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quinta-feira, 19 de maio de 2022

Com medo do vestibular? Confira dicas para se dar bem nas provas

 Dia 24 de maio é comemorado o dia do Vestibulando

 

Para os estudantes que irão prestar o vestibular, uma rotina de estudos e dedicação é fundamental. Selecionamos 5 dicas para tornar a etapa menos complicada.
 

O vestibular é aquela fase da vida em que os jovens ficam de cabelo em pé. As dúvidas batem, a ansiedade vai às alturas e é difícil manter o controle das emoções, afloradas pela prova. 

Na data em que comemoramos o dia do Vestibulando, 24 de maio, separamos algumas dicas para facilitar a vida dos estudantes.
 

1 -- Faça um cronograma de estudos 

O prof. Milton Pignatari Filho, coordenador de Processos Seletivos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), instituição que comemora 70 anos de fundação em 2022 e foi reconhecida como a mais admirada pelos paulistanos, de acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, explica que o ideal é que os alunos não deixem para estudar os conteúdos na última hora. “A melhor sugestão é revisar as matérias com maior dificuldade e fazer uma pequena revisão das outras: alguns pontos principais de português, matemática, geografia, história etc.”
 

2 -- Confirme o local da prova com antecedência 

O professor Pignatari pontua que, mesmo que alguns processos ainda aconteçam em formato virtual, para aqueles que já retornaram ao presencial, é importante verificar com antecedência onde será a prova. “Não deixe para descobrir onde é o colégio, a faculdade ou o local no dia. É importante já ter traçada a rota e a melhor forma de chegar, além de cronometrar o tempo de deslocamento”, diz.
 

3 -- Leia os editais e normas que regem o processo 

É importante se inteirar das regras, sob o risco de se prejudicar na hora da realização da prova. Sobre isso, o coordenador afirma: “Em algumas carreiras temos pesos diferenciados nas notas. Às vezes, em determinados processos, por exemplo, é mais vantajoso acertar três questões de geografia do que cinco de física”.
 

4 -- Faça uma divisão entre as questões mais complexas e as mais simples 

Fazer um planejamento entre as disciplinas e distribuir o horário entre as questões mais fáceis e as mais difíceis pode facilitar. “Se você começa pelas piores, é muito provável que você acabe não conseguindo resolver as que você tem mais dificuldade, e perca pontos na resolução daquelas que você conseguiria resolver”, pondera o coordenador Pignatari.
 

5 -- Alimentação e descanso 

Procure se alimentar de maneira adequada. Há inúmeros relatos de estudantes que realizam as provas com dores, pois não se preocuparam com a parte alimentar, o que pode tirar toda a concentração e o foco no momento do exame. Além disso, é importante que, às vésperas da prova, o candidato esteja relaxado e não faça atividades que comprometam o físico e a mente. 

O professor ainda salienta a importância de escolher fazer a graduação em uma instituição que tenha reconhecimento por oferecer qualidade no ensino, com bases fundamentadas nas dinâmicas e estruturas modernas que o mundo exige. 

A UPM está com inscrições abertas, até o dia 13/06, para os vestibulares de Alphaville e Higienópolis, com provas realizadas em 21/06. No campus Campinas, as inscrições vão até 03/06 e processo seletivo no dia 11/06.
 


Universidade Presbiteriana Mackenzie


Relatório Anual do Ecad destaca a tecnologia como grande aliada da indústria da música

Instituição apresenta dados detalhados sobre arrecadação e distribuição de direitos autorais na música e faz balanço da atuação da gestão coletiva 


A tecnologia tem sido uma grande aliada da indústria da música nos últimos anos. Para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que arrecada e distribui direitos autorais, o avanço das ferramentas tecnológicas tem sido fundamental. A edição 2021 do Relatório Anual do Ecad, que acaba de ser finalizado, traz dados detalhados e números expressivos alcançados no ano passado com o uso da tecnologia, além de um balanço sobre o mercado de execução pública musical no país. 

 

Um dos destaques do documento ficou por conta dos resultados obtidos pelos sistemas de identificação de músicas, um diferencial importante no mercado brasileiro de direito autoral. Desde 2019, o Ecad identificou mais de 141 milhões de execuções por segundo no segmento de streaming utilizando um processo de matching. Trata-se de um sistema que cruza, de forma automatizada, o seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, com relatórios de uso enviados pelas plataformas de streaming com músicas tocadas ao longo dos meses.  

 

Outro diferencial foram os números alcançados por meio da utilização de softwares desenvolvidos internamente que captam, gravam e identificam de forma automatizada as músicas tocadas em diversos segmentos. A tecnologia própria usada em rádios, por exemplo, foi capaz de captar, gravar e identificar automaticamente mais de 500 mil execuções musicais de emissoras no Brasil, atingindo o percentual de 95% de identificação automática no segmento.  


 

Artistas nacionais receberam mais 

 

A distribuição de direitos autorais em 2021 foi de R$ 901 milhões e contemplou mais de 267 mil compositores, músicos, intérpretes e demais titulares, além das associações. O montante distribuído teve uma queda de aproximadamente 5% em comparação ao ano de 2020, ainda um reflexo da pandemia. Os titulares com repertório nacional, no entanto, receberam quase 64% dos valores arrecadados no ano passado, o que evidencia o alto consumo de música brasileira no país e reflete nos valores distribuídos. A renda dos titulares nacionais foi cerca de cinco vezes maior do que a renda dos estrangeiros, apesar da média dos valores repassados aos nacionais ter sofrido uma redução de 11% em relação a 2020. 

 

O documento destaca ainda as estratégias de apoio à classe artística adotadas pela gestão coletiva da música, composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC, além do Ecad, como a atuação no âmbito digital para assegurar que os direitos conexos sejam contemplados no streaming, a ampliação do diálogo e a negociação de débitos com os usuários de música, os adiantamentos de valores aos titulares em distribuições importantes como Carnaval, Festa Junina e Movimento Tradicionalista Gaúcho, entre outras ações.  

Clique aqui para conferir os números do Ecad em 2021.


Programas de Integridade implicam em mais burocracia?


Uma das grandes preocupações das empresas em geral ao iniciarem um Programa de Integridade é o excesso de burocracia que o Programa pode trazer e acarretar, ocasionando morosidade nos processos e dificuldades na realização de atividades diárias da empresa.

A preocupação pode ser natural para aqueles que ainda não possuem um Programa de Integridade implementado, afinal o que se sabe é que o Compliance visa mitigar riscos da empresa e como consequência para mitigar riscos o Compliance pode impor novos controles internos, o que muitos podem entender como um aumento da burocracia e uma espécie de “freio” para as ações empresariais.

No entanto, a máxima de que o Compliance implica em sistemas burocráticos não é verdadeira, o Compliance vem para auxiliar a empresa a agir de forma ética, facilitando as relações íntegras entre empresas e colaboradores-empresas.

O Compliance não tem por objetivo de forma alguma causar uma rigidez nos processos internos, o Compliance deve ser o setor que aponta como determinada ação pode ser feita e nunca o setor a dizer “não” a ações empresariais. O Compliance deve ser capaz de amparar as tomadas de decisão dos líderes na ética empresarial.

O Compliance é uma ferramenta de gestão capaz de alterar a estrutura organizacional da empresa para que todos possam atuar de maneira ética, promovendo também um ambiente de trabalho saudável.

Além disso, o Compliance é responsável pela análise de riscos empresariais, como consequência a identificação e análise de riscos temos então a decisão sobre o que será feito acerca dos riscos apurados. Assim, a decisão sobre a mitigação de riscos empresariais pode implicar em novos tipos de controles internos para a empresa.

É importante lembrar que os Controles Internos são os mecanismos instituídos na empresa para assegurar as boas práticas. Assim, imagine a seguinte situação: em uma empresa não há um procedimento para a realização do reembolso de despesas, sendo estas simplesmente aprovadas pelos líderes, sem comunicação com os demais setores. Nesse cenário o Compliance pode apurar um risco de fraude de reembolso de despesas indevidas, assim uma das medidas que o Compliance pode instituir é a necessidade do preenchimento de um formulário de aprovação de reembolso de despesas que deve ser assinada pelo líder e um membro do setor financeiro como validador, por exemplo.

O exemplo acima implica em um controle para assegurar a ética, assim vemos que o Compliance não tem por objetivo barrar negócios ou adicionar burocracias empresariais, mas sim o Compliance tem o objetivo de prevenir fraudes, assegurando mecanismos de impulsionamento da ética.

Por fim, o Programa de Integridade vem sempre para auxiliar a empresa, para promover a ética e amparar a tomada de decisão dos líderes. Nesse sentido, não há que se falar em receios na implantação, o Programa de Integridade não vai engessar as estruturas empresariais, ao contrário: vai promover estruturas ainda mais éticas.

 

Gabriela Diehl - Advogada, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV-SP, com especialização em direito empresarial internacional pela Université Montpellier e Direito Internacional e Direitos Humanos por Harvard. Especializada em Proteção de dados, com certificação CIPM pelo IAPP (International Association of Privacy Professionals). Atualmente cursando MBA pela University Canada West e Co-fundadora da Be Compliance.

 

Segurança no trânsito: você sabe como se cuidar?

Turbi e Zul+ respondem as perguntas mais frequentes sobre como se comportar enquanto dirige

 

Dirigir é uma tarefa quase que diária para parte da população brasileira, mas muita gente ainda não sabe sobre seus direitos e deveres no trânsito, o que pode causar acidentes. Apenas em 2021, foram mais de 878 mil acidentes no país, que conta com uma frota ativa de mais de 73 milhões de veículos, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Para conscientizar os motoristas sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito, o movimento Maio Amarelo: juntos salvamos vidas, foi lançado. Apoiando o projeto, o Zul+, plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige, e a Turbi, empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, responderam as perguntas mais frequentes sobre segurança no trânsito. Confira:

 

  • Dirigir devagar demais pode causar acidentes?

Sim. Dirigir devagar demais pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade. Andar abaixo da velocidade indicada também é considerado infração média, com multa de R 130 e punição de quatro pontos na carteira. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via. Ou seja, se a velocidade máxima é de 80 km/h, você não pode dirigir a menos de 40 km/h, pois será considerado que está retardando ou obstruindo o trânsito, a não ser que você esteja na faixa da direita, enfrentando condições adversas de tráfego ou meteorológicas. Dica: caso esteja chovendo ou com neblina, o condutor não só pode como deve andar mais devagar. Se for necessário reduzir a velocidade, use as faixas da direita e deixe as da esquerda para quem está indo mais rápido.

 

  • Como funciona a preferência nas rotatórias?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que a preferência é sempre de quem já está trafegando na rotatória. A exceção é se houver sinalização indicando a preferência em algum dos sentidos, ou seja, a placa triangular com símbolo vermelho. Caso haja dúvida se há ou não preferência, aconselha-se a deixar o outro carro passar para evitar um possível acidente. Se houver um pedestre, a preferência é sempre dele.

 

  • Como funcionam as ultrapassagens?

Quanto às ultrapassagens, elas devem ser feitas sempre pela esquerda. Essa é, inclusive, infração média, com multa prevista de R 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso deixe de ser cumprida. Existe uma exceção, caso o carro da esquerda esteja sinalizando que entrará em uma garagem, por exemplo. Importante é entender o que é considerado uma ultrapassagem no código de trânsito. Basicamente, é o movimento de mudar de faixa para ultrapassar um carro em menor velocidade e retornar à faixa de origem. Não dar passagem na esquerda, quando solicitado, também é infração média, com a mesma multa de R 130,16 e quatro pontos na carteira. Essa regra é válida mesmo se o carro de trás estiver acima da velocidade permitida.

 

  • Dirigir na neblina. Quais cuidados tomar?

O primeiro é desacelerar e diminuir para uma velocidade que deixe o condutor mais seguro. Além disso, aumentar a distância entre o carro que está à frente é fundamental. Caso seja preciso, saia das faixas da esquerda que são as mais rápidas. O motorista pode se guiar também pelas faixas pintadas no asfalto, mas sem deixar de prestar atenção a quem está à sua frente - um carro desacelerando, por exemplo. Ligue os faróis baixos (nunca os altos), porque o reflexo na neblina torna ainda mais difícil de enxergar. E nunca ligue o pisca alerta, que só deve ser usado por veículos parados. Se precisar parar, procure um posto de combustível ou outra alternativa, já que o acostamento não é seguro nesta situação. É importante ainda ter o carro com a manutenção em dia, fazer a regulagem dos faróis, verificar a luz de freio, pisca alerta, o bom estado dos pneus e dos freios. Não esqueça de manter a manutenção das palhetas do limpador de parabrisa.

 

  • Qual a distância mínima para manter do carro da frente na estrada?

O Código de Trânsito Brasileiro não estabelece uma distância mínima, mas andar muito colado no carro da frente é uma infração grave, com multa de R 195 e cinco pontos na carteira de habilitação. Para saber qual a melhor distância do carro da frente, imagine a situação do condutor brecar de repente, quanto tempo você precisará para parar também? Para isso, é preciso levar em consideração vários fatores como a velocidade do automóvel, o peso do veículo, o tipo do freio, além das condições do pavimento. O mais seguro é manter a distância de um carro a cada 20 km por hora. Por exemplo, se o motorista está a 60 km/h são três carros de distância do motorista da frente. Uma outra dica é a chamada regra dos dois segundos: escolha um ponto fixo à beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da frente passar por ele até que você também chegue nesse ponto. Se esse tempo for de dois segundos ou mais, a distância é segura.

 

  • Quais cuidados devo tomar ao dirigir em regiões com muita chuva e risco de alagamento?

Dirigir na chuva com segurança depende de uma série de ações que começam inclusive antes de enfrentar tempestades. Por exemplo, você deve ter os pneus e as palhetas do limpador de parabrisa em bom estado. Na hora do temporal, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura do carro da frente, acenda o farol baixo e evite freadas bruscas e curvas rápidas. Em caso de aquaplanagem, que é quando o pneu do carro perde o contato com o solo por causa de uma lâmina de água, não freie e nem mude de direção, segure firme no volante e tire o pé do acelerador até recuperar o controle. Se você perceber qualquer risco de alagamento, procure um lugar mais alto para esperar até a situação melhorar. Se a água já estiver passando do meio da roda, já não é mais seguro dirigir, até porque não é possível saber a profundidade ou se há buracos ou obstáculos na via. Mas se for obrigado a rodar nessas condições, acelere para manter a rotação do motor alta e não troque de marcha. Também evite andar atrás de outros carros, principalmente ônibus e caminhões, já que eles provocam ondas muito grandes que podem piorar a situação. Considere a possibilidade de abandonar o carro, afinal a sua segurança é mais importante do que qualquer coisa.

 

  • Qual a melhor forma de ajustar os retrovisores?

Para ajustar os retrovisores do carro, comece regulando o banco do motorista para achar a posição mais confortável. Depois disso, abra a visão dos retrovisores ao máximo e vá fechando o ângulo deles até que uma parte da traseira do carro apareça no reflexo. Se aparecer uma parte muito grande da lateral do carro é porque você está aumentando o chamado ponto cego e também o risco de acidentes. Já o retrovisor interno precisa refletir a maior área possível do vidro traseiro. Evite colocar no tampo do porta-malas objetos que atrapalhem a visão, como sacolas ou bolsas. O melhor é que não seja necessário ficar mexendo a cabeça ou o corpo para conseguir enxergar os reflexos. Uma curiosidade é que hoje os carros têm espelhos diferentes: o do lado esquerdo do motorista tem lente plana e o do lado do passageiro, geralmente, é convexo ou biconvexo, que amplia a imagem refletida, e assim, os objetos refletidos também parecem estar mais perto.

 

Zul+ - plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige.

 

Turbi - empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital.

 

Prazo para MEIs enviarem a declaração anual vence dia 30 de junho

 O procedimento deve ser realizado pelo Portal do Empreendedor, no portal do Governo Federal

 

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que ainda não enviaram a Declaração Anual de Rendimentos têm até o dia 30 de junho para fazê-la no site. Ao acessar o site, clique em “Já sou MEI”, em seguida em “Declaração Anual de Faturamento” e siga os passos para realizar a entrega da declaração. O processo é simples, basta informar o CNPJ, selecionar o ano a ser declarado e em seguida o total de rendimento obtido enquanto MEI. Não é necessário possuir senha ou fazer login no site. 

O envio da Declaração é uma das obrigações do MEI, e se não for feita dentro prazo, pode gerar multa por atraso. Geralmente o prazo é até o dia 31 de maio, mas este ano a data limite foi prorrogada até 30 de junho, e deve ser feita mesmo se o MEI não tiver recebido nenhum faturamento ao longo do ano.

Em caso de dúvidas, os empreendedores podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, pelo telefone (11) 4210-2668 ou através do WhatsApp em (11) 9 9708-5130, (11) 9 9449-1311 ou (11) 9 4498-4385; ou mesmo através do e-mail: atendimento@adesampa.com.br. 

Agência São Paulo de Desenvolvimento -- Ade Sampa é uma agência vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, que promove políticas de desenvolvimento que contribuam para o crescimento econômico, por meio do estímulo ao empreendedorismo e a inovação tecnológica, de maneira a reduzir as desigualdades regionais, aumentar a competitividade econômica e apoiar a geração de empregos e de renda na cidade de São Paulo.

 

Serviço

Declaração Anual de Rendimentos do MEI

Data: até 31 de junho

Site


O Novo Direito e os diferenciais da atuação preventiva

Conheça a modalidade que vem ganhando espaço no meio jurídico 

 

É fato afirmar que a esfera jurídica brasileira, em todos os ramos do direito, está repleta de um grande volume de processos e recursos paralisados, o que acaba desmotivando as pessoas que procuram soluções por meio da Justiça. 

Por isso, dependendo do assunto a ser resolvido, a melhor saída é antever e se preparar para possíveis discordâncias futuras. O direito preventivo age com o objetivo de informar e orientar nessas situações. Esse tipo de advocacia é um canal vantajoso para todas as partes e cada vez mais pessoas estão se antecipando aos eventuais conflitos de interesse provenientes de um relacionamento, por exemplo.

Para a jurista Débora Ghelman, especialista em Direito das Famílias e sócia da Lemos & Ghelman Advogados, “além de conhecerem seus direitos e realizarem escolhas pautadas no conhecimento de um profissional, aqueles que contratam o serviço do direito preventivo poupam o desgaste de um demorado e custoso litígio no futuro, com base, muitas vezes, em ferramentas como a aplicação da Teoria dos Jogos, que auxiliará o cliente na tomada de suas próprias decisões”, afirma.

É importante entender que a concepção de família hoje é plural e não deve ser encarada sob uma única perspectiva. Os relacionamentos podem ser abertos ou fechados, o casal pode ter ou não ter filhos, a convivência pode ser de dois ou vinte anos, mas é preciso planejamento e organização da forma como se deseja garantir a plena autonomia e liberdade do indivíduo a fim de garantir uma maior segurança jurídica.

A assessoria jurídica preventiva existe para auxiliar em diversas situações importantes na vida de uma pessoa, seja antes de um casamento, divórcio ou até mesmo na hora de comprar um bem. O especialista vai orientar e preparar seu cliente para a melhor resolução possível, sempre com o objetivo de evitar conflitos desnecessários no futuro.

Sobre o assunto, Bianca Lemos, sócia de Débora, diz que “o romance e o afeto fazem parte das relações humanas, mas a segurança e a prevenção também. Sempre digo que a máxima do ‘prevenir é sempre melhor do que remediar’ é tão verdadeira que embasa a atuação preventiva na advocacia.”

 

Vai fazer vestibular de inverno? Confira dicas para se sair bem nas provas

Às vésperas do Dia do Vestibulando, UniCuritiba realiza concurso com bolsas de até 100%. Prova será no dia 21 de maio e inscrições já estão abertas

 

Vem aí a temporada de vestibulares de inverno. Mais do que dominar o conteúdo das provas, os futuros acadêmicos precisam de planejamento e autocontrole para superar outro desafio: a ansiedade e o nervosismo.

No Mês do Vestibulando – o dia é comemorado em 24 de maio – o UniCuritiba listou dicas de como se preparar para as provas e abriu inscrições para um concurso com bolsas de até 100%. A prova será online no dia 21 de maio (sábado). Para participar, basta se inscrever em www.unicuritiba.com.br.

Supervisora do Serviço-Escola de Psicologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país, a professora Daniela Jungles diz que a ansiedade pode ser positiva se estiver em níveis adequados. “O problema é quando ela se torna frequente, excessiva e sem controle”, alerta.

De acordo com a mestre em Ciências da Educação pela Université de Sherbrooke (Canadá), a maioria dos estudantes está familiarizada com o estresse que antecede exames, apresentações orais e outras avaliações. Esse “nervosismo” é absolutamente normal e familiar, típico em épocas de vestibular.

“A ansiedade em uma dose razoável leva os vestibulandos a manter os estudos e o foco no objetivo final, que é a aprovação. Já a autocobrança por resultados excelentes e o medo do fracasso podem desencadear a chamada ansiedade de desempenho e essa exige atenção”, explica.

Mestre em psicologia e membro do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico do UniCuritiba, o psicólogo Guilherme Alcântara Ramos alerta para os sinais. “Quando a ansiedade passa do limite, afeta o ciclo sono-vigília, a capacidade de relaxamento, provoca alterações na alimentação, no trato intestinal, na digestão, na respiração, aumenta a sudorese, acelera os batimentos cardíacos e causa dificuldades de concentração e memória, entre outros problemas”, diz.

 

QUAL PROFISSÃO ESCOLHER? 

Além de encarar o vestibular, os jovens estudantes têm outro desafio: escolher a profissão. O supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão do UniCuritiba, professor Jorge Augusto Feldens, lembra que decidir o futuro profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Nesta hora, a sugestão é pesquisar muito, visitar os centros universitários e conversar com profissionais já formados. 

“Só com base em muita informação é que os vestibulandos terão mais segurança para traçar os rumos da carreira. Para isso, é necessário ter conhecimento sobre as profissões, as áreas de atuação e as inúmeras opções que o mundo do trabalho oferece”, comenta.


DICAS PARA SE SAIR BEM NAS PROVAS

Quem nunca ficou ansioso ou sentiu um nó no estômago antes de uma prova? Para ajudar os candidatos de olho em uma bolsa de estudos no UniCuritiba, os professores Daniela Jungles e Guilherme Alcântara Ramos prepararam algumas dicas que vão ajudar a manter a ansiedade sob controle. Confira:

-  Fique atento aos sinais: a ansiedade exacerbada se mostra de várias maneiras, como alto estresse nos exames, ataques de pânico antes das avaliações, perfeccionismo exagerado no estudo ou enxaquecas, distúrbios digestivos, dificuldades para dormir etc.

 

-  Equilibre os preparativos para as provas. Use estratégias que intercalem estudos com outras atividades sociais, de lazer e práticas esportivas.

 

-  Não faça maratonas de estudo de 10h ou 12h. É melhor estudar um pouco todos os dias, por um período mais curto. Reserve os finais de semana de folga.

 

-  Mantenha a prática de exercícios físicos regulares. Ainda que a agenda dos vestibulandos seja cheia, os cuidados com o corpo garantem a saúde mental.

 

-  Alimentação balanceada e boas noites de sono ajudam na energia necessária para as rotinas de estudo. Não abra mão disso.

 

-  Ficar dedicado somente aos estudos aumenta o estresse. Reserve tempo para os amigos e familiares. Boa saúde mental traz possibilidades de exercer melhor as competências intelectuais.

 

-  Não deixe para pensar nas estratégias de controle da ansiedade somente na hora da prova. Você pode exercitar o autocontrole ao longo de todo o ano. Organização e planejamento nos estudos é um bom começo.

 

-  Sempre que se sentir excessivamente ansioso, pratique a respiração de quatro tempos. Inspire o ar contando até cinco, segure o ar nos pulmões por cinco segundo, expire contando até cinco e segure o pulmão vazio por mais cinco segundos.

 

-  O exercício de respiração pode ser feito diariamente e, é claro, antes e durante a prova, sempre que você perceber que a respiração está ofegante, a sudorese está aumentando e o ritmo cardíaco, acelerado.

 

-  No dia anterior à prova, não exagere nas horas de estudo. Confie em você e na sua dedicação prévia. Revise no máximo alguma questão específica. Ninguém se sai bem quando está exausto. Esteja descansado para o vestibular.

 

ü  Antes de iniciar a prova, faça a respiração de quatro tempos e só então inicie as questões. Se perceber que os níveis de ansiedade estão subindo durante a prova, pare tudo e refaça o exercício respiratório.

 

-  No dia da prova (e na noite anterior), faça refeições leves. Alguns alimentos como carne vermelha, por exemplo, são de difícil digestão. Exercícios físicos devem ser moderados. Prefira atividades de relaxamento.

 

-  Certifique-se de que está com todos os documentos necessários para apresentar na hora da prova, leve caneta, máscaras (no caso de provas presenciais), água e um lanche leve.

 

UniCuritiba

 

Prédios históricos dos Correios são referência em arquitetura, arte e cultura


Na quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, os Correios resgatou a imponência e a relevância de dois de seus prédios mais icônicos, que em 2022 completam 100 anos de existência: o Palácio dos Correios, localizado na região central da cidade de São Paulo, e o edifício histórico que abriga o Centro Cultural Rio de Janeiro, polo de referência na cultura carioca. 

Ambas as edificações, além de integrarem o patrimônio histórico e arquitetônico brasileiro, atualmente são espaços de promoção de cultura, arte e de desenvolvimento da cidadania, com atividades que colaboram para a recuperação e revitalização dos cenários urbanos em que estão inseridos.

 

Semana dos Museus – Localizado no Vale do Anhangabaú e vizinho de construções que são símbolos da capital paulista, como o Edifício Martinelli, Praça das Artes e Theatro Municipal, o Palácio dos Correios já foi sede do serviço postal no estado e atualmente é um prédio tombado. O edifício foi projetado pelos arquitetos Domiziano Rossi e Felisberto Ranzini, integrantes do prestigiado escritório Ramos de Azevedo.

A inauguração, em 20 de outubro de 1922, foi um grande evento para a sociedade paulistana. Havia uma grande expectativa quanto à apresentação da obra, desde o lançamento da pedra fundamental pelo Rei da Bélgica, Alberto I. A população se aglomerou em frente do prédio, à espera dos convidados de honra. Entre os presentes, estavam o presidente da República, Epitácio Pessoa, e o então presidente do estado de São Paulo, Washington Luiz. O prédio foi cenário de vários momentos importantes na história da República. Na Revolução Constitucionalista, foram idealizados no palácio os selos do levante armado, estampas que hoje são altamente valorizadas no mercado filatélico. Atualmente, abriga a maior agência de Correios do País e o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP).

Na 20ª Semana Nacional dos Museus, que acontece até o próximo dia 22, o CCCSP está de portas abertas aos apreciadores de arte, história e arquitetura. A programação especial inclui três exposições em cartaz, uma sala com o acervo histórico dos serviços postais e telegráficos e o lançamento do selo especial em homenagem aos bombeiros, a ser realizado na sexta-feira (20). No fim de semana, o centro aguarda a presença dos artistas plásticos autores das obras em exposição.


Fragmentos de história – Com suas linhas clássicas arquitetônicas originais, o prédio histórico no Rio de Janeiro, construído no início dos anos 20 do século passado, representa a importante iniciativa dos Correios em preservar a história dos 359 anos dos serviços postais brasileiros. A edificação, no passado, já serviu para abrigar funções administrativas. Na década de 1990, a empresa lhe deu uma destinação preservacionista e transformou o belo exemplar arquitetônico em centro cultural, marcando definitivamente sua presença na capital carioca.

O centro tem generosos espaços para exposições e eventos que ocupam a maior parte de seus 3.480 m² de área. À edificação, somaram-se 1.246 m² correspondentes a uma praça incorporada ao projeto de restauração e adequação da unidade cultural.

 

Muitos dizem ter métodos próprios. Quem valida os métodos? Uma pessoa pode ter um método sem ser validado?

De acordo com a United States Pharmacopeia XXIV (2000), validação de métodos analíticos “é o processo pelo qual é estabelecido, por estudos de laboratório, que as características executadas do método satisfazem os requisitos para as aplicações analíticas praticadas”. 

Indo além disso, é possível que uma pessoa tenha um método sem ser validado? A especialista Sandra Raphael reafirma que todo conceito, método ou inovação precisa, sim, ser submetido aos rigorosos e muito bem definidos critérios para que se apresente à uma banca e que ela possa avaliar, através de métodos científicos, atribuir títulos. 

“É claro que existe mal-estar acerca dessa questão, por parte dos que entendem, ou julgam-se, autoridades que podem atestar ideias e conceitos”, pontuou. 

Mas Sandra deixou claro que o intuito não é contestar à risca essas comprovações, mas sim apontar os benefícios já existentes por métodos submetidos a essas avaliações. 

Por outro lado, é preciso elucidar que não é qualquer profissional que pode afirmar que tem um método ou um conceito.  

“Existe uma euforia, sobretudo nas redes sociais, pela quantidade de gente que afirma ter métodos ou conceitos. Mas não é bem assim. Se você não é um doutor, um PhD - esse segundo principalmente - você não tem nenhum dos dois. A não ser que eles tenham sido aprovados por um comitê científico”, pontuou.

  

Sandra Raphael - Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal. Master Coach certificada pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana e tem Certificação Internacional de Chief Happiness Officer. Fundadora da escola de negócios em Luanda, Angola. Palestrante, treinadora e consultora, especialista em multiculturalidade e interculturalidade. Vasta experiência nos mercados brasileiros, europeu e africano. Autora e co-autora de artigos e case studies sobre a Gestão em Ambiente Multicultural. 

 

19 de Maio: Dia da Defensoria Pública - a Instituição Guardiã dos Vulneráveis

Mais do que ser acesso dos que “não podem pagar”, a Defensoria Pública defende os direitos humanos, entre eles as vítimas de violência e exclusão social

 

Dia 19 de maio é comemorado o Dia da Defensoria Pública, homenagem feita para todos os que se dedicam objetivando a efetivação do acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Aproveitando o ensejo da data, é importante esclarecer a atuação da Instituição, que ocorre não apenas em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, mas também em prol de pessoas que estejam em outras situações de vulnerabilidade.

Desde a sua inserção no texto constitucional, a Defensoria Pública é uma instituição que vem passando por inúmeras reformas e transformações.

Ela abandonou a visão reducionista de assistência individual ao necessitado econômico para se transformar em uma instituição de promoção dos direitos humanos e da defesa de grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Grupos vulneráveis são grupos compostos por pessoas que possuem um histórico de violência e exclusão social.

O significado da expressão “necessitado” previsto no dispositivo constitucional que trata da Defensoria Pública (artigo 134 da Constituição Federal de 1988) foi gradualmente se elastecendo e ganhando novas conotações para englobar perfis além daqueles meramente econômico-financeiros, abrangendo, portanto, segmentos de pessoas até então não cogitáveis.

Tal fenômeno se justifica diante da complexidade do fenômeno da carência presente na sociedade atual, razão pela qual não há mais que se falar em limitação da atuação defensorial tão somente às pessoas em situação de vulnerabilidade por razões econômico-financeiras.

Dessa forma, o conceito de “necessitado” deve abranger todo aquele que, por sua condição de vulnerabilidade, não tem acesso aos recursos necessários para a defesa de seus direitos.

 

Guardiã dos Vulneráveis: vários motivos

A situação de vulnerabilidade pode ter como causa razões de ordem econômica, social, cultural, étnica, de idade, de gênero, de deficiência, privação de liberdade, dentre outras.

E a ausência de recursos não se refere apenas aos recursos de natureza financeira, mas também aos recursos técnicos e organizacionais.

Portanto, a atividade da Defensoria Pública não se limita mais à atuação subjetiva de direitos individuais de pessoas economicamente necessitadas, uma vez que, na atualidade, a Instituição passa a ser uma grande agência nacional de promoção da cidadania e dos direitos humanos, com atribuições que visam à proteção concomitante de pessoas carentes e não carentes financeiramente.

No âmbito internacional, é importante citar as Regras de Brasília sobre Acesso à Justiça das Pessoas em Condições de Vulnerabilidade (2008).

Embora tal documento não tenha a natureza de tratado – e, portanto, não possui força vinculante – ele representa um referencial conceitual extremamente importante para a compreensão do acesso à justiça dos indivíduos e grupos sociais vulneráveis.

De acordo com tal documento, consideram-se pessoas em situação de vulnerabilidade aquelas pessoas que, por razão da sua idade, gênero, estado físico ou mental, ou por circunstâncias sociais, econômicas, étnicas e/ou culturais, encontram especiais dificuldades em exercitar com plenitude perante o sistema de justiça os direitos reconhecidos pelo ordenamento jurídico.

Os grupos sociais vulneráveis são compostos por indivíduos que possuem uma proteção jurídica especial a cargo do Estado e da sociedade, independentemente da configuração da carência econômica.

É certo que, em algumas hipóteses, a carência econômica estará acompanhada de outras causas de vulnerabilidade, tornando ainda maior a responsabilidade da Defensoria Pública no sentido de atender e tutelar os direitos de tais pessoas.

 

Defender os direitos humanos é a missão

Sendo assim, o Defensor Público e a Defensora Pública são basicamente defensores de direitos humanos, eis que, no dia a dia, buscam a tutela de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo certo que os marginalizados – camada majoritária no Brasil – estão submetidos às desigualdades estruturais, sendo as maiores vítimas de violações de direitos humanos.

Em tal cenário, a defesa dos direitos humanos pela Defensoria Pública assume um caráter contramajoritário, pois tutela os interesses das pessoas que são estigmatizadas por largos setores da sociedade, reafirmando, assim, a própria democracia ao impedir que comunidades marginalizadas sejam sufocadas.

Portanto, se você é integrante de algum grupo vulnerável e precisa de auxílio para a orientação ou efetivação dos seus direitos, não hesite em procurar a Defensoria Pública.

 


Flávia Albaine - Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Direito Privado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Direitos Humanos e Acesso à Justiça pela Universidade Federal de Rondônia com pesquisa no tema sobre atuação estratégica da Defensoria Pública em prol da inclusão social de pessoas com deficiência. Membra da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos. Conselheira Estadual e Nacional do ONDA Autismo RO. Professora das disciplinas direitos dos idosos e direitos das pessoas com deficiência em cursos preparatórios pata ingresso na carreira da Defensoria Pública. Fundadora e coordenadora do Projeto Juntos pela Inclusão Social em prol das pessoas com deficiência e das pessoas idosas. Coautora de livros sobre os direitos das pessoas com deficiência. Palestrante. Autora de artigos acadêmicos e artigos de educação em direitos sobre os direitos das pessoas com deficiência e direitos dos idosos.


5 dicas de conseguir emprego pelo Linkedin com ações sustentáveis

Um perfil bem atualizado é um perfil considerado campeão dentro do Linkedin. (Imagem: Unsplash)


86,60% dos recrutadores informam que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado na primeira semana do mês de junho, (05), e teve como iniciativa incluir a sociedade sobre temas de preservação do patrimônio natural do Brasil. Os projetos com viés em sustentabilidade estão cada vez mais se tornando tendência nas comunidades, escolas, empresas e instituições. Não se trata apenas do tema estar na moda ou por ser novidade, mas por se tratar de uma necessidade. Adotar medidas sustentáveis é uma escolha nobre de uma pessoa que possui propósitos bem alinhados com o meio em que se insere, com o próximo e consigo mesmo. 

Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union+Webster, divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) de 2019 mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. 

Além disso, não somente as práticas são fundamentais dentro de uma organização, mas também alunos e profissionais que procuram agir em prol do meio ambiente são mais bem vistos, por exemplo, em uma seleção de entrevista. Antes o que muito importava era realçar a experiência em ações sociais, hoje, as ações de sustentabilidade também contribuem muito para um currículo. Com critérios cada dia mais exigentes em uma sessão de entrevista, além de apresentar as habilidades técnicas, o candidato precisa apresentar algo a mais, como um diferencial que chame a atenção do recrutador, e muitas ferramentas disponíveis nas redes sociais são disponibilizadas para o processo seletivo, como o Linkedin. 

De acordo com a pesquisa da Jobvite (empresa de software e recrutamento), 86,60% dos recrutadores informam que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores. Ainda de acordo com os dados da pesquisa, 94,5% dos gestores de Recursos Humanos afirmaram que obtiveram sucesso nas contratações via Linkedin, demonstrando que essa é uma das grandes tendências de recursos humanos. 

Para Thiago Busignani, Gerente Administrativo do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), ter um currículo atrativo, seja em documento ou digital, é de extrema importância. “A plataforma do Linkedin é uma peça chave para quem pretende conseguir um espaço no mercado de trabalho. Destacar as principais atividades profissionais e de caráter voluntário abre caminhos para novas oportunidades de emprego. E hoje, muitas empresas prezam pelos projetos sociais e de sustentabilidade”, afirmou Busignani. 

O Cebrac apoia toda ideia sustentável e conscientiza seus alunos a participarem de ações positivas, como o Eco Cebrac. O projeto já recebeu 3 prêmios nacionais pela relevância e tem como objetivo conscientizar o aluno sobre a importância de cuidar do meio ambiente, através de simples ações como: evitar o desperdício, reduzir o consumo de matérias-primas e energia, e incentivar o aluno a ajudar o próximo com soluções sustentáveis. Os integrantes participam de gincanas, oficinas, grupos de discussões, palestras e outras atividades, que os levam a refletirem sobre o tema. 

O meio ambiente agradece toda forma de ação em prol de seu habitat, pois com muitas indústrias em constante trabalho, a poluição só tende a crescer, impactando de forma negativa na qualidade de vida dos seres vivos. Por isso, as empresas estão adotando cada vez mais práticas sustentáveis e selecionando candidatos que priorizam também essas ações. Praticar hábitos sustentáveis como: ter um copo próprio, evitar o desperdício de energia, levar a própria sacola nas compras, não jogar óleo de cozinha na pia e não desperdiçar comida, já são alguns dos primeiros passos para cuidar da natureza e da própria saúde. 

A ética e o respeito devem se tornar parte essencial do cotidiano de qualquer pessoa e estar envolvida nos projetos. Se está a procura de um emprego e precisa tornar o seu currículo mais atraente, o especialista Thiago Busignani dá 5 dicas para ser selecionado pelo Linkedin:
 

1 - Faça um trabalho voluntário: coloque em prática as ações de sustentabilidade, e se torne um influenciador e exemplo a outras pessoas;
 

2- Destaque o seu trabalho voluntário: com nome da instituição e período que o realizou;
 

3- Cite de forma clara e objetiva informações sobre o projeto: qual a finalidade e o propósito;
 

4- Compartilhe nas publicações as ações que já realizou e as que te inspiram: a fim de conscientizar outras pessoas;
 

5- Mantenha um network com pessoas que possuem uma filosofia similar a sua, com propósitos e valores que remetem aos seus: com o objetivo de expandir seu laço de amizade na rede e mostrar o seu objetivo.

Quando o assunto é investimento em ações sustentáveis, as organizações se destacam, e passam a ser mais valorizadas e confiáveis. De 2005 a 2018, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (bolsa de valores de São Paulo), estabelecido para analisar a performance das empresas em aspectos sustentáveis, apresentou rentabilidade de 203,8%, ante 175,38% do Ibovespa.
 

Pretende trabalhar em uma empresa que defenda os projetos sustentáveis e se unir à cultura organizacional da mesma?! Atualize o seu Linkedin, e lembre-se de destacar o propósito que contribua com a empresa que deseja atuar. O Cebrac possui cursos que te ajudam a ter um currículo mais atrativo, conheça mais aqui!

Alunos que indicarem outros alunos ganham cash back Cebrac (Veja as unidades cadastradas).

 

 

CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos

https://www.cebrac.com.br

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