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sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Dicas para planejar um 2020 com resoluções que saiam do papel

 Divulgação Mercur

    Das intenções às ações


Ser mais saudável, praticar exercícios, aprender alguma coisa, economizar tempo e dinheiro. Todo ano fazemos listas de resoluções com o desejo de melhorar nossas vidas. Mas quantas realmente colocamos em prática até o final do ano?
Segundo uma matéria publicada pela revista inglesa The Economist no dia 31 de dezembro de 2019, o entusiasmo generalizado do mês de janeiro tende a declinar ao longo do ano. Visitas à academia voltam ao normal já na metade de fevereiro e em novembro as buscas no Google por hábitos saudáveis atingem seu ponto mínimo. A boa notícia é que, quem consegue passar de março, tem quase dois terços de chance de persistir até dezembro. Mas, e como faz para se organizar e persistir? 

Organização para uma vida real, não uma vida ideal, é o que propõe Thais Godinho, autora do livro Vida Organizada, que traz dicas de organização e de produtividade para inspirar as pessoas a terem mais qualidade de vida. Ela diz que a organização não é um modelo perfeito a ser alcançado, mas sim um meio para chegar onde se deseja. 

“Motivação é o que faz você começar. Disciplina é o que faz virar hábito. Hábito é o que faz você continuar. A organização ajudará você com os três.”, aposta. Em seu site conta mais sobre o método, disponibiliza mentorias e planilhas gratuitas para quem está tentando tirar resoluções do papel. 


E você, o que planeja?

Adotar práticas mais sustentáveis? Nicole Berndt, do blog Casa Sem Lixo, que compartilha a rotina de sua família em busca de uma vida com menos lixo, também aposta em planejamento e organização. “Em geral, quando pulamos essa parte, nos deparamos com muito lixo. Resíduos desnecessários, desrespeito ao planeta, estresse nas coisas mínimas como uma simples compra, até dívidas e, porque não, uma briga daquelas. Já dizia o ditado: o combinado não sai caro”, publicou em seu Instagram @casasemlixo

Sabemos que resoluções muito genéricas, como “ser mais sustentável”, por exemplo tendem a não dar certo. Em entrevista à Revista Saúde, o psicólogo Ronald Fischer, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), recomenda que o ideal é fazer resoluções mais específicas. Quanto mais específica, maiores as chances de sucesso, diz. 

Na prática: chegou a lista de material escolar e os objetivos são economizar, ser mais sustentável e garantir a segurança das crianças. Assim, a organização pode partir de: “ensinar meus filhos a reutilizar o material escolar” ou ainda, se precisar realmente comprar algo, “pesquisar qual o fabricante que causa menos impactos ao meio ambiente” e “pesquisar e ensinar sobre a importância do selo de regulamentação do INMETRO”. Nessa breve entrevista a pedagoga Márcia Murillo, que atua na Mercur, conta um pouco sobre experiências e práticas para incentivar o convite à criatividade e reflexão ao reutilizar os materiais. 

“É um convite que incentiva a olhar para o que sobrou e não desprezar esse material que muitas vezes se torna “velho”, a cuidar mais do que tem hoje, pensando que pode durar muito mais tempo. Isso é organização. É também uma abertura para dialogar com os filhos sobre essas questões, para mostrar que tudo tem um ciclo de vida e isso também acontece com os produtos. Reaproveitar materiais permite destacar assuntos relacionados a educação financeira, a entender o custo que temos ao comprar coisas que na verdade poderiam ser ressignificadas ou reutilizadas”, destaca.


Ideal X o que é possível na sua rotina

O filósofo Luiz Felipe Pondé, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coautor de Felicidades – Modos de Usar, afirma: “Faça resoluções mais simples e menos audaciosas. Resoluções que levem em conta seu cotidiano real e não uma pessoa que não é você”. 

Então vamos lá: a partir de conselhos de especialistas e leituras, preparamos algumas dicas para te ajudar a tirar os planos do papel. 
  • Encontre motivação. Tenha disciplina, pois ela é que cria hábitos. Hábitos vão te ajudar a seguir em frente.
  • Organize-se: use agenda, calendário, planilha ou um aplicativo. Com qual você vai lidar melhor?
  • Resoluções genéricas tendem a não dar certo. Quanto mais específica, mais chances de tirar do papel. Ao invés de “ser mais saudável”, que tal “ir à feira nos sábados”?
  • Metas inalcançáveis e prazos irrealistas podem gerar frustração. Faça uma lista pequena, mas possível. Foque no que é mais relevante agora.
  • Questione sempre o que pode fazer para melhorar sua rotina e alcançar seus objetivos, mas seja gentil com você. Imprevistos acontecem, tudo é aprendizado. 
  • Que descansar e cuidar de você e de quem você ama seja sempre uma resolução. #culturadocuidado
  • Por fim, comemore as suas conquistas. Vai te motivar a seguir em movimento.

Boa sorte! 


quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

A CULTURA É UM CAMPO DE BATALHA



        Quatro décadas de hegemonia cultural ao longo do século passado (período que inclui intensa atividade com viés político durante os governos militares) conferiram à esquerda brasileira uma estatura superior à que corresponde às ideias em que se abastece. No campo cultural, a esquerda vencia por walkover (ou por WO). O PT, por exemplo, discutia consigo mesmo, como bem comprovavam suas muitas correntes internas. Foram longos anos dedicados à construção de narrativas, ao controle das cabeças de ponte por onde avançavam os companheiros e à propaganda que viabilizava mais e mais terreno para suas batalhas.

        Foi exatamente quando, com Lula e Dilma, os frutos do poder caíram nas mãos do partido que a Terceira Lei de Newton se fez sentir. O esquerdismo saturava as opiniões nacionais (ação) forçando a direita a sacudir a letargia que a acompanhava desde os governos militares (reação). Muito habilmente, de modo sistemático, a esquerda brasileira operava um discurso cujo único intuito era provocar constrangimento em quem não fosse de esquerda.

        O leitor destas linhas, se jovem, deve estar se perguntando se leu certo e se isso funcionava. Leu sim, meu amigo. E funcionava. Não éramos muitos, aqui no Rio Grande do Sul, no ambiente cultural e político, os que não caímos nessa velhacaria.

        O upgrade intelectual e cultural da direita foi acontecendo gradualmente enquanto o governo petista mostrava a que vinha e contava com intenso ativismo no ambiente cultural. Não se trata de querer uma plêiade de artistas politicamente neutros. Isso não existe, mas a sociedade percebeu que foram longe demais, que serviam a uma causa, que havia uma irrigação financeira descabida e o tema virou conteúdo durante a campanha eleitoral de 2018. Era de se esperar; artistas são assunto.

        A cultura persiste como território do partido e palco de guerra. Vale observar que nos últimos anos, enquanto militantes saltavam do barco esquerdista em todos os portos, os da cultura permaneceram firmes, a postos. Há ali um ativismo cevado, em muitos casos bem remunerado, que se crê titular de direitos irrefutáveis. No entanto, o trabalho feito pela esquerda ao longo das décadas não gera direitos eternos. Não lhe concede o poder de vencer sempre por WO.

        Não há por que esperar do governo Bolsonaro que reproduza os critérios e conceitos da esquerda e a mantenha em suas posições de mando. Houvesse a esquerda promovido conciliação ao longo dos muitos anos anteriores, seria viável, hoje, propor isso e declarar extinta a guerra cultural. Mas agora é tarde. A esquerda quer receber o que não deu.





Percival Puggina - membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


São Paulo completa 466 anos e se destaca como destino turístico


Segundo a FecomercioSP, comércio varejista da cidade deve faturar R$ 240 bilhões em 2020 – em torno de R$ 7,6 mil por segundo


A cidade de São Paulo completa 466 anos no dia 25 de janeiro, com seus 12 milhões de habitantes, responsável por 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e 34% do Estado de São Paulo – R$ 700 bilhões, segundo dados de 2017 do IBGE. A cidade segue como a economia mais importante do Brasil, com um PIB 2,1 vezes maior do que o da cidade do Rio de Janeiro, que ocupa da segunda posição no ranking nacional. Em razão da sua importância econômica, sendo o maior centro financeiro da América do Sul, conecta o continente com todo o mundo. Se fosse um país, São Paulo seria a 48ª economia mundial, próximo a Portugal, Vietnã e Peru.

Acostumada a enviar turistas para outras cidades do Brasil, nos últimos anos São Paulo tem vivenciado um movimento inverso, recebendo mais visitantes não apenas para negócios, mas também para lazer.

Segundo levantamento realizado pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP e em parceria com as empresas que o compõem, a cidade foi mais procurada do que destinos tradicionais – como Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador – ao longo de 2019. São Paulo se destacou, ainda, como o principal nas buscas realizadas para o Carnaval 2020, à frente de Salvador e Rio de Janeiro, que até o ano passado eram as referências para a data.

Em 2020, são esperados 865 blocos de rua em São Paulo, 37% a mais do que no ano passado. Segundo balanço da FecomercioSP, em 2019, foram movimentados R$ 725 milhões nesse período.


Comércio e serviços

Os setores de comércio e serviços representam 68% da economia da capital. Segundo projeções da FecomercioSP, o faturamento do varejo deve atingir R$ 240 bilhões em 2020, aproximadamente R$ 7,6 mil por segundo, alta de 5% em relação a 2019. Já o segmento de serviços deve arrecadar R$ 453 bilhões em 2020, elevação de 11% se comparado ao ano passado.

Assim, a cidade tem apresentado ótimas oportunidades para as empresas locais prospectarem novos negócios. A FecomercioSP sugere se atentar ao calendário de feiras e eventos, identificar os públicos delas e entender as melhores formas de captar consumidores.


Como falar do salário em uma entrevista de emprego?


Saber qual será o salário é algo fundamental na entrevista de emprego.  Mais do que discutir quais serão suas atribuições e responsabilidades, o valor a ser pago precisa ser bem claro quando há uma entrevista de emprego para evitar surpresas quando vier o primeiro pagamento. É na entrevista de emprego que todas as dúvidas precisam ser discutidas, mas nem sempre o candidato está confortável para falar sobre o tema.
 
A RH NOSSA listou como você deve falar sobre este assunto sem medo para que a negociação aconteça naturalmente.


Espere o momento correto

Por mais que seja difícil, vale esperar o momento correto. Não fique discutindo qual é o valor da vaga até o final do processo da entrevista. Primeiro que você ainda não foi contratado e, se você for insistente nesse assunto, pode  demonstrar ansiedade e atrapalhar a percepção que a empresa está criando sobre a sua pessoa. 
 
"É bom ficar atento com certos sinais, como quando o recrutador pergunta sobre o assunto. Deixe ele abrir a porta. Cada etapa de entrevista concluída é um indicativo de que a empresa já está interessada no seu potencial empregado. Pode ser que a pergunta sobre quanto você deseja ganhar venha rapidamente, mas o ideal é esperar. Evite falar logo na primeira entrevista de emprego" explica Eliane Catalano, coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA.

Muitas vezes os recrutadores sabem qual é o salário mas não divulgam. O que se acontece é o recrutador perguntar qual a pretensão salarial, qual foi o último salário deste candidato. O melhor é ser sincero nesta hora e responder com os pés no chão. 

Conheça bem o novo emprego

Algumas empresas não abrem o jogo de primeira e outras empresas não abrem espaço para negociação. Nestes casos, analise muito bem se o local de trabalho está de acordo com o que você procura: "O candidato já sabe mais ou menos quanto que se paga, até pela média salarial de outras vagas. Se você, enquanto candidato, sabe que o valor é X e mesmo assim te parece pouco, o que é preciso fazer é analisar se vale a pena. Uma vaga que geralmente paga R$1500 dificilmente vão pagar mais para quem está começando na empresa. Não adiante ir em um processo de seleção querendo ganhar o dobro do que eles pagam. Neste ponto entram as prioridades de cada pessoa".

Esteja aberto

Se você chegou até um certo momento da entrevista de emprego, significa que a empresa está apostando em seu potencial. Muitas vezes , o salário pode até não ser exatamente o que você queria, mas existem variantes:

“Remuneração é salário mais pacote de benefícios. O candidato pode analisar esta questão, pois o salário pode até ser um pouquinho menor, mas a empresa possui um pacote de benefícios completo. Pode ser um auxílio-creche, por exemplo, que se soma ao salário. Tem a questão do horário de trabalho flexível, possibilidade de crescimento ou a localização do novo emprego.  Muitas vezes pequenos detalhes valem mais do que um salário maior" completa Catalano.



LinkedIn revela as 4 tendências de talento para 2020


Estudo feito com mais de 7 mil entrevistados mostra que a experiência do funcionário, uso de people analytics, recrutamento interno e força de trabalho multigeracional estarão em alta nos próximos meses

 
O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, publicou nesta quarta-feira (22) a edição 2020 de seu relatório sobre Tendências Globais de Talento. O estudo revela as grandes tendências que deverão moldar a forma com que as empresas atraem e retém talentos no mercado de trabalho nos próximos meses.

As quatro tendências mapeadas para este ano são: a experiência do funcionário, o uso de people analytics (análise de pessoas), recrutamento interno e força de trabalho multigeracional. A pesquisa foi feita com mais de 7 mil profissionais de talentos e gerentes de recrutamento de 35 países¹, incluindo respondentes do Brasil.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada tendência:


Tendência nº1: A experiência do funcionário também importa

O estudo feito  pelo LinkedIn mostra que as empresas estão começando a trabalhar para os funcionários, e não apenas o contrário. As equipes de recursos humanos estão apostando na experiência dos funcionários para melhorar a retenção e a marca empregadora. Além de coletar feedback, as empresas deverão colaborar ativamente com os funcionários para criar uma experiência que funcione para todos. 

De acordo com a pesquisa, 77% dos respondentes disseram já focar na experiência dos funcionários para aumentar a retenção. Os entrevistados também afirmaram utilizar a estratégia para aumentar a produtividade dos colaboradores (71%); atender as expectativas das novas gerações, especialmente os Millennials e a Geração Z² (40%); e atrair mais talentos (29%).

Apesar dos benefícios que a experiência do funcionário pode significar, o levantamento também revelou que somente 52% das empresas entrevistadas oferecem uma experiência positiva e a cada três empresas, uma não trabalha ativamente no feedback do colaborador.


Tendência nº 2: Os dados são o futuro

A análise de dados já prometia revolucionar o recrutamento e o RH há uma década, mas até recentemente, apenas as empresas mais sofisticadas puderam colher os frutos. Agora estamos chegando a um ponto em que os dados são acessíveis a todos. Compreender e capitalizar a análise está rapidamente se tornando uma habilidade essencial na área. Prova disso é que houve um aumento de 242% na quantidade profissionais de recursos humanos com habilidades de análise de dados nos últimos 5 anos.

Para 73% dos respondentes, a análise de pessoas será uma das principais prioridades de sua empresa nos próximos 5 anos. Porém, cerca de 55% dos profissionais de talentos dizem que ainda precisam de ajuda para colocar em prática as análises básicas de pessoas.

Segundo ainda a pesquisa, o uso mais frequente de dados nas companhias é para medir a performance do colaborador (82%). O planejamento estratégico do quadro de funcionários e a identificação da falta de habilidades vem em segundo e terceiro lugar, com 77% e 70%, respectivamente.


Tendência nº 3: Recrutar talentos não precisa ser só algo externo

O recrutamento interno está voltando gradualmente. As mudanças de função nas organizações (por meio de promoção, transferência ou movimentação lateral) aumentaram 10% nos últimos cinco anos, de acordo com dados do LinkedIn.

Na pesquisa, 73% dos respondentes disseram ainda que o recrutamento interno é cada vez mais importante para a empresa. Entre os benefícios destacados estão: uma melhora na retenção (81%), a aceleração na produtividade do contratado (69%) e a rapidez no processo de contratação (63%). Além disso, o estudo mostra que os funcionários ficam em média, 41% mais tempo em locais com altas taxas de contratação interna em comparação com os com baixas taxas.

Quando perguntados como os funcionários internos são recrutados para uma vaga, os entrevistados citaram vagas no site interno da empresa, com 82% das respostas; o uso de gerentes para procurar por funcionários que conhecem, com 55%; e a descoberta de vagas pelo o “boca a boca”, com 45%. 

Apesar dos benefícios, vale comentar que o recrutamento interno ainda sofre alguns entraves. Dentre eles estão o medo de gerentes perderem talentos para outros times (70%), a falta de candidatos internos qualificados (56%) ou  a dificuldade de diversificar o quadro de colaboradores (38%). Pensando nisso, os entrevistados elencaram três maneiras principais de melhorar este processo. Em primeiro lugar, encorajar mais projetos multifunção, com 60%; seguido por identificar as habilidades dos funcionários existentes, também com 60%; e a conexão de habilidades entre oportunidades (56%).


Tendência nº 4: Idade não é documento

As aposentadorias tardias e a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho significam que as empresas estão vendo mais diversidade de idade do que nunca. Jovens, experientes e todos os outros níveis podem ajudar a provar que o bom trabalho não tem idade. O relatório mostrou que 56% das empresas afirmam ter atualizado suas políticas recentemente para atrair um quadro de funcionários multigeracional. Para 89% dos profissionais de talentos, tal tendência torna uma empresa mais bem sucedida.

De acordo com dados do LinkedIn, atualmente, cerca de 40% da força de trabalho presente na plataforma é composta pelos Millennials. Em seguida está a Geração X³ (33%), os Baby Boomers (15%) e a Geração Z (10%). Cerca de 2% estão na faixa etária acima dos Baby Boomers.

Embora todas as gerações valorizem as empresas com missões intencionais, os Boomers são os que mais provavelmente veem isso como prioridade máxima (32% das respostas). Enquanto isso, a Geração Z é mais provável a valorizar treinamentos — 36% o consideram um fator importante ao considerar um novo emprego.

O estudo ainda revelou que muitos trabalhadores da Geração Z são estudantes ou recentemente conquistaram seu primeiro emprego, portanto, a Geração Z tem uma probabilidade 135% maior de que os Baby Boomers de buscar uma função meio período ou por contrato.

Quando questionados se a sua empresa pretendia focar em alguma geração em particular nos próximos cinco anos, os entrevistados citaram na maior parte a Geração X (60%) e os Millennials (56%). Isso pode ser explicado à medida que mais Baby Boomers se aposentam ou diminuem suas carreiras, e a Geração X, conhecida por estar entre as explosões populacionais que definem os Boomers e os Millennials, pode ter um momento para brilhar. Além disso, a pesquisa revelou que a Geração X tende a ficar quase duas vezes mais tempo numa empresa que os Millennials, isto é, 22% acima da média.

“As empresas se dedicarão cada vez mais em aumentar o vínculo entre elas e os funcionários, para mantê-los satisfeitos, produtivos e por fim, retê-los com alto grau de engajamento. Podemos dizer, em poucas palavras,  que o foco será em colocar as pessoas em primeiro lugar”, comenta Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

¹ A pesquisa Global Talent Trends 2020 foi feita com 7.089 profissionais de talentos que trabalham em empresas de RH ou departamentos, além de gerentes que possuem algum tipo de autoridade na contratação, em 35 países do mundo. O estudo foi conduzido entre 24 de agosto e 30 de setembro de 2019, por questionário via e-mail.

² ³ As faixas etárias consideradas no estudo correspondem a de 7 a 22 anos para a Geração Z; 23 a 38 anos para os Millennials; 39 a 54 anos para a Geração X e 55 a 73 anos para os Baby Boomers.





Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo.  Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 660 milhões de usuários, sendo deles 40 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Prevenção e combate a incêndios em prol da defesa do patrimônio histórico de São Paulo


A cidade de São Paulo comemora 466 no dia 25 de janeiro, e a data traz consigo muitas reflexões sobre a importância de preservar o patrimônio histórico da cidade que, além de ser o principal centro financeiro da América do Sul, é um grande centro cultural com muitas possibilidades, principalmente no que se refere a museus e casas de cultura.   

Com cerca de 130 museus, São Paulo guarda e preserva um grande acervo com obras, estudos e documentos considerados de valor histórico, artístico e científico. Infelizmente, temos na conta incêndios de grandes proporções que atingiram e destruíram alguns desses locais, como foi o caso do Museu da Língua Portuguesa, Memorial da América Latina e o Teatro da Cultura Artística.
Além de espaços culturais, os museus também são importantes locais de pesquisas para diversas áreas. Portanto, precisamos nos atentar que milhares de pessoas frequentam estes locais diariamente e, por questões de preservação de patrimônio e também de vidas, é de extrema importância manter estes locais protegidos contra possíveis incêndios.

Juntamente com outras medidas de prevenção e combate a incêndios, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores e hidrantes, por exemplo, o sistema de chuveiros automáticos - conhecido pelos engenheiros como ‘sprinkler’ - é considerado um dos componentes de maior importância em uma rede de combate a fogo, pois tem a capacidade de inibir a propagação das chamas e pode evitar tragédias com perda de vidas e acervos históricos, como temos visto acontecendo nos últimos anos.

A elaboração de projetos de prevenção de incêndios com sprinklers precisa ser a peça-chave e um aliado importante em todo tipo de construção. Afinal, a instalação desses sistemas apresentam um investimento baixo se comparado com a proteção eficaz que oferece. O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios, sejam históricos ou não.

Com apoio da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), entidade que fomenta o uso de sprinklers no território nacional, foi estabelecido o novo o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Emergência em meados de 2019, com intuito de melhorar a segurança nas construções. Instituído pela portaria nº 108 e publicado no Diário Oficial da União, o regulamento visa tornar eficaz a Lei nº 13.425/ 2017, que ficou conhecida como “Lei Kiss”, um marco para a prevenção contra incêndios no Brasil, estabelecido após a tragédia ocorrida na casa noturna de Santa Maria (RS), em janeiro de 2013.





Felipe Melo - presidente da ABSpk, Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, para promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética. É Engenheiro Eletricista formado pela FEI. Atua há mais de 10 anos em empresas dedicadas a sistemas de proteção contra incêndio.

Crise climática favorece o desenvolvimento de mosquito transmissor da dengue



Sem as áreas naturais, insetos se proliferam
com mais facilidade e migram para as regiões urbanas Créditos: Pixabay


Temperaturas altas e pluviosidade são fatores que contribuem com a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças. Somente em 2019, mais de 2,7 milhões de casos de dengue foram registrados na América Latina


O gradual aumento da temperatura no planeta traz inúmeras consequências de grande impacto ambiental, do derretimento das geleiras polares e aumento do nível oceânico a fenômenos de desertificação, intensificação de queimadas e proliferação de vetores de doenças. Segundo declaração da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), na Conferência da ONU sobre o Clima (COP25), a temperatura média global em 2019, entre os meses de janeiro e outubro, foi cerca de 1,1ºC superior a do período pré-industrial. A elevação está próxima ao limite do Acordo de Paris, que estabelece manutenção da temperatura média da Terra a 1,5ºC acima do patamar anterior à industrialização.

O relatório “Contagem regressiva sobre a saúde e as mudanças climáticas”, publicado na revista The Lancet, destaca que o aquecimento global promove a expansão dos mosquitos responsáveis pela transmissão da dengue, oferecendo um ambiente quente e de chuvas, propício à reprodução dos insetos. O documento, feito em parceria com 35 instituições, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que a pluviosidade aumenta a quantidade de criadouros aptos para o desenvolvimento das larvas dos mosquitos e gera condições ambientais apropriadas para o alastramento dos insetos já adultos. Somente em 2019, mais de 2,7 milhões de casos de dengue foram registrados em solo latino-americano, concentrados principalmente no Brasil, com 1.544.987 casos prováveis da doença notificados no ano passado.

“Os impactos da crise climática que vivemos são inúmeros e cada vez mais fáceis de serem percebidos. A criação de condições propícias à proliferação dos mosquitos causadores da dengue e outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela, também está interligada a esse processo de aquecimento. O aumento da temperatura somado ao desmatamento e à expansão desordenada das áreas urbanas também estão associados à migração dos animais para as cidades. As chuvas intensas e a falta de fiscalização dos ambientes urbanos facilitam a formação de criadouros do mosquito”, explica o coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Emerson Antonio de Oliveira.

Durante o encontro em Madri, a COP25 trouxe um plano de ação climática atualizado para que os países alcancem os objetivos de diminuição da emissão global de gases de efeito estufa entre 2020 e 2030. Oliveira aponta a importância de estratégias de controle e a necessidade de um planejamento principalmente nas cidades com perfil climático propício à reprodução do mosquito. “É importante e necessário o desenvolvimento de estratégias de controle desses insetos nos centros urbanos e, paralelamente, um plano nacional que busque mitigar os impactos climáticos nas diversas regiões do Brasil”, afirma o coordenador.





Fundação Grupo Boticário

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Tutores e cães se unem em campanha de doação de sangue



Ação do Continental Shopping beneficia Banco de Sangue Paulista e Banco de Sangue Pet


O Continental Shopping inicia o ano de 2020 com ação que estimula a ajuda ao próximo. A campanha “Doe Sangue, Doe Vida” acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, a coleta dividida em dois dias receberá doações de humanos e pets. O objetivo é que os doadores incentivem amigos e familiares para ajudar outras pessoas e levem seus cachorros para ajudarem outros cachorros.

No dia 24 a coleta acontece das 10h às 16h, no piso Boulevard e tem como meta arrecadar 100 bolsas de sangue, que serão destinadas para o Banco de Sangue Paulista. Para ser um doador, o interessado deve apresentar documento oficial com foto, passar por uma breve entrevista de triagem, ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha acontecido até os 60 anos, além de estar dentro dos requisitos necessários:

  • O peso deve ser superior a 53 kg para homens e 50 kg para mulheres;
  • Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
  • Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias, não estar grávida, não estar amamentando, já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
  • Não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade;
  • Não ter histórico de contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
  • Não ter histórico de malária ou se esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
  • Não ter realizado Endoscopia / Colonoscopia nos últimos 6 meses;
  • Não ter ou ter tido Sífilis;
  • Não ter tatuagens e/ou piercings recentes (menos de 1 ano);
  • Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas após a última refeição;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
  • Não ter mais de 3 parceiros sexuais nos últimos 12 meses;
  • Não ter fumado na última hora que antecede a doação;
  • Não possuir comportamento de risco para HIV tais como: não usar preservativos em
relações sexuais com parceiros novos ou ocasionais, ter mais de 3 parceiros sexuais nos últimos 12 meses ou ser usuário de drogas ilícitas.

Já no dia 25 é a vez dos cãezinhos fazerem a contribuição para o Banco de Sangue Pet. Das 10h às 16h, o Continental Shopping recebe um hemocentro móvel da Pets & Life que fará a coleta na entrada principal do centro de compras. Cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até três cães.
Antes da coleta é realizado o hematócrito (exame que verifica se o cão não possui anemia) e exame físico do animal. Após a doação os cachorros receberão gratuitamente exames de sangue e acompanhamento renal, essa parceria garante um controle geral da saúde do pet.
         Para participar da ação os cachorros deve seguir alguns critérios:
  • Ter entre 1 e 8 anos;
  • Estar clinicamente saudável;
  • Estar vacinado e vermifugado (comprovado via carteira de vacinação);
  • Estar sem pulgas e carrapatos;
  • Não ter passado por procedimento cirúrgico recente (nos últimos dois meses);
  • Caso seja fêmea, não estar no período de gestação ou com filhotes


Serviço

Campanha Doe Sangue, Doe Vida – Continental Shopping
Data:
24 de Janeiro
Horário: Das 10h às 16h
Local: Piso Boulevard
 Doação de Sangue Pet
Data:
25 de Janeiro
Horário: Das 10h às 16h
Local: Entrada principal
Continental Shopping
Endereço:
Avenida Leão Machado, 100 - Jaguaré – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 4040-4981 –
www.continentalshopping.com.br

Feira de adoção aproveita feriado do aniversário de São Paulo e realiza eventos nos dias 25 e 26





Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom já mudou a realidade de quase 80 mil cães no país


Que tal começar o ano com um cãopanheiro do lado? A Mars Petcare tem como compromisso fazer um mundo melhor para os pets e mantém o Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, que no Brasil completou 10 anos em 2018 e já mudou a realidade de mais de 78 mil cães abandonados por meio do estímulo à adoção e posse responsável. Porém, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde - ainda existem 30 milhões de animais abandonados no país, sendo que 20 milhões são cães.

Para ajudar a reduzir este número, em 2020, o Programa continua realizando eventos de adoção e aproveitando o feriado do aniversário de São Paulo, no sábado (25), as feiras acontecerão nas seguintes unidades da rede Cobasi: Radial Leste, Marginal, Brás Leme, Tamboré e Teodoro Sampaio.

No domingo (26), as feiras acontecerão em dois locais: Brás Leme e Guarulhos. Como parte do compromisso com a posse responsável, um dos grandes focos do programa, todos os cães serão adotados já castrados e vacinados.

Os interessados em oferecer um lar feliz para os animais, além de passarem por uma entrevista de avaliação de perfil, devem estar munidos dos seguintes documentos: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.


Reflita sobre a escolha de um Cãopanheiro

PEDIGREE® acredita que um cachorro é capaz de despertar o melhor em seus tutores. Um cão faz parte de uma família por anos e, por isso, é importante reservar tempo para pesquisar sobre o tipo de pet que mais se encaixa no estilo de vida e perfil da família, bem como planejar sua chegada e integração. Há quem esqueça que cuidar de cães exige tempo para oferecer carinho, levá-los para passear, ao Médico-Veterinário, limpar as fezes e xixi e, muitas vezes, são estes os motivos que geram a devolução de pets adotados aos abrigos.

Confira 10 dicas sobre posse responsável para uma decisão consciente de se ter um pet:

1) Pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida e perfil familiar.

2) Quanto menor é a sua casa, menor deve ser o cão. Cachorros grandes, em um ambiente pequeno, podem ter problemas de adaptação.

3) Considere que o tempo médio de vida de um animal é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Não haja por impulso.

4) Caso já tenha outros cães em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência.

5) Mantenha o pet sempre dentro de casa, jamais solto na rua. E na hora do passeio, leve-o com uma coleira que contenha a plaquinha de identificação.

6) Evite as ninhadas indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

7) Todo pet precisa de alimentação de qualidade, que leve em conta suas necessidades, e muita água fresca e limpa.  Seu bem-estar também depende de uma boa nutrição.

8) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao Médico-Veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.
9) Zele também por sua saúde psicológica. Dê atenção, carinho, ambiente adequado e reserve um momento do dia para as brincadeiras.
10) O Brasil tem milhões de cães abandonados. Cães adultos também se adaptam com facilidade às mudanças e tem condições de oferecer e receber muito carinho.





Eventos de Adoção PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom

Data: 25 de janeiro (sábado)
Locais/Horários:
Cobasi Radial Leste (Av. Alcântara Machado, 4360) – 15h às 21h
Cobasi Marginal (Rua Maria Prestes Maia, 745) – 13h às 19h
Cobasi Braz Leme (Av. Braz Leme, 278 – Casa Verde) – 12h às 18h
Cobasi Tamboré (Alameda Araguaia) – das 10h às 15h
Cobai Teodoro Sampaio (R. Teodoro Sampaio, 1933 – Pinheiros) – 11h às 16h




Data: 26 de janeiro (domingo)
Locais/Horários:
Cobasi Braz Leme (Av. Braz Leme, 278 – Casa Verde) – 12h às 18h
Cobasi Guarulhos (Av. Aniello Patrici, 520 (ao lado do Kalunga Dutra) – 11h às 15h

Serviço baseado em redes sociais ajuda famílias a encontrar pets desaparecidos




AlertPet registra quase 90% de taxa de recuperação nas primeiras 48 horas, cruciais para encontrar o animalzinho desaparecido









Sede do AlertPet que atende a todo o Brasil


Considerado parte da família, o desaparecimento de um pet causa sofrimento e, pior, não é fácil encontrar um serviço de buscas abrangente e de rápido efeito nas primeiras horas do desaparecimento, cruciais para o sucesso da recuperação do animal de estimação.

Pensando nesse desafio, o empresário André Rodrigues lançou o AlertPet, um serviço inédito no Brasil, baseado em alertas feitos nas redes sociais, abrangendo a região onde o animal foi visto pela última vez, e que atinge milhares de pessoas em menos de uma hora. O resultado é uma taxa de recuperação média da ordem de 88% nas primeiras 48 horas do desaparecimento.
O serviço aposta na força da rede social Facebook para atingir o maior número pessoas no mais curto espaço de tempo possível. “Encontrar um animal desaparecido é quase uma corrida contra o tempo e iniciar as buscas nas primeiras horas é crucial para ter sucesso”, conta André Rodrigues, fundador do AlertPet, que tem base em Campinas (SP) e atende todo o Brasil.
Conforme os anúncios vão sendo postados nas redes, as pessoas começam a interagir com as postagens, dando dicas de onde o pet desaparecido foi visto pela última vez. O dono é informado pela equipe do AlertPet e se encarrega de fazer a busca e recuperar o animalzinho.
“O alerta atinge milhares de pessoas em uma hora, a informação é replicada e viraliza muito rápido. O Brasil é o terceiro país do mundo em número de usuários de Facebook, com 130 milhões de pessoas, e o segundo onde os usuários passam mais tempo em redes sociais. Por isso o AlertPet se mostra mais eficaz do que carro de som, programas de TV ou cartazes espalhados pelas ruas”, afirma o fundador do serviço.
O AlertPet tem quatro tipos de pacotes de alertas, do Basic, no valor de R$ 99,00 ao Expert que custa R$ 498,00. Cada história de animal desaparecido demanda um alerta diferente. Por exemplo, se o cachorro é furtado, o alerta e forma de anúncio é colocado em um raio de abrangência maior.
As possibilidades de encontrar o pet são baseadas em casos reais, que acontecem diariamente no serviço. Os casos mais comuns são por meio de denúncia anônima e pistas de pessoas que viram o pet em algum momento do dia e mandam mensagens com endereço. Há também pessoas que acolhem o pet encontrado na rua até que o alerta apareça em sua rede social ou mesmo pessoas que não têm a intenção de devolver o pet, mas se sentem pressionadas e intimidadas com o grande volume de alertas nas redes e acabam devolvendo por medo de represália.

Finais felizes
A página do Facebook do Alert Pet é cheia de histórias emocionantes de donos que recuperam seus animaizinhos de estimação. Uma delas é a da Maia, que foi furtada junto com o carro e encontrada dois dias, quando uma moça, passando por uma estrada, tirou uma foto dela e compartilhou. O post feito pelo Alert Pet, com foto e descrição de Maia, foi compartilhado 1.500 vezes.
Outra história interessante é a de Billy, que havia fugido e também foi recuperado graças ao AlertPet. Sua dona já havia perdido a esperança de encontrá-lo porque ninguém mais comentava sobre o assunto. Contratou o serviço e diariamente saia do hospital onde trabalhava e fazia buscas seguindo as dicas dadas pelas pessoas que viam as postagens.
A jornada da AlertPet já acumula muitas histórias de finais felizes entre donos e pets sumidos, como a da dupla de Husks de Aparecida de Goiania  (GO) que foi acolhida no bairro vizinho, ou de Bolinha, uma Shitsu no Rio Grande do Sul, furtada e encontrada dez dias depois em uma cidade vizinha, ou da Pintcher Belinha furtada e encontrada graças a uma denúncia anônima.
“Quando uma pessoa recupera o seu pet ela cria uma solidariedade que a faz ajudar sempre, desenvolvendo esse hábito de ajudar outras pessoas a encontrar seus animais”, afirma André. 

AlertPeople
O empresário André Rodrigues pretende agora fazer parcerias com blogs e influenciadores para aumentar a abrangência do serviço, e com marcas que se identificam com a causa, para patrocínios dos alertas, como empresas de ração por exemplo. “Com isso, poderemos ajudar mais pessoas com serviço gratuito para quem não pode pagar”, diz.
André trabalhou na área comercial de uma grande empresa de ração e é formado em web design. Trabalhou com identidade visual, sites, ranqueamentos no Google e sua experiência com marketing digital e propaganda colaborou com o sucesso do negócio.
O modelo deu tão certo que ele lançou recentemente um novo serviço, mas desta vez para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, o AlertPeople.



SOBRE O ALERT PET – Serviço inédito no Brasil para encontrar animais de estimação desaparecidos. Baseado em alertas feitos nas redes sociais que atingem milhares de pessoas em menos de uma hora, oferece quatro pacotes básicos de serviços. Foi fundado pelo empresário André Rodrigues e tem escritório em Campinas.
@alert.pet

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