 milhões de visualizações do filme em redes sociais, inspirando
mais de 5 milhões de pessoas a assinarem as petições da HSI. Save Ralph ganhou
vários prêmios de prestígio, incluindo o prêmio Cannes Lions Grand Prix for
Good e dois prêmios Webby.
A liderança de legisladores europeus,
ONGs e outras partes interessadas no pioneirismo de um modelo de inovação livre
de crueldade para o setor de cosméticos inspiraram não apenas a campanha de
transformação global da Humane Society International, mas também a criação de
uma nova geração de ferramentas científicas para a tomada de decisão de
segurança sem testes em animais, uma verdadeira vitória para todos.
Fatos:
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A Humane Society International lançou sua campanha global
#LiberteseDaCrueldade em 2012, em parceria com a Humane Society dos Estados
Unidos, a Humane Society Legislative Fund e a Lush Cosmetics.
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Desde 2019, outros líderes da indústria se uniram à Humane
Society International por meio da Animal-Free Safety Assessment Collaboration
para promover a proibição de testes cosméticos em animais nos principais
mercados globais de beleza, incluindo Unilever, Procter & Gamble, Avon
Products Inc., L'Oréal e Johnson & Johnson.
·
Esses e outros membros da Animal-Free Safety Assessment
Collaboration também desenvolveram uma Master Class de última geração sobre
avaliação de segurança de cosméticos sem testes em animais, a fim de construir
confiança, capacidade e uso global da ciência não animal nas tomadas de
decisões de segurança.
·
A Humane Society International gostaria de expressar seus
sinceros agradecimentos a todos os nossos colaboradores do #SaveRalph,
incluindo o escritor/diretor/editor Spencer Susser; os produtores Jeff Vespa e
Lisa Arianna; os criadores dos personagens e cenógrafos Andy Gent e a equipe da
Arch Film e Arch Model Studios; o animador principal Tobias Fouracre, DP
Tristan Oliver e o incrível elenco de voz do Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac
Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Tricia Helfer, Denis Villeneuve, George
Lopez, Rosario Dawson, Wilmer Valderrama, Denis Villeneuve, Rodrigo Santoro,
Diem My Vu e H'Hen-Nie, que doaram seu tempo e talento para dar vida ao Ralph e
seus amigos em inglês, francês, espanhol, português e vietnamita.
Sobre a
Humane Society International
Promovendo o bem-estar dos animais em mais de 50 países. A
Humane Society International trabalha em todo o mundo para promover uma melhor
relação entre humanos e animais, resgatando e protegendo cães e gatos,
melhorando as condições de vida e o bem-estar dos animais usados nas fazendas,
protegendo a vida selvagem, promovendo testes e pesquisas sem animais,
respondendo a desastres naturais e confrontando todas as formas de crueldade
contra os animais. Saiba mais em: hsi.org.