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terça-feira, 4 de maio de 2021

Professora de Português dá dicas para evitar erros na hora de produzir a redação nos vestibulares

Em comemoração ao dia da Língua Portuguesa e a proximidade com os vestibulares, a professora Cynthia Pichini destaca pontos importantes para o momento da escrita 


O Dia da Língua Portuguesa celebra a cultura, autores e obras da literatura e língua portuguesa. Celebrada no dia 05 de maio, a data também é comemorada em países onde o Português é a língua materna, tais como: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, entre outros. Aproveitando a comemoração para ajudar vestibulandos na hora da redação nas provas, a professora de Linguista Aplicada ao Ensino de Línguas, Cynthia Pichini, da Universidade São Judas, integrante do Ecossistema Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do País, listou algumas dicas importantes para evitar erros comuns. 

Considerada uma das partes mais importantes nos vestibulares, a redação gera uma grande expectativa nos estudantes, mas se feita com atenção, torna-se a grande aliada para o ingresso no ensino superior. “Por conta da pandemia, as formas que as universidades tinham para conhecerem seus futuros aluno acabaram se distanciando. A redação é o ponto de encontro entre o vestibulando e as instituições. É nela que o estudante mostrará seu potencial de argumentação, convencimento e, claro, domínio da Língua Portuguesa”, aponta Cynthia. 


Fique atento à proposta e evite vícios gramaticais 

Apesar de simples, a dica é muito importante e pouco utilizada. A professora indica que os vestibulandos leiam atentamente a proposta da redação e os textos de suporte. Assim que entenderem a proposta e os textos, ele terá maior confiança e domínio para construção da redação. Uma vez que o estudante entendeu a mensagem central, é preciso planejar seu conteúdo, mantendo coesão e coerência e sempre utilizando a língua portuguesa padrão, ou como é conhecida, a norma culta, evitando abreviações e vícios do dia a dia. 

A professora Cynthia ainda sinaliza que os estudantes devem reler seus textos, a fim de evitar que entreguem o conteúdo com erros gramaticais comuns, como a utilização incorreta da vírgula, acentos e o mais importante: garantir que estão entregando a redação com o título, que muitas vezes é esquecido pelos vestibulandos. 

Vale lembrar que o vestibular da Universidade São Judas para ingresso no ensino superior no 2º semestre de 2021, já tem data marcada. Vai acontecer no dia 29 de maio e os candidatos podem realizá-lo de forma online ou presencialmente. As inscrições podem ser feitas através do link [usjt.br/vestibular]usjt.br/vestibular. 

 


São Judas


Canadá anuncia novo caminho para imigrantes temporários que desejam pedir residência permanente no país

 Mais de 90 mil trabalhadores essenciais e graduados poderão se beneficiar com o programa 


O Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Marco Mendicino, anunciou recentemente que mais de 90 mil trabalhadores considerados essenciais e graduados serão bem-vindos em pedir a residência permanente no país para continuarem a contribuir ativamente com a economia.
 

De acordo com Armando Stocco, fundador da Northgate, escritório de consultoria de imigração, localizado em Vancouver, no Canadá, o país continua se movimentando para aumentar cada vez mais a residência permanente. “Eu acredito que toda essa movimentação do governo canadense que estamos vendo nos últimos meses seja resultado do esforço do governo em alcançar a meta de 1 milhão e 233 mil novos imigrantes até 2023”. 

A partir de 6 de maio de 2021, o IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada), começará a aceitar inscrições para o pedido de residência permanente para os profissionais e graduados que já estão no país nas seguintes vertentes:

- 20.000 inscrições para trabalhadores temporários na área da saúde

- 30.000 inscrições para trabalhadores temporários em outras ocupações essenciais

- 40.000 inscrições para estudantes internacionais que se formarem em uma instituição canadense

Para Armando Stocco, que também é consultor regulamentado e representa os clientes perante o Ministério da Imigração, o governo canadense está em busca de pessoas que tenham um perfil qualificado para ficar por lá. “A qualificação do perfil é a chave da imigração, nós explicamos todos os passos para atingir isso e conseguir uma residência permanente no país com a melhor qualidade de vida do mundo.” 

O pedido de residência permanente ficará em aberto até o dia 5 de novembro de 2021 ou até atingir o limite, que é até 90 mil novos residentes permanentes. Para Daniel Braun, sócio de Stocco e presidente da Cebrusa, empresa que oferece soluções em imigração para o Canadá, esse anúncio do governo canadense é positivo para os brasileiros que desejam morar no país. “Mesmo com as fronteiras fechadas, o Canadá está aceitando pessoas de fora, pois precisa manter a economia em equilíbrio, prova disso é o anúncio do Ministro da Imigração que irá aceitar 90 mil pedidos de residência permanente em 2021. O país está aceitando pessoas, por isso quem deseja morar fora, esse é o momento certo.” 

Ainda segundo Daniel, mesmo diante de um cenário complicado, mais de 20 mil famílias foram morar no Canadá em 2020. “O Canadá precisa crescer e ainda mais agora com tudo que está acontecendo no mundo, o país precisa de uma rápida recuperação econômica e é exatamente por isso que esse anúncio do governo é tão importante e positivo para quem quer morar por lá.” 

O governo canadense acredita que com esse novo plano, novos empregos irão surgir e ajudará a impulsionar o crescimento da economia a longo prazo no país. De acordo com dados de janeiro de 2021 do órgão de estatística canadense, Statistics Canada, os imigrantes relatam altos salários apenas um ano após se tornarem residentes permanentes.

Mais informações: 

https://whats.link/northgateimmigrations ou https://whats.link/cebrusa

contato@cebrusa.com.br.

 


Northgate Cebrusa

 


Adube a vida com mel

O conhecimento dos benefícios do mel já é bastante difundido. Trata-se de um produto natural produzido pelas abelhas e utilizado pelos humanos desde a pré-história. Isso se deve a sua composição química ser rica em substâncias importantes para a nossa saúde. No mel encontramos carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas. Seu uso vai além de ser um substituto do açúcar, tendo ações antibacteriana, antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, imuno estimulante, entre outros. 

O valor apícola de uma planta é em função da sua capacidade de fornecer matérias-primas para a abelha explorar. A apicultura classifica uma planta como potencial produtora de mel quando pode ser explorada pela abelha. O néctar é o principal produto da planta desejado pelas abelhas. O mel é formado pela reação do néctar coletado das flores com enzimas produzidas por glândulas localizadas na boca das abelhas.

 

Outro produto importante é o pólen, sendo que uma colônia de abelhas necessita de 20 a 40 kg por ano e o consumo individual de uma abelha é estimado entre 3,4 e 4,3 mg de pólen por dia. A qualidade de um pólen e seu teor de proteínas influenciam fortemente o desempenho da abelha que o consome. O conteúdo de proteínas, no entanto, não é o único fator que determina o valor nutricional do pólen. De fato, o equilíbrio de aminoácidos e o perfil de esterol são de grande importância.

 

As abelhas necessitam para o seu pleno desenvolvimento, manutenção, reprodução e longevidade, que suas exigências nutricionais sejam satisfeitas obedecendo os limites de exigências da espécie. As necessidades nutricionais das abelhas na natureza são satisfeitas através do fornecimento de água, carboidratos (açúcares), proteínas, vitaminas, sais minerais e lipídeos.

 

A deficiência nutricional além de prejudicar a capacidade reprodutiva das abelhas, afeta também a capacidade produtiva, sendo que a produção de mel pode ser incrementada entre 25 a 40% quando aumentamos a longevidade das abelhas, através do fornecimento de uma alimentação balanceada.

 

Os sais minerais são importantes para o balanço iônico e a permeabilidade das membranas nos insetos, além de atuarem como ativador de enzimas e fazerem parte da estrutura de alguns pigmentos. O cobre, ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio, sódio, cálcio, cloro, iodo, cobalto e níquel, são minerais essenciais para as abelhas. Eles necessitam de grandes quantidades de potássio, fósforo, ferro e magnésio e quantidades menores de cálcio e cloro.

 

Devemos considerar as plantas como o grande fornecedor das substâncias necessárias para o desenvolvimento da abelha, como também para que esta possa produzir seu nobre produto: o mel. Da mesma forma que a planta necessita de nutrientes para se desenvolver, para produzir a flor e, também, os grãos de pólen. Essas estruturas só serão formadas em condições de disponibilidade de nutrientes no solo.

 

Os solos tropicais são caracterizados por apresentar baixa fertilidade do solo, ou seja, a disponibilidade de alguns nutrientes é muito baixa, além de apresentar alta acidez e toxidez de alumínio. Nessas condições é muito difícil o desenvolvimento das plantas, necessitando o uso de corretivos do solo, para ajustar o pH do solo e fornecer cálcio e magnésio, e a aplicação de fertilizantes para fornecer os nutrientes carentes. Vale lembrar que o solo é a fonte nutricional das plantas, enquanto as plantas são a fonte de nutrientes para os animais, como também para as abelhas.

 

Sendo assim, as abelhas somente terão as matérias-primas para a produção do mel quando encontrarem plantas com o devido balanço nutricional. As estruturas e produtos necessários para as abelhas sobreviverem são permitidas com um solo balanceado nutricionalmente, e isto é possível com a devida correção feita através da adubação.

 

Assim, o processo da adubação do solo é o caminho para promover plantas saudáveis, permitindo que outros processos, que dependam delas, possam ser concretizados e beneficiem toda a cadeia alimentar do planeta. É claro e notório que a vida acima do solo é diretamente dependente da saúde do solo, assim funciona para nós humanos, como também para as abelhas.

 

A Nutrientes para a Vida, com objetivo de melhorar a percepção da população em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes, procura informar através de informações científicas os diversos benefícios que os adubos proporcionam aos diversos setores. A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

 



 

Valter Casarin - engenheiro agrônomo da iniciativa Nutrientes para a Vida


A Propriedade Intelectual na Proteção do Negócio

 Dra. Roberta Minuzzo, advogada, especialista em Propriedade Intelectual, ressalta que não se trata apenas de uma ideia ou um conceito, mas é parte integrante dos principais ativos da empresa

 

Para muitos especialistas, a Propriedade Intelectual protege mais do que apenas uma ideia ou um conceito, na verdade, os ativos intelectuais agregam valor ao negócio, culminando na rentabilidade econômica.

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual e esta data foi estabelecida pela OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual, para fins de conscientização sobre a importância das marcas, patentes, direitos autorais, etc, além de celebrar a valiosa contribuição dos inventores para o desenvolvimento social e econômico mundial.

Segundo Roberta Minuzzo, advogada especialista em Propriedade Intelectual e fundadora da DMK, empresa especializada no registro de marcas e patentes, o maior cuidado que todo empreendedor deve ter é saber se a marca que vai assinalar um produto ou serviço já está registrada por outra empresa. “Ao adotar uma marca de propriedade de outrem, o empresário assume um alto risco de ter que retirar de circulação os seus produtos e abster-se do uso”, adverte.

Segundo a advogada, as pessoas devem ter em mente que a marca é um forte poder de atração do consumidor, pois, é através dela que que podemos identificar a procedência, a qualidade e a origem do produto ou serviço. Por isso, aquele que busca protegê-la, tem como principal objetivo a exclusividade na exploração.

A Dra. Roberta recomenda que, antes de iniciar o processo do registro, se faça uma pesquisa de anterioridade a fim de saber se a marca está disponível para registro. “Essa busca não é obrigatória e não precisa ser feita por um advogado ou agente da propriedade industrial. Entretanto, o empresário deve ter em mente que um profissional qualificado saberá as técnicas de pesquisa e a classificação internacional de marca, podendo entregar melhores resultados”, aponta. Por isso, a advogada ainda ressalta que, “mesmo o resultado da pesquisa não garantindo o sucesso no registro, se for realizada por um profissional especializado, as chances podem aumentar”.

Após a verificação de disponibilidade da marca, é o momento de preparar e protocolar o processo, observados todos os requisitos legais e normativos do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O INPI é uma Autarquia Federal, vinculado ao Ministério da Economia, sendo o único órgão responsável pelo registro de marcas, patentes, desenhos industriais, topografia de circuitos integrados, indicações geográficas, programas de computador, contratos de tecnologia e de franquia.

O processo de registro de uma marca tramita por, aproximadamente, oito meses, assumindo que não haja nenhuma intervenção ou recusa no pedido de registro. Após o deferimento, ou seja, da decisão que aprova o registro, ainda será necessário realizar a finalização do processo, a fim de que a marca receba a concessão do registro.

A sócia da DMK informa que para a Lei da Propriedade Industrial nº 9.279/1996, as marcas visam distinguir produtos ou serviços, por isso, não se deve confundir com o registro do produto em si. “No INPI é possível o registro do nome, do logotipo ou da combinação de ambos, os quais vão assinalar um produto ou serviço. O registro de produtos é de responsabilidade de diferentes Agências do governo, tal como a ANVISA. Enquanto a Agência Reguladora registrará o produto, com a finalidade de fiscalizar a produção, especificações, conteúdos, etc, o INPI concederá o direito de uso exclusivo da marca para um determinado produto”, detalha.

Dra. Roberta salienta que a lei da propriedade industrial prevê a proibição de registro, qualquer marca que reproduza ou imite nome de empresa ou título de estabelecimento comercial de terceiros que possa causar confusão ou associação. “Em que pese a norma vede o registro, devemos observar que as Juntas Comerciais garantem a proteção ao nome empresarial e ao título de estabelecimento no estado onde a empresa estiver registrada. Isso quer dizer que o registro do nome empresarial não garante o direito ao registro da marca. Neste caso, um profissional da área de Propriedade Intelectual deve avaliar o caso, levando em consideração a lei, as diretrizes do INPI e, em alguns casos, tratados internacionais, quando se tratar de empresa estrangeira”.


Proteção de obras e documentos

É importante destacar que profissionais das artes, literatura e tudo o que se refere às criações do espírito humano também têm proteção intelectual. No Brasil, a Biblioteca Nacional, por meio do Escritório de Direitos Autorais (EDA), é o órgão responsável pelo registro autoral de diferentes obras previstas na Lei nº 9.610/1998.

Embora o próprio autor possa iniciar o processo de registro no site da Biblioteca Nacional, é importante contar com a assessoria de um advogado especializado, pois ele poderá orientar sobre todo o procedimento.

Para proteger-se contra a pirataria, Dra. Roberta aconselha não só o registro autoral, mas, também, da marca. “O empresário deve saber que quando recebe a proteção da sua marca e/ou o registro de uma obra literária, por exemplo, tem a seu favor a possibilidade de impedir que terceiros violem o seu direito, inclusive, podendo buscar indenização cível pela prática indevida. É através da emissão do certificado de registro da marca, expedido pelo INPI, que o titular demonstra o seu direito de uso exclusivo de marca e quanto ao direito autoral, o certificado emitido pela Biblioteca Nacional”, explica a advogada.

O registro autoral não é obrigatório, porém “é altamente recomendável que o faça, pois, dessa forma, o titular evita de ter que demandar judicialmente para ter o reconhecimento do seu direito. Importante lembrar que infringir direito marcário e autoral é crime”, finaliza Dra. Roberta Minuzzo.



Roberta Minuzzo - advogada, especialista em Propriedade Intelectual, associada à ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, sócia fundadora da DMARK MONTEIRO, LLC e DMK GESTÃO DE MARCAS E PATENTES. Para mais informações, acesse – https://dmk.group/ ou mande e-mail para roberta@dmk.group.


Os caminhos para medir a qualidade do aprendizado

Durante muito tempo, avaliar um aluno tinha como objetivo classificar e rotular os melhores e os piores em sala de aula. Atualmente, a avaliação possui outro status: ela é vista como uma das mais importantes ferramentas que os professores possuem para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que todos os alunos, de fato, aprendam. E não adianta o professor ter um planejamento incrível se o ponto de partida estiver além da capacidade de seus alunos. Seria como exigir que eles subissem uma escada com degraus mais altos que suas pernas conseguissem alcançar. 

Este sempre foi um dos principais desafios dos professores: enxergar em que nível de desempenho e aprendizagem está cada um de seus alunos. Em 2021, esse desafio será acentuado. Estamos vindo de um ano de distanciamento entre professor e aluno, de um período em que as trocas foram reduzidas ou limitadas. O ensino remoto tirou do professor a chance de lançar aquele olhar sensível e desenvolver o feeling que só o ensino presencial permite. E nesse contexto, as avaliações se tornam ainda mais indispensáveis. Mais do que nunca, é importante encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para uma evolução mais consistente. 

Novamente, temos a tecnologia para nos salvar. À medida que a pandemia avançava, as ferramentas tecnológicas a serviço da aprendizagem também foram evoluindo. Hoje, para identificar com segurança o nível de aprendizagem de uma criança ou jovem, é possível lançar mão de um conjunto de recursos ao alcance de um clique. Por meio de plataformas, os professores têm à disposição avaliações e conteúdos digitais prontos para serem aplicados. Tudo isso vai proporcionar relatórios precisos que vão permitir associar as competências e habilidades dos alunos em relação a um objeto de conteúdo. Imagine o professor poder, com alguns cliques, identificar aqueles alunos que estão com dificuldade ou prejuízo de aprendizagem na habilidade x ou y. 

Em qualquer processo de avaliação da aprendizagem há um foco no individual e no coletivo. Quando se identifica lacunas em comum, pode-se trabalhar a correção dessas fragilidades em grupos para os quais as dificuldades sejam as mesmas. Mas a tecnologia também é primordial para dar ao professor a chance de individualizar as intervenções necessárias. Essas avaliações detalhadas favorecem inclusive a implementação de metodologias ativas no processo de aprendizagem, que é algo que estimula bastante o aprendizado do aluno. Para fazer, por exemplo, uma sala de aula invertida, o professor consegue, por meio desses relatórios, identificar quais assuntos ele pode abordar. Não se pode levar pontos de fragilidades para uma sala de aula invertida, e por isso, os relatórios ajudam a identificar as melhores escolhas. 

Recomendado pelo Conselho Nacional de Educação para a retomada das aulas presenciais, o processo de avaliação tem ajudado a verificar a efetividade do ensino remoto e identificar as defasagens no aprendizado durante o ano que passou. Mas não fica apenas nisso. Com essas avaliações, temos a chance de mostrar para nossos alunos, e também para os pais, que 2020 não foi um ano perdido. Com um diagnóstico cuidadoso e bem elaborado, pode-se planejar um retorno de maneira segura, organizada e eficiente, minimizando os prejuízos e maximizando as conquistas. 

 


Rita André - gerente de avaliações do Sistema Positivo de Ensino. 


WhatsApp Pay chega hoje (04/05) e integra modernização dos meios de pagamento

Nova tecnologia atrelada ao serviço de mensagens segue mercado iniciado com o lançamento do Pix


O WhatsApp Pay, serviço de pagamentos por meio do popular aplicativo de mensagens, chega nesta terça-feira (04/05). Com parcerias já firmadas envolvendo grandes empresas do setor, como Mastercard, Visa e Cielo, a nova tecnologia deve começar a operação em fase de testes, atendendo entre 1% a 2% dos 120 milhões de usuários brasileiros. Para o mercado, a chegada do WhatsApp Pay concretiza um movimento iniciado com o Pix: a modernização dos meios de pagamento no Brasil.

“A sociedade brasileira hoje, predominantemente, trabalha com o dinheiro físico. Tecnologias como o Pix, e agora o WhatsApp Pay,  vêm para tentar difundir ainda mais as transações virtuais. Então, é um movimento por menos circulação de papel, e tem um impacto em cadeia”, explica José Luiz Rodrigues, especialista em regulação do mercado financeiro e sócio da JL Rodrigues & Consultores Associados. “As instituições financeiras estão tendo uma mudança de receita, por exemplo. Se antes elas faturavam por valores transacionados nos meios tradicionais, como TED, DOC ou boleto, hoje elas ganham por quantidade de transações. Além disso, é um incentivo a um novo comportamento do consumidor, que vem entendendo, na prática, que as transações digitais não se limitam apenas ao consumo em lojas virtuais”.

José Luiz destaca que os outros meios de pagamento continuarão a funcionar, mas a tendência é que os meios digitais substituam comportamentos de compra hoje existentes. Além disso, a nova realidade digital, iniciada com o Pix e intensificada agora com o WhatsApp Pay, exigirá novas posturas do mercado. “Essa nova realidade cria um ambiente mais competitivo, com mais segurança, onde os bancos tradicionais, as instituições de diferentes portes, fintechs, insurtechs e demais startups disputarão mercado por igual, e levará vantagem aquela prestadora de serviços que puder oferecer qualidade com menores custos e de maneira mais criativa”, pontua.

Para o especialista, novas tecnologias como o Pix e o WhatsApp Pay ainda devem aparecer: “Será cada vez mais comum o surgimento de novos produtos ou empresas no cenário financeiro. Porque a modernização do Sistema Financeiro Nacional, provocada pela chegada de inovações como o Pix, open banking e sandbox, está fazendo com que o mercado se estruture para atender às novas demandas dos consumidores. Isso vem gerando novos processos de fusão, incorporação, parcerias, compra e venda, entre outros modelos de organização ou reorganização”.



JL Rodrigues & Consultores Associados

https://jlrodrigues.com.br/


Redes sociais, uma aliada e não concorrente

Sem dúvida alguma, quando uma empresa, entidade de classe e até mesmo pessoas notórias contratam uma assessoria de imprensa é porque buscam estar na mídia e manterem uma visibilidade nos canais, seja no digital, impresso, televisivo ou radiofônico. Porém, um trabalho de comunicação mal estruturado, que não acompanha as tendências, faz com que essa amplitude seja amena. Por esse motivo, é importante ter as redes sociais como aliadas às atividades da assessoria e não vista como concorrente. 

Mas, por que atrelar as mídias sociais à assessoria de imprensa? É bem simples, o objetivo de todos os contratantes é impactar seu público-alvo e, com isso, gerar lucro! Há ainda uma visão muito romantizada do intuito de quem utiliza as redes. Elevar a visibilidade dessas marcas e chegar ao cliente, seja ele da área B2B ou B2C, são as principais finalidades, então, quando houver a oportunidade de ser fonte para alguma matéria jornalística de importância para seu nicho, participar de algum programa televisivo ou ainda ser articulista para algum jornal, essas ações precisam chegar a quem de fato vai se importar, que é o seu futuro ou já cliente, e como isso é possível? Por meio das redes sociais. Olha que maravilha para as empresas e para as assessorias.

Pronto, o segredo foi revelado nos primeiros dois parágrafos desse artigo, pois a explicação é bastante objetiva e não vale a pena criar “rodeios”, até porque não faz mais parte da cultura do atual leitor a paciência para informação postergada. O consumidor de hoje, em sua maioria, só consegue ler pequenos posts no Instagram e, se o conteúdo vier sinalizado como “lá vem textão”, pode ter certeza que este será pulado, esquecido no feed de quem não tem tempo para ler grandes postagens. Então, esse fator nos leva rapidamente a uma segunda importante etapa do processo de impactar seu público, que são as diferentes maneiras de conversar com ele. 

A assessoria de imprensa pode ser considerada um trabalho mais refinado de conexão com as personas das empresas, pois na maioria das vezes é realizado um relacionamento ávido com os meios de comunicação, que popularmente são conhecidos como relevantes, especialmente pela função social que desempenham, além da seriedade que esses veículos demonstram para a população de forma geral, e essas características agregam sofisticação. Com esse dado, compreendemos que essa é a principal forma de conversar com a persona das empresas contratantes, por meio desses veículos importantes tanto socialmente quanto para o público-alvo. 

Quando ajustamos o foco para imprensa segmentada é ainda mais potencializado e assertivo, pois a “conversa” é direcionada e conta com a relevância que aquele jornal, revista, portal ou canal de televisão representa para o consumidor nichado. Ou seja, mais uma tática de se comunicar e manter a visibilidade em alta. 

Não podemos perder de vista que, hoje, o gerenciamento de redes sociais é desempenhado pelas assessorias das empresas e organizações, pois a atividade é realizada com maior precisão, já que os assessores estão totalmente envolvidos nos assuntos das instituições. Dessa forma, as postagens, envolvimento com seguidores e demais serviços realizados no ambiente das mídias sociais também são refinados, igual às tarefas tradicionais executadas pela assessoria de imprensa, e representa a terceira estratégia de diálogo, e podemos dizer que essa é desempenhada com maior proximidade. 

Obviamente que a forma como as redes sociais funcionam são diferentes dos veículos de comunicação tradicionais, como já conhecemos, e por isso mesmo que precisam ser gerenciadas por comunicadores, pois necessita haver ajustes com o objetivo de atingir positivamente o público-alvo das empresas e haver uma conexão ávida com ele. Então, quando citamos a questão dos indivíduos não lerem tanto quanto antes e recorrer às redes sociais como uma possibilidade de se informarem rapidamente, apontamos a importância de informar a respeito das organizações também de maneira curta e objetiva por meio de seus canais individuais, que podem ser Fanpage do Facebook, Company Page do LinkedIn e perfil no Instagram. 

Já se o intuito for levar o leitor às páginas de meios de comunicação que as instituições estão presentes, as redes sociais também são ótimas opções, inclusive já existem mecanismos nelas que permitem criar esses links, que exportam as pessoas para outros sites com muita facilidade. 

De modo geral, é importantíssimo manter um canal disponível com inúmeras plataformas, pois isso amplia a visibilidade das marcas e potencializa a performance das empresas e instituições de diferentes segmentos. Ou seja, é necessário estar presente nos veículos de comunicação, mas também é relevante informar seu público com um “olá, estou aqui nas redes sociais. Venha saber mais por aqui também” e estreitar ainda mais os laços.


6 Dicas Para Impulsionar as Vendas no Dia das Mães

 A iugu, fintech de gestão e automação financeira para empresas, elencou 6 dicas para impulsionar as vendas das lojas virtuais no dia das mães. Uma data diretamente ligada ao emocional das pessoas, a comemoração passou a ser uma das mais importantes do ano para o varejo brasileiro, perdendo somente para o Natal.

Em 2020, com o agravamento da pandemia, dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostraram que as vendas no varejo registraram queda de 30,7% na semana do Dia das Mães (de 4 a 10 de maio). Para 2021, o mercado espera uma reação positiva no consumo -- ainda mais agora -- com novos players no universo digital, que são as lojas que migraram do espaço físico para o e-commerce, em conjunto com o novo comportamento do consumidor, que precisou se adaptar à realidade virtual devido as restrições de distanciamento social.

A iugu listou 6 dicas simples para melhorar os resultados dos negócios: 

• Opções de pagamento. Diversificar as formas de pagamentos é o melhor caminho para atrair e reter diferentes públicos e estar à frente da concorrência. Nesse caso, a iugu oferece essa solução com rapidez e segurança, incluindo o PIX, sistema de pagamento em tempo real lançado recentemente.

• Automatização dos pagamentos. Com a plataforma da iugu, qualquer cliente reduz horas excessivas de trabalho manual no departamento financeiro - permitindo que as empresas realoquem tais recursos para a área comercial, por exemplo.

• Agilidade para dar início no processo de entrega. A redução no tempo de conciliação do financeiro permite maior velocidade para que a loja dê início à etapa de conferência e separação dos itens -- posicionando o e-commerce à frente dos demais. Rapidez na entrega é um fator decisório no processo de compra online.

• Segurança. Ao aderir uma plataforma de meios de pagamentos é possível integrar a funcionalidade no ambiente da loja através de um checkout transparente. Ou seja, quando o cliente for efetuar o pagamento, ele permanecerá na mesma página da loja - sem direcionamento para outro link - trazendo segurança e conforto para quem está comprando e confiando os dados do cartão de crédito, por exemplo, à marca.

• Estar presente na internet. Alimentar e interagir nas redes sociais com frequência é determinante para a credibilidade do negócio - indica que o negócio existe. Fotos com o mínimo de produção ajudam os internautas a conhecer e a namorar os produtos. Campanhas e promoções auxiliam em datas promocionais -- como o dia das mães ou dos namorados. Caso o varejista queira arriscar, a iugu também aconselha investir em anúncios no Instagram Business para atrair diferentes públicos à página da loja.

• Suporte ao Cliente. Presteza no atendimento demonstra parceria e respeito ao consumidor. Além do mais, é uma forma de incentivar que os atuais clientes recomendem a loja pelo boca a boca ou redes sociais.


Estado de São Paulo reduz em 32% o número de mortes em acidentes de trânsito e contabiliza 2.372 vidas salvas desde 201

O levantamento é do Infosiga, sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida, do Detran.SP. Já o Brasil apresentou queda 10% menor



Em 10 anos, o Estado de São Paulo registrou uma queda de 32% nos óbitos em acidentes de trânsito, mesmo com o crescimento de 50% de sua frota de veículos. O resultado é de 2.372 vidas salvas desde 2010, segundo dados do Infosiga, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP. Desse número, 55% referem-se às ocorrências nos municípios e 45% nas rodovias. Já a queda nas fatalidades a nível nacional foi de 22%.

O índice de redução paulista é próximo da meta de 50% estabelecida pela Organização das Nações Unidas, na chamada Década da ONU. A entidade realiza entre os dias 6 e 12 de maio a 6ª Semana Mundial sobre Segurança no Trânsito. Foi em maio que a ONU decretou a Década de Ação para salvar vidas no trânsito. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo e tem como objetivo diminuir os riscos de acidentes por meio de ações baseadas em evidências científicas.


De acordo com o Infosiga SP, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado, 94% dos acidentes fatais envolvem falha humana. “Os dados de São Paulo, por meio do Infosiga, possibilitam ações mais assertivas na promoção de políticas públicas de redução de acidentes. Uma postura cidadã e preventiva é fundamental para um trânsito mais humano e seguro. A mudança de comportamento é um elemento chave”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

A base de dados do Infosiga é a primeira a ser entregue 100% ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para integrar o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, o RENAEST.

Desde o final do ano passado, todos os órgãos responsáveis pelo trânsito a nível federal, estadual e municipal devem enviar, mensalmente, informações ao RENAEST para compor uma base compilada.

O objetivo deste levantamento com metodologia padronizada é o desenvolvimento de políticas públicas de segurança viária, a partir das informações coletadas em todos os estados brasileiros.

Com uma estatística padronizada no Brasil, será possível estabelecer uma sistemática para comunicação, registro, controle, consulta e acompanhamento de tais informações, que subsidiem o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações para melhorar a segurança viária no país, com medidas de educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

O RENAEST é integrado aos sistemas Registro Nacional de Veículo Automotores (RENAVAM), Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) e Registro Nacional de Infrações (RENAINF), e complementado por informações dos diversos órgãos participantes.


Sobre o programa Respeito à Vida

Programa do Governo do Estado de São Paulo, o Respeito à Vida atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

O programa tem cinco anos de existência e promove parcerias com mais de 300 municípios. Os convênios geraram mais de 10 mil projetos para melhorias viárias, além de iniciativas de educação e fiscalização, sendo 5 mil concluídas. Foram investidos mais de R$ 190 milhões de recursos públicos.

STF julga ação que pode corrigir contas do FGTS

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, dia 13 de maio, uma ação para alterar a forma de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hoje corrigido pela Taxa Referencial (TR), que está zerada, mais juros de 3% ao ano. Esse indicador não atinge o patamar da inflação, que nos últimos 12 meses ficou em 6,10% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Se o STF mudar a forma de correção, milhões de trabalhadores, mesmo que já tenham sacado o fundo, terão direito à correção e o impacto nos cofres públicos será significativo. “Essa diferença causou um enorme prejuízo nos saldos que estavam depositados nas contas dos trabalhadores e os sindicatos entraram com várias ações. Muitas foram julgadas improcedentes, outras, procedentes. Por isso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o andamento de todas as ações no Brasil inteiro. Se o Supremo disser que a TR não é adequada, todas as ações serão consideradas procedentes”, explica a advogada Thaís Cremasco, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário.

A notícia do julgamento, no entanto, tem dado margem a muitos equívocos e fez vários trabalhadores procurarem advogados para entrar com ações na esperança de que o STF mude a forma de correção.

Thaís explica que é inócuo fazer isso agora. “As ações estão suspensas, tem que esperar a decisão do Supremo. Só então será possível recorrer a um processo”, diz.

A advogada diz que estudos demonstram que as perdas custariam R$ 538 bilhões aos cofres públicos e que existam mais de 200 mil processos discutindo essa questão. “O procedente é que o Supremo não reconheça a TR como fator de correção, a própria Justiça do Trabalho em decisões recentes acabou afastando a TR como índice de correção de débito trabalhista, mas não é possível prever o resultado”, afirma.

Segundo Thaís, toda pessoa que teve um saldo na conta do fundo de janeiro de 1999 até os dias atuais pode pleitear a correção, se o STF decidir que a TR não é válida. “Aí sim o trabalhador pode ingressar com essa ação na Justiça pedindo a correção monetária dos valores. É importante dizer que os herdeiros também poderão solicitar a correção caso o trabalhador já não esteja vivo. O fato gerador do direito é ter o dinheiro depositado na conta vinculada. Esse é o ponto que vai ser analisado”, observa.

A advogada orienta o trabalhador primeiro a verificar se o sindicato da sua categoria já promoveu uma ação. Se a entidade não tiver agido, a pessoa pode ingressar na Justiça já com base naquilo que o STF decidiu. “Assim fica muito mais fácil. Não procede a informação de que o trabalhador tem que ingressar antes do julgamento sob pena de perder o direito”, orienta.

Para os apressados, Thaís faz um alerta. “Se você entrar com uma ação agora e depois descobrir que o seu sindicato já fez isso, vai pagar dois advogados. Então, primeiro tenha certeza se você tem ação ou não. Espere o resultado do julgamento para, então, procurar seu sindicato ou advogado. Desse jeito, você vai reivindicar um direito já pleiteado”, finaliza.


Aberto prazo para pedir isenção e redução de taxas de inscrição para Etecs e Fatecs

Informações sobre critérios e requisitos para solicitar o benefício estão disponíveis na portaria  
Período para pedir o benefício para o Vestibulinho e Vestibular do segundo semestre vai até quinta e sexta feira, respectivamente, pela internet  

 

A partir desta terça-feira (4), os candidatos aos processos seletivos para o segundo semestre de 2021 podem solicitar redução da taxa de inscrição do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e redução e isenção da taxa de inscrição do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Os valores integrais são de R$ 19 para Etecs e de R$ 39 para Fatecs. 

A seleção para os cursos técnicos e superiores de tecnologia se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. A mudança de critério foi adotada visando atender ao distanciamento social, para prevenir a transmissão do coronavírus, e respeitando as orientações recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

 

Inclusão digital Para os candidatos com dificuldade de acesso à internet, Etecs e Fatecs vão disponibilizar computadores para a realização dos procedimentos referentes aos processos seletivos. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS. Os interessados devem entrar em contato com a sua unidade para confirmar o horário de atendimento.


Redução da taxa do Vestibulinho das Etecs

Os pedidos para redução de 50% da taxa de inscrição do processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2021 devem ser feitos exclusivamente pela internet, até as 15 horas do dia 6 de maio. O valor integral é R$ 19.

Os interessados no benefício precisam preencher o formulário disponível na seção “redução” do site www.vestibulinhoetec.com.br. Após essa etapa, é necessário enviar por meio de upload, na seção “Documentos Comprobatórios”, os documentos relacionados abaixo, digitalizados com o tamanho de até 1 MB, nas extensões pdf, png, jpg ou jpeg. O período de envio também vai até às 15 horas do dia 6 de maio.

A resposta ao pedido será divulgada a partir das 15 horas do dia 12 de maio somente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Requisitos – Para pleitear o desconto, é preciso ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental ou Médio; em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 2.200) ou estar desempregado.

Documentos necessários – Comprovante de escolaridade e de renda. Candidatos desempregados, autônomos e aposentados devem seguir as instruções descritas na portaria, disponível no site.

Recurso – O candidato que tiver sua solicitação de redução de taxa de inscrição indeferida poderá entrar com recurso nos dias 13 e 14 de maio de 2021, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O resultado será divulgado em 20 de maio no mesmo site.

Inscrição – Quem for beneficiado com a redução da taxa deverá efetuar sua inscrição no processo seletivo, no período previsto na Portaria que regulamenta o Vestibulinho, que será publicada em breve, exclusivamente pelo site.

As dúvidas ainda podem ser direcionadas para os telefones da Capital e Grande São Paulo (11) 3471- 4071 e nas demais localidades: 0800 772 2829 pelo site.


Isenção e redução da taxa do Vestibular das Fatecs

O prazo para solicitar isenção total e redução de 50% na taxa de inscrição do Vestibular das Fatecs também começa nesta terça-feira, 4, e vai até as 15 horas do dia 7 de maio. Os pedidos devem ser feitos somente no site do processo seletivo. O valor total da taxa é R$ 39.

Candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos. Neste caso, é preciso fazer duas inscrições, preenchendo o formulário específico, disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Em seguida, devem selecionar o link “Envio de Documentos”, disponível na seção “Documentos Comprobatórios”, para encaminhar os documentos relacionados abaixo, que precisam ser digitalizados com o tamanho de até 1 MB, nas extensões pdf, png, jpg ou jpeg. O período de envio vai de 4 até 7 de maio. A resposta à solicitação será divulgada somente pelo site no dia 18 de maio.

Requisitos para isenção – O candidato precisa ter concluído integralmente o Ensino Médio no território brasileiro; estar concluindo o terceiro semestre da Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular; ou estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja) com carga horária flexível e atendimento individualizado, todas no território nacional. Além disso, deve ter renda familiar bruta mensal máxima de dois salários mínimos (R$ 2.200) por pessoa. Se for independente, sua renda bruta mensal máxima precisa ser nesse mesmo valor.

Documentos necessários: comprovante de escolaridade e de renda. Candidatos desempregados e autônomos devem seguir as instruções disponíveis no site do Vestibular.

Requisitos para redução da taxa – É preciso ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental ou Médio; em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 2.200) ou estar desempregado.

Documentos necessários: comprovante de escolaridade e de renda. Candidatos desempregados, autônomos e aposentados podem conferir as instruções na portaria, disponível no site.

Recurso – O candidato que tiver sua solicitação de redução e isenção da taxa de inscrição indeferida poderá entrar com recurso nos dias 19 e 20 de maio, no site www.vestibularfatec.com.br. O resultado será divulgado no dia 27 de maio.

Inscrição – A inscrição no processo seletivos poderá ser feita em um único curso a partir do dia 27 de maio até as 15 horas do dia 31 de maio, exclusivamente pelo site.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site. 

 



 

Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.

Consultor ensina como se preparar para a crise financeira

Mudar hábitos antigos e de consumo é vital para não aumentar dívidas e inadimplência


O avanço da pandemia de Covid e as incertezas sobre uma possível terceira onda têm tirado o sono de milhões de brasileiros que passam por dificuldades econômicas. A quarentena, o fechamento dos comércios e o crescente desemprego se traduzem em altos índices de endividamento e inadimplência. Pesquisa do Instituto Travessia mostra que oito em cada dez brasileiros (78%) acreditam que o impacto da crise gerada pela pandemia será devastador para a economia nacional. “Em momentos como o que vivemos, fica evidente a importância de construir um orçamento enxuto e de ter reservas financeiras para atravessar a tempestade. O brasileiro não tem a cultura de poupar, mas há medidas que podemos adotar para, ao menos, minimizar o impacto da recessão”, afirma o especialista em planejamento financeiro e gestão de risco Hilton Vieira.

Atitudes simples como colocar no papel todas as despesas, fazer a lista antes de ir ao supermercado e até planejar a compra de medicamentos de uso contínuo podem ajudar a diminuir os custos. “Faça uma previsão dos seus gastos, com as despesas fixas e variáveis, e estabeleça um corte de 15% no valor. Estabelecer essa meta fará com que você se esforce para pensar em todas as possibilidades possíveis para cortar custos”, diz.

Vieira alerta que tudo deve ser negociado e planejado. “Faça acordo para diminuir as anuidades dos cartões. Uma dica é cancelar o cartão atual e pedir um novo. Você ajusta a anuidade e ainda revisa todos os gastos e assinaturas mensais que se renovam automaticamente e de forma inconsciente, sem que você nem perceba. Planeje a compra de remédios em blocos de acordo com os descontos dos laboratórios. Faça pesquisa antes de ir ao supermercado e escolha os dias de promoções. Leve uma lista para não comprar produtos que não precisa e gastar além do que pode e deixe para trás a ideia da compra do mês. Compre apenas o que usará naquela semana", ensina.

Colocar no papel todas as despesas ajuda
a cortar gastos desnecessários

Uma boa fonte de economia é aproveitar as promoções e renegociar contas, como telefone e internet, e rever os hábitos de consumo. Nesses períodos, só se deve comprar o necessário. É preciso resistir ao impulso. “Muitas vezes ficamos acomodados com nossos planos de serviços, mas devemos pensar se precisamos mesmo de tudo o que temos contratado. Por outro lado, também nos apegamos a algumas marcas, mas sempre é bom pensar por que não mudar e comprar outra por um preço melhor? Além disso, questione se a compra é imprescindível. Se não for, adie”, avalia o especialista.

Os programas de cashback, aqueles em que você recebe de volta parte do dinheiro que gastou, são bons aliados na busca da redução de custos. “Vejo os programas de cashback como mais interessante do que cartão de débito, pois eles têm uma contrapartida. Estude-os e busque o melhor para a sua estrutura financeira e comodidade”, diz Vieira.

O especialista orienta que o dinheiro economizado deve ser poupado como uma reserva de emergência. “Esse é o dinheiro que o ajudará nesse período de crise. Aplique em um investimento de liquidez imediata, que renda pelo menos o CDI. Uma opção é abrir contas em bancos digitais que oferecem esses ativos, com rentabilidade superior a uma poupança e ainda não cobram taxas de manutenção e de vários serviços como os bancos tradicionais”, orienta.

Mas se ainda assim os apertos financeiros continuarem e for preciso fazer um empréstimo, é fundamental, segundo o especialista, pesquisar para encontrar a instituição que oferece as menores taxas e os melhores prazos. “E certifique-se que essa parcela esteja previsionada no seu orçamento mensal para não incorrer no risco de inadimplência”, afirma.


DICAS PARA SAIR DO SUFOCO


- Colocar no papel todas as despesas fixas e variáveis.


- Estabelecer a meta de redução de 15% no valor dos gastos.


- Fazer lista de compras e pesquisar promoções.


- Faça compra semanais.


- Planejar compra de medicamentos de uso contínuo para aproveitar descontos de laboratório.


- Buscar bancos e fintechs que não cobram taxas de manutenção e de serviços.


- Renegociar contas como telefone e internet e revisar assinaturas mensais.


- Usar programas de cashback.


- Investir o dinheiro economizado em uma aplicação de liquidez imediata que renda pelo menos o CDI.


- Se fizer empréstimo, pesquise as menores taxas e os melhores prazos e se certifique que as parcelas caibam no orçamento.

 

Desafios no caminho para a sustentabilidade

Especialistas afirmam que um dos primeiros passos para ações sustentáveis é a educação ambiental


Uma das questões mais preocupantes, se não a maior, desde o século passado, se refere ao meio ambiente e os seus desequilíbrios causados pelos maus hábitos da humanidade. Há muito se fala sobre as ameaças globais, tais como, as mudanças climáticas e seus efeitos devastadores como o aquecimento global, a intensidade das chuvas, fenômenos como furacões e ondas fortíssimas de calor.

Com a expansão do coronavírus em todo o mundo, há mais de um ano a pauta principal tornou-se a pandemia, em todas as áreas. Seja na política, no jornalismo, nas redes sociais e em qualquer esfera, o foco passou a ser somente um e assuntos de extrema importância foram deixados de lado. Como consequência, no ano passado a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP26, foi adiada.

Mas muito antes disso, especialistas já alertavam para os danos ao planeta e vem incentivando um estilo de vida sustentável. A professora de Direito Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia(CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em Campinas, Márcia Brandão, explica a importância de criarmos hábitos saudáveis: "Tudo é feito por meio de contribuições individuais, nossa civilização está correndo risco. Nós enfrentamos um colapso da biodiversidade, mudança climática, contaminação dos solos, então temos que ter esse tipo de olhar e nos convencer que fazemos parte da natureza e não somos donos dela. Ela está desequilibrada e está começando a dar prejuízo para todo mundo.", afirma.

Para o professor de Gestão Ambiental e Química na UPM e doutor em Saúde Pública, Rogério Machado, as maiores dificuldades em desenvolver ações mais sustentáveis partem das empresas, afetadas pelo custo alto de matérias primas e sistemas operacionais menos poluentes. Ele cita também uma falta de informação social, pois "há uma educação e costumes arraigados no povo, onde não conseguem perceber o valor e o significado de ações que preservem o meio em que eles vivem."

Já o Biólogo e professor de Meio Ambiente da UPM, Magno Botelho, compartilha da mesma opinião que Machado. "Há dificuldade em sair da nossa zona de conforto, às vezes temos hábitos muito arraigados e não temos condições necessárias para que façamos mudanças de hábitos". No sentido da readequação do estilo de vida, Magno acredita que a transformação de hábitos é utópica para a maioria da população, pois as pessoas têm de ver incentivos para que reajam a determinadas mudanças.

A avaliação da ONU Meio Ambiente sobre o estado da natureza, realizada em 2019, destaca que se não colocarmos a sustentabilidade em prática, cidades e regiões na Ásia, Oriente Médio e África poderão sofrer com mortes prematuras. A publicação ainda alerta que os poluentes nos atuais sistemas de água potável podem vir a criar uma resistência antimicrobiana, se tornando a maior causa nos índices de mortalidade.

O relatório também ressalta que o mundo tem a tecnologia, estudos científicos e recursos financeiros mais do que suficientes para um desenvolvimento sustentável. Entretanto, ainda falta cooperação da população e das autoridades políticas, que se prendem a modelos de produção extremamente prejudiciais ao planeta. Márcia Brandão acredita que as transformações sustentáveis precisam do impulso dos políticos. "Precisamos de vontade política e de um governo que invista em propagandas educativas e ambientais. Depende de governante sério, pois mais do que os ambientalistas pedem (pela sustentabilidade) é impossível."

Rogério Machado cita que no dia 22 de abril, em reunião presidida pelos EUA com participação de vários governantes, o que ficou do encontro é que os países que não estão fazendo sua parte na questão ambiental. Poluição, devastação ambiental e colaboração no combate contra o aquecimento global estão sendo excluídos na prioridade de investimentos e forma global. O professor ressalta que as nações atrasadas na mentalidade ambiental tendem a não ser prioritários em nada, principalmente em investimentos, pois o investidor não quer seu nome atrelado a destruição do planeta apenas por ganância.

Os três especialistas dão algumas dicas para ações sustentáveis como, ligar luz somente durante o uso, procurar locais adequados para o descarte de pilhas eletrônicas, como a empresa fabricante, comprar somente o necessário e priorizar empresas que se preocupam com a sustentabilidade, usar água racionalmente, optar pelo uso de lâmpadas LED, deixar o carro em casa para trajetos curtos e separar o lixo corretamente.

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