Definitivamente,
a automação e a Inteligência Artificial (IA)
estão mudando rapidamente o mercado de trabalho. De acordo com o relatório “Future of Jobs” do Fórum
Econômico Mundial, lançado em outubro de 2020, este avanço tecnológico
está transformando profissões e impactando milhões de empregos em todo o mundo,
incluindo o Brasil. Segundo dados do estudo, a automação e a IA devem eliminar
cerca de 85 milhões de empregos globalmente até 2025, enquanto cria novas
oportunidades de trabalho em áreas como tecnologia, saúde e meio ambiente.
Neste
cenário de transformações promovidas pela ascensão da automação no mercado de
trabalho brasileiro, é possível fazer uma reflexão a partir dos dados do estudo
“The Future of Employment”, da
Universidade de Oxford, que analisou mais de 700 profissões nos Estados Unidos
e avaliou a probabilidade de automação em cada uma delas, e aplicar esses
insights ao mercado brasileiro, utilizando informações do Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), bem como de outras fontes relevantes.
Segundo
essa análise, diversas profissões têm uma alta probabilidade de serem automatizadas
nos próximos anos, incluindo desde cargos operacionais, até profissionais com
alta formação acadêmica, e, aplicando dados do estudo da Universidade de Oxford
a realidade brasileira, é viável mapear as profissões com maior probabilidade
de impacto no país.
Entre
elas, destacam-se, em ordem de probabilidade de automação, segundo o estudo,
Recepcionista, Digitador, Operador de Caixa, Operador de Telemarketing,
Assistente Administrativo, Trabalhador em Linha de Montagem, Auxiliar de
Escritório, Atendente de Lanchonete, Contador, Motorista de Caminhão, Técnico
em Informática, Secretária Executiva, Agente de Viagens, Auxiliar de
Enfermagem, Advogado e, ainda, Médico.
É
importante ressaltar, entretanto, que a adoção da automação não significa
necessariamente o fim dessas profissões, mas sim uma mudança na maneira como
são realizadas hoje, uma vez que alguns empregos podem se tornar mais
especializados ou exigir novas habilidades, enquanto outros podem ser criados
em áreas relacionadas à tecnologia e à inovação.
De
toda forma, essa mudança pode afetar significativamente o mercado de trabalho
brasileiro, especialmente em um contexto de alta taxa de desemprego. De acordo
com dados do IBGE, a taxa de desocupação no Brasil atingiu 7,9% no trimestre
encerrado em dezembro de 2022, uma boa redução com relação ao ano anterior,
quando a taxa média foi de 13,2%. Contudo, o avanço acelerado da Inteligência
Artificial no último ano pode influenciar na reversão desta tendência.
Dicas
para os profissionais se adequarem ao futuro do mercado de trabalho
Para
se preparar para esse futuro, é importante que, tanto os profissionais, quanto
as empresas, adotem uma abordagem proativa e se adequem para absorver as
mudanças que estão por vir.
Algumas
recomendações para os profissionais incluem desenvolver novas capacidades,
tendo em vista a importância de estarem sempre atualizados e dispostos a
aprender novas habilidades, especialmente no âmbito tecnológico.
Outro
ponto fundamental neste contexto é o investimento em educação. A formação
acadêmica e profissional é crucial para se manter competitivo no mercado de
trabalho. Neste sentido, investir em cursos de graduação e pós-graduação, bem
como em programas de treinamento e desenvolvimento pode ser a chave para
garantir essa vantagem competitiva.
Vale
reforçar que a automação pode substituir muitas tarefas rotineiras e
repetitivas, mas não habilidades como criatividade, empatia e capacidade de
resolução de problemas. Desta forma, focar em aptidões humanas é essencial para
estar sempre dentro daquilo que o mercado carece.
E,
por fim, é necessário estar preparado para evoluir. A automação pode trazer
incertezas e mudanças para o mercado de trabalho, mas também pode criar novas
oportunidades. A partir disto, quem estiver aberto a essas transformações e
buscar se adaptar rapidamente, certamente ganhará destaque.
O
papel das empresas diante destas mudanças
As
adequações não se limitam somente aos profissionais. As companhias também devem
se adaptar a essa tendência e, para isso, o primeiro passo é investir em
tecnologia. Não é novidade que as organizações, mais do que nunca, precisam
inovar para se manterem competitivas e isto inclui a implementação de recursos
de automação e Inteligência Artificial, bem como a capacitação de seus
colaboradores para utilizá-las de forma assertiva.
Outra
mudança está relacionada às funções dentro das organizações. As empresas podem
aproveitar a automação, por exemplo, para redefinir funções e tornar o trabalho
mais eficiente, a fim de eliminar atividades rotineiras e repetitivas e a criar
novos cargos especializados. Além disso, é imperativo que as companhias
estejam abertas a mudanças e busquem se adaptar rapidamente às novas
tecnologias e tendências do mercado.
O
fato é que a automação e a inteligência artificial são tendências irreversíveis
que estão transformando, de forma célere, o mercado de trabalho em todo o
mundo, incluindo o Brasil. Para se preparar para esse futuro, profissionais e
empresas precisam adotar uma abordagem proativa para tornarem-se protagonistas
nesta jornada evolutiva. No entanto, é importante que o processo de automação
seja conduzido de maneira consciente, levando em consideração não apenas as
questões econômicas, mas também sociais e trabalhistas.
É
necessário que empresas e autoridades governamentais trabalhem conjuntamente
para estabelecer um ambiente de trabalho justo e equilibrado, garantindo que
essas novas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de maneira ética e
responsável. A automação é uma realidade que não pode ser ignorada, mas também
não deve ser temida. É preciso estar preparado e disposto a evoluir, investindo
em educação e em habilidades que não podem ser substituídas pela tecnologia.
Com isso, podemos enfrentar os desafios do futuro de maneira construtiva,
aproveitando as oportunidades que surgirão no caminho.
Marcelo
Murilo - co-fundador e VP de inovação do Grupo Benner, empresa que oferece
softwares de gestão empresarial e serviços tecnológicos para revolucionar e
simplificar os negócios.