Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de novembro de 2014

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS



Brasil e Espanha firmam acordo para troca de experiências em transplantes
Acordo técnico permitirá intercâmbio de experiências bem-sucedidas, como a de cirurgias que envolvem coração parado ou de múltiplos órgãos
Duas referências mundiais vão unir esforços para adotar e aprimorar capacitações, qualificação e pesquisa na área de transplantes. Nesta terça-feira (11/11), o governo brasileiro assinou, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade do Reino da Espanha, por meio da Organização Nacional de Transplantes (ONT). O documento prevê a formação de equipes de transplantadores em campos inéditos ou pouco explorados no país, como o transplante com coração parado (morte circulatória) e de múltiplos órgãos.
“A Espanha é referência no desenvolvimento de transplantes no mundo e possui um dos programas públicos mais avançados no processo, desde a doação até a cirurgia. Apesar de geograficamente não possuir relação com o Brasil, os dois países se assemelham muito em questões técnicas, de legislação e de gestão”, afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
A partir da parceria e projetos-piloto, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a experiências bem-sucedidas, como o programa de doação de órgãos a partir de doadores com coração parado (morte circulatória).. Nesses casos, não há chances de sobrevivência para a vítima, mas existem técnicas que permitem o aproveitamento não só do coração, mas mantém de outros órgãos sólidos, como pulmão e rins. No Brasil, os transplantes só ocorrem após a confirmação da morte encefálica e com a permissão da família.
Para que esse tipo de transplante ocorra, além das equipes treinadas para lidar com a vítima de óbito por parada cardíaca na rua, em casa ou mesmo em situações de internação, os profissionais de captação de órgãos devem ter um equipamento que mantém o coração irrigado e funcionando artificialmente até chegar a um hospital habilitado para fazer a cirurgia. Também deve haver rapidez na abordagem com a família, uma vez que somente após a autorização dos familiares a retirada dos órgãos pode ser feita. A logística envolve também a Central de Transplante local, para que haja agilidade na comunicação e preparação junto à família e a pessoa que está na lista de espera por um órgão.
Outro caso é o de cirurgias de intestino, que já são realizadas com sucesso na Espanha, mas pouco praticadas no Brasil, estando no estágio do campo de pesquisas, em São Paulo. Além disso, também pode haver troca de experiência nos chamados transplantes compostos ou de membros (braços e pernas), um tipo de procedimento raro.
Outros itens previstos no acordo são a discussão da legislação e regulação na área de transplantes, a prestação de serviços à população, melhoria do transporte e a garantia de qualidade dos órgãos doados para transplantes, avanços tecnológicos na área, além da organização de reuniões bilaterais, simpósios e outros encontros, com a participação de especialistas. O acordo também vai fortalecer o intercâmbio entre os serviços de saúde e pesquisa.
O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (11), em Brasília, na XIV Reunião da Rede/Conselho Ibero-americana de Doação e Transplante (RCIDT), cuja secretaria permanente é de responsabilidade da ONT-Espanha. O evento conta com a participação de representantes de 20 países latino-americanos e se estende até quinta-feira (13), na sede da Organização Pan-americana (OPAS) no Brasil.
Durante a abertura do evento, o secretário de Atenção à Saúde (SAS), Fausto Pereira dos Santos, afirmou que o acordo assinado é resultado de muitas discussões entre os dois países. "A Espanha tem sido uma forte inspiração para o Sistema Nacional de Transplantes brasileiro. Já temos uma parceria longínqua e esperamos que nosso país possa contribuir com o sistema de transplantes espanhol. Para o Brasil, essa parceria é mais um passo para aprimorarmos nosso Sistema, que vem buscando incorporar avanços científicos e tecnológicos", afirmou o secretário.  
Além de fortalecer ações nos dois países, no caso brasileiro, a parceria trará benefícios na área de formação. Desde 2004, a Espanha já recebe anualmente profissionais brasileiros para atividades de capacitação e de especialização na área de transplantes. A partir do acordo formal de parceria entre os países, haverá o fortalecimento das ações e atividades.
CIRURGIAS NO SUS - O Brasil é referência mundial no campo dos transplantes e 95% dos procedimentos são realizados no (SUS). Trata-se do maior sistema público de transplantes do mundo. No primeiro semestre de 2014, o país já realizou 11,4 mil transplantes. Desse total, 6,6 mil são cirurgias de córnea, 3,7 mil de órgãos sólidos (coração, fígado, rim, pâncreas, rim/pâncreas e pulmão) e 965 de medula óssea. Em 2013, o Brasil fechou o ano com 23.457 realizados, 11,5% a mais do que em 2010 (21.040).
Em setembro deste ano, foi lançada a nova campanha publicitária de estímulo à doação, com o slogan ‘’Seja doador de órgãos e avise sua família. Sua família é a sua voz”. O objetivo é sensibilizar as famílias sobre a importância da autorização para a retirada de órgãos após a confirmação de óbito por uma equipe médica. Atualmente, 56% das famílias entrevistadas em situações de morte encefálica aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação.

Ubirajara Rodrigues
Agência Saúde – Ascom/MS

Evento felino do ano com 300 gatos e ação solidária! - 22 e 23 de novembro









Gatos de todos os tipos conquistam os paulistanos. Com a moça, um exemplar da raça Maine Coon. Abaixo, da esq. Para a dir.: British Shorthair, Bengal, Persa e Siamês. Créditos: André Hanni/ PremieR pet. 





Av. Paulista terá o último evento felino do ano com 300 gatos e ação solidária! - 22 e 23 de novembro

O tradicional evento de gatos realizado pelo Clube Brasileiro do Gato – CBG há três anos em parceria com a PremieR pet, terá sua quarta edição deste ano no fim de semana de 22 e 23 de novembro, no Club Homs, na Avenida Paulista, São Paulo. Participam 300 gatos de 24 raças diferentes, além do indispensável SRD – sem raça definida (popularmente conhecido como vira-lata ou gato doméstico).

Esta será uma edição especial porque, além de encerrar a temporada 2014, terá uma ação solidária! A PremieR pet e o CBG pedem aos visitantes que levem uma lata de leite em pó, a ser doada para Casa Hope. A mesma quantidade arrecadada será doada em alimentos para gatos pela PremieR pet às ONGs Catland e Confraria dos Miados e Latidos, que mais uma vez estarão presentes divulgando suas atividades de proteção e cuidados com os gatinhos carentes.

“A entrada do evento continua gratuita, como sempre foi, mas a ideia é mobilizar os milhares de visitantes que temos recebido para uma ação 100% voluntária, que contemple crianças e animais. Acreditamos que será um sucesso, pois temos um público fiel que certamente vai nos dar as mãos nessa iniciativa e unir esforços para ajudar”, afirma Madalena Spinazzola, gerente de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR pet.

Variedade de bichanos
Entre os gatos com presença garantida estão campeões em diversos concursos pelo Brasil e gatos que participaram do campeonato mundial em Praga, no mês passado. São exemplares das raças Maine Coon, Persa e Siamês (com seu porte longilíneo e temperamento dócil). Participam ainda raças como Ragdoll, British Shorthair, Exótico, Norueguês da Floresta e Siberiano.

Presidente do Clube Brasileiro do Gato - CBG, Gerson Alves chama a atenção para a participação de um número inédito de gatos de pelagem curta, ultrapassando 70 exemplares. “É interessante esse crescimento e ele foi desejado, pois no Brasil, ainda que seja um país tropical, sempre predominaram os gatos de pelagem longa (como Persa) e mais recentemente semi-longa (como Maine Coon). Desta vez teremos um aumento de raças como Devon Rex, Burmês, Bengal, Cornish Rex, dos sem pelo Sphynx e Dom Sphynx, entre outros”, ressalta.

Informação e conscientização
Quem quiser aprender mais sobre as diferenças entre os felinos poderá acompanhar apresentações das raças que acontecerão em um palco exclusivo. Especialistas irão comentar sobre aspectos estéticos, temperamento e perfil comportamental dos bichanos, além de tirar algumas dúvidas dos visitantes que têm ou desejam ter um gato como animal de companhia. Esclarecimentos sobre a posse responsável e mensagens que visam disseminar o amor pelos felinos vão impactar o público em diversos momentos.

Premiação
Como sempre acontece nos eventos do CBG, enquanto o público se delicia com a variedade de gatos e aprende um pouco mais sobre eles, os criadores irão se dedicar a uma competição internacional de alto nível. Cinco juízes internacionais vindos da Suécia, França, além de brasileiros, irão avaliar todos os gatos participantes, de acordo com categorias que consideram raça, faixa etária e se baseiam nos critérios da FIFe - Fédération Internationale Féline, uma das principais associações sem fins lucrativos da gatofilia em todo o mundo. No final, serão eleitos os melhores exemplares e um best over all de cada dia. Os campeões acumulam pontos para suas posições no ranking nacional.

Os eventos do Clube Brasileiro do Gato – CBG em parceria com a PremieR pet têm quatro edições ao ano em São Paulo e continuam em 2015! O calendário pode ser acompanhado pelo site: www.clubebrasileirodogato.com.br.

Serviço:
154ª. e 155ª. Eventos Internacionais do Clube Brasileiro do Gato - CBG
Patrocínio: PremieR pet
Data:  22 e 23 de novembro de 2014
Horário: das 10h às 17h
Local: Club Homs
Endereço: Avenida Paulista, 735 – São Paulo
Entrada gratuita. Pede-se a doação de uma lata de leite em pó, que será destinada à Casa Hope. A mesma quantidade arrecadada será doada em alimentos para gatos para as ONGs Catland e Confraria dos Miados e Latidos.
Há estacionamento pago no local.
Não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.
Importante: os eventos do CBG não são feiras de gatos e não há venda de animais no local.








segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Varejo: como não deixar o Black Friday virar Black Fraude?





Mais que um “produto” da cultura americana, importado ao Brasil nos últimos anos, a Black Friday é uma ação de vendas anual com grandes descontos, que ocorre sempre após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é a 4ª quinta-feira do mês de novembro.
A ação é muito popular em terras de Tio Sam, e de fato muito rentável ao varejo. Devido a isto, tem se expandido para outros países, tais como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Brasil.
No entanto, no Brasil, a credibilidade da ação de vendas não tem sido das melhores, uma vez que a percepção dos consumidores brasileiros é de que os preços são majorados pelo varejo, tanto físico quanto virtual, antes de anunciarem as promoções e descontos no dia da Black Friday. Desta forma, já ficou famosa a frase: “tudo pela metade do dobro”.
Buscando desconstruir esta imagem negativa, dia 05 de novembro, houve um encontro que reuniu 112 varejistas do setor online para lançamento de uma campanha com o objetivo de dar credibilidade à ação de vendas, chamada “Black Friday Legal 2014”.
A intenção é auxiliar o consumidor brasileiro no momento de decisão das compras online, onde todos os varejistas que assinarem o compromisso de manter as boas práticas do comércio eletrônico neste dia da ação promocional de vendas terão estampadas em seus sites o selo homônimo ao nome da campanha.
Com isso, o varejo online brasileiro, onde 66,5% dos consumidores pretendem realizar suas compras no tão aguardado dia, conforme pesquisa realizada pelo site Zoom, busca conquistar grande parcela da projeção de vendas para a data, no valor de R$ 1,2 bilhão que representa um crescimento de 56% relativo ao ano de 2013.
Ao que parece, no Brasil, a grande “vedete” da Black Friday ainda é o comércio eletrônico, uma vez que a mesma pesquisa realizada pelo site Zoom diz que apenas 1,5% dos entrevistados pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas.
Penso que esta alta adesão dos consumidores às compras online não deixa de ser uma grande oportunidade ao varejo tradicional (lojas físicas) para atuar de forma diferente e inovadora na busca de atrair estes consumidores e alavancar suas vendas nesta data - que parece já ter ganho os corações e os bolsos dos brasileiros.
A pesquisa do site Zoom também diz que 41% dos entrevistados não acreditam que os descontos aplicados são verdadeiros, e como a grande maioria das compras são realizadas virtualmente, está aí a oportunidade de construir uma comunicação nas lojas físicas, dirigindo exatamente para esse falha na credibilidade.
As lojas físicas devem ser criativas em sua comunicação, demonstrando a seus clientes as reais vantagens promocionais. Deixem claro que os preços não foram majorados, demonstrando de forma bem didática os descontos, comparando com a média de preços de períodos anteriores.
Preparem a equipe de vendas das lojas para explicar detalhadamente os benefícios oferecidos aos consumidores. Em uma ação promocional como esta, é fundamental haver muito cuidado e critério na comunicação, a fim de potencializar os resultados e garantir credibilidade a seus clientes.
Por fim, como cada vez mais temos importado práticas do comércio americano, porque não fazê-lo de forma correta e aproveitar todas as vantagens que a Black Friday pode trazer aos resultados de um ano que não tem sido nada fácil?

Marcelo Murin - administrador de empresas com especialização em marketing e sócio-fundador da Officina di Trade.

Tudo Azul em NOVEMBRO!





Em um dia de Novembro, O Imenso Azul do Céu e o Profundo Azul do Mar se unem na linha do horizonte e a quietude do olhar acalma a alma. A Virtude da masculinidade tem se transformado ao longo da história, e a Força do Homem mudou de manifestação. Ser forte e poderoso tem exercido o Poder da Atração para o homem, que em se destacando, conquista “suas conquistas”.
Um Novo Homem para um Novo Mundo.
Aspectos antes desprezados pelo universo masculino, agora tem se mostrado indispensáveis às mulheres, e assim, é claro, também ao homem. Um homem precisa se cuidar, muito mais em aspectos indispensáveis que na aparência, é verdade, mas o fato é que temos caminhado cada vez mais juntos e as barreiras de gênero tem sido cada vez menos resistentes. Cabe a nós assumir o controle por nossas atitudes e sermos Senhores de Nosso Destino.
No mês da consciência pela Saúde do Homem podemos avançar ainda mais no zelo e buscar cuidar também de nossa saúde “mental”. Talvez a percepção de causalidade não seja tão nítida, mas o fato é que toda desordem “aparente” na vida do homem, todo enrosco financeiro, sofrimento amoroso, e também todas as “doenças” do corpo, têm sua Origem no Mundo Mental. Nosso corpo e ambiente são projeções de Nossa Mente, e para perceber melhor essa relação causal podemos observar que tudo o que somos é o resultado de nossas escolhas, e onde mais poderia ser tomada uma “decisão” se não em nossa mente. Existe sempre o questionamento de que muitas das coisas não fazem parte de nossas escolhas, e que fatores externos são responsáveis por nossa “oscilação”. Bem, essas na verdade, simplesmente tem uma linha não linear e exibem uma complexidade que não precisamos querer dominá-las... por hora. Basta Agir com Sabedoria.
Neste mês, podemos dar início a uma Verdadeira Transformação, mas primeiro, é necessário mudar nossa “visão”.
Somo seres espirituais que habitam “corpos físicos”. Não se pode cuidar de um em detrimento do outro. A mente que faz elo nutre desejo para a sobrevivência, para o acasalamento, para o trabalho e para a diversão. Sem uma atitude Mental Positiva, temos a tendência de fazer sofrer o corpo. Ser positivo, porém, não significa “fazer de conta” que está tudo bem, mas pelo contrário, encarar as adversidades com a convicção de que em Nosso Interior existe a Capacidade Infinita para solucionar todo e qualquer problema, de qualquer natureza. Nada é mais indispensável que a Consciência de “Vida”. É ela que nos fortalece para enfrentar a crise no mercado financeiro, o chefe de sessão, a crítica da esposa, o desgosto pelo título que escapou e muito mais ainda, então, um Diabetes ou o Câncer de Próstata.
Neste Mês, lembre de Si... Cuide de Si... Para então, quando dezembro chegar,
Um Novo Homem estará AQUI!


 Fernando Loch - Arquiteto com MBA em Gerenciamento de Projetos, realiza palestras/aulas nos Ciclos de Estudos da Prosperidade promovidos pela Seicho-No-Ie, por todo o país. cicloflorianopolis@gmail.com e https://www.facebook.com/ciclodeestudosdaprosperidadeflorianopolis

Doação à Santa Casa pode ser feita pela conta de luz





A Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Eletropaulo, está ampliando a Campanha Santa Energia, na qual é possível que clientes da concessionária realizem doações à instituição por intermédio da conta de energia elétrica. Os valores arrecadados serão utilizados para melhorar o atendimento aos pacientes, com reformas das enfermarias do Hospital Central, na adequação de espaços, na compra de equipamentos, entre outras.
A Santa Casa é uma entidade filantrópica e um dos mais importantes complexos hospitalares do País. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria, neurocirurgias e transplantes. Possui laboratórios próprios e serviços de diagnóstico por imagem. Atende cerca de 10 mil pessoas diariamente em todas as especialidades médicas.
A maioria dos recursos da Santa Casa de São Paulo é proveniente do SUS, cuja Tabela de Procedimentos há mais de 10 anos não é atualizada. Em média, a cada R$ 100,00 gastos com o paciente, o SUS remunera menos de R$ 50,00. Assim, todos os meses a Santa Casa acumula déficit operacional. Para garantir o pagamento dos fornecedores e funcionários e com isso evitar o colapso no atendimento aos mais necessitados e carentes, tem recorrido aos bancos particulares, que cobram juros de mercado, agravando ainda mais a situação financeira da instituição.
           Com o objetivo de fomentar a arrecadação de recursos nas mais diferentes frentes, a Santa Casa criou várias campanhas, como, por exemplo, a Santa Energia. Nela as doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Basta o titular da conta de luz preencher o termo de adesão, disponível no site www.santacasasp.org.br/santaenergia.
            Segundo a coordenadora da Campanha Santa Energia, Anna Maria Arouche Abdalla, a adesão também pode ser realizada em formulário avulso, encontrado em diversos postos espalhados pela cidade.  Após o preenchimento completo, o doador enviará pelo correio sem pagar o selo ou depositará em uma das urnas na Santa Casa de São Paulo.  A doação fixada pelo cliente é debitada junto ao valor de uso da energia. "As doações são muito importantes para a melhoria dos serviços oferecidos às pessoas que todos os dias são atendidas pela Santa Casa de São Paulo, gratuitamente", acrescentou.

Posts mais acessados