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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Quando e como notificar o descumprimento da LGPD?

As sanções para o descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) nº 13.709/2018 já estão valendo. Aplicadas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas que realizem operações de tratamento de dados, a não conformidade com as normas previstas em legislação deve ser notificada ao órgão regulador, a fim de preservar ao máximo os agentes de tratamento de dados em uma possível autuação, caso venham a ser responsabilizados.

Em uma definição direta, a própria LGPD estabelece um incidente de dados como um evento que leva à destruição, perda, alteração, divulgação ou acesso não autorizado, de forma acidental ou ilícita, a dados transmitidos, armazenados ou processados por uma empresa. Para qualquer sinal de descumprimento, caberá à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) fiscalizar a denúncia, seja de forma presencial nas sedes das empresas, em virtude de requerimento do titular dos dados, ou ainda, na comunicação de incidente.

O processo de apuração de eventual infração à lei abrange uma série de etapas fundamentais para esta análise. Em um primeiro momento, a ANPD pode instaurar um procedimento preparatório antes da autuação, quando os indícios da prática da infração não forem suficientes para a instauração direta do processo administrativo sancionador.

Caso instaurado o processo administrativo sancionador, o autuado será intimado, preferencialmente por meio eletrônico, para apresentar sua defesa, com todas as provas cabíveis, no prazo de dez dias úteis. Após realizada a fase de instrução, com a produção de provas que se fizerem necessárias à elucidação do caso, a Coordenação-Geral de Fiscalização proferirá a decisão fundamentada, aplicando ou não a sanção decorrente da autuação.

Às empresas que, de fato, cometerem infração, as sanções podem variar desde uma advertência, aplicação de multa, até suspensão ou proibição do tratamento de dados pessoais.

Considerando o disposto na lei e na Resolução CD/ANPD nº 1, de 28/10/2021, a comunicação de incidente ao órgão fiscalizador é de suma importância. Para além disso, o trabalho preventivo ainda se torna a melhor estratégia a fim de evitar tais consequências severas para aqueles que descumprirem a lei.

Todas as empresas e pessoas que, de alguma maneira, tratam de dados pessoais, devem ter à disposição profissionais especializados, de forma que conduzam um ritmo interno de adequação do seu negócio à LGPD, com foco em desenvolver um fluxo de tratamento dos dados de clientes e de seus colaboradores. Isso, para que em qualquer incidente, a equipe notifique o titular imediatamente do ocorrido, bem como à ANPD, informando as medidas que já estão ou serão tomadas para a resolver o problema e para evitar que ocorram, novamente.

Como reforço a essas ações, é de suma importância que as pessoas físicas e jurídicas tenham uma política de segurança da informação, devidamente detalhada e embasada pelos procedimentos a serem seguidos, para que possam agir de forma ágil e transparente na proteção dos direitos dos titulares dos dados. Para uma condução eficaz deste trabalho, o auxílio de um advogado especialista e certificado para atuar no âmbito da LGPD também se torna uma medida indispensável.

É fundamental que este profissional realize um mapeamento da situação atual do tratamento de dados do negócio e apresente um plano de ação para adequação à lei – assim como sua implantação e acompanhamento da execução das ações necessárias para estar em conformidade com suas normas. Nem toda ação ou estrutura será necessária a todas as pessoas ou empresas que dispõe de dados pessoais no seu negócio. Por isso é importante ter a orientação de um especialista, para que seja pensada uma forma de controle e tratamento adequada para cada negócio.

A LGPD é construída caso a caso para atender as especificações de cada negócio, visando garantir a proteção dos dados controlados ou tratados e, assim, a segurança dos titulares dos dados em um ambiente de mercado.

 


Mário Conforti - líder da área cível do escritório Marcos Martins Advogados.


Thais Cordero - advogada e líder da área societária do escritório Marcos Martins Advogados. 

 

Marcos Martins Advogados 

https://www.marcosmartins.adv.br


5 dicas para que você seja ultra-produtivo em 2022

 

Divulgação / MF Press Global 

Jennifer de Paula, diretora de marketing e gestão, dá conselhos para que todas as metas de 2022 sejam alcançadas com sucesso

 

 

A chegada de um novo ano renova esperanças para sonhos e metas. Porém, sem um planejamento e mudanças de hábitos específicos, a tendência é que o novo ciclo repita o anterior e os sonhos continuem sendo apenas isto: sonhos. Por isso, Jennifer de Paula, que é diretora de marketing e gestão da MF Press Global, preparou uma lista com 5 conselhos para que 2022 seja um ano especialmente produtivo.

 

1 - Aprenda a dizer NÃO -  “É a melhor forma de não sair do foco. Isso vale para pedidos externos e dizer não para si mesmo. Evite frases como ‘vou ver se posso’ e seja direto quando o assunto for se negar a fazer algo que não faz parte ou atrapalhe seu objetivo no momento”, pontua a especialista.

 

2 - Organize suas metas  - Para Jennifer é essencial ter os objetivos sempre à mão e dar o ‘start’ diário de forma organizada por ordem de prioridade. “Olhe seu plano diário no início, meio e final do dia. Assim saberá se concluiu tudo ou se o final da lista se tornará a prioridade do dia seguinte”, explica.

 

3 - Pare de verificar seu email e whatsapp - A especialista defende que se organizar também quer dizer estipular a quantidade de vezes que você dá aquela checada na caixa de entrada ou no grupo do whatsapp. “Tente definir horários para verificar as mensagens, como uma vez a cada 3 horas dependendo de sua demanda”, aconselha.

 

4 - Cuidado com o termo "multitarefas" - “Ter várias tarefas diárias e concluir todas com sucesso não quer dizer que tenha que fazer tudo ao mesmo tempo. Isso diminui sua produtividade, pois está pulando de tarefa em tarefa sem se concentrar em nenhuma”.

 

5 - Fique atento aos sinais de cansaço mental - Fazer pausas saudáveis para recuperar as energias como uma caminhada pelo escritório ou um breve alongamento pode ser fundamental para preservar a saúde mental. “Não se cobre tanto quando a necessidade do descanso chegar. Forçar a barra trará grandes chances de não ser bem-sucedido na tarefa. Descanse e seja recompensado ao se tornar ainda mais produtivo”, detalha Jennifer de Paula.

 

 

Jennifer de Paula - diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.


Sobre a importância da realização dos leilões urbanos de potencial construtivo

O setor da construção civil é competente e trabalha em condições adversas, sempre com muito risco e que, acompanhado da morosidade do Estado na aprovação de projetos, quer por falta de estrutura publica adequada, quer por falta de funcionários motivados, balizados por uma legislação ambígua e muito severa, torna empreender no Brasil um ato de real bravura. 

No entanto, o setor da construção civil deverá registrar, no ano de 2021, o maior crescimento nos últimos 10 anos, registrando índices recordes não atingidos desde 2012. Dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que o setor gerou, de janeiro a agosto de 2021, quase 238 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. Também o melhor resultado para o período desde 2012. 

A evolução dos indicadores de atividade do setor em todo o país, conforme os dados da Sondagem Indústria da Construção, realizada pela CNI, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), mostra que em julho, agosto e setembro o nível de atividade foi de 50,4 pontos. Indicador maior só ocorreu em 2010, quando era de 54,5 ponto. 

Nesse sentido, é um setor que deve merecer toda a atenção de governos e órgãos públicos e se utilizar de todos os mecanismos existentes e disponíveis para incremento de atividades e geração não só de empregos, como também de recursos advindos da arrecadação de impostos. 

Por exemplo, ao longo dos últimos 25 anos, a Prefeitura aderiu a venda de potenciais construtivos. Ou seja, para o Construtor poder erigir um prédio maior e economicamente viável, ele tem de pagar no momento das aprovações aos cofres municipais. Este pagamento depende da localização do terreno e pode ser feito através de simples outorga onerosa – a prefeitura calcula e cobra diretamente, sempre com pagamento antecipado, ou através de CEPAC´s (Certificados de Potencial Construtivo) quando o terreno está localizado em áreas de operações urbanas consorciadas. 

Assim, há mais de 20 anos vem ocorrendo leilões públicos dos títulos, elaborados pela SP Urbanismo, capitaneados pelo Banco do Brasil, auditados pela Caixa Econômica Federal e autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vendidos a mercado balcão através da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). 

Importante ressaltar que todos os recursos obtidos nos leilões devem ser exclusivamente utilizados em benfeitorias dentro do perímetro da Operação Urbana, tornando a operação uma excelente ferramenta de desenvolvimento urbano e social. 

Porque então não incentivar a sua realização? Denominados   CEPAC (Certificados de Potencial Adicional de Construção) são valores mobiliários emitidos pela Prefeitura do Município de São Paulo, através da SP URBANISMO, utilizados como meio de pagamento de Contrapartida para a outorga de Direito Urbanístico Adicional dentro do perímetro de uma Operação Urbana Consorciada. Cada CEPAC equivale a determinado valor de m2 para utilização em área adicional de construção ou em modificação de usos e parâmetros de um terreno ou projeto. 

Essa é uma solução inteligente para conciliar dois interesses igualmente importantes, de um lado a necessidade de recursos para construção popular e do outro lado a iniciativa privada, que através desse leilão pode gerar empregos e novos impostos. Trata-se então de uma ferramenta de captação utilizada com sucesso há mais de 20 anos pelo Município de São Paulo que merece ser incentivada.

 


Silvio Luís Sanchez - engenheiro civil, especializado em gerenciamento de empreendimentos na área de construção civil imobiliária e sócio fundador da MSB Sanchez Construtora e Incorporadora Ltda.


Novo Ensino Médio: o que já mudou nas escolas e o que vai continuar em 2022


Instituições de ensino terão até março para implementar o novo currículo; Escola Vereda se antecipou para incluir os itinerários formativos em 2021 e espera fornecer algo ainda mais rico em 2022

 

A permanência dos estudantes no Ensino Médio sempre foi considerada um desafio para a educação no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) deste ano, 407,4 mil jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola no 2º trimestre de 2021. Apesar de ser um número inferior ao período pré-pandêmico (em 2019, esse número era de 680 mil jovens), os especialistas alertam que a crise da Covid-19 agrave outros problemas que podem culminar no abandono e evasão escolar nos próximos anos.

Entre os motivos para a desistência dos estudos, há a falta de interesse no modelo de ensino tradicional, somada à necessidade de trabalhar logo cedo. Segundo Maira Piovezana, Diretora de Ensino da Escola Vereda, quando o estudante entra no Ensino Infantil, a curiosidade, o engajamento e o interesse são enormes, porque “ele sedento por aprendizagem, quer saber tudo. Toda criança fica perguntando ‘mas por quê?’ de uma forma intensa e, conforme a escolaridade vai chegando, ele se perde, e começa perguntar ‘por que eu tenho que aprender isso?’

Com o objetivo de tornar a escola um espaço mais interessante, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, que inclui o aumento da carga horária e a oferta de itinerários formativos. De acordo com a regulamentação, todas as instituições de ensino que abrangem esse segmento terão até março de 2022 para implementar o novo currículo.

A mudança prevê, no mínimo, três mil horas de momentos dentro da escola para o Ensino Médio. Como o ensino na Escola Vereda é integral, a carga chega a 3.600 horas. “Com a Formação Geral Básica, parte do currículo em que todos participam, o estudante consegue fazer o Enem e passar em qualquer vestibular, porque isso é uma preocupação futura, obviamente. O trabalho com os Itinerários Formativos possibilita que o ele se aprofunde nos conhecimentos de seu interesse, se preparando para o futuro e se tornando autônomo de fato”, afirma Maira.

Inicialmente, a Escola Vereda oferece um itinerário voltado para Linguagens e Ciências Humanas e outro para Matemática e Ciências da Natureza. A ideia é que o estudante escolha a área que mais o interessa e não só aprofunde as matérias vistas na formação geral básica, mas use aqueles conteúdos de forma prática, colocando de fato a mão na massa. Segundo a diretora, aquela pergunta, “para que eu vou usar isso?”, será respondida dessa forma – na prática –, algo que era mais restrito com o currículo antigo.

Os eixos estruturantes dos itinerários, que estão em todas as documentações e que norteiam as aulas, são: investigação científica – os estudantes precisam buscar informação de maneira científica, organizada, com processo –; processo criativo do próprio estudante – como que ele vai conduzir tudo –; empreendedorismo, que é ter a visão do seu projeto de vida, o passo a passo, aonde ele vai chegar; e mediação sociocultural, em que o estudante acaba produzindo algo importante para o comunitário, para sociedade em que ele está inserido.

A Vereda ainda soma a esse currículo aulas de redação, de projeto de vida com empreendedorismo e a aula de programação para todos os estudantes, além de possibilitar que todas as séries do Ensino Médio escolham entre ter aulas de teatro ou de artes plásticas. Em 2022, a expectativa é que o presencial continue enriquecendo a experiência “já que a possibilidade de interação aliada aos Itinerários Formativos promove dinâmicas de qualidade entre os jovens”, finaliza a diretora.

 


Escola Vereda

www.escolavereda.com.br


Tragédia na Bahia mostra que a população não é prioridade

A Bahia enfrenta, neste final do difícil 2021, o maior desastre climático de sua história, com inundações que atingem 109 cidades – ou seja, 26% de seus municípios –, mais de 20 mortes e cerca de 409 mil pessoas desabrigadas. Recentemente, Manaus e várias cidades do interior do Amazonas também sofreram com tempestades, ventos fortíssimos e destruição de instalações da distribuidora de energia local. 

É uma situação de calamidade pública, com prejuízos gigantescos e enorme sofrimento da população, que clama por água, alimentos, colchões e medicamentos. Apesar de tamanha gravidade, não se viu nenhum partido político ou mesmo os governadores da Bahia e do Amazonas oferecerem suas cotas-parte do Fundo Partidário e/ou a destinação de parte do fundo eleitoral de 2022 para o socorro da população. 

Estamos falando de dois fundos que somam R$ 5,9 bilhões, recursos que seriam extremamente importantes para ajudar na solução das mazelas provocadas pelas fortes chuvas e também resultantes da falta de aplicação de recursos em áreas que atendam a população e gerem condições de vida mais dignas para os seus cidadãos. 

Diante de tamanha tragédia e sofrimento, é motivo de indignação constatar que governos e partidos políticos não se disponham a disponibilizar R$ 1 bilhão ou R$ 2 bilhões para minimizar a desgraça de um povo que vive na mais absoluta miséria. Todos silenciam para proteger o cofre de onde sairá o financiamento das campanhas no ano eleitoral de 2022. 

Quais são, afinal, as prioridades de quem governa os estados e o País ou que pretende governar a nação? O Brasil está atrasado no enfrentamento dos cinco maiores dramas sociais nacionais: a pobreza, a precariedade da saúde, o baixo nível da educação e habitação, além da violência urbana. Isto tudo tem origens conhecidas: corrupção, privilégios e impunidade. 

O Brasil se tornou, a partir de 1988, um dos grandes arrecadadores de impostos do planeta, graças ao aumento gigantesco da carga tributária imposta à população. Os governantes, portanto, deveriam ter maior preocupação com os cidadãos que os elegeram, os mesmos brasileiros quem trabalha 150 dias por ano apenas para pagar impostos. Gente de carne e osso, cheia de necessidades, que deveria perguntar todos os dias: qual o destino dos impostos arrecadados? 

A realidade mostra que o destino dessa arrecadação gigantesca não é o povo brasileiro, relegado ao tempo, enquanto os bilhões arrecadados estão reservados para os privilegiados (hoje nem tão poucos), os donos do poder, sempre empenhados em manter – ou ampliar – a sua condição de superioridade. 

É a eles que cabe a responsabilidade de garantir bem-estar a toda a nação, e não somente a um grupo de privilegiados, que, em sua maioria, se locupletam às expensas do povo brasileiro. É ao Estado que cabe a responsabilidade de regulamentar toda a vida e saúde social, política e econômica do país, em parceria com empresas privadas, entidades de classe e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o momento em questão. Cabe ao Estado garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade a todos os cidadãos brasileiros, independentemente da região onde habitam. 

Nesse sentido, cabe ao povo questionar por que os mandatários do Fundo Partidário não tomam a iniciativa de ajudar em momento tão crítico? Não seria essa uma forma efetiva de o pretenso candidato dar demonstração de que possui condições efetivas de cuidar dos seus eleitores? E, de outro ponto de vista, não seria ainda a melhor plataforma eleitoral? Algo a ser pensado pelos futuros candidatos aos cargos públicos em disputa no pleito de 2022. Com urgência, antes que seja tarde demais. Se a tragédia não é capaz de sensibilizá-los, nada mais o será.

 


Samuel Hanan - engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e foi vice-governador do Amazonas (1999-2002).

 

Confira lista de convocação para provas de aptidão das Etecs


Fase específica do processo seletivo para Canto, Dança e Regência inclui prova teórica e prática

 Foto: Gastão Guedes



 Relação de convocados para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro está disponível na internet; fase específica será online, nesta terça

 

O candidato que fez sua inscrição para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro pode conferir a lista de convocados para a prova de aptidão a partir das 15 horas desta segunda-feira (3), pela internet e na Escola Técnica Estadual (Etec) onde pretende estudar. 

Os exames de aptidão do processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 serão realizados amanhã (4), no formato online, pela plataforma digital do Vestibulinho. As provas para Canto, Dança e Regência incluem etapas teórica com questões dissertativas e parte prática por meio do envio de um ou dois vídeos, de acordo com o curso escolhido. Já quem disputa uma vaga no curso técnico de Teatro, a prova será exclusivamente prática, com envio de vídeo. As orientações e conteúdos que serão abordados estão detalhados na Portaria e no Manual do Candidato. 

O resultado da prova de aptidão, a primeira lista de convocados para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro e a convocação para envio dos documentos de matrícula serão divulgados pela internet, no dia 10 de janeiro.

 

Atenção ao calendário 

Na próxima segunda-feira (10), será divulgada também a lista de classificação geral para os demais cursos Técnicos, Integrado, Médio com ênfase e Especialização, no site do Vestibulinho.

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e demais divulgações são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

 

Acompanhe as próximas datas do calendário do Vestibulinho para o primeiro semestre de 2022:

 

4 de janeiro – Provas online de aptidão para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

 

10 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação da classificação da prova de aptidão online e dos demais cursos; convocação para envio dos documentos de matrícula da primeira chamada por meio do site www.vestibulinhoetec.com.br;

 

11 a 13 de janeiro – Matrícula dos convocados na primeira lista e envio de documentação de matrícula por meio digital;

 

20 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do deferimento e indeferimento das matrículas – primeira lista de convocação, pelo site do Vestibulinho;

 

21 a 24 de janeiro – Recurso da matrícula para correção da documentação e/ou envio da documentação para os candidatos que perderam o prazo inicial da matrícula – primeira lista de convocação, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br;

 

28 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do resultado correção/análise de documentação - 1ª lista de convocação, pela internet;

 

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e no site vestibulinhoetec.com.br.

 


Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


Em 2022, comunidade escolar lida com as mudanças Novo Ensino Médio


Escolas, alunos e pais já se preparam para as novidades e desafios na educação em 2022. Entre eles, um dos mais esperados é o Novo Ensino Médio, já que as instituições terão até março para implementar o novo currículo, divido em conteúdo obrigatórios a todos os alunos e disciplinas que poderão ser escolhidas individualmente, de acordo com seus interesses.

Pensando nisso, o diretor do Sistema de Ensino pH, Cláudio Falcão, elencou alguns desafios para as instituições de ensino:



A escolha de conteúdos e os desafios da mudança

Se antes os professores trabalhavam todos os conteúdos para todos os estudantes, a reforma estipula um máximo de 1.800 horas para a Formação Geral Básica ao longo do Ensino Médio. Por isso, o diretor comenta que os professores terão que fazer escolhas difíceis.  “Os educadores têm que entender que criou-se uma tradição curricular que talvez hoje não faça sentido. Há uma necessidade de renovar a forma de dar aula. Devemos priorizar sempre aqueles conteúdos que têm significado comum ao cotidiano, à vida, ou seja, que o saber tenha um sentido real.



Itinerários Formativos e a autonomia do estudante

Diferente da Formação Geral Básica, não há um limite para os Itinerários Formativos, apenas um mínimo indicado de 1.200 horas. Mas Falcão alerta que a lei é clara em exigir que o estudante tenha o direito de escolha. “Se eu tenho a Formação Geral Básica e apenas um Itinerário, está igualzinho a antes. Por isso, a gente entende que a instituição deve oferecer no mínimo dois Itinerários Formativos para que o aluno escolha um que esteja mais voltado ao seu interesse.”

A autonomia nesse caso cumpre um papel fundamental no que diz respeito ao interesse do jovem. “Assim, se combate o problema de a educação ser desinteressante e do aluno não estar motivado. Uma escolha dele de acordo com a vocação, com o desejo, com o conforto. Isso é fundamental.”

 


Cláudio Falcão - diretor e autor do Sistema de Ensino pH e está disponível para entrevistas. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), ele tem mais de 16 anos de carreira como professor, com grande experiência em preparação para o Enem e vestibulares, soluções educacionais, inovações em educação e formação. 


Digitalização das empresas favorece novos mercados para 2022

Negócios relacionados à tecnologia da informação criam oportunidades para empreendedores

 

Uma das mudanças que a pandemia trouxe para os pequenos negócios brasileiros foi a aceleração no processo de digitalização das empresas. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a FGV, sete em cada dez micro e pequenas empresas se digitalizaram desde o início da crise e essa necessidade acabou criando ou aumentando as oportunidades em segmentos voltados para a tecnologia.

O gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, revela que negócios ligados à tecnologia da informação como suporte técnico, manutenção e marketing estão entre os segmentos que mais apresentaram aumento, desde o início da pandemia, em 2020. “São atividades voltadas para digitalização de empresas e assessoramento ao usuário na utilização de sistemas e, por isso, a tendência é que, em 2022, essas atividades continuem crescendo", ressalta. Ele explica que um dos motivos para esse movimento está no fato de que os consumidores estão mais digitais, o que faz com que as empresas também tenham que acompanhar esse movimento do consumidor.

“A transformação digital, que muitas empresas estão sendo forçadas a fazer, cria oportunidades como desenvolvimento de aplicativos e websites, gestão de mídias sociais e gestão de marketing digital. Nós vimos um aumento na digitalização, mas ainda há espaço para aproveitar melhor esse movimento dos pequenos negócios”, conta Rissete.  Segundo ele, há ainda muitas oportunidades relacionadas ao maior uso de equipamentos de comunicação em geral, de biometria, de automação residencial e empresarial e realidade virtual para teste de produtos e serviços.

Ainda de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae, mesmo com mais de 85% dos pequenos negócios tendo voltado a operar, a digitalização deve continuar sendo um dos pontos de atenção dos pequenos negócios.  “Mesmo com a volta do presencial, o digital continua sendo importante. Seja como um canal de promoção, de divulgação, de exposição e de comercialização. Essa tendência leva o pequeno negócio a se diferenciar por meio da reputação e exposição da internet. A combinação entre ambiente físico e digital é fundamental para que os pequenos negócios se destaquem e sempre estejam à frente dos demais”, pontua o gerente do Sebrae.


Outros segmentos

Mas além dos negócios ligados à tecnologia, outras atividades também devem demonstrar sinais de recuperação e se tornarem boas oportunidades de negócios. Com retorno das pessoas às ruas sem restrição de circulação, alguns segmentos que tinham sido fortemente afetados na pandemia - como os pequenos negócios de alimentação fora do lar - podem ter novo fôlego no próximo ano. “Há de se destacar também a perspectiva de retomada do turismo, com destaque para destinos nacionais, que estão se beneficiando com a demanda reprimida por viagens, bem como condições menos favoráveis para o turismo internacional (câmbio, variante do vírus ômicron)”, observa Cesar Rissete. Dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) apontam que o mercado doméstico apresentou, em outubro, uma recuperação de demanda próxima aos níveis pré-pandemia (84%), com previsão de recuperação total da demanda doméstica em 2022, o que corrobora para essa expectativa.

Logística é outro segmento que pode ter um bom mercado em 2022.  “É uma atividade que presta serviços para todos os demais e na qual vemos ainda muitas deficiências. Quase toda empresa depende de algum processo de logística e o empreendedor pode conseguir identificar oportunidades aqui”, comenta Rissete, que ainda acrescenta que tem sido grande a procura por informações, no portal do Sebrae, sobre como abrir empresas nesse setor.

Mais atividades que podem crescer em 2020, por estarem ligadas às mudanças no perfil do consumidor brasileiro, são aquelas voltadas para a população com mais idade. Com a crescente proporção de idosos na população já se cria nichos com oportunidades específicas em áreas como saúde e bem-estar, atividades físicas, turismo e serviços em geral. Outra tendência é o aumento de animais domésticos. O mercado pet já conta com grandes players de varejo, mas também oferece muitas possibilidades para pequenas empresas de higiene e embelezamento, alojamento e treinamento de pets. Esse é outro segmento que tem sido bastante procurado no portal do Sebrae.


Cosméticos, Materiais de construção e turismo são os setores que mais cresceram em vagas no 2º semestre de 2021, revela Catho

Área da saúde também se destacou em oportunidades no comparativo com o mesmo período do ano passado

 

De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no País está em 13,2%. Mas as oportunidades para as 13,7 milhões de pessoas que buscam trabalho atualmente vêm crescendo. Balanço feito pela Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, revela os setores que mais cresceram no segundo semestre de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Vagas para atuar em empresas do ramo de cosméticos foram as que mais cresceram. O setor fechou o semestre contabilizando um aumento de 253% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.  O segundo lugar do ranking fica para as oportunidades no setor de materiais de construção que fecharam o semestre com uma alta de 167%. Completando o pódio, vagas para atuar na área de turismo e viagem registraram um crescimento de 150%.

Confira os demais setores que  registraram um aumento de 50% ou mais no último semestre:

  • Telemarketing/ Call Center: + 148%;
  • Financeiro: + 116%;
  • Açúcar e Álcool: + 87%;
  • Construção Civil: + 80%;
  • Turismo/ Hotelaria: + 71%;
  • Estética/ Academias: + 70% ;
  • Borracha:  + 68%;
  • Sindicatos / Associações / ONGs:  + 66%;
  • Academia de Esportes / Artes Marciais:  + 57%;
  • Café:  + 52% ;

Já o setor de saúde também teve um crescimento em relação ao mesmo período de 2020, quando houve um aumento significativo na busca por profissionais desse setor para auxiliar no ápice da primeira onda da pandemia de Covid-19. No primeiro semestre de 2021 vagas para atuar na área da saúde também subiram, registrando mais de 70 mil oportunidades no período. 


Vagas disponíveis

A Catho conta com mais de 335 mil vagas disponíveis para atuar em todos os setores mencionados no levantamento. Somente na área de cosméticos, a que mais cresceu no último semestre, por exemplo, foram mais de 10 mil vagas. Já nos setores de Materiais de Construção e Turismo e Viagem 6 mil e mil, respectivamente.

Já para ajudar as empresas na busca pelos melhores profissionais, a Catho tem diversas ferramentas, como a publicação de vagas grátis e soluções como o “Recrutamento Perfeito” que através de Inteligência Artificial e vários filtros, permite ao recrutador encontrar o candidato perfeito em alguns cliques, dentre os mais de  8,5 milhões de currículos cadastrados na plataforma. A Catho facilita o processo de seleção, fazendo com que ambos os lados se beneficiem e possam começar 2022 contratando e sendo contratados.

Os dados do levantamento são da base de dados da Catho com vagas para atuar em todo o País. Para se candidatar de forma gratuita para essas e mais oportunidades, basta clicar aqui.

 

 Catho


Conheça as vantagens e desvantagens de um condomínio-clube

A correria das cidades e os horários cada vez mais reduzidos para lazer fazem com que ganhe espaço no mercado os chamados “condomínios-clube”. 

Além de proporcionar comodidade e opções para entretenimento, eles são muito procurados por conta de sua praticidade e segurança. 

Os condomínios-clube são projetados para atender as necessidades de quem busca um espaço completo, oferecendo ampla infraestrutura, não apenas de lazer, mas também de serviços essenciais. Dentro desses empreendimentos você pode encontrar: restaurante, brinquedoteca, cinema, pet shop, salão de beleza, mercado, loja de conveniência, etc. 

No entanto, mesmo sendo uma alternativa tão atraente ao primeiro olhar, é preciso avaliar com calma e estudar os pontos positivos e negativos desse empreendimento imobiliário:

 

Pontos Positivos

Taxa Condominial – Pode não parecer, mas em razão dos espaços que são locados e da maior quantidade de condôminos para dividir as despesas, a taxa acaba sendo um atributo. 

Espaços interativos – Para quem tem filhos, é uma ótima opção, devido as áreas de lazer. Além disso, em alguns condomínios é possível encontrar aulas esportivas e de idiomas para os pequenos. Os adultos também podem contar com algumas facilidades, como: lojas de conveniência, salão de beleza, mercado, caixas 24h, feiras, etc. 

Segurança – Geralmente, estes locais possuem sistemas avançados de vigilância. Isso contribui para o menor deslocamento para espaços públicos porque as atividades podem ser feitas dentro do condomínio.

 

Pontos negativos

Pouca Privacidade – Para quem gosta de um certo isolamento, não vai agradar. Tanto nos espaços comuns, como no congestionamento dentro da garagem e até nos elevadores, é difícil transitar por um condomínio dessa categoria sem encontrar muitas pessoas pelo caminho. 

Estacionamento – O número excessivo dos carros pode ser um estresse diário para chegar e sair do prédio de forma organizada. 

Má administração – O síndico precisa ser muito dedicado e responsável para manter a ordem e possibilitar uma convivência agradável e pacífica entre os muitos moradores, além de prezar pela conservação de todos os espaços. Por causa do tamanho e complexidade desses empreendimentos, não é difícil que aconteçam problemas de administração. 

Espaços kids e academia são os ambientes mais procurados em condomínios-clube

Um estudo mostrou que as áreas específicas para as crianças são muito frequentadas. Os playgrounds são usados 44% ao ano, a brinquedoteca 45% e o salão de jogos 49%, com baixíssimo impacto nos gastos anuais. Entre os moradores adultos, as salas de ginástica são as mais usadas, 38% ao ano, com custo médio de 3% nas despesas do condomínio por ano. 

Salão de festas e espaços gourmet são mais utilizados aos fins de semana, por isso aparecem como os de menor ocupação, 2% ao ano. Porém, participam com menos de 1% nos custos anuais do condomínio. 

Como se pode ver, as áreas de lazer nestes empreendimentos são o que impactam na decisão de compra de um novo imóvel, e agrada principalmente quem busca conforto, praticidade, segurança e lazer no dia a dia. Além disso, é um investimento que agrega valor em uma futura revenda.   

 


José Roberto Iampolsky - CEO da Paris Condomínios, empresa criada em 1945 para administrar condomínios e alugueis. www.pariscondominios.com.br

 

Caminhoneiros e transportadores podem atuar como MEI e acessar benefícios do regime simplificado

Com a sanção presidencial da lei complementar nº188, transportadores autônomos são incluídos no rol de atividades permitidas como microempreendedores individuais


A criação da figura do microempreendedor individual (MEI) para caminhoneiros e transportadores foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira (31). A medida possibilita que profissionais autônomos dessas atividades possam se formalizar com acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com possibilidade de emitir notas fiscais e garantia de benefícios previdenciários.  Além disso, ao se tornar MEI, os optantes passam a ter acesso às linhas de crédito e financiamentos com condições especiais.

O projeto de lei (PLP 147/2019) foi sancionado na íntegra, sendo publicada a Lei Complementar nº 188. A lei sancionada permite que os caminhoneiros e transportadores autônomos se inscrevam como MEI ainda que tenham um faturamento maior do que o teto das demais categorias incluídas no regime simplificado, que atualmente é de R$ 81 mil por faturamento anual. No entanto, o MEI Caminhoneiro esse limite é de R$ 251,6 mil de receita bruta ao ano. No caso de início de atividades, o teto é de R$ 20.966,67, multiplicado pelo número de meses entre o começo da atividade e o último mês do ano.

De acordo com o gerente de Políticas Públicas da instituição, Silas Santiago, a medida é muito positiva para a categoria que gasta a maioria de suas receitas como insumos. “Trata-se de uma categoria que precisava de um limite diferenciado de faturamento anual, porque grande parte das receitas com fretes são gastos com insumos, a exemplo de combustíveis, pneus e pedágios”, explicou.

O MEI Caminhoneiro também se diferencia dos demais microempreendedores quanto ao pagamento da guia mensal, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DASMEI. O MEI Caminhoneiro pagará 12% do salário-mínimo de INSS pessoal, enquanto os demais MEI continuarão pagando 5% do salário-mínimo.

No Portal do Empreendedor, é possível encontrar todas as informações sobre o MEI e aderir ao regime, de forma fácil e rápida pela internet. O endereço eletrônico é https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. O Portal Sebrae também oferece informações, orientações e cursos online gratuitos direcionados especialmente aos MEI. Conheça aqui.


IVG amplia mentoria gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade

Instituto Vasselo Goldoni abre inscrições em janeiro para seu programa de mentoria, agora na versão 5.5.5, de forma gratuita


O Instituto Vasselo Goldoni (IVG), instituição que promove programas de ação social com a missão de incentivar e difundir a equidade de gênero, a sororidade, a reintegração e o respeito à diversidade, está lançando uma nova versão de sua mentoria colaborativa gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Edna Vasselo Goldoni, fundadora do IVG, explica que o programa foi ampliado para atender mais cem mulheres por edição. “Por este motivo estamos chamando de Mentoria 5.5.5, pois serão cinco edições, com cinco horas de mentoria e 500 mulheres atendidas”, enumera. “Isso significa que serão 2,5 mil participantes por ano”, completa.

As inscrições serão abertas em janeiro e poderão ser feitas pelo site www.institutoivg.com.br.

A mentoria colaborativa do IVG é sustentada por quatro pilares:

  • Inspirar – criar conexão com pessoas que compartilharão seus conhecimentos;
  • Potencializar – prover acolhimento, definir plano de ação e estabelecer metas claras e definidas;
  • Fortalecer – fortalecer e valorizar suas competências e iniciativas para colocar planos em prática e;
  • Transformar – Traduzir em realidade a necessidade de mudança e crescimento para atingir objetivos.

Cada mulher que entra no programa tem cinco horas de mentoria, além de acesso a várias lives sobre elaboração de currículo, montagem de perfil no LinkedIn, uma série de atividades que culminam em um plano de ação para mudança de vida. “Nós já salvamos vidas, ajudamos mulheres a mudar de emprego, empreender, a serem promovidas no trabalho, é uma ação social que visa a transformação social pela força da mulher”, enfatiza Edna.

A mentoria colaborativa conta com uma forte estrutura de conhecimento, por meio da Academia IVG, que mantém parceria com a Unibrad – Universidade Corporativa do Bradesco, mais de setenta cursos da Universidade de Harvard, Fundação Getúlio Vargas, Sebrae, curso de liderança feminina, aulas de oratória do Instituto Passadori, e Edna adianta que para 2022 as parcerias serão ampliadas para oferecer mais conteúdo às participantes. Parte desse conteúdo pode ser acessado, inclusive, por quem não é participante do programa, no site Academia IVG | Compartilhar o conhecimento é essencial (institutoivg.com.br).

A fundadora do Instituto Vasselo Goldoni ressalta que toda essa estrutura é oferecida gratuitamente para as participantes. “Costumo dizer que essa corrente não é do bem, é do amor. Porque quem está conosco está doando o seu tempo, seu conhecimento, contribuindo de forma efetiva. Tem uma frase que eu uso muito, que o amor é a única força invencível e dinâmica que nos leva a doar de nós e irmos ao nosso próximo”, finaliza Edna.

 

Serviço

Programa de mentoria colaborativa 5.5.5 do IVG

Inscrições a partir de 10 de janeiro de 2022 no site IVG – Instituto Vasselo Goldoni (institutoivg.com.br)

 

Edna Vasselo Goldoni - fundadora e presidente do Instituto Vasselo Goldoni, CEO da Vasselo Goldoni Desenvolvimento, HR Influencer 2021 – 1º lugar no Brasil; membro honorário e vitalício da All Ladies League Global Network (Soul Sister), única mulher indicada ao Prêmio TOP OF MIND Profissional de Vendas, sendo finalista em três Edições; representou o Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres em 2016.

 

Instituto Vasselo Goldoni - IVG - Instituto que promove Programas de Ação Social sem fins lucrativos, tem como missão incentivar e difundir a equidade de gênero, a sororidade, a reintegração e o respeito à diversidade, cultivando e desenvolvendo em suas ações, os valores da autoconfiança, da resiliência e da superação para motivar mulheres e homens a serem protagonistas de histórias inspiradas nos mais nobres e elevados ideais e, juntos, construírem uma sociedade em que prevaleçam a justiça, a paz e o progresso para todos.


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