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sexta-feira, 26 de maio de 2023

3 benefícios gratuitos para alunos das escolas municipais de São Paulo

Mães com filhos matriculados em escolas e creches da capital paulista têm direito ao vale uniforme, materiais escolares e ao programa vale leite

 

Mais de 1 milhão de crianças estão matriculadas nas escolas municipais de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. Muitas mães podem não saber, mas têm direito a alguns benefícios, como o Vale Uniforme, Cartão Material Escolar e Programa Leve Leite.

 

“São Paulo é um estado que incentiva a formação das crianças e se preocupa com o desenvolvimento e o futuro das famílias. Sendo assim, é disponibilizado para as mães que possuem seus filhos matriculados em escolas e creches da rede pública alguns benefícios em prol do dia a dia dessas crianças, para que tenham os recursos necessários para estudar sem que seus pais precisem arcar com custos de materiais, uniformes e o leite que consomem em casa”, afirma Mateus Sinieghi, coordenador da Use Uniforme, e-commerce licenciado pela Prefeitura de São Paulo para venda de uniformes escolares.

 

Confira mais detalhes sobre os benefícios:

 

Vale Uniforme

O benefício é usado apenas para compra dos uniformes municipais escolares para alunos que cursam até o ensino médio. Cada aluno cadastrado no programa recebe R$ 453,79, com validade determinada pela prefeitura e que não pode ser sacado ou destinado para outros fins. Existem empresas que aceitam apenas o benefício como pagamento, como a Use Uniforme, que entrega em toda grande São Paulo.

 

Cartão Material Escolar

Para a compra do material escolar necessário ao longo do ano letivo, o município disponibiliza o benefício, porém os valores dependem da série em que a criança ou adolescente está matriculado, que pode variar entre R$39,72 e R$200,38. 

 

Programa Leve Leite

O benefício atende crianças matriculadas nas escolas municipais, a partir de quatro meses. Para acesso, as famílias precisam realizar uma inscrição no CadÚnico e morar na cidade de São Paulo, porém, a única exceção são as crianças PCD's até o 5º ano do Ensino Fundamental, que não precisam do cadastro prévio. 

 

Para crianças até um ano de idade, a entrega é realizada pela própria instituição de ensino. Para as demais, os Correios entregam a cada quatro meses. 

 

 Use Uniforme


Como agir e se comportar no ambiente de trabalho

Especialista em comunicação e oratória reflete sobre cinco situações em que ter uma postura segura pode fazer com que o profissional se destaque

 

É comum que no ambiente de trabalho as pessoas adotem um comportamento formal, pelo menos, quando estão iniciando no cargo e ainda não conhecem a dinâmica do serviço, com o intuito de passar uma imagem de profissionalismo e seriedade. No entanto, saber como agir em diferentes situações do trabalho, especialmente quando já se está inserido na rotina, é essencial para conseguir se desenvolver.

Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da Vox2You São Paulo, explica que é importante ter uma postura segura no trabalho, para que seja possível conquistar um local de fala e eventualmente se destacar. Por essa razão, uma boa oratória e uma comunicação clara e assertiva são características fundamentais para estabelecer um elo de confiança com os colegas e superiores. 

Visto este cenário, Fran reflete sobre o comportamento de funcionários diante de cinco perguntas sobre como agem no ambiente de trabalho:

  1. Nas reuniões, você precisa dividir o seu espaço com smartphones e alguns bocejos quando está falando?

Se a resposta for sim, está na hora de aprender a ter uma comunicação mais impactante e atraente. Se a resposta for não, você já está no caminho certo da influência e consequentemente o destaque e o crescimento serão apenas questão de tempo para você.

  1. Você consegue convencer e influenciar pessoas a seguirem a sua ideia?

Se a resposta for sim, você entendeu o princípio básico do mundo corporativo e da persuasão. Se a resposta for não, está na hora de você ter opiniões sólidas e lutar por elas. O primeiro passo é ter convicção e paixão pelas suas opiniões. Não existe técnica que resista à convicção.

  1. Liderar para você é algo simples e todos entendem o que você quer dizer ou o resultado dos seus liderados é sempre diferente do esperado por você?

Se a resposta for liderar é algo fácil, você deve ter opiniões fortes e as pessoas se sentem seguras sendo guiadas por você. Comunicação empática e clara, com certeza, é responsável por isso. Se a sua liderança sempre recebe o resultado equivocado de uma solicitação, então está na hora de rever a sua forma de se comunicar. Lembre-se de que a responsabilidade de um bom líder é ter clareza, assertividade e feedbacks eficientes.

  1. Você é a pessoa que todos procuram para conversar, trocar experiências, pedir conselhos ou prefere apenas se relacionar com os demais no happy hour e depois daquela cervejinha?

Uma pessoa que sabe usar a comunicação a seu favor se faz presente e sua falta é imediatamente sentida. Ser aquela pessoa que todos procuram, significa ser alguém que merece confiança. Se você só consegue se expor no happy hour, avalie como anda se posicionando e, consequentemente, como tem se conectado às outras pessoas. Existe uma pesquisa da Gupy que revela que 85% de todo dinheiro que podemos ganhar na vida se dá por meio de networking. E acredite, networking é bem mais que sentar para tomar um chopp depois do expediente.  

  1. Você utiliza as redes sociais como uma ferramenta de valor ou não consegue nem pensar em se expor?

É inevitável, precisamos vender nossa competência, seja no presencial ou digital, para subir na carreira ou fazer negócios. E muito se engana quem acredita que para se expor online é necessário abrir a vida pessoal. Você pode apenas compartilhar opiniões e conquistas do âmbito profissional, por exemplo. Essa é uma realidade tão sólida hoje em dia, que muitos recrutadores têm utilizado os aplicativos com foco profissional para procurar talentos. Então capriche em compartilhar no que você é bom. Se lhe falta capacidade técnica, venda comportamento. Se lhe falta experiência, venda convicção e vontade.   

 

Fran Rorato - atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo. Ao longo da carreira atuou como apresentadora em programas de TV na Record, RedeTV e É+TV e liderou projetos de treinamentos e mentorias voltados para oratória. Atualmente é reconhecida pelo mercado como uma das maiores especialistas do país em comunicação.

 

Detran-SP revoga 338 portarias e reforça estratégia de ampliar transparência e segurança jurídica

Ação visa facilitar os acessos dos cidadãos paulistas aos serviços da autarquia

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) deu início à revisão e consolidação normativa de seus atos com a revogação de 338 portarias. A iniciativa visa estabelecer normas mais claras e objetivas para a redução da insegurança jurídica e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão.

 

A ação ocorre por meio da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje das Portarias PRE 193/2023 e PRE 195/2023 e faz parte da estratégia de governança e gestão do Detran-SP, que tem como valor institucional a transparência ativa. A revisão e consolidação das portarias existentes são fundamentais para fortalecer e qualificar as ações da autarquia, sempre em busca da prestação de serviços de excelência à sociedade.

 

A PRE 193/2023 revoga 273 portarias anteriores, enquanto a PRE 195/2023 revoga outras 65, totalizando 338 atos invalidados. A revogação expressa de normas cujos efeitos foram exauridos ao longo do tempo permite maior clareza tanto para a população, quanto para os demais órgãos públicos, colaboradores, prestadores de serviços e credenciados do Detran-SP sobre as atividades da autarquia.

 

De janeiro até agora, a equipe técnica do órgão inventariou mais de 1,2 mil atos normativos que foram emitidos ao longo dos anos sem padronização e com diversas fragilidades em sua consolidação e divulgação, o que gerava insegurança jurídica e elevação dos custos da interação com os cidadãos que procuram os serviços oferecidos pelo departamento.

 

O processo de revisão dos atos prosseguirá ao longo de 2023, e está baseado na portaria normativa Detran-SP nº 1, de 20 de março de 2023, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração, revisão, consolidação e divulgação dos atos normativos do órgão. Essa nova fase no exercício do poder regulamentar demonstra o compromisso do Detran-SP em promover a transparência ativa e adotar boas práticas de gestão.


 

Participação ativa

 

A população tem um papel fundamental nesse processo de revisão e consolidação normativa. Cidadãos, colaboradores, prestadores de serviços e credenciados podem contribuir com sugestões e feedback por intermédio do e-mail gestao.regulatoria@detran.sp.gov.br.

 

Para acessar os atos normativos atualizados e obter mais informações sobre as mudanças em andamento, o Detran-SP disponibiliza um novo portal específico em seu site oficial. No endereço https://bit.ly/portariasdetransp, a sociedade encontrará um ambiente moderno e seguro para consultar e compreender as normas revisadas.


 

Novo Diário Oficial do Estado

 

A medida do Detran-SP dialoga diretamente com a transformação digital e a transparência adotadas como bandeira pela nova gestão estadual. 

 

Um passo importante dessa nova postura é o lançamento, nessa quinta-feira (25), do novo Diário Oficial do Estado (DOE). Projetado em conjunto entre a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), Casa Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e Empresa Estadual de Tecnologia (Prodesp), o novo DOE marca uma importante atualização do formato 100% digital, por meio de uma plataforma mais moderna e acessível à população. 

 

A plataforma digital teve renovação completa, com layout mais moderno e recursos aprimorados de busca para tornar as buscas mais rápidas e intuitivas, ficando disponível para acesso público a partir de segunda-feira (29 de maio).


Máfia das apostas: torcedores querem punição para jogadores envolvidos. Maioria mantêm confiança em casas de apostas e deseja legalização do setor

Pesquisa realizada pela Armatore Market+Science aponta o impacto da descoberta sobre a ação da Máfia das Apostas na percepção dos torcedores de futebol. A pesquisa foi realizada de forma online e considerou as respostas de cerca de 600 torcedores brasileiros de 18 estados do País e do exterior. A maior parte do público respondente se declara como do gênero masculino e informa ter comportamento altamente identificado com o futebol – ou seja, o esporte é o seu favorito e motivo para que os jogos sejam acompanhados com alta frequência.

A maioria dos respondentes do estudo (66,8%) informa ter perdido a confiança na lisura das partidas de futebol após as ações que revelaram a chamada Máfia das Apostas. A esmagadora maioria, 92,8% dos respondentes, avalia que os jogadores envolvidos devem ser punidos e uma grande parte da amostra (58,8%) considera que os clubes de futebol são vítimas. Outra parte significativa (37,8%) também enxerga as casas de apostas como outras vítimas do escândalo.

A análise mais aprofundada do tema, porém, traz diferentes percepções dos torcedores, dependendo da sua relação mais ou menos frequente com as casas de apostas. Para chegar a isso, o estudo considerou três diferentes grupos dentro da amostra total. O primeiro contempla os respondentes que nunca realizaram apostas esportivas; o segundo reúne os torcedores que apostam frequentemente (mais de uma vez por semana); e o terceiro grupo contempla os apostadores moderados, que já fizeram apostas, mas esporadicamente.

Entre os respondentes que fazem apostas de forma frequente, 63% concordam que as casas de apostas são vítimas da Máfia das Apostas. Entre os apostadores moderados, a taxa é menor e fica em 46,5%. Já entre quem disse nunca ter feito apostas, o entendimento é bastante diferente – apenas 38% entendem que as casas de apostas são vítimas do esquema.

A despeito disso, a grande maioria (66,5%) se mostra favorável à legalização das apostas. Esse indicador é reforçado pela discordância da maioria dos respondentes (57,4%) de que o mercado de apostas deveria ser recolocado na ilegalidade.

“A investigação da Máfia das Apostas está em andamento. O estudo sugere que os fãs torcem para que o Ministério Público consiga desvelar o esquema, trazendo lisura e ampliando a confiança no esporte favorito dos brasileiros”, diz Fernando Fleury, CEO da Armatore e especialista em marketing esportivo. “Claramente há demanda para que o futebol seja um ambiente sem qualquer tipo de manipulação. E isso está vinculado principalmente aos jogadores, que, na percepção dos torcedores, são os principais culpados pelo escândalo”, adiciona.

Para o mercado de apostas, diz Fleury, a pesquisa aponta a necessidade de um trabalho direcionado a mostrar ao público que nunca apostou como as empresas atuam em prol da lisura.

 

Armatore Market+Science



Como o avanço da Inteligência Artificial deve impactar o futuro do mercado de trabalho

Definitivamente, a automação e a Inteligência Artificial (IA) estão mudando rapidamente o mercado de trabalho. De acordo com o relatório “Future of Jobs” do Fórum Econômico Mundial, lançado em outubro de 2020, este avanço tecnológico está transformando profissões e impactando milhões de empregos em todo o mundo, incluindo o Brasil. Segundo dados do estudo, a automação e a IA devem eliminar cerca de 85 milhões de empregos globalmente até 2025, enquanto cria novas oportunidades de trabalho em áreas como tecnologia, saúde e meio ambiente. 

Neste cenário de transformações promovidas pela ascensão da automação no mercado de trabalho brasileiro, é possível fazer uma reflexão a partir dos dados do estudo “The Future of Employment”, da Universidade de Oxford, que analisou mais de 700 profissões nos Estados Unidos e avaliou a probabilidade de automação em cada uma delas, e aplicar esses insights ao mercado brasileiro, utilizando informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como de outras fontes relevantes. 

Segundo essa análise, diversas profissões têm uma alta probabilidade de serem automatizadas nos próximos anos, incluindo desde cargos operacionais, até profissionais com alta formação acadêmica, e, aplicando dados do estudo da Universidade de Oxford a realidade brasileira, é viável mapear as profissões com maior probabilidade de impacto no país.

Entre elas, destacam-se, em ordem de probabilidade de automação, segundo o estudo, Recepcionista, Digitador, Operador de Caixa, Operador de Telemarketing, Assistente Administrativo, Trabalhador em Linha de Montagem, Auxiliar de Escritório, Atendente de Lanchonete, Contador, Motorista de Caminhão, Técnico em Informática, Secretária Executiva, Agente de Viagens, Auxiliar de Enfermagem, Advogado e, ainda, Médico. 

É importante ressaltar, entretanto, que a adoção da automação não significa necessariamente o fim dessas profissões, mas sim uma mudança na maneira como são realizadas hoje, uma vez que alguns empregos podem se tornar mais especializados ou exigir novas habilidades, enquanto outros podem ser criados em áreas relacionadas à tecnologia e à inovação.

De toda forma, essa mudança pode afetar significativamente o mercado de trabalho brasileiro, especialmente em um contexto de alta taxa de desemprego. De acordo com dados do IBGE, a taxa de desocupação no Brasil atingiu 7,9% no trimestre encerrado em dezembro de 2022, uma boa redução com relação ao ano anterior, quando a taxa média foi de 13,2%. Contudo, o avanço acelerado da Inteligência Artificial no último ano pode influenciar na reversão desta tendência.

 

Dicas para os profissionais se adequarem ao futuro do mercado de trabalho 

Para se preparar para esse futuro, é importante que, tanto os profissionais, quanto as empresas, adotem uma abordagem proativa e se adequem para absorver as mudanças que estão por vir.

Algumas recomendações para os profissionais incluem desenvolver novas capacidades, tendo em vista a importância de estarem sempre atualizados e dispostos a aprender novas habilidades, especialmente no âmbito tecnológico. 

Outro ponto fundamental neste contexto é o investimento em educação. A formação acadêmica e profissional é crucial para se manter competitivo no mercado de trabalho. Neste sentido, investir em cursos de graduação e pós-graduação, bem como em programas de treinamento e desenvolvimento pode ser a chave para garantir essa vantagem competitiva.

Vale reforçar que a automação pode substituir muitas tarefas rotineiras e repetitivas, mas não habilidades como criatividade, empatia e capacidade de resolução de problemas. Desta forma, focar em aptidões humanas é essencial para estar sempre dentro daquilo que o mercado carece. 

E, por fim, é necessário estar preparado para evoluir. A automação pode trazer incertezas e mudanças para o mercado de trabalho, mas também pode criar novas oportunidades. A partir disto, quem estiver aberto a essas transformações e buscar se adaptar rapidamente, certamente ganhará destaque.

 

O papel das empresas diante destas mudanças 

As adequações não se limitam somente aos profissionais. As companhias também devem se adaptar a essa tendência e, para isso, o primeiro passo é investir em tecnologia. Não é novidade que as organizações, mais do que nunca, precisam inovar para se manterem competitivas e isto inclui a implementação de recursos de automação e Inteligência Artificial, bem como a capacitação de seus colaboradores para utilizá-las de forma assertiva. 

Outra mudança está relacionada às funções dentro das organizações. As empresas podem aproveitar a automação, por exemplo, para redefinir funções e tornar o trabalho mais eficiente, a fim de eliminar atividades rotineiras e repetitivas e a criar novos cargos especializados. Além disso, é imperativo que as companhias estejam abertas a mudanças e busquem se adaptar rapidamente às novas tecnologias e tendências do mercado. 

O fato é que a automação e a inteligência artificial são tendências irreversíveis que estão transformando, de forma célere, o mercado de trabalho em todo o mundo, incluindo o Brasil. Para se preparar para esse futuro, profissionais e empresas precisam adotar uma abordagem proativa para tornarem-se protagonistas nesta jornada evolutiva. No entanto, é importante que o processo de automação seja conduzido de maneira consciente, levando em consideração não apenas as questões econômicas, mas também sociais e trabalhistas. 

É necessário que empresas e autoridades governamentais trabalhem conjuntamente para estabelecer um ambiente de trabalho justo e equilibrado, garantindo que essas novas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de maneira ética e responsável. A automação é uma realidade que não pode ser ignorada, mas também não deve ser temida. É preciso estar preparado e disposto a evoluir, investindo em educação e em habilidades que não podem ser substituídas pela tecnologia. Com isso, podemos enfrentar os desafios do futuro de maneira construtiva, aproveitando as oportunidades que surgirão no caminho.

 

Marcelo Murilo - co-fundador e VP de inovação do Grupo Benner, empresa que oferece softwares de gestão empresarial e serviços tecnológicos para revolucionar e simplificar os negócios.

 

Segurança psicológica no trabalho: não é nada disso que você está pensando

Conceito ganhou força nos últimos meses com o retorno das atividades presenciais, e a educação online pode ser uma aliada das empresas na criação de uma atmosfera que estimula o trabalho em equipe e a inovação

 

O conceito de “segurança psicológica”, principalmente quando aplicado ao ambiente de trabalho, costuma ser interpretado de maneira errada. Na verdade, a segurança psicológica é a sensação e se sentir à vontade para expressar sabendo que suas opiniões, dúvidas, sugestões serão respeitadas e consideradas, mesmo que sejam diferentes da maioria ou pareçam básicas demais. Isso não quer dizer que seja um local sem conversas difíceis e feedbacks, mas onde isso é feito com honestidade, transparência, respeito e empatia.

Desde o surgimento desse conceito, em meados de 1990, as pesquisas de Amy Edmondson, americana que deu luz a esse tema, são fontes de outros estudos feitos, por exemplo, por Harvard e Google dentro do ambiente profissional. Ambos apontam que a segurança psicológica tem um impacto grande no bem-estar dos colaboradores e pode afetar diretamente a produtividade desses funcionários.

Durante os três últimos anos, muito por conta do isolamento causado pela pandemia, a saúde mental esteve em alta nas rodas de conversa. Apesar disso, com o retorno gradual às atividades normais, muitos trabalhadores começaram a se sentir menos seguros, já que ficaram um longo período afastados de suas funções presenciais, desencadeando uma série de problemas como estresse, ansiedade e até síndrome de burnout.

Para  Ana Paula Lehmkuhl, diretora de recursos humanos do DOT Digital Group, é preciso incentivar a cultura e o ambiente acolhedor de ideias para que estejam cada vez mais presentes no mundo corporativo. “Trabalhar em um ambiente emocionalmente seguro para que os colaboradores exponham ideias - tanto com acertos, como para erros - e sentimentos é um dos pilares de uma empresa saudável e que quer crescer”, afirma Ana Paula. “O ideal é que o líder da equipe deixe clara a abertura para que isso aconteça, sendo também honesto ao mostrar que os erros não serão premiados, mas sim entendidos e terão os feedbacks necessários, sempre de maneira construtiva”, diz.

Funcionários que se sentem seguros trabalham melhor e contribuem para o crescimento dos negócios com ideias criativas e inovadoras. Esses colaboradores se sentem mais confiantes e cooperativos, trabalham melhor em equipe, proporcionando um ambiente satisfatório, produtivo, inovador e com equipes de alto desempenho.

Não basta ser implantada, essa prática precisa ser cultivada com estratégias de valorização da diversidade, comunicação aberta entre níveis hierárquicos, reconhecimento de esforços e demandas, além da cultura de feedback. Para que todos se sintam reconhecidos, cursos de capacitação podem ser boas alternativas para buscar o fortalecimento do ambiente de trabalho psicologicamente seguro. O DOT, por exemplo, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital, atua na criação de cursos sob demanda, de acordo com as necessidades de cada empresa. Entre as temáticas de capacitação que contribuem para promover o ambiente seguro psicologicamente estão:

  • Capacitação em liderança inclusiva, para que os líderes e gestores saibam como contribuir na construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso;
  • Treinamentos em habilidades socioemocionais, com temas como empatia, comunicação não-violenta, resolução de conflitos, entre outros;
  • Desenvolvimento de políticas organizacionais mais justas e equitativas, por meio de treinamentos sobre diversidade e inclusão, políticas anti-assédio e anti-discriminação, entre outros.

O CEO e fundador do DOT, Luiz Alberto Ferla, acredita que as empresas, sejam elas de qualquer setor, precisam olhar para o treinamento corporativo como uma ferramenta que ajuda toda a cadeia produtiva. “Além de contribuir para o aprendizado voltado diretamente para a segurança psicológica, oferecer treinamento contínuo para os colaboradores também os da senso de pertencimento, estimula esse funcionário, não apenas a continuar progredindo na sua função, mas também a se sentir bem no ambiente em que passa boa parte do seu dia, o de trabalho”, finaliza Ferla.

 

Eficiência Operacional: a base para uma estratégia de Marketing sólida

Mahara Scholz, Head of Revenue da Octadesk, lista boas práticas para tornar a comunicação mais efetiva e ampliar as conversões


Recentemente, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, definiu 2023 como o “Ano da Eficiência”. Mas afinal o que é eficiência? Independente da área e do tamanho da empresa em que você atua, ser eficiente significa tornar a marca mais produtiva com os recursos usuais, sem precisar de grandes investimentos ou com o mínimo de desperdício e gastos desnecessários. Ou seja, uma companhia eficiente pode melhorar a qualidade dos produtos ou serviços entregues, aumentar a produtividade e ainda reduzir os custos operacionais. Isso inclui desde o uso adequado dos recursos até a otimização dos processos.

E para os profissionais de marketing, conquistar a eficiência pode ser um excelente recurso para conquistar criações de campanhas mais elaboradas, expandir as atividades e até mesmo aumentar o orçamento das ações. Em outras palavras, quando se conquista a eficiência é possível investir ainda mais nas estratégias de marketing e, portanto, aumentar a visibilidade e competitividade no mercado. Para isso, listei algumas das melhores práticas do setor, que podem ajudar a tornar a comunicação muito mais efetiva, aumentar a conscientização da marca, gerar leads e ampliar as conversões.


Automação de processos

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, programação de postagens nas redes sociais e análise de dados. Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos, permitindo que sua equipe se concentre em tarefas mais estratégicas. Além disso, ferramentas de gerenciamento de projetos também são ótimas escolhas para que todos acompanhem o progresso das tarefas e projetos, o que colabora para que essas sejam concluídas dentro do prazo e dentro do orçamento.


Conheça bem o seu público

Se antes o foco das empresas era nos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), agora é preciso ficar de olho nos 4Cs (Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação). Com  os clientes cada vez mais exigentes e cheios de opção, é preciso oferecer diferentes possibilidades de atendimento, parcelamento e até mesmo flexibilidade para trocar ou devolver um produto. Por isso, antes de começar a promover uma marca, é fundamental conhecer o público-alvo para garantir que a experiência do cliente esteja equilibrada com a eficiência do seu negócio. Conheça as necessidades de compra, desejos e comportamentos e, assim, será possível criar mensagens direcionadas, selecionar os canais de comunicação mais adequados e até mesmo melhorar a segmentação para as campanhas.


Defina objetivos

Ter os objetivos de marketing claros e específicos para cada campanha pode ser um ponto essencial para que a comunicação seja efetiva. Certifique-se de que todos da equipe estejam cientes dos passos a seguir e do objetivo que foi traçado. Quebrar os objetivos em metas diárias e semanais pode ajudar a manter o foco naquelas tarefas que realmente são importantes para alcançar os resultados desejados.


Conteúdo relevante

Pensar em conteúdos que resolvam um problema ou forneçam valor ao seu cliente é uma ótima maneira de engajar o público-alvo e ainda, histórias e casos de sucesso comprovados, e sugestões de como o seu produto ou serviço pode ajudar para que ele se torne mais eficiente. Em relação ao Branding - ou Brand Management -, o conteúdo estratégico  facilita na construção de um relacionamento mais forte com os clientes, impactando na fidelização e reduzindo a rotatividade.


Faça parcerias

Ao iniciar parcerias com outras marcas e influenciadores que tenham um público semelhante ao seu, a credibilidade pode ser reforçada e ampliar o alcance da mensagem. Esta prática também é uma excelente alternativa para quem quer abrir novas oportunidades de negócios, como por exemplo, de co-criar novos produtos ou serviços ou até mesmo de colaborar em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

 

Mahara Scholz - formada em administração de negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente. Já estruturou e escalou equipes de Marketing, vendas e CS e trabalhou em grandes empresas como Grupo RBS e RD Station. Atualmente é Head de Revenue na Octadesk.

 

Proteja sua conta Netflix: o compartilhamento limitado pode resultar em vendas na Dark Web por mais de R$ 10 mensais

Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software
Os pesquisadores da Check Point Software já identificaram vendas ilícitas de assinaturas Premium do serviço de streaming na Dark Web

 

A Netflix, a plataforma de serviços de streaming e entretenimento, descontinuou nesta semana (anúncio no dia 23 de maio) um de seus recursos mais populares: contas/senhas compartilhadas. Essa decisão polêmica causou reclamações e dúvidas também no Brasil. A Netflix informou por meio de sua conta oficial no Twitter que "a Netflix Brasil passará a cobrar R12,90 por cada assinatura fora da residência".

 

A decisão da Netflix criou ainda um cenário ideal para os cibercriminosos, como apontam os pesquisadores da Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência de Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global. Eles identificaram vários negócios ilícitos que vendem assinaturas da Netflix na Dark Web.

 

Os pesquisadores descobriram canais do Telegram afiliados a esses portais cibercriminosos que oferecem acesso ao plano Premium mensal da Netflix por apenas 190 rúpias indianas, o que equivale a pouco mais de € 2 ou o correspondente a R 10,66. Esses canais promovem "eficácia e legitimidade de acesso total" para atrair potenciais compradores.

Figura 1. Exemplo de vendas de conta Netflix no Telegram

No entanto, é fundamental observar que as contas vendidas por meio desses portais costumam estar vinculadas a outros crimes cibernéticos. A maioria dessas contas é obtida de credenciais comprometidas ou contas violadas. Consequentemente, os cibercriminosos podem oferecer preços significativamente reduzidos, obtendo lucros totais sem incorrer em custos. 

É importante destacar que esses cibercriminosos podem não cumprir sua parte no trato. A Check Point Research encontrou casos em que os usuários (não é possível identificar o número de usuários vitimados) falharam em obter acesso ou tiveram seu acesso bloqueado após alguns dias, semanas ou meses.

 

Figura 2. Exemplo de venda de conta Netflix no Telegram

Ironicamente, agora é a hora de os usuários implementarem as medidas que a Netflix criticava anteriormente e restringir o acesso compartilhado às suas contas, principalmente com indivíduos com quem não desejam compartilhá-las. Para ajudar com isso, os pesquisadores da Check Point Software listam as dicas para garantir a segurança da conta Netflix, a integridade da senha e a prevenção de uso não autorizado: 

  1. Senhas extensas e diversificadas: Aumente a complexidade da senha utilizando uma combinação de 14 a 16 caracteres compreendendo várias letras (maiúsculas e minúsculas), símbolos e números.
  2. Memorizável, mas difícil de adivinhar: Evite usar dados pessoais, como datas de aniversários, seus nomes ou de seus familiares ou informações facilmente identificáveis. O que pode ser fácil para o usuário também é acessível para cibercriminosos.
  3. Senhas exclusivas: Evite reutilizar senhas em contas diferentes. Se um atacante comprometer uma senha, ele obterá acesso irrestrito a todos os outros serviços registrados, levando a danos e prejuízos ainda mais significativos. Considere usar um gerenciador de senhas para armazenar e gerenciar senhas com segurança.
  4. Mantenha as senhas privadas: Nunca compartilhe senhas com ninguém ou armazene-as próximo ao computador, incluindo arquivos digitais. Utilize as ferramentas do gerenciador de senhas para armazenamento seguro.

Além disso, se qualquer atividade suspeita for detectada em uma conta, como o aparecimento de novos perfis ou reprodução de conteúdo incomum, os usuários devem verificar se há acesso não autorizado e alterar imediatamente suas senhas. 

"Os cibercriminosos geralmente exploram as necessidades e desejos dos usuários, alinhando seus ataques com as tendências atuais", explica Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil. "Como em qualquer outro domínio, é importante lembrar que, se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é uma oferta falsa ou fraudulenta. Reduzir a demanda é uma maneira eficaz de combater as vendas ilegítimas na Dark Web e, posteriormente, interromper os fluxos de receita desses serviços ilegais."



Check Point
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quinta-feira, 25 de maio de 2023

28 de Maio - Dia de Luta pela Saúde da Mulher

 Leis e ações que auxiliam na prevenção ao câncer de mama existem, mas ainda são pouco conhecidas, afirma Anadem

 

Para entidade, processo de identificação precoce da doença ainda é falho e iniciativas que dão suporte à fase de diagnóstico precisam ser melhor divulgadas

 

O próximo domingo, 28 de maio, é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças que mais acometem o público feminino, como o câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade. 

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Dado o cenário, especialistas da área da saúde vêm reforçando o movimento em prol de políticas públicas com foco na prevenção. 

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) destaca a necessidade destas iniciativas e lembra que algumas leis amparam a paciente na fase inicial de diagnóstico, mas são pouco conhecidas pela população. “O processo de identificação precoce ainda é muito falho no Brasil. É preciso amplificar essas informações para que elas alcancem quem precisa dessa orientação”, afirma o presidente da Anadem, Raul Canal. 

Entre as diversas leis com o intuito de aprimorar a prevenção do câncer de mama, está a de no 14.335/2022, que ampliou o texto da Lei da Mamografia (11.664/2008). A legislação anterior assegurava os exames mamográficos às mulheres a partir de 40 anos de idade pelo SUS; já a nova lei ampliou esse critério, estendendo o direito a todas as mulheres a partir da puberdade, independentemente da idade. 

A Lei dos 60 dias (nº 12.732/2012) determina que o tratamento oncológico tenha início em até 60 dias a partir da confirmação do diagnóstico. Em 2018, foi elaborado um Projeto de Lei Complementar que prevê que a rede pública tem o prazo de até 30 dias para realizar exames que confirmem o diagnóstico quando a principal hipótese for neoplasia. Assim, há um prazo máximo de 90 dias entre a identificação dos sintomas e o início do tratamento. 

Já a Lei no 14.538 altera as Leis nos 9.656 e 9.797 para assegurar às pacientes a substituição do implante mamário utilizado na reconstrução mamária ou na simetrização da mama contralateral sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos a ele relacionados, bem como garantir às pacientes um acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado.

 

Projeto Volte a Ser Feliz

O Projeto Volte a Ser Feliz busca, desde 2014, restaurar a autoestima de mulheres que superaram o câncer, por meio da dermopigmentação paramédica. Os procedimentos são realizados gratuitamente e incluem pigmentação de sobrancelhas, reconstrução em 3D de aréola mamária, contorno dos lábios, entre outros. 

A Anadem atua pela conscientização acerca dos direitos da pessoa com câncer, apoia o Projeto Volte a Ser Feliz e também mutirões de reconstrução mamária. “O procedimento visa restaurar não apenas a forma, a aparência e o tamanho da mama após a mastectomia, mas também a autoestima e a confiança da mulher”, explica Raul Canal.

 

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria e seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico.

 

Como celebrar o Dia dos Namorados com mais intimidade e sem tabus

Médico urologista dá dicas para aproveitar a data de maneira ainda mais especial e segura 

 

Apesar do Dia dos Namorados ter um apelo sentimental, com as pessoas demonstrando o quanto estão apaixonadas por meio de diversas atitudes como a troca de presentes, jantares românticos, viagens a dois e elogios mútuos, sabemos que frequentemente o desfecho da comemoração termina em sexo. 

Afinal, é uma ótima oportunidade para tornar a relação mais íntima e satisfatória com criatividade, experimentando novas formas de prazer e conexão. Por mais que os envolvidos já estejam com as soluções prontas para que dê tudo certo, porque há dedicação e empenho de ambas as partes, algumas preocupações podem continuar no ar. 

“Contracepção é uma das preocupações dos praticantes de sexo. Para as mulheres temos os contraceptivos orais, os injetáveis, os implantes intradérmicos, o DIU, o preservativo, a tabelinha e a laqueadura. Para os homens temos o preservativo, o coito interrompido e a vasectomia”, orienta o médico urologista Heleno Diegues Paes. 

É importante lembrar que a prática sexual é uma escolha pessoal e consensual. Ambos os parceiros devem estar confortáveis e respeitar os limites um do outro. Se decidirem experimentar algo novo, o ideal é fazer de forma segura e informada, usando preservativos. 

“Quando os casais de namorados praticam sexo de forma exclusiva entre si, não são necessárias medidas preventivas para evitar doenças transmissíveis. Caso seja um relacionamento aberto a outras pessoas, é necessário o uso de preservativo e a realização de exames periodicamente”. 

O médico lembra que homens devem fazer uma visita médica anual com finalidade de check-up clínico. Se tiver exposição sexual de risco, precisará fazer sorologias para algumas doenças transmissíveis, que deverão ser repetidas de acordo com a frequência da exposição. Além disso, é necessário consultar um urologista sempre que apresentarem alguma queixa, surgimento de lesões ou corrimentos no genital. Além do exame de próstata anual a partir dos 50 anos para todos os homens. 

Alguns homens sofrem com perda da ereção durante o ato sexual. Heleno afirma que o maior vilão nesses momentos é a ansiedade por desempenho, e isso deve ser deixado do lado de fora das quatro paredes. 

“É importante que as pessoas saiam com o intuito de se divertir. Agradem-se mutuamente. O sexo é somente mais uma atividade deste dia no qual irão manifestar carinho e desejo entre si. Agrade a outra pessoa, preocupe-se em fazê-la atingir o orgasmo, sem pressa. Isso pode ser obtido de várias maneiras, não somente pela penetração. Fazer sexo com alguém que você é apaixonado é muito mais prazeroso. Aproveitem esta fase!”.

 

Heleno Paes – formad0 na Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada, em Santos, em 1997. Foi para a Amazônia à serviço do Exército e realizou diversos trabalhos junto à população carente local. Após um ano, regressou e foi morar em São Paulo, onde se especializou em cirurgia geral no Hospital Municipal do Tatuapé, depois em Urologia no Hospital Santa Marcelina e, por fim, em Transplante Renal na mesma instituição.


Sem sintomas iniciais, doença caracterizada por aumento da pressão nos olhos pode levar à cegueira

O glaucoma é uma doença ocular séria que requer atenção médica especializada

 

Neste 26 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma ― uma doença crônica e silenciosa, que afeta o nervo dos olhos e está associada ao aumento da pressão ocular, podendo levar à cegueira.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que no Brasil cerca de 1,5 milhão de pessoas sejam afetadas por essa doença, sendo que este número se refere somente aos diagnósticos confirmados após exames. 

Nos estágios iniciais do glaucoma, muitas vezes não há sintomas perceptíveis, o que torna essa doença perigosa. À medida que o glaucoma avança, os olhos podem apresentar as seguintes características: 

Pressão e desconforto nos olhos, semelhante a uma sensação de aperto ou peso;

Vermelhidão ou irritação devido ao aumento da pressão intraocular. Isso ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos na superfície ocular;

Visão turva ou embaçada, principalmente durante os estágios avançados. Isso ocorre devido aos danos progressivos no nervo óptico;

Sensibilidade à luz, tornando desconfortável estar exposto a ambientes muito claros ou brilhantes;

Halos (anéis coloridos) ao redor das luzes ocorrem em casos mais avançados de glaucoma. Isso pode afetar a capacidade de ver claramente e dificultar a realização de atividades diárias. 

“Muitas pessoas têm glaucoma e não sabem ainda, pois é uma doença que não apresenta sintomas iniciais. Há possibilidade das pessoas estarem perdendo a visão gradativamente sem perceber, até que chegam em uma fase avançada, o que pode tornar o caso irreversível”, explica o médico oftalmologista Augusto Espindola, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas. 

Por isso, as instituições da área da saúde aproveitam a data para destacar a importância de fazer exames regulares para a verificar a saúde dos olhos, principalmente a partir dos 35 anos de idade, quando o risco de desenvolver a doença aumenta significativamente.  

“Se descoberto em fase inicial, o glaucoma pode ser tratado e controlado, mas para chegarmos ao diagnóstico, você não deve esperar pelos possíveis sinais”, alerta o médico. 

Os tratamentos incluem o uso de colírios, medicamentos orais e, em casos mais avançados, procedimentos cirúrgicos.

Se você suspeita de glaucoma ou apresenta sintomas oculares preocupantes, é fundamental consultar um médico oftalmologista para um diagnóstico preciso, precoce e tratamento adequado.

 

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