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sexta-feira, 26 de maio de 2023

Eficiência Operacional: a base para uma estratégia de Marketing sólida

Mahara Scholz, Head of Revenue da Octadesk, lista boas práticas para tornar a comunicação mais efetiva e ampliar as conversões


Recentemente, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, definiu 2023 como o “Ano da Eficiência”. Mas afinal o que é eficiência? Independente da área e do tamanho da empresa em que você atua, ser eficiente significa tornar a marca mais produtiva com os recursos usuais, sem precisar de grandes investimentos ou com o mínimo de desperdício e gastos desnecessários. Ou seja, uma companhia eficiente pode melhorar a qualidade dos produtos ou serviços entregues, aumentar a produtividade e ainda reduzir os custos operacionais. Isso inclui desde o uso adequado dos recursos até a otimização dos processos.

E para os profissionais de marketing, conquistar a eficiência pode ser um excelente recurso para conquistar criações de campanhas mais elaboradas, expandir as atividades e até mesmo aumentar o orçamento das ações. Em outras palavras, quando se conquista a eficiência é possível investir ainda mais nas estratégias de marketing e, portanto, aumentar a visibilidade e competitividade no mercado. Para isso, listei algumas das melhores práticas do setor, que podem ajudar a tornar a comunicação muito mais efetiva, aumentar a conscientização da marca, gerar leads e ampliar as conversões.


Automação de processos

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, programação de postagens nas redes sociais e análise de dados. Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos, permitindo que sua equipe se concentre em tarefas mais estratégicas. Além disso, ferramentas de gerenciamento de projetos também são ótimas escolhas para que todos acompanhem o progresso das tarefas e projetos, o que colabora para que essas sejam concluídas dentro do prazo e dentro do orçamento.


Conheça bem o seu público

Se antes o foco das empresas era nos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), agora é preciso ficar de olho nos 4Cs (Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação). Com  os clientes cada vez mais exigentes e cheios de opção, é preciso oferecer diferentes possibilidades de atendimento, parcelamento e até mesmo flexibilidade para trocar ou devolver um produto. Por isso, antes de começar a promover uma marca, é fundamental conhecer o público-alvo para garantir que a experiência do cliente esteja equilibrada com a eficiência do seu negócio. Conheça as necessidades de compra, desejos e comportamentos e, assim, será possível criar mensagens direcionadas, selecionar os canais de comunicação mais adequados e até mesmo melhorar a segmentação para as campanhas.


Defina objetivos

Ter os objetivos de marketing claros e específicos para cada campanha pode ser um ponto essencial para que a comunicação seja efetiva. Certifique-se de que todos da equipe estejam cientes dos passos a seguir e do objetivo que foi traçado. Quebrar os objetivos em metas diárias e semanais pode ajudar a manter o foco naquelas tarefas que realmente são importantes para alcançar os resultados desejados.


Conteúdo relevante

Pensar em conteúdos que resolvam um problema ou forneçam valor ao seu cliente é uma ótima maneira de engajar o público-alvo e ainda, histórias e casos de sucesso comprovados, e sugestões de como o seu produto ou serviço pode ajudar para que ele se torne mais eficiente. Em relação ao Branding - ou Brand Management -, o conteúdo estratégico  facilita na construção de um relacionamento mais forte com os clientes, impactando na fidelização e reduzindo a rotatividade.


Faça parcerias

Ao iniciar parcerias com outras marcas e influenciadores que tenham um público semelhante ao seu, a credibilidade pode ser reforçada e ampliar o alcance da mensagem. Esta prática também é uma excelente alternativa para quem quer abrir novas oportunidades de negócios, como por exemplo, de co-criar novos produtos ou serviços ou até mesmo de colaborar em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

 

Mahara Scholz - formada em administração de negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente. Já estruturou e escalou equipes de Marketing, vendas e CS e trabalhou em grandes empresas como Grupo RBS e RD Station. Atualmente é Head de Revenue na Octadesk.

 

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