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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Virando energia, 31 mil toneladas de casca de arroz deixaram de ser descartadas em 2021

Foto: Francine Ferreira 
 Superando os números de 2020, usina termelétrica própria da Fumacense Alimentos gerou 6.720Mw/h de energia no ano passado


Durante todo o ano, a usina termelétrica própria da Fumacense Alimentos foi responsável pela geração de energia da unidade matriz da indústria cerealista, localizada em Morro da Fumaça (SC). Com o fim de 2021 e o balanço dos números finais da estrutura durante os últimos doze meses, pôde-se observar que um número expressivo de casca de arroz deixou de ser descartado no meio ambiente e foi reutilizado para o funcionamento do equipamento e, consequentemente, da empresa.


Superando números registrados em 2020, no ano passado a usina termelétrica transformou mais de 31 mil toneladas da casca do grão em energia elétrica, gerando 6.720Mw/h. Mas o que esse montante significa? Conforme o coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza, em um comparativo, essa mesma quantidade seria suficiente para abastecer mais de cinco mil residências de até três pessoas durante um ano.


“A empresa sempre possuiu esse viés sustentável, que tem se fortalecido e ampliado ao longo dos últimos anos. E além de reaproveitar a casca de arroz, as cinzas geradas no processo de queima da nossa usina termelétrica também são encaminhadas para empresas ceramistas, siderúrgica e cimenteiras de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, que reutilizam o resíduo em seus processos produtivos”, ressalta Tezza.

 

Das cinzas, novos tijolos

 

No ano que passou, a queima da casca de arroz gerou 6.130 toneladas de cinzas. Desse número, mais da metade – 3.700 toneladas – virou matéria-prima para a composição e fabricação de tijolos.


A iniciativa, originada de um projeto piloto no Sul catarinense, uniu as indústrias de arroz e cerâmica e tem registrado resultados muito positivos para ambos os setores, bem como contribuído diretamente com a redução de impactos no meio ambiente.

“Essa parceria acontece há quase dois anos e foi iniciada por um objetivo que a Fumacense Alimentos possuía, de reutilizar também as cinzas que ficavam como resíduo, para evitar ao máximo o descarte desses materiais. Essa cinza apresenta uma grande quantidade de sílica, que contribui consideravelmente no resultado do produto. Juntamente com a argila, 15% do resíduo é utilizado na mistura, deixando os tijolos mais leves e com a mesma resistência”, conta o coordenador da Central Termelétrica.

 

Catarina Bortolotto


2022: Novo ambiente de trabalho marca retomada nas empresas

Lideranças e colaboradores terão que desenvolver habilidades inéditas no mundo corporativo pós-pandemia

 

Com o avanço da vacinação e a estabilidade nas contaminações e mortes por Covid-19 no Brasil, grande parte das empresas retomam os trabalhos presenciais. Embora haja um clima de pós-pandemia nos espaços físicos, ainda há um longo caminho a percorrer e cuidados a serem mantidos tanto na saúde, quanto no jeito do trabalhar de agora em diante. É o que alerta a palestrante, consultora organizacional e mentora de líderes, Luciane Botto.

 

“Demos um salto em termos de tecnologia e o momento é novo. Observamos cada vez mais equipes e lideranças remotas, muitas vezes sem uma estrutura física. Isso será comum e vai requerer uma liderança atuante”, afirma Luciane. 

Segundo ela, gestores de setor e recursos humanos sintonizados com as ferramentas tecnológicas serão cada vez mais requisitados no ambiente de trabalho virtual ou presencial; tudo para equilibrar esse cotidiano, no novo ambiente que mistura oportunidades inéditas e crescimento pessoal.

 

Novo ambiente de trabalho gera mais desafios e oportunidades a funcionários e líderes de equipes

Feuxels/Pexels | Divulgação Luciane Botto


Readaptação

“Quando vemos as pessoas retornando ao ambiente corporativo, fica muito clara a necessidade de readaptação a um modelo que parece ser o mesmo de antes, mas não é. As mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais acelerada e as empresas estão abraçando a tecnologia”, ressalta Luciane, que tem mais de 15 anos em consultoria empresarial e já ministrou cursos e palestras para mais 40 mil pessoas.

 

Os novos horizontes envolvem foco no que realmente importa para cumprir prazos e metas. Essa movimentação precisa levar em conta ainda a administração da saúde mental - um ativo pessoal e profissional fortemente abalado pelos acontecimentos gerados na pandemia.

 

Mudanças extremas

O relatório The Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, aponta que 50% das habilidades profissionais vão sofrer grandes alterações nos próximos cinco anos. Já as carreiras do futuro terão perfis com mudanças extremas. “E isso tem ocorrido em virtude do uso cada vez maior da tecnologia da informação”, observa Luciane.

 

Diante de uma demanda por TI que só cresce, o risco de faltar mão de obra especializada é grande e tem sobrecarregado as equipes atuais. Por isso, o profissional de destaque vai ter de explorar características como pensamento analítico e inovador, aprendizagem de estratégias, resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e postura de liderança.

 

Além disso, também deverá fazer uso, monitoramento e controle de tecnologias, conhecer programação, ter resiliência, tolerância ao stress, flexibilidade, raciocínio lógico, inteligência emocional, gerar experiência do usuário, focar no cliente, analisar e avaliar sistemas, ser persuasivo e bom negociador.

 

Presteza

Devido à rapidez em que os cenários de trabalho e negócios se transformam, um novo tipo de comportamento estará inserido na realidade de gestores e equipes. “A agilidade está cada vez mais presente em todos os ambientes. Isso significa que precisamos aprender rápido para ter condições de colocar em prática já, porque as coisas estão se tornando obsoletas numa velocidade maior também”, afirma Luciane.

 

Por isso, um colaborador atento às mudanças será testado sempre, o que significa se preparar para absorver uma quantidade maior de conhecimentos no seu dia a dia.

 

“A aprendizagem virá dos testes, da prática, dos erros. Tempo é um recurso escasso e precisamos aproveitá-lo. Quando a gente quer alguma coisa, tem que fazer acontecer. Devemos ser capazes de resolver problemas complexos e ao mesmo tempo nos adaptar rapidamente a esse mundo em constante mudança”, acrescenta a consultora, que é mestre em Organizações e Complexidade.

 

Experiências

Em termos de experiências profissionais e pessoais, os anos de 2020 e 2021 se estabeleceram como um novo paradigma para todos. “Em termos de autoconhecimento, os últimos dois anos desafiaram nossos limites. Tivemos que pensar na importância da saúde, da família, conciliar vida pessoal trabalho, rever amizades”, diz a palestrante, que também é coautora do livro Liderança Integral: a evolução do ser humano e das organizações.

Nessa nova modalidade híbrida de trabalho, em que a entrega será mais importante do que a presença física do colaborador, ele será chamado a responsabilidades ainda maiores.

 

“As empresas querem pessoas engajadas, comprometidas e que entregam aquilo que prometem. Isso é conhecido como Accountability: ter uma responsabilidade incondicional por aquilo que você se determinou a fazer. Esse é um ponto que ainda precisa ser muito trabalhado dentro das organizações. E aí o líder deve ser o grande exemplo e o primeiro a ter coerência entre discurso e ação”, pondera a especialista.

 

De acordo com a consultora, caberá ainda ao gestor ou à liderança demonstrar uma política de escuta e diálogo, com segurança psicológica para que a equipe se sinta encorajada a trazer demandas, críticas e soluções sem qualquer receio. “É nesse turbilhão de acontecimentos, potencializados pela pandemia, que podem surgir ideias disruptivas que conquistem novos mercados e reforcem a competitividade do negócio”, enfatiza.


Pesquisa da Mercer aponta tendências de remuneração no segmento corporativo nacional

 Consultoria analisou 759 empresas brasileiras em sua Pesquisa de Remuneração Total em 2021; houve um leve crescimento em aspectos salariais 

 

A Pesquisa de Remuneração Total (TRS, na sigla em inglês) da Mercer publicada em 2021 traz indicativos de como será a dinâmica do mercado de trabalho no pós-pandemia, além das tradicionais, confiáveis e – mais do que nunca – relevantes informações de remuneração do mercado. A consultoria analisou 30 mil empresas no mundo inteiro, dentre as quais 759 no Brasil. De acordo com o levantamento, o ano de 2021 apresentou uma leve retomada em aspectos salariais, como incentivos de curto prazo, bônus e remuneração executiva.  

O crescimento médio de remuneração entre as empresas foi de 4,5%, sendo que o previsto pelos departamentos de RH era de 4,7%. Por outro lado, a média dos acordos coletivos foi de 5,7%. “No momento de publicação da pesquisa, alguns fatores externos estão causando pressões que o RH não havia planejado este ano. Inflação acentuada e consequentes acordos coletivos elevados, aumento na guerra por talentos e a própria escassez de profissionais em áreas especializadas, como TI, por exemplo, são alguns deles. Para o próximo ano, as incertezas para as empresas são ainda maiores devido às instabilidades do cenário macroeconômico e eleições presidenciais”, afirma Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil.  

A remuneração de executivos subiu um pouco de patamar, atingindo 84% em relação ao que havia sido estabelecido como target. Por outro lado, os incentivos de curto prazo e os bônus ficaram acima do esperado. Nos demais níveis – gerenciamento, profissionais e técnico – o realizado foi um pouco menor do que o estimado.   

Dentre as empresas consultadas, 82% possuem incentivo de curto prazo, que são os bônus variáveis. De longo prazo, 40% possuem plano de incentivos, sendo os principais: 1) ações restritas ao tempo de serviço; 2) ações vinculadas à performance; 3) opções de compra de ações. O potencial de ganho aumentou entre executivos e cargos de gerência.   

Quando levado em conta o mix de remuneração, que inclui itens como salário anual, incentivos de curto e longo prazo, bônus e benefícios, os executivos tiveram uma recuperação de 12% na remuneração total comparada ao ano anterior (2020). O nível gerencial cresceu 3%, enquanto profissionais caíram pelo segundo ano consecutivo (-5%). O nível operacional manteve-se praticamente estável, crescendo 2% no último ano.  

Apontando para algum otimismo, o estudo mostra que 38% das organizações planejam aumentar o número de funcionários no próximo ano, um sinal de que parte da economia pode se manter minimamente aquecida. Apenas 7% pretendem reduzir o número de funcionários. No geral, o índice de turnover, seja voluntário ou involuntário, se manteve estável de 2020 para 2021, com algumas categorias apresentando ligeira variação para baixo.   

A Pesquisa de Remuneração Total tem por objetivo ajudar as empresas a definir a melhor estratégia de remuneração e das políticas de Recursos Humanos em geral e, assim, se adaptar com agilidade e embasamento confiável às novas realidades. Realizada anualmente, abrange indústrias com significativa representatividade global e local, tais quais Manufatura, Bens de Consumo, Alta Tecnologia, Life Sciences, Varejo e Atacado. Este ano, o número de organizações brasileiras participantes foi 5% maior do que no ano anterior, abrangendo mais de 900 mil profissionais de todos os setores econômicos. 

 

 

Mercer 

 www.mercer.com.br

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Detran.SP informa: termina em janeiro prazo para renovar CNHs vencidas em maio e junho de 2020

Condutores devem regularizar documento no prazo correto para evitar multas; serviço pode ser feito online, pelos canais do departamento ou do Poupatempo

 

Atenção! Motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de maio e junho de 2020 e ainda não renovaram o documento precisam regularizar a situação até 31 de janeiro de 2022. A norma foi estabelecida a partir da publicação da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21.

 

A nova legislação definiu um cronograma completo (veja abaixo) para CNHs que tiveram vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs vencidas entre maio e junho de 2020 deverão ser renovadas até 31 de janeiro de 2022.

 

O pedido de renovação pode ser realizado de forma online, pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo de bloqueio no prontuário, como CNH suspensa ou cassada, por exemplo.

 

“Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran.SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

 

Se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

 

Confira o calendário completo estabelecido pelo Contran



Passo a passo para renovar a CNH

 

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou pelo app ou do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

 

Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

 

- Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (clique aqui).

 

- Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

 

- Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

 

- A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. 

Além da renovação digital da CNH, o Detran.SP disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos como segunda via da CNH, mudança e adição de categoria, licenciamento, transferência, consulta de multas e de pontuação, entre outros.


Quando e como notificar o descumprimento da LGPD?

As sanções para o descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) nº 13.709/2018 já estão valendo. Aplicadas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas que realizem operações de tratamento de dados, a não conformidade com as normas previstas em legislação deve ser notificada ao órgão regulador, a fim de preservar ao máximo os agentes de tratamento de dados em uma possível autuação, caso venham a ser responsabilizados.

Em uma definição direta, a própria LGPD estabelece um incidente de dados como um evento que leva à destruição, perda, alteração, divulgação ou acesso não autorizado, de forma acidental ou ilícita, a dados transmitidos, armazenados ou processados por uma empresa. Para qualquer sinal de descumprimento, caberá à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) fiscalizar a denúncia, seja de forma presencial nas sedes das empresas, em virtude de requerimento do titular dos dados, ou ainda, na comunicação de incidente.

O processo de apuração de eventual infração à lei abrange uma série de etapas fundamentais para esta análise. Em um primeiro momento, a ANPD pode instaurar um procedimento preparatório antes da autuação, quando os indícios da prática da infração não forem suficientes para a instauração direta do processo administrativo sancionador.

Caso instaurado o processo administrativo sancionador, o autuado será intimado, preferencialmente por meio eletrônico, para apresentar sua defesa, com todas as provas cabíveis, no prazo de dez dias úteis. Após realizada a fase de instrução, com a produção de provas que se fizerem necessárias à elucidação do caso, a Coordenação-Geral de Fiscalização proferirá a decisão fundamentada, aplicando ou não a sanção decorrente da autuação.

Às empresas que, de fato, cometerem infração, as sanções podem variar desde uma advertência, aplicação de multa, até suspensão ou proibição do tratamento de dados pessoais.

Considerando o disposto na lei e na Resolução CD/ANPD nº 1, de 28/10/2021, a comunicação de incidente ao órgão fiscalizador é de suma importância. Para além disso, o trabalho preventivo ainda se torna a melhor estratégia a fim de evitar tais consequências severas para aqueles que descumprirem a lei.

Todas as empresas e pessoas que, de alguma maneira, tratam de dados pessoais, devem ter à disposição profissionais especializados, de forma que conduzam um ritmo interno de adequação do seu negócio à LGPD, com foco em desenvolver um fluxo de tratamento dos dados de clientes e de seus colaboradores. Isso, para que em qualquer incidente, a equipe notifique o titular imediatamente do ocorrido, bem como à ANPD, informando as medidas que já estão ou serão tomadas para a resolver o problema e para evitar que ocorram, novamente.

Como reforço a essas ações, é de suma importância que as pessoas físicas e jurídicas tenham uma política de segurança da informação, devidamente detalhada e embasada pelos procedimentos a serem seguidos, para que possam agir de forma ágil e transparente na proteção dos direitos dos titulares dos dados. Para uma condução eficaz deste trabalho, o auxílio de um advogado especialista e certificado para atuar no âmbito da LGPD também se torna uma medida indispensável.

É fundamental que este profissional realize um mapeamento da situação atual do tratamento de dados do negócio e apresente um plano de ação para adequação à lei – assim como sua implantação e acompanhamento da execução das ações necessárias para estar em conformidade com suas normas. Nem toda ação ou estrutura será necessária a todas as pessoas ou empresas que dispõe de dados pessoais no seu negócio. Por isso é importante ter a orientação de um especialista, para que seja pensada uma forma de controle e tratamento adequada para cada negócio.

A LGPD é construída caso a caso para atender as especificações de cada negócio, visando garantir a proteção dos dados controlados ou tratados e, assim, a segurança dos titulares dos dados em um ambiente de mercado.

 


Mário Conforti - líder da área cível do escritório Marcos Martins Advogados.


Thais Cordero - advogada e líder da área societária do escritório Marcos Martins Advogados. 

 

Marcos Martins Advogados 

https://www.marcosmartins.adv.br


5 dicas para que você seja ultra-produtivo em 2022

 

Divulgação / MF Press Global 

Jennifer de Paula, diretora de marketing e gestão, dá conselhos para que todas as metas de 2022 sejam alcançadas com sucesso

 

 

A chegada de um novo ano renova esperanças para sonhos e metas. Porém, sem um planejamento e mudanças de hábitos específicos, a tendência é que o novo ciclo repita o anterior e os sonhos continuem sendo apenas isto: sonhos. Por isso, Jennifer de Paula, que é diretora de marketing e gestão da MF Press Global, preparou uma lista com 5 conselhos para que 2022 seja um ano especialmente produtivo.

 

1 - Aprenda a dizer NÃO -  “É a melhor forma de não sair do foco. Isso vale para pedidos externos e dizer não para si mesmo. Evite frases como ‘vou ver se posso’ e seja direto quando o assunto for se negar a fazer algo que não faz parte ou atrapalhe seu objetivo no momento”, pontua a especialista.

 

2 - Organize suas metas  - Para Jennifer é essencial ter os objetivos sempre à mão e dar o ‘start’ diário de forma organizada por ordem de prioridade. “Olhe seu plano diário no início, meio e final do dia. Assim saberá se concluiu tudo ou se o final da lista se tornará a prioridade do dia seguinte”, explica.

 

3 - Pare de verificar seu email e whatsapp - A especialista defende que se organizar também quer dizer estipular a quantidade de vezes que você dá aquela checada na caixa de entrada ou no grupo do whatsapp. “Tente definir horários para verificar as mensagens, como uma vez a cada 3 horas dependendo de sua demanda”, aconselha.

 

4 - Cuidado com o termo "multitarefas" - “Ter várias tarefas diárias e concluir todas com sucesso não quer dizer que tenha que fazer tudo ao mesmo tempo. Isso diminui sua produtividade, pois está pulando de tarefa em tarefa sem se concentrar em nenhuma”.

 

5 - Fique atento aos sinais de cansaço mental - Fazer pausas saudáveis para recuperar as energias como uma caminhada pelo escritório ou um breve alongamento pode ser fundamental para preservar a saúde mental. “Não se cobre tanto quando a necessidade do descanso chegar. Forçar a barra trará grandes chances de não ser bem-sucedido na tarefa. Descanse e seja recompensado ao se tornar ainda mais produtivo”, detalha Jennifer de Paula.

 

 

Jennifer de Paula - diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.


Sobre a importância da realização dos leilões urbanos de potencial construtivo

O setor da construção civil é competente e trabalha em condições adversas, sempre com muito risco e que, acompanhado da morosidade do Estado na aprovação de projetos, quer por falta de estrutura publica adequada, quer por falta de funcionários motivados, balizados por uma legislação ambígua e muito severa, torna empreender no Brasil um ato de real bravura. 

No entanto, o setor da construção civil deverá registrar, no ano de 2021, o maior crescimento nos últimos 10 anos, registrando índices recordes não atingidos desde 2012. Dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que o setor gerou, de janeiro a agosto de 2021, quase 238 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. Também o melhor resultado para o período desde 2012. 

A evolução dos indicadores de atividade do setor em todo o país, conforme os dados da Sondagem Indústria da Construção, realizada pela CNI, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), mostra que em julho, agosto e setembro o nível de atividade foi de 50,4 pontos. Indicador maior só ocorreu em 2010, quando era de 54,5 ponto. 

Nesse sentido, é um setor que deve merecer toda a atenção de governos e órgãos públicos e se utilizar de todos os mecanismos existentes e disponíveis para incremento de atividades e geração não só de empregos, como também de recursos advindos da arrecadação de impostos. 

Por exemplo, ao longo dos últimos 25 anos, a Prefeitura aderiu a venda de potenciais construtivos. Ou seja, para o Construtor poder erigir um prédio maior e economicamente viável, ele tem de pagar no momento das aprovações aos cofres municipais. Este pagamento depende da localização do terreno e pode ser feito através de simples outorga onerosa – a prefeitura calcula e cobra diretamente, sempre com pagamento antecipado, ou através de CEPAC´s (Certificados de Potencial Construtivo) quando o terreno está localizado em áreas de operações urbanas consorciadas. 

Assim, há mais de 20 anos vem ocorrendo leilões públicos dos títulos, elaborados pela SP Urbanismo, capitaneados pelo Banco do Brasil, auditados pela Caixa Econômica Federal e autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vendidos a mercado balcão através da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). 

Importante ressaltar que todos os recursos obtidos nos leilões devem ser exclusivamente utilizados em benfeitorias dentro do perímetro da Operação Urbana, tornando a operação uma excelente ferramenta de desenvolvimento urbano e social. 

Porque então não incentivar a sua realização? Denominados   CEPAC (Certificados de Potencial Adicional de Construção) são valores mobiliários emitidos pela Prefeitura do Município de São Paulo, através da SP URBANISMO, utilizados como meio de pagamento de Contrapartida para a outorga de Direito Urbanístico Adicional dentro do perímetro de uma Operação Urbana Consorciada. Cada CEPAC equivale a determinado valor de m2 para utilização em área adicional de construção ou em modificação de usos e parâmetros de um terreno ou projeto. 

Essa é uma solução inteligente para conciliar dois interesses igualmente importantes, de um lado a necessidade de recursos para construção popular e do outro lado a iniciativa privada, que através desse leilão pode gerar empregos e novos impostos. Trata-se então de uma ferramenta de captação utilizada com sucesso há mais de 20 anos pelo Município de São Paulo que merece ser incentivada.

 


Silvio Luís Sanchez - engenheiro civil, especializado em gerenciamento de empreendimentos na área de construção civil imobiliária e sócio fundador da MSB Sanchez Construtora e Incorporadora Ltda.


Novo Ensino Médio: o que já mudou nas escolas e o que vai continuar em 2022


Instituições de ensino terão até março para implementar o novo currículo; Escola Vereda se antecipou para incluir os itinerários formativos em 2021 e espera fornecer algo ainda mais rico em 2022

 

A permanência dos estudantes no Ensino Médio sempre foi considerada um desafio para a educação no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) deste ano, 407,4 mil jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola no 2º trimestre de 2021. Apesar de ser um número inferior ao período pré-pandêmico (em 2019, esse número era de 680 mil jovens), os especialistas alertam que a crise da Covid-19 agrave outros problemas que podem culminar no abandono e evasão escolar nos próximos anos.

Entre os motivos para a desistência dos estudos, há a falta de interesse no modelo de ensino tradicional, somada à necessidade de trabalhar logo cedo. Segundo Maira Piovezana, Diretora de Ensino da Escola Vereda, quando o estudante entra no Ensino Infantil, a curiosidade, o engajamento e o interesse são enormes, porque “ele sedento por aprendizagem, quer saber tudo. Toda criança fica perguntando ‘mas por quê?’ de uma forma intensa e, conforme a escolaridade vai chegando, ele se perde, e começa perguntar ‘por que eu tenho que aprender isso?’

Com o objetivo de tornar a escola um espaço mais interessante, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, que inclui o aumento da carga horária e a oferta de itinerários formativos. De acordo com a regulamentação, todas as instituições de ensino que abrangem esse segmento terão até março de 2022 para implementar o novo currículo.

A mudança prevê, no mínimo, três mil horas de momentos dentro da escola para o Ensino Médio. Como o ensino na Escola Vereda é integral, a carga chega a 3.600 horas. “Com a Formação Geral Básica, parte do currículo em que todos participam, o estudante consegue fazer o Enem e passar em qualquer vestibular, porque isso é uma preocupação futura, obviamente. O trabalho com os Itinerários Formativos possibilita que o ele se aprofunde nos conhecimentos de seu interesse, se preparando para o futuro e se tornando autônomo de fato”, afirma Maira.

Inicialmente, a Escola Vereda oferece um itinerário voltado para Linguagens e Ciências Humanas e outro para Matemática e Ciências da Natureza. A ideia é que o estudante escolha a área que mais o interessa e não só aprofunde as matérias vistas na formação geral básica, mas use aqueles conteúdos de forma prática, colocando de fato a mão na massa. Segundo a diretora, aquela pergunta, “para que eu vou usar isso?”, será respondida dessa forma – na prática –, algo que era mais restrito com o currículo antigo.

Os eixos estruturantes dos itinerários, que estão em todas as documentações e que norteiam as aulas, são: investigação científica – os estudantes precisam buscar informação de maneira científica, organizada, com processo –; processo criativo do próprio estudante – como que ele vai conduzir tudo –; empreendedorismo, que é ter a visão do seu projeto de vida, o passo a passo, aonde ele vai chegar; e mediação sociocultural, em que o estudante acaba produzindo algo importante para o comunitário, para sociedade em que ele está inserido.

A Vereda ainda soma a esse currículo aulas de redação, de projeto de vida com empreendedorismo e a aula de programação para todos os estudantes, além de possibilitar que todas as séries do Ensino Médio escolham entre ter aulas de teatro ou de artes plásticas. Em 2022, a expectativa é que o presencial continue enriquecendo a experiência “já que a possibilidade de interação aliada aos Itinerários Formativos promove dinâmicas de qualidade entre os jovens”, finaliza a diretora.

 


Escola Vereda

www.escolavereda.com.br


Tragédia na Bahia mostra que a população não é prioridade

A Bahia enfrenta, neste final do difícil 2021, o maior desastre climático de sua história, com inundações que atingem 109 cidades – ou seja, 26% de seus municípios –, mais de 20 mortes e cerca de 409 mil pessoas desabrigadas. Recentemente, Manaus e várias cidades do interior do Amazonas também sofreram com tempestades, ventos fortíssimos e destruição de instalações da distribuidora de energia local. 

É uma situação de calamidade pública, com prejuízos gigantescos e enorme sofrimento da população, que clama por água, alimentos, colchões e medicamentos. Apesar de tamanha gravidade, não se viu nenhum partido político ou mesmo os governadores da Bahia e do Amazonas oferecerem suas cotas-parte do Fundo Partidário e/ou a destinação de parte do fundo eleitoral de 2022 para o socorro da população. 

Estamos falando de dois fundos que somam R$ 5,9 bilhões, recursos que seriam extremamente importantes para ajudar na solução das mazelas provocadas pelas fortes chuvas e também resultantes da falta de aplicação de recursos em áreas que atendam a população e gerem condições de vida mais dignas para os seus cidadãos. 

Diante de tamanha tragédia e sofrimento, é motivo de indignação constatar que governos e partidos políticos não se disponham a disponibilizar R$ 1 bilhão ou R$ 2 bilhões para minimizar a desgraça de um povo que vive na mais absoluta miséria. Todos silenciam para proteger o cofre de onde sairá o financiamento das campanhas no ano eleitoral de 2022. 

Quais são, afinal, as prioridades de quem governa os estados e o País ou que pretende governar a nação? O Brasil está atrasado no enfrentamento dos cinco maiores dramas sociais nacionais: a pobreza, a precariedade da saúde, o baixo nível da educação e habitação, além da violência urbana. Isto tudo tem origens conhecidas: corrupção, privilégios e impunidade. 

O Brasil se tornou, a partir de 1988, um dos grandes arrecadadores de impostos do planeta, graças ao aumento gigantesco da carga tributária imposta à população. Os governantes, portanto, deveriam ter maior preocupação com os cidadãos que os elegeram, os mesmos brasileiros quem trabalha 150 dias por ano apenas para pagar impostos. Gente de carne e osso, cheia de necessidades, que deveria perguntar todos os dias: qual o destino dos impostos arrecadados? 

A realidade mostra que o destino dessa arrecadação gigantesca não é o povo brasileiro, relegado ao tempo, enquanto os bilhões arrecadados estão reservados para os privilegiados (hoje nem tão poucos), os donos do poder, sempre empenhados em manter – ou ampliar – a sua condição de superioridade. 

É a eles que cabe a responsabilidade de garantir bem-estar a toda a nação, e não somente a um grupo de privilegiados, que, em sua maioria, se locupletam às expensas do povo brasileiro. É ao Estado que cabe a responsabilidade de regulamentar toda a vida e saúde social, política e econômica do país, em parceria com empresas privadas, entidades de classe e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o momento em questão. Cabe ao Estado garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade a todos os cidadãos brasileiros, independentemente da região onde habitam. 

Nesse sentido, cabe ao povo questionar por que os mandatários do Fundo Partidário não tomam a iniciativa de ajudar em momento tão crítico? Não seria essa uma forma efetiva de o pretenso candidato dar demonstração de que possui condições efetivas de cuidar dos seus eleitores? E, de outro ponto de vista, não seria ainda a melhor plataforma eleitoral? Algo a ser pensado pelos futuros candidatos aos cargos públicos em disputa no pleito de 2022. Com urgência, antes que seja tarde demais. Se a tragédia não é capaz de sensibilizá-los, nada mais o será.

 


Samuel Hanan - engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e foi vice-governador do Amazonas (1999-2002).

 

Confira lista de convocação para provas de aptidão das Etecs


Fase específica do processo seletivo para Canto, Dança e Regência inclui prova teórica e prática

 Foto: Gastão Guedes



 Relação de convocados para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro está disponível na internet; fase específica será online, nesta terça

 

O candidato que fez sua inscrição para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro pode conferir a lista de convocados para a prova de aptidão a partir das 15 horas desta segunda-feira (3), pela internet e na Escola Técnica Estadual (Etec) onde pretende estudar. 

Os exames de aptidão do processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 serão realizados amanhã (4), no formato online, pela plataforma digital do Vestibulinho. As provas para Canto, Dança e Regência incluem etapas teórica com questões dissertativas e parte prática por meio do envio de um ou dois vídeos, de acordo com o curso escolhido. Já quem disputa uma vaga no curso técnico de Teatro, a prova será exclusivamente prática, com envio de vídeo. As orientações e conteúdos que serão abordados estão detalhados na Portaria e no Manual do Candidato. 

O resultado da prova de aptidão, a primeira lista de convocados para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro e a convocação para envio dos documentos de matrícula serão divulgados pela internet, no dia 10 de janeiro.

 

Atenção ao calendário 

Na próxima segunda-feira (10), será divulgada também a lista de classificação geral para os demais cursos Técnicos, Integrado, Médio com ênfase e Especialização, no site do Vestibulinho.

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e demais divulgações são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

 

Acompanhe as próximas datas do calendário do Vestibulinho para o primeiro semestre de 2022:

 

4 de janeiro – Provas online de aptidão para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

 

10 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação da classificação da prova de aptidão online e dos demais cursos; convocação para envio dos documentos de matrícula da primeira chamada por meio do site www.vestibulinhoetec.com.br;

 

11 a 13 de janeiro – Matrícula dos convocados na primeira lista e envio de documentação de matrícula por meio digital;

 

20 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do deferimento e indeferimento das matrículas – primeira lista de convocação, pelo site do Vestibulinho;

 

21 a 24 de janeiro – Recurso da matrícula para correção da documentação e/ou envio da documentação para os candidatos que perderam o prazo inicial da matrícula – primeira lista de convocação, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br;

 

28 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do resultado correção/análise de documentação - 1ª lista de convocação, pela internet;

 

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e no site vestibulinhoetec.com.br.

 


Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


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