Um
dos desafios dos educadores é sempre pensar em novas maneiras de estimular o
interesse dos alunos pela aprendizagem. E como estão imersos em um ambiente
tecnológico, por que não utilizar ferramentas modernas e inovadoras para
despertar a atenção deles?
O
podcast, por exemplo, é uma dessas ferramentas que entra no exercício dos
Gêneros Digitais, citado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo o
professor e autor do Sistema Anglo de Ensino, Henrique Braga, os programas de
áudio estimulam o interesse do aluno pela busca do conhecimento.
“O
que gera o envolvimento é o estudante estar no centro da própria aprendizagem,
aquilo que chamamos de metodologias ativas; com o podcast, o aluno não aprende
somente a produzir um material multimídia, mas também entende conceitos éticos
de risco, exposição e filtro de conteúdo na internet, além de explorar um leque
de temas que saiam da zona de conforto, ligando com assuntos das disciplinas
obrigatórias”, afirma.
Segundo
o autor do Anglo, uma proposta de atividade válida para fazer em sala é dividir
os alunos em grupos em que cada um possa desenvolver um podcast. “Em Língua
Portuguesa, por exemplo, podemos trabalhar a oralidade em forma de podcast,
fazendo com que os alunos analisem uma obra literária, um conto ou um contexto
de atualidades em um programa de áudio roteirizado”, explica Braga.
É
importante, porém, entender que nem sempre o que dá certo em uma turma, dará em
todas. Novas abordagens sempre precisam ser testadas de acordo com o perfil das
salas de aula. O importante é entender que o formato de aula onde o professor é
detentor do conhecimento e transmite isso aos estudantes já não tem mais o mesmo
impacto que anos atrás. Por isso, é necessário fazer do aluno também o
protagonista do seu próprio aprendizado. “O professor precisa trabalhar em
conjunto com o aluno e propor atividades com recursos multimídia pode ser uma
boa maneira de estreitar essa relação”, conclui Henrique Braga.
Sistema
Anglo de Ensino