Mahara Scholz,
Head of Revenue da Octadesk, lista boas práticas para tornar a comunicação mais
efetiva e ampliar as conversões
Recentemente, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do
Facebook, Instagram e WhatsApp, definiu 2023 como o “Ano da Eficiência”. Mas afinal
o que é eficiência? Independente da área e do tamanho da empresa em que você
atua, ser eficiente significa tornar a marca mais produtiva com os recursos
usuais, sem precisar de grandes investimentos ou com o mínimo de desperdício e
gastos desnecessários. Ou seja, uma companhia eficiente pode melhorar a
qualidade dos produtos ou serviços entregues, aumentar a produtividade e ainda
reduzir os custos operacionais. Isso inclui desde o uso adequado dos recursos
até a otimização dos processos.
E para os profissionais de marketing, conquistar a
eficiência pode ser um excelente recurso para conquistar criações de campanhas
mais elaboradas, expandir as atividades e até mesmo aumentar o orçamento das
ações. Em outras palavras, quando se conquista a eficiência é possível investir
ainda mais nas estratégias de marketing e, portanto, aumentar a visibilidade e
competitividade no mercado. Para isso, listei algumas das melhores práticas do
setor, que podem ajudar a tornar a comunicação muito mais efetiva, aumentar a conscientização
da marca, gerar leads e ampliar as conversões.
Automação de processos
A tecnologia pode ser uma excelente aliada para
ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, programação de
postagens nas redes sociais e análise de dados. Isso pode ajudar a economizar
tempo e recursos, permitindo que sua equipe se concentre em tarefas mais
estratégicas. Além disso, ferramentas de gerenciamento de projetos também são
ótimas escolhas para que todos acompanhem o progresso das tarefas e projetos, o
que colabora para que essas sejam concluídas dentro do prazo e dentro do
orçamento.
Conheça bem o seu público
Se antes o foco das empresas era nos 4Ps (Produto,
Preço, Praça e Promoção), agora é preciso ficar de olho nos 4Cs (Cliente,
Custo, Conveniência e Comunicação). Com os clientes cada vez mais
exigentes e cheios de opção, é preciso oferecer diferentes possibilidades de
atendimento, parcelamento e até mesmo flexibilidade para trocar ou devolver um
produto. Por isso, antes de começar a promover uma marca, é fundamental
conhecer o público-alvo para garantir que a experiência do cliente esteja
equilibrada com a eficiência do seu negócio. Conheça as necessidades de compra,
desejos e comportamentos e, assim, será possível criar mensagens direcionadas,
selecionar os canais de comunicação mais adequados e até mesmo melhorar a
segmentação para as campanhas.
Defina objetivos
Ter os objetivos de marketing claros e específicos
para cada campanha pode ser um ponto essencial para que a comunicação seja efetiva.
Certifique-se de que todos da equipe estejam cientes dos passos a seguir e do
objetivo que foi traçado. Quebrar os objetivos em metas diárias e semanais pode
ajudar a manter o foco naquelas tarefas que realmente são importantes para
alcançar os resultados desejados.
Conteúdo relevante
Pensar em conteúdos que resolvam um problema ou
forneçam valor ao seu cliente é uma ótima maneira de engajar o público-alvo e
ainda, histórias e casos de sucesso comprovados, e sugestões de como o seu
produto ou serviço pode ajudar para que ele se torne mais eficiente. Em relação
ao Branding - ou Brand Management -, o conteúdo estratégico facilita na
construção de um relacionamento mais forte com os clientes, impactando na
fidelização e reduzindo a rotatividade.
Faça parcerias
Ao iniciar parcerias com outras marcas e
influenciadores que tenham um público semelhante ao seu, a credibilidade pode
ser reforçada e ampliar o alcance da mensagem. Esta prática também é uma
excelente alternativa para quem quer abrir novas oportunidades de negócios,
como por exemplo, de co-criar novos produtos ou serviços ou até mesmo de
colaborar em projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Mahara Scholz - formada em
administração de negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela
ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às
equipes voltadas para o cliente. Já estruturou e escalou equipes de Marketing,
vendas e CS e trabalhou em grandes empresas como Grupo RBS e RD Station.
Atualmente é Head de Revenue na Octadesk.
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