A psicóloga
clínica Nanci Belmonte explica a importância da inteligência emocional para o
sucesso das mediações extrajudiciais
A inteligência emocional é uma habilidade, uma
competência que as pessoas precisam ter para administrar suas emoções e
alcançar seus objetivos. Na Mediação, é utilizada como gatilho para motivar as
partes a usarem essa capacidade para entender e administrar os próprios
sentimentos e emoções que existem por trás do conflito.
Ela regula o próprio estado de espírito dos
envolvidos no conflito e ajuda a impedir que a aflição invada a capacidade de
pensar, além de criar empatia e saber esperar, tudo com o objetivo de garantir
uma condição mais favorável, em um cenário divergente. A inteligência emocional
propicia a criação de uma realidade mais humana e ampliada, já que o conflito está
relacionado a indivíduos que buscam determinados resultados a partir de uma
comunicação desgastada e sem consenso.
Num universo de competições e da busca pelo que se
acredita ser justo, desenvolver essas competências é condição fundamental para
a resolução de conflitos, sejam de qualquer ordem. Vale aqui observar a
diferença existente entre confronto e conflito. O conflito é uma discordância
de posição, postura, ideias, atitudes e interesses. No conflito, as
pessoas estão dispostas a defender seus pontos de vista, mas sempre com a
intenção de preservar a continuidade da relação. No confronto existe
sempre o componente hostil, em que as pessoas se opõem no plano pessoal, temem
o debate de ideias.
Na Mediação, compreendemos que o conflito é
necessário para gerar mudanças, justamente por ser inerente ao processo de
desenvolvimento humano, pois em qualquer área da vida há algum tipo de conflito
que deverá ser enfrentado.
Quando nos deparamos com as angústias de outra
pessoa, que às vezes está mascarando todo conteúdo emocional num problema mais
concreto, é necessário ampliar nossas percepções enxergando o aspecto mais
frágil travestido de conflito, fazendo com que essas emoções militem a seu
favor, usando-as como alavanca para novas ponderações, ajustes de comportamentos
e até na forma como as partes conseguem olhar para tudo isso.
Nós da Sena Mediação buscamos esse “Novo Olhar para
o Conflito”, pois entendemos que o fator emocional comanda o comportamento
pessoal, com resultados positivos ou negativos dependendo do impacto das
situações fáticas no cotidiano das pessoas. Todo o trabalho consiste em
permitir que as partes envolvidas possam perceber o conflito de forma mais
ampla e aguda. Na Mediação, facilitamos essa comunicação com técnicas
adequadas, reduzindo o ruído do ambiente inicial, sem que as partes se sintam
julgadas ou ameaçadas em suas crenças e convicções.
A imparcialidade dos mediadores ou mediadoras
diante do conflito é imprescindível para criar um vínculo de confiança e
credibilidade com as partes. Por meio da escuta ativa e da inteligência
emocional, a Mediação tem marcado posição como uma nova alternativa
facilitadora do consenso, sem uma visão meramente técnica, com os envolvidos
totalmente alijados do processo decisório, como nas soluções via Poder
Judiciário.
Sena
Mediação