Especialista em
comunicação e oratória reflete sobre cinco situações em que
ter uma postura segura pode fazer com que o profissional se destaque
É comum que no ambiente de trabalho as pessoas
adotem um comportamento formal, pelo menos, quando estão iniciando no cargo e
ainda não conhecem a dinâmica do serviço, com o intuito de passar uma imagem de
profissionalismo e seriedade. No entanto, saber como agir em diferentes situações
do trabalho, especialmente quando já se está inserido na rotina, é essencial
para conseguir se desenvolver.
Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da Vox2You
São Paulo, explica que é importante ter uma postura segura no trabalho, para
que seja possível conquistar um local de fala e eventualmente se destacar. Por
essa razão, uma boa oratória e uma comunicação clara e assertiva são
características fundamentais para estabelecer um elo de confiança com os
colegas e superiores.
Visto este cenário, Fran reflete sobre o
comportamento de funcionários diante de cinco perguntas sobre como agem no
ambiente de trabalho:
- Nas
reuniões, você precisa dividir o seu espaço com smartphones e alguns
bocejos quando está falando?
Se a resposta for sim, está na hora de aprender a
ter uma comunicação mais impactante e atraente. Se a resposta for não, você já
está no caminho certo da influência e consequentemente o destaque e o crescimento
serão apenas questão de tempo para você.
- Você
consegue convencer e influenciar pessoas a seguirem a sua ideia?
Se a resposta for sim, você entendeu o princípio
básico do mundo corporativo e da persuasão. Se a resposta for não, está na hora
de você ter opiniões sólidas e lutar por elas. O primeiro passo é ter convicção
e paixão pelas suas opiniões. Não existe técnica que resista à convicção.
- Liderar
para você é algo simples e todos entendem o que você quer dizer ou o
resultado dos seus liderados é sempre diferente do esperado por você?
Se a resposta for liderar é algo fácil, você deve ter
opiniões fortes e as pessoas se sentem seguras sendo guiadas por você.
Comunicação empática e clara, com certeza, é responsável por isso. Se a sua
liderança sempre recebe o resultado equivocado de uma solicitação,
então está na hora de rever a sua forma de se comunicar. Lembre-se de que a
responsabilidade de um bom líder é ter clareza, assertividade e feedbacks
eficientes.
- Você
é a pessoa que todos procuram para conversar, trocar experiências, pedir
conselhos ou prefere apenas se relacionar com os demais no happy hour e
depois daquela cervejinha?
Uma pessoa que sabe usar a comunicação a seu favor
se faz presente e sua falta é imediatamente sentida. Ser aquela pessoa que
todos procuram, significa ser alguém que merece confiança. Se você só consegue
se expor no happy hour, avalie como anda se posicionando e, consequentemente,
como tem se conectado às outras pessoas. Existe uma pesquisa da Gupy que revela
que 85% de todo dinheiro que podemos ganhar na vida se dá por meio de
networking. E acredite, networking é bem mais que sentar para tomar um chopp
depois do expediente.
- Você
utiliza as redes sociais como uma ferramenta de valor ou não consegue nem
pensar em se expor?
É inevitável, precisamos vender nossa competência, seja no presencial ou digital, para subir na carreira ou fazer negócios. E muito se engana quem acredita que para se expor online é necessário abrir a vida pessoal. Você pode apenas compartilhar opiniões e conquistas do âmbito profissional, por exemplo. Essa é uma realidade tão sólida hoje em dia, que muitos recrutadores têm utilizado os aplicativos com foco profissional para procurar talentos. Então capriche em compartilhar no que você é bom. Se lhe falta capacidade técnica, venda comportamento. Se lhe falta experiência, venda convicção e vontade.
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