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quinta-feira, 6 de abril de 2023

Governo de São Paulo lança edital para artistas do circo com investimento de R$ 4 milhões

O Mundo do Circo SP fará encontros de capacitação de pessoas físicas e jurídicas para interessados na elaboração de projetos; primeira reunião acontece em 10 de abril  

 

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa, por meio da Amigos da Arte, anuncia quatro atividades de capacitação para formatação de projetos e inscrição nos editais ProAC 2023, específicos para artistas e coletivos circenses. O investimento do governo de São Paulo para essas quatro chamadas públicas - editais ProAC 08/2023, ProAC 09/2023, ProAC 10/2023 e ProAC 11/2023 -, será de R$ 4 milhões, com possibilidade de participação de pessoas físicas e jurídicas. Interessados devem se inscrever pelo formulário disponível no site do Mundo do Circo SP – www.mundodocircosp.com.br

 

No total, serão quatro encontros – três online e um presencial -, todos coordenados pela produtora e gestora pública Michelle Gabriel, formada em artes cênicas, membro de comissões do ProAC Editais desde 2016, especialista na elaboração e administração de projetos culturais para leis de incentivo à cultura e órgãos da administração pública e privada desde 2003. Podem participar dos encontros, profissionais solos ou que representem grupos, núcleos, companhias ou coletivos. 

 

“A decisão de fazer a maioria das reuniões de forma remota foi para atender também profissionais do interior e do litoral, que acabam sendo prejudicados quando a possibilidade é só presencial”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora do Mundo do Circo SP. 

 

As duas primeiras reuniões – 10 e 17 de abril, das 14h às 17h – serão virtuais e terão como foco o edital e a formatação de projetos. Os últimos dois encontros acontecem nos dias 25 (presencial) e 26 de abril (online), das 14h às 17h, ambos para esclarecer dúvidas dos participantes. A reunião do dia 25 será realizada presencialmente no Mundo do Circo SP, sediado no Parque da Juventude, zona norte da capital.

 

Programação 


10/4 - encontro online das 14h às 17h - edital/formatação de projetos

17/4 - encontro online das 14h às 17h - edital/ formatação de projetos

25/4 - tira dúvidas presencial das 14h às 17h no Mundo do Circo

26/4 - tira dúvidas online das 14h às 17h 

 

Editais


Os encontros serão focados em quatro editais – ProAC 08/2023 – Circo/Produção e Manutenção/Lona; ProAC 09/2023 – Circo/Produção e Apresentação de Número Circense; ProAC 10/2023 – Circo/Produção de Espetáculo; e ProAC 11/2023 – Circo/ Circulação de Espetáculo. O primeiro, o ProAC 8, receberá investimento total de R$ 1,4 milhão. Para os dois seguintes (9 e 10), os recursos serão de R$ 600 mil e R$ 1 milhão, respectivamente. O ProAC 11 receberá R$ 1 milhão de investimento. 

 

Todos os interessados, devem estar sediados (jurídicos) ou domiciliados (pessoa física) no estado de São Paulo. As inscrições para a chamada pública já estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas até 5 de maio, de acordo no sistema ProAC Expresso Online por meio do endereço www.sistemaproac.sp.gov.br.

 

- ProAC 08/2023 – Circo/Produção e Manutenção/Lona


Este é um Edital do ProAC destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a (i) Produção ou Aprimoramento de Espetáculos do Circo de Lona com Itinerância e/ou a (ii) Manutenção do Circo de Lona Itinerante no Estado de São Paulo por proponentes sediados no Estado de São Paulo.

Quem pode participar?


Proponente Pessoa Jurídica que comprove sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição neste Edital, e que tenha como objetivo a realização de atividades artísticas e/ou culturais.


Valor para o projeto: R$ 100 mil

Valor total do concurso: R$ 1,4 milhão

 

- ProAC 09/2023 – Circo/Produção e Apresentação de Número Circense 


Este é um Edital do ProAC destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto à produção e apresentações de número circense realizadas, a serem realizadas por proponentes domiciliados no Estado de São Paulo.

Quem pode participar?


Proponente Pessoa Física maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição neste Edital, que comprove domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição neste Edital.


Valor para o projeto: R$ 30.000,00 

Valor total do concurso: R$ 600 mil

 

- ProAC 10/2023 – Circo/Produção de EspetáculoTAL PROAC 


Este é um Edital do ProAC destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a produção e apresentação de espetáculos circenses, realizadas por proponentes sediados ou domiciliados no Estado de São Paulo.


Quem pode participar?


Proponente Pessoa Jurídica que comprove sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição neste Edital, e que tenha como objetivo a realização de atividades artísticas e/ou culturais.


Proponente Pessoa Física maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição neste Edital, que comprove domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição neste Edital.

Valor para o projeto


Módulo I – R$ 100.000,00 (cem mil reais): para proponente pessoa física e jurídica.

Módulo II – R$ 200.000,00 (duzentos mil reais): exclusivamente para proponente pessoa jurídica.

Valor total do concurso: R$ 1 milhão

 

- ProAC 11/2023 – Circo/Circulação de Espetáculo


Este é um Edital do ProAC destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a a circulação de espetáculos circenses, realizada por proponentes sediados ou domiciliados no Estado de São Paulo.


Quem pode participar?


Proponente Pessoa Jurídica que comprove sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição neste Edital, e que tenha como objetivo a realização de atividades artísticas e/ou culturais.


Proponente Pessoa Física maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição neste Edital, que comprove domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição neste Edital.


Valor para o projeto


Módulo I – R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais): para proponente pessoa física e jurídica.

Módulo II – R$ 100.000,00 (cem mil reais): exclusivamente para proponente pessoa jurídica.

Valor total do concurso: R$ 1 milhão

 

Sobre o Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.

 

A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.

 

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação. 

 

O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

 

A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação. 

 

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude. 

 

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

 

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Concurso do Banco do Brasil (BBTS) oferece 138 vagas imediatas; saiba como se preparar

Estratégia Concursos oferece dicas de estudos para o concurso; salários variam de R$ 2.184,73 a R$ 4.369,45


Com oferta de 138 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, as inscrições para o concurso do Banco do Brasil (BB Tecnologia e Serviços) já estão abertas e os interessados em participar da seleção podem se candidatar até às 16h00 do dia 25 de abril. As inscrições podem ser feitas no site da FGV, banca organizadora, com custo de R$ 59,00 a R$ 69,00. 

Neste concurso, os candidatos serão avaliados por meio da aplicação de até três etapas, que incluem a prova Escrita Objetiva, aplicada para todos os cargos, a prova Escrita Discursiva (Redação) e a Avaliação de Títulos, ambas apenas para nível superior. 

Para auxiliar as pessoas que buscam a aprovação nos concursos, o Estratégia Concursos, curso online preparatório para provas complexas e concursos públicos criado pelo grupo educacional Estratégia, listou algumas dicas de estudos para serem seguidas no dia a dia:

1 - Ter planejamento
Planejar os estudos é fundamental. A ideia do ciclo de estudos, com a alternância de matérias, é extremamente benéfica para a fixação do conteúdo. Estar atento também à criação de uma rotina diária, com o acompanhamento de conteúdo estudado e quantidade de exercícios resolvidos por dia, além do desempenho neles, é importantíssimo e ajudará o concurseiro a ter mais foco durante a sua preparação. O planejamento de estudos precisa ser dinâmico, deve evoluir e estar sujeito a ajustes e melhorias constantes.

2 - Garantir constância
É importante manter o conhecimento fresco na cabeça. Para isso, é fundamental que o concurseiro tenha contato semanal com todas as disciplinas que estarão na prova. Nas disciplinas que possui mais facilidade, pode alocar uma carga menor. Por outro lado, nas matérias que envolvam maior complexidade ou que possuam um peso maior na prova, certamente precisará de uma alocação mais relevante de carga horária.

3 - Fazer pausas
Dedicar-se aos estudos e estar bem preparado para a realização da prova são fatores que levam o concurseiro até a aprovação no concurso, mas é fundamental intercalar a maratona de estudos com pausas. Por exemplo: pode-se estudar 50 minutos, seguidos de 10 minutos de descanso. Cada pessoa precisa saber adaptar as pausas de maneira saudável à sua rotina de estudos.

4 - Teoria x Prática
Sobre a questão de divisão entre teoria e prática, existem, muitas vezes, três fases de estudos: a primeira é a criação da base, consolidando a teoria e tendo os exercícios como forma de reforçar todo o conteúdo.

Em um segundo momento, quando existir um equilíbrio maior entre teoria e prática, é considerável ter um tempo maior praticando exercícios e revisando a teoria já estudada, com o acréscimo de eventuais matérias novas ao ciclo. 

E, em um terceiro momento, quando o aluno já está bem avançado, basicamente o processo deve ser focado em revisão do conteúdo e resolução de muitos exercícios.

Aprovação média de mais de 70% dos candidatos à carreira pública

Com sede em São Paulo, filial em Brasília e estúdios espalhados de norte a sul do país, o Estratégia, que oferece uma gama de serviços como Estratégia Concursos, Estratégia MED, Estratégia Vestibulares, Estratégia Militares e Estratégia OAB, é responsável pela aprovação média de mais de 70% dos candidatos à carreira pública.

Para auxiliar nos estudos e resolução das 70 questões de múltipla escolha que compõem a prova objetiva e as demais etapas dos Concursos do BB, o Estratégia Concursos também oferece um material totalmente voltado para as provas.

“O material oferecido pelo Estratégia é objetivo e trabalhado por meio de uma análise minuciosa de questões de provas. A principal missão da plataforma é auxiliar os alunos a conquistarem seus objetivos e alcançarem as notas para ingressar na vida pública”, explica Victor Tanaka, especialista em concursos públicos do Estratégia Concursos. 

Confira mais informações no link.


Estratégia



Mitos e verdades sobre o ensino à distância

Estamos na era digital. Tudo que acontece no cotidiano das pessoas conecta-se à internet em algum momento do dia. Há pouco tempo atrás não se faziam compras sem ir a um supermercado. Também não imaginávamos pagar contas apenas escaneando um código de barras ou acessando o aplicativo de uma operadora. A revolução tecnológica proporcionou inúmeras facilidades, e veio para ficar. 

A educação online não escapou dessa evolução. O ensino à distância proporcionou o acesso aos estudos para muitos alunos e também ex-alunos que, por algum motivo, precisaram pausar ou mesmo abandonar os estudos. As vantagens de aprender fora do ambiente presencial são muitas, pois, além de cursos mais em conta, o acesso às aulas virtualmente possibilita ao aluno conectar-se de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. 

De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), na série histórica destacada pela pesquisa (2011 a 2021), o percentual de matriculados em EaD aumentou 274,3%, enquanto, nos presenciais, houve queda de 8,3%. 

Esses dados endossam a preferência de novos alunos pelo ensino online. No entanto, para uma parcela de aprendizes, há mitos e verdades que permeiam quando o assunto é educação à distância. Tirar dúvidas com um professor é uma das maiores dúvidas de quem ainda não se familiarizou com a modalidade virtual. No entanto, o acesso ao mestre é simples, rápido e dinâmico. 

Caso as aulas sejam gravadas, por meio de plataforma específica da instituição de ensino, o aluno entra em contato com o professor para tirar suas dúvidas e consegue ser respondido no mesmo dia. Porém, quando as aulas são ao vivo, através do chat, o estudante também consegue mandar mensagens no momento da aula, e ter suas questões sanadas pelo professor, além da opção de ligar o microfone e conversar com o professor em tempo real. 

Em relação à relevância do diploma do ensino EaD, ele tem o mesmo peso e a mesma validade em relação a um curso presencial. Já na questão de acesso às aulas, muitos podem achar que precisam de um computador, por exemplo, e não é verdade. É possível acessar as aulas de qualquer aparelho que seja possível assistir vídeos e se conectar à internet, como celulares, tablets e notebooks, pois o rendimento acadêmico será o mesmo. 

A possibilidade de frequentar uma sala de aula de onde estiver é uma das principais vantagens do ensino à distância. Da praia ao campo, na cafeteria ou no conforto do sofá, o EaD viabiliza o ensino, contribuindo, assim, para a gestão do tempo. Outra vantagem do quesito tempo consiste em não ter que se deslocar a uma instituição de ensino física, e não perder tempo no trânsito, além de economizar. 

As facilidades do mundo moderno permitem que as pessoas otimizem tempo e economizem dinheiro – dois elementos fundamentais na atualidade –, principalmente de alunos que, muitas vezes, têm que conciliar com múltiplas tarefas como trabalho e afazeres de casa. O mito do ensino a distância é o desconhecimento da verdade de todas as vantagens que o EaD oferece. 

 

Thiago Freitas - sócio e co-fundador do EJA Brasil EAD

 

Dimitri Vieira alerta a criadores de conteúdo que desejam dar os primeiros passos na plataforma corporativa sobre a necessidade de entender o funcionamento bem diferente dela em relação às outras redes


Dimitri Vieira é um profissional Top Voice no LinkedIn, especialista em construção de imagem pessoal na plataforma e um dos fundadores da Gombo, agência pioneira em influência, engajamento e projetos especiais para a rede social corporativa.

Ao identificar o interesse de influenciadores e criadores de conteúdo de expandirem sua atuação para novas plataformas para alcançar públicos novos, vindos especialmente do Instagram, ele alerta sobre as diferenças, vantagens e desvantagens entre as redes que devem ser levadas em consideração em uma nova estratégia de criação e compartilhamento de conteúdo.

“Em uma pesquisa recente que realizamos, 87% dos usuários afirmam que gostam de consumir o que é compartilhado no LinkedIn, sejam posts, artigos, fotos ou vídeos. Por outro lado, somente 19% dizem que são ativos em publicações na plataforma. Isso comprova a oportunidade imensa para marcas e influenciadores que, ao chegarem nesse novo universo, precisam entender suas peculiaridades”, explica Vieira.


Cinco diferenças entre LinkedIn e Instagram 

  • Alcançando pessoas novas (não seguidores)

Com exceção do formato em reels, que consegue furar a bolha da sua audiência, para os conteúdos alcançarem pessoas novas no Instagram, outros usuários precisam compartilhar as postagens do feed ou stories. 

No LinkedIn, isso não é necessário. Basta que alguém interaja com o conteúdo, curtindo ou comentando, para que o post apareça para as conexões desse outro usuário. É como se qualquer interação acabasse se tornando um compartilhamento.

  • Compartilhamento de links externos

O Instagram não permite o compartilhamento de links externos em posts no feed. Permite apenas um link por vez nos stories ou na bio do usuário.

No perfil do LinkedIn, você tem a liberdade de inserir vários links em diferentes campos, além de um destaque que funciona como o link na bio. É possível inserir diversas páginas e materiais estratégicos para sua marca pessoal. Além de também ser permitido inserir links nos posts e comentários.

  • Fator humano

Quem nunca teve uma pessoa próxima que teve algum problema no Instagram e, simplesmente, não tinha com quem falar ou pedir ajuda? Pois esta é uma das características dessa rede. Se você não for alguém incrivelmente grande na plataforma, seu acesso a um atendimento humano é praticamente impossível.

Já o LinkedIn conta com uma equipe inteira dedicada para cuidar dos creators, que também é responsável por listas periódicas destacando as vozes mais relevantes (Top Voices) e curadorias diárias destacando conteúdos como o seu entre os assuntos mais discutidos no Boletim Diário.

  • Foco principal na rede de conexões

O Instagram é uma rede mais direcionada ao entretenimento e à interação entre amigos. Sendo assim, quem promove ali o seu conteúdo é quase um intruso na conversa, um penetra na festa.

Como uma rede social profissional e corporativa, o LinkedIn estimula o compartilhamento de experiências e ideias com o objetivo de fazer networking e gerar negócios. Isso facilita o processo para a construção de autoridade e para se tornar uma referência dentro da área de atuação.

  • Briga com o Tik Tok

Não é segredo para ninguém que muitas novas funcionalidades do Instagram buscam atrair usuários que gostam do modelo adotado pelo Tik Tok. Esta não é uma briga que o LinkedIn tenha interesse.

“O LinkedIn hoje é a melhor plataforma para construção de imagem e autoridade por meio do compartilhamento de conteúdos orgânicos”, conclui o especialista que mantém uma agenda de cursos e mentorias individuais para criadores de conteúdo.

 

Gombo
www.gombo.com.br
www.dimitrivieira.com


Grana abandonada: 5 dicas para poupar o dinheiro esquecido e investir a longo prazo

 BC libera consulta de valores a receber de instituições financeiras; especialista em finanças mostra como poupar e definir prioridades


 

Cerca de R 6 bilhões para aproximadamente 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões para pessoas jurídicas estão parados em bancos e instituições financeiras de todo o país, esperando serem sacados. Esse dinheiro pertence a clientes, mas muitas pessoas ou empresas nem sequer sabem que possuem esses recursos. E já pode ser consultado no Banco Central para qualquer cidadão verificar possíveis valores a receber de instituições financeiras. O serviço é disponibilizado por um site exclusivo para as consultas ao Sistema Valores a Receber.

 

Segundo Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, é necessário que os brasileiros mudem os seus hábitos de consumo e aproveitem esse dinheiro para poupar ou investimentos essenciais. “É um momento de se reorganizar e definir as prioridades, gastando o menos possível, ou seja, usar o dinheiro apenas para as necessidades reais, e poupar o que sobrar para investir com segurança. O mais importante é se atentar para não entrar no vermelho. Pensando nisso, a executiva elencou algumas dicas de como poupar dinheiro e começar a investir. 

 

Defina um objetivo ou tenha um bom motivo

É preciso estabelecer o motivo pelo qual está poupando o dinheiro, e, entender que poupar, como a própria palavra diz, é abrir mão de certos “luxos”, para poder guardar um dinheiro a mais que sobra na conta no final do mês, como possível garantia de conforto para um futuro breve. Seu objetivo pode ser comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem ou simplesmente guardar pensando em uma garantia no futuro caso perca um emprego, etc. 

 

Ter conhecimento do quanto gasta fixo todo mês

Ao dar início no mês, já coloque na ponta do lápis quais são os gastos cruciais mensais, já calcule também o quanto pode usar em 4 semanas para “luxo” e saídas, e, já tire da conta o que sobrar para poupar e não ter risco de usar. Além disso, com essas contas, é possível também analisar se consegue cortar alguns desses gastos ou adiá-los. 

 

Defina um valor mensal para poupar

Depois de fazer as contas fixas, é possível estabelecer um valor mensal para retirar e, se possível, investir. Não importa se for apenas 50 reais, o importante é se educar para poupar impreterivelmente todo mês. E claro, se for possível colocar em determinado mês além do estabelecido, melhor ainda. O que não pode deixar acontecer, é não colocar ou colocar menos do “combinado”. 

 

Faça um investimento

Guardar dinheiro na gaveta ou na poupança não é um ato recomendável, pois o rendimento é muito pequeno. Porém, já é melhor do que não guardar nada. O recomendado é fazer um investimento no mercado, mas, para isso, vale avaliar qual seu perfil de investidor com um profissional da área, que irá te instruir sobre investimentos seguros e acessíveis. A ideia é já tirar o dinheiro da conta assim que receber o salário ou a renda mensal e colocar nesses canais. 

 

Não crie novas dívidas e evite cartões de crédito

É importante se policiar para não precisar incluir um novo gasto mensal desnecessário que coloque em risco o dinheiro do investimento estabelecido, ou, ainda pior, fazer com que se torne uma dúvida. Além disso, não ter em mãos o cartão de crédito como opção, assim não se perde o controle daqueles gastos mensais. A ideia é já no início do mês separar o dinheiro para cada data, conta ou “evento” e manter esse compromisso com você mesmo. 

 

Simplic


Como não se transformar em mais uma vítima de golpes financeiros

Especialista em fraudes financeiras dá orientações para que pessoas não integrem grupo de milhões de pessoas que já caíram nesse tipo de crime no Brasil 


Cada vez mais sofisticadas, com visuais, apresentações e estratégias de marketing beirando o profissionalismo, as pirâmides financeiras têm se tornado um dos principais golpes financeiros praticados no país, fazendo com que milhões de brasileiros sejam vítimas e amarguem enormes prejuízos – para muitos, investimentos juntados por toda a vida. Recentemente, jogadores que atuavam no Palmeiras novamente jogaram luz ao tema, quando anunciaram terem sido vítimas desse tipo de crime. 

Seduzidas pelos ganhos anunciados e prometidos, pessoas das mais variadas idades, classes sociais, regiões e escolaridades se juntam diariamente à massa de vítimas desses golpes. Como, então, fazer para não se transformar em mais um alvo de quadrilhas de golpistas? 

Jorge Calazans, advogado criminalista, sócio do escritório Calazans e Vieira Dias, especialista na defesa de investidores vítimas de fraudes financeiras, indica o trio ideal de cuidado, que envolve desconfiança, precaução e informação. 

 “No mundo dos investimentos, não há milagres, fórmulas exatas e caminho certo para o lucro em larga escala. Por isso, a primeira coisa a ser feita é desconfiar de promessas de ganhos bem diferentes daqueles praticados pelo mercado, principalmente aquelas que dizem garantir altos retornos em curto espaço de tempo. Trata-se de uma tentativa de sedução, característica comum em todas as formações de pirâmides financeiras”, alerta Calazans. 

O advogado ressalta que a precaução é outra arma importante de defesa. “As pessoas sabem que qualquer alta rentabilidade em investimento vem acompanhada de riscos. Então, antes de entregar seu dinheiro em qualquer forma de investimento, previna-se, buscando o máximo de informação. Qualquer empresa ou corretora que atua nessa atividade deve estar devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ou ter a dispensa da autarquia. Assim, verifique se o CNPJ da corretora que está realizando o contato está cadastrado e regularizado na CVM. Trata-se de item obrigatório antes de avançar qualquer passo”.  

Por fim, Calazans orienta que as pessoas não se deixem iludir pelo profissionalismo das apresentações. “Hoje, a tecnologia permite que essas quadrilhas programem layouts, planilhas e dados de brilhar os olhos, mas tudo com informações falsas somente para atrair as vítimas. Novamente, desconfie, seja precavido e invista tempo na busca de informações, cuidados fundamentais para não entrar nesse universo de vítimas que aumenta a cada dia no país”, conclui. 

 

As principais habilidades de negócios para 2023 e como aprendê-las

Por que profissionais em todos os cargos devem aprender habilidades de negócios

 

Há um tempo, era comum que os profissionais tivessem papéis fixos e funções rigorosamente definidas nas organizações – mas o ambiente de trabalho está em constante evolução e, hoje, um profissional de sucesso precisa ter uma série de habilidades, não só as óbvias para a sua função.

Algumas das habilidades que os profissionais estão aprendendo hoje são habilidades de negócios, como comunicação empresarial e gerenciamento de projetos. Com o objetivo de crescer na empresa, uma analista de marketing pode se interessar por um curso de liderança, por exemplo, mesmo que tenha acabado de entrar no mercado de trabalho. Na Udemy Business, braço de treinamento corporativo da Udemy, vemos os profissionais aprimorarem as suas habilidades de forma eficaz, ao fazerem cursos.


Da mesma forma, essa mesma analista de marketing pode se interessar por gerenciamento de projetos para tornar o dia a dia da equipe mais fácil. Esses tipos de habilidades de negócios cresceram muito em demanda levando em conta que muitas empresas continuaram trabalhando em modelo híbrido.


Quer saber quais são as dez habilidades de negócios mais consumidas no último ano e que continuarão em alta em 2023? Um relatório recente da Udemy Business aponta:

 

1. Comunicação

Saber se expressar de forma eficaz é uma competência muito buscada entre os profissionais. Esta é uma habilidade relevante tanto para o ambiente profissional quanto para a vida pessoal.

 

2. Gerenciamento de projetos

Este é um conjunto de práticas utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma empresa. Adquirir habilidades de gerenciamento de projetos é uma oportunidade para quem deseja crescer na carreira.

 

3. Liderança

É possível, sim, aprender a ser um bom líder. Defender e incentivar a equipe, servir de exemplo, delegar tarefas e definir objetivos são algumas competências de liderança que podem ser desenvolvidas com o tempo.

 

4. Metodologia ágil

Esta é uma maneira moderna de organizar e gerir projetos de forma mais produtiva, com o objetivo de obter resultados mais eficientes sem perder a qualidade do produto final.

 

5. Scrum

O Scrum é uma estrutura ágil de gerenciamento de projetos. Na ferramenta, os projetos são divididos em ciclos, chamados de sprints. As equipes precisam concluir esses ciclos num determinado tempo, geralmente um mês.

 

6. PMP 

Esta é uma certificação profissional reconhecida internacionalmente, oferecida pelo Project Management Institute. Ou seja, é mais uma habilidade relacionada ao universo de gerenciamento de projetos.

 

7. Comunicação empresarial

Este item diz respeito às estratégias de comunicação usadas pelos funcionários interna e externamente para melhorar a imagem e os resultados de uma empresa.

 

8. Análise de negócios

Esta habilidade está relacionada à análise de tendências, à criação de produtos, ao branding e ao rebranding e a ter atenção em entender o momento da empresa e em como encontrar novos caminhos.

 

9. Reuniões

Passada a pandemia, as reuniões online estão aqui para ficar. Com a maioria dos profissionais usando várias plataformas e precisando realizar reuniões com mais eficiência, esta habilidade pode ser útil para todos os profissionais.

 

10. Gestão por competências

Destinado para a área de RH, este é um sistema para identificar e gerir perfis profissionais que tenham compatibilidade com uma vaga de emprego e que possam trazer retorno a uma empresa.

 

O relatório completo, chamado 2023 Workplace Learning Trends Report, traz mais informações sobre o que esperar do aprendizado corporativo neste ano e como os profissionais e empresas podem ficar à frente das três principais tendências que estão moldando a cultura corporativa do futuro.

 

Raphael Spinelli - diretor regional da Udemy para a América Latina


Frente ao histórico déficit de armazenamento de grãos no Brasil, silos-bolsa são opção para produtores

Uma das principais atratividades do sistema é sua relação custo benefício. Numa comparação com os silos metálicos estáticos redução de custos pode chegar até 53%, dependendo do tipo de cultura

 

 R$ 15 bilhões, este é o valor que o Brasil deveria investir anualmente para impedir o crescimento do déficit de armazenagem de grãos, que só para este ciclo de 2022/23, está estimado em 117 milhões de toneladas. Os números são da Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem de Grãos, departamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Mas o governo federal, por meio do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), disponibilizou somente R$ 5,13 bilhões para a safra atual.

Mesmo ocupando o quarto lugar no mundo na produção de grãos, no Brasil a falta de infraestrutura de armazenagem é um problema crônico do nosso agro. Estudo do ano de 2021, da  consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio, revela que só 14% das fazendas brasileiras têm armazéns de concretos ou silos metálicos, justamente pelo alto custo para se construir essas estruturas.

Essa ausência de uma infraestrutura de armazenamento obriga uma boa parte dos produtores brasileiros a venderem sua produção a preços mais baixos, diminuindo assim a lucratividade na safra. Como uma forma mais barata e ao mesmo tempo eficiente para contornar esse problema, pequenos e médios produtores têm recorrido aos silos-bolsas, ou silo bag, como também é chamado esse sistema de silagem que é composto basicamente por de grandes tubos flexíveis de polietileno.

“Esse método de armazenagem, tem ganhado força entre os produtos, principalmente pelo bom custo benefício tanto para grandes produtores que estão com excesso de produção quanto para os pequenos e médios produtores que querem armazenar por um período curto de tempo”, explica o gerente corporativo de Peças da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação - João Mendanha.

O gerente corporativo cita outro problema frequente enfrentado pelos produtores brasileiros que é a dificuldade de planejar a logística do transporte da safra, já que a grande maioria das fazendas depende de uma frota terceirizada para isso. “Muitas vezes a empresa que faz esse transporte não tem um caminhão disponível para buscar os grãos na propriedade no período de colheita, isso obriga o produtor a vender por um preço mais baixo, porque ao não ter como armazenar a produção, ela será perdida. Com o silo-bolsa, o produtor pode armazenar sua produção até conseguir organizar a demanda logística do transporte, ou simplesmente guardar os grãos até o momento em que as commodities irão estar num preço melhor”, esclarece Mendanha.


Custo benefício

O gerente corporativo da Pivot cita como uma das principais atratividades do armazenamento por meio do silo-bolsa a sua boa relação custo benefício. “Numa comparação com os silos metálicos estáticos, que são bastantes usados no Brasil, você tem uma redução nos custos totais, de implantação e operação, que chega  até 53%, no caso da soja, e até 60% no armazenamento do milho”, detalha João Mendanha.

Outra vantagem apontada pelo gerente é a possibilidade de setorização da produção. Seja pelo seu formato, composição e variedades de tamanho, o silo-bolsa é um sistema de armazenamento móvel por meio do qual o produtor pode separar sua produção de acordo com o tipo de grão. “Desse modo, podem ser divididos os grãos, de acordo com as datas de colheita, ou ainda, separar a produção levando em consideração as áreas de onde foram colhidas”, explica.


Governo de SP abre inscrições e levará até 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, na França

Divulgação

Em 2022, a missão empresarial para o evento foi a mais bem-sucedida do programa CreativeSP e terminou com a projeção de R$ 147 milhões em novos negócios

 

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, levará até 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, na França, realizado entre 16 e 27 de maio. Será a terceira missão de 2023 do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. As inscrições devem ser feitas pelo site da InvestSP.

No ano passado, a missão para o Festival de Cannes foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos de diversos setores. Projeções feitas pelas 10 empresas participantes indicam a geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista, valor quase 30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.

As empresas selecionadas têm a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para negociar. Ele reúne cerca de 12 mil visitantes de pelo menos 100 países, mais de 5 mil empresas e aproximadamente 4 mil filmes e projetos.

Os participantes do CreativeSP contam com um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de acesso a eventos de networking durante as missões e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. No Festival de Cannes de 2022, por exemplo, uma parceria com o Cinema do Brasil garantiu às empresas selecionadas um espaço exclusivo em um stand no Marché du Film.


Investimento contínuo

Em 2023, o CreativeSP já realizou duas missões, ambas para os Estados Unidos. Dez empresas paulistas puderam participar do South by Southwest (SXSW), evento de inovação realizado em Austin, e outras 10 da Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, realizado em São Francisco.

No ano passado, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento público no programa - e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças à participação nos eventos.


STF suspende a boa-fé no comércio do ouro

Decisão do ministro Gilmar Mendes transforma radicalmente a comercialização do ouro retirado pelos garimpos na Amazônia

 

A presunção da boa-fé permite que os compradores de ouro retirado dos garimpos – as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – apresentem como garantia de procedência apenas a palavra do garimpeiro de que a extração foi feita em área legal, ficando livres de qualquer responsabilidade caso seja provado o contrário. Ou melhor: permitia. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a boa-fé por entender que, neste caso, a legislação “inviabilizou o monitoramento privado ao desresponsabilizar o comprador, o que incentivou o mercado ilegal, levando ao crescimento da degradação ambiental e ao aumento da violência nos municípios em que o garimpo é ilegal". A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (04/04).

“É uma vitória imensa! A boa-fé é um dispositivo imoral em sua essência, que facilitou a lavagem de toneladas de ouro nos últimos anos. Foi esse dispositivo que permitiu a escalada do garimpo ilegal como vemos hoje. Agora, devemos ver, de fato, uma mudança radical no comércio do ouro brasileiro”, celebra Larissa Rodrigues, gerente de portfólio do Instituto Escolhas.

A decisão publicada pelo ministro cita o relatório Raio X do Ouro: mais de 200 toneladas podem ser ilegais, que aponta possíveis irregularidades na cadeia do ouro extraído na Amazônia. Além de suspender a boa-fé, a decisão também dá um prazo de 90 dias para que o Poder Executivo adote um novo marco normativo para a fiscalização do comércio do ouro, bem como medidas que inviabilizem a aquisição de ouro extraído de áreas de proteção ambiental e de Terras Indígenas 

No último dia 30, a Receita Federal já havia publicado uma instrução normativa para adoção de nota fiscal eletrônica na comercialização do ouro do garimpo, que passará a ser exigida em julho deste ano.


Empresas correm riscos de multa ao violar a Lei de Proteção de Dados.


A ANPD publicou a Resolução nº 4, que estabelece critérios sobre como será calculada a multa e demais sanções administrativas por violação da Lei nº 13.709/2018 (LGPD) — a chamada dosimetria. O Coordenador-Geral de Fiscalização, Fabricio Lopes, também destacou que já foi iniciada a fiscalização, que “vai concentrar seus esforços nos maiores agentes de tratamento de dados, mesmo que a empresa não tenha porte grande, mas que lide com alto volume de dados, como uma startup”. Algumas questões de especialistas sobre a Resolução nº 4 também foram debatidas na live da ANPD, realizado ontem (01/03). Advogados entendem que alguns conceitos da norma, que podem elevar o valor da multa, ficaram subjetivos, dando margem à interpretação, o que deve levar à judicialização. 

O evento abordou os conceitos de “volume” de dados ou dados em “larga escala” para a determinação da sanção, por exemplo. Segundo o coordenador-geral de normatização da ANPD, Rodrigo Santana, não foi delimitado um número ou um percentual exato para caracterizar esses conceitos porque, em razão da dimensão e diversidade no país, isso poderá variar. Na prática, terão que analisar caso a caso para determinar se houve ou não um vazamento de dados em larga escala. Contudo, Santana acrescentou que uma futura minuta buscará esclarecer mais conceitos da norma para que ela fique o mais objetiva possível. 

Em relação ao conceito de “faturamento”, que definirá o valor-base da multa, Santana explicou que, em caso de a empresa ter mais de uma atividade econômica e a infração envolver mais de uma atividade econômica da mesma companhia, “vai se abarcar todo o faturamento da empresa” para o cálculo da sanção. 

Quanto ao conceito de “dano relevante” da própria LGPD, que não teria sido detalhado na resolução, os especialistas repetiram o que diz o artigo 48 da lei: trata-se do dano decorrente de incidente de segurança que acarrete risco ou dano aos titulares dos dados. 

Por outro lado, os especialistas da ANPD apresentaram exemplos concretos do que seria a violação de direitos e garantias fundamentais. Disseram que pode ser o caso da exposição de dados que viole o direito à vida, por exemplo, ao trazer risco de vida para o titular dos dados. Ou viole o sigilo bancário, levando à fraude. Ou, ainda, que resulte em recriminação de conduta do titular pela sociedade, o que seria uma espécie de dano moral. Na live, os coordenadores da ANPD lembraram também que empresas, ONGs ou órgãos públicos poderão ser fiscalizados "de ofício", ou seja, sem que tenha ocorrido uma provocação. 

Diante deste cenário, a Data Protection Brasil é uma valiosa assessoria para auxiliar as empresas na conformidade com a LGPD e na proteção dos dados pessoais de seus clientes e funcionários. Temos as melhores soluções para lhe auxiliar nesse processo, fale com nossos especialistas e se adeque à LGPD.

Acesse a matéria na integra no site Valor Econômico


Defasagem das aprendizagens e o desinteresse são os principais desafios na educação de São Paulo, segundo docentes

A pesquisa, fruto da parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente, ouviu mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil 

 

Resultados apresentaram a opinião dos docentes sobre os desafios da profissão e quais devem ser as prioridades para as escolas e secretarias, além de destacar temáticas relacionadas à valorização profissional e à progressão de carreira docente

 

Uma pesquisa de opinião, que ouviu professores da rede pública do estado de São Paulo, revela que 32% dos docentes têm como principal desafio a defasagem das aprendizagens dos estudantes.  O levantamento foi encomendado ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente e ouviu 6.775 professores de escolas de ensino regular da rede pública (municipal e estadual) de todo o Brasil. Entre os destaques, o estudo explorou as prioridades das secretarias de Educação na visão dos professores, além de dados sobre a progressão de carreira e a percepção sobre a profissão.

 

O segundo maior desafio em sala de aula, na visão dos professores, é o desinteresse dos estudantes (28%), o que pode ter sido agravada pela pandemia de Covid-19. A indisciplina dos alunos é o terceiro elemento mais mencionado por professores paulistas, com 20% dos apontamentos.

 

Como resposta a essas questões, ainda apontaram quais seriam as prioridades que as secretarias de Educação devem adotar nos próximos anos, sendo as cinco primeiras: a oferta de apoio psicológico a professores e estudantes (19%); a promoção do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos (17%); o aumento do salário dos professores (16%); a promoção de programas de reforço e recuperação (15%); e a melhoria da infraestrutura escolar (12%).

 

“A implementação de programas de reforço e recomposição das aprendizagens é uma prioridade para enfrentarmos o cenário de aprofundamento das desigualdades enfatizado pelos professores.  São necessárias ações estruturadas nas distintas instâncias da gestão educacional, desde as secretarias, gestão das escolas até novas práticas pedagógicas na sala de aula para dar conta dos desafios. Também é importante fortalecer o diálogo e a articulação entre o governo federal e estados e municípios para avançar com a oferta de ensino integral e a Busca Ativa para alcançar, especialmente, os estudantes mais prejudicados com o fechamento das escolas em razão da pandemia de Covid-19”, afirma a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes.

 

As entrevistas foram realizadas entre julho e dezembro de 2022 e permitem compreender a percepção dos docentes brasileiros sobre diferentes questões da Educação Básica.


 

Trajetória profissional


O levantamento de opinião revelou que 13% concordam totalmente que os atuais cursos de graduação de Pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os docentes para o início da profissão, sendo que, na média nacional, o percentual de docentes que têm essa afirmação é de 19%.

 

Os cursos presenciais formam docentes mais preparados de acordo com 83% dos entrevistados. Apesar dessa visão, seis a cada 10 professores (61%) graduados no Estado em 2020 estudaram à distância. Além disso, 58% afirmam não terem recebido orientação específica em seu primeiro ano de docência, quando estudos demonstram que a curva de aprendizagem é muito mais alta nos cinco primeiros anos de prática.


 

Percepções


Apenas 8% dos entrevistados concordam (4% totalmente e 4% em parte) que, no Brasil, os professores são tão valorizados quanto médicos, engenheiros e advogados. A grande maioria dos docentes (91%), sinalizam que gostariam de participar mais do desenho de políticas e programas educacionais de sua rede de ensino.

 

Apesar da baixa valorização e dos desafios da carreira, 8 em cada 10 entrevistados concordam que, se pudesse decidir novamente, ainda escolheria ser professor. Além disso, 88% afirmam totalmente que a maior satisfação na profissão é quando percebem que os alunos estão aprendendo.


 

Progressão da carreira


96% dos docentes concordam (69% totalmente e 27% em parte) que a progressão na carreira deve vir por meio da melhoria da prática pedagógica. Em outras palavras, esses profissionais acreditam que professores que conseguem garantir melhores condições de aprendizagem para os estudantes devem avançar mais rápido na carreira. 47% discordam de que seus planos de carreira atendem suas expectativas de crescimento profissional. Hoje, em geral, professores avançam na carreira por titulação e tempo de serviço.


 

 

Sobre o Itaú Social


O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha soluções para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira e para a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação está pautada na formação de profissionais da educação e na realização de pesquisas e avaliações. www.itausocial.org.br

 

Sobre a pesquisa

Como parte da iniciativa Educação Já – agenda sistêmica que apresenta diagnósticos e propostas para o enfrentamento dos principais desafios da Educação brasileira – o Todos Pela Educação tem realizado um amplo processo de escuta com atores da comunidade escolar. Em 2022, outras pesquisas captaram as percepções de alunos e diretores de escolas públicas de todo o país. O intervalo de confiança da pesquisa com professores encomendada ao Ipec é de 95% e a margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos sobre os resultados analisados considerando o total da amostra.


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