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quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Conheça o empréstimo sob alienação fiduciária

Entenda mais detalhes sobre essa modalidade de empréstimo


Os empréstimos são ferramentas financeiras que possibilitam a aquisição de bens, que necessitamos, mas não dispomos do recurso financeiro para compra-lo à vista. Muito úteis em algum momento da vida, seja para construir uma casa, comprar um apartamento ou ainda um veículo, os empréstimos são formas rápidas de conseguir uma boa quantia de dinheiro.

Assim, desde a edição da Lei 9.514/1997, os empréstimos realizados por instituições Financeiras, em geral, são realizados sob a modalidade de Alienação Fiduciária. Mas você sabe o que isso significa?

De uma maneira simples, tem-se que “ao tomar um valor em empréstimo, será dado uma garantia real a Instituição Financeira, ou seja, um imóvel - que poderá ser levado à leilão caso o empréstimo não seja pago integralmente”, explica a Dra. Sabrina Rui, advogada imobiliária.

A advogada ainda pontua alguns pontos importantes que devem ser considerados nessa modalidade de empréstimo/financiamento:


Custo abaixo do mercado

Em decorrência da necessidade de ter um imóvel como garantia, “geralmente, esse empréstimo tem um custo mais baixo que outras modalidades”, afirma a especialista.


Sem intervenção do Poder Judiciário

Se houver falta de pagamento de 3 parcelas a Instituição Financeira irá notificar o contratante para pagamento, através do Cartório de Registro de Imóveis, não haverá intervenção do Poder Judiciário.


Caso não ocorra pagamento

“Não havendo a quitação integral do débito em atraso, automaticamente será feita a consolidação da propriedade do imóvel em favor da Instituição Financeira. Ou seja, ela passa a ser a nova proprietária do imóvel”, alerta a advogada.


O Leilão

Após o registro do imóvel em nome da Instituição Financeira, ele será levado a leilão extrajudicial onde poderá ser adquirido pelo próprio devedor - que terá direito de preferência - ou terceiros que tiverem interesse na aquisição.

Essa modalidade de empréstimo, como qualquer outra, tem seus pontos fortes e fracos. Por isso, deve ser contratada com muita cautela e segurança financeira, para que não ocorram casos de perdas.


 

Dra. Sabrina Marcolli Rui - Advogada em direito tributário e imobiliário

www.sr.adv.br

SR Advogados Associados

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Rua Dr. Alexandre Gutierrez, nº990 – 6º andar – sala 601 e 602, água verde – Curitiba.


26% dos consumidores acima de 60 anos realizaram sua primeira compra online durante o período de quarentena

Estudo realizado pela SBVC revela que 43% dos consumidores 60+ não estão saindo para comprar em lojas físicas, e 84% fazem compras online, sendo a maioria através smartphone (81%).

 

Segundo estimativas do IBGE, em 2020 o Brasil superou a marca de 37,7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência para os próximos anos é esse número ser maior.  Ou seja, o Brasil está no momento de proporcionar mudanças e novas oportunidades de negócios em muitos segmentos, pois a população está envelhecendo em uma velocidade muito rápida, o que trará um grande impacto sobre os sistemas de saúde e outros, com elevação de custos e do uso dos serviços.

Pensando neste futuro cenário, a SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas atualizou a pesquisa feita em 2017, 2018, 2019 e 2020 com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos.  “Realizamos este estudo todos anos para analisar os fatores que levam este público a comprar, que aspectos eles mais valorizam em sua jornada de compra e a presença digital deste público no varejo. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O estudo da SBVC contou com 500 entrevistados. 86% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo através de smartphones, 81% versus 24% em 2017. Sendo que, desses consumidores mobile, 59% compram via aplicativos, versus 12% em 2017.

É importante ressaltar que o consumo relacionado a itens básicos são feitos com maior frequência: 49% dos entrevistados costumam ir semanalmente a redes de hipermercados ou supermercados, 41% afirmam consumir mensalmente em drogarias/ farmácias. 33% costumam ir eventualmente à shoppings centers, local que possui itens ocasionais de compra (30% afirmam raramente frequentar esse canal). Percebe-se que o consumidor com mais de 60 anos, utiliza super e hipermercados, tradicionais e de vizinhança, em seu mix de consumo, e também vai à farmácias e drogarias para compras de uso mensal, utilizando-os como canal de reposição.

Sobre a experiência no ponto de venda dos supermercados, os consumidores a consideram positiva, 80% apreciam a experiência, sob análise de “Top2Box”, soma das opções “Muito boa” e “Boa”, versus 67% em 2017. Shopping centers caem de 67% em 2017 para 61%, considerando “Top2Box”, resultado da pandemia. Farmácias e Drogarias oferecem uma das melhores experiências a esse consumidor, 84% sentem que sua jornada de compra a esse tipo de loja é positiva, sob a análise de “Top2Box”.

Pelo tamanho que esta parcela da população irá representar nos próximos anos, é importante cada vez mais o varejo entender essa evolução e buscar soluções para esse público. As empresas precisam investir mais na experiência de compra desse consumidor, consequentemente treinamento dos funcionários. Negócios online focados no público “sênior” devem levar em conta usabilidade dos sites e uma natural desconfiança a respeito da segurança das informações.


Metodologia

O estudo entrevistou 500 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra da população acima de 60 anos, com especial interesse na comparação entre lojas físicas e online.

Disponível no site: http://sbvc.com.br/5aedicao-estudo-habitos-de-compra-do-consumidor-60/

 


SBVC Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

www.sbvc.com.br 

 

AGP Pesquisas

https://www.agppesquisas.com.br


Os impactos da citação eletrônica na desburocratização dos processos judiciais

A citação é o primeiro ato de comunicação com o réu em todo processo judicial, dando início à relação processual entre as partes envolvidas. A citação, que antes predominava em sua forma física, por meio de cartas, editais ou presencialmente através dos oficiais de justiça, pretende ser otimizada e facilitada por meio da Lei 14.195/2021, pela qual a citação por meio eletrônico passou a ser a forma preferencial.

A nova regra busca trazer uma maior agilidade nesta primeira etapa do processo judicial. Embora a citação seja um ato extremamente formal, a modernização da forma de se cumprir o ato é importante para reduzir as dificuldades de encontrar os réus, o que, até hoje, é uma realidade que atrasa muito o andamento dos processos.

Agora, todas as empresas públicas e privadas são obrigadas a manter seus cadastros atualizados perante os órgãos do Poder Judiciário, para efeito de recebimento de citações por meio eletrônico. Portanto, empresas que ainda não possuem seus dados cadastrados e atualizados nas plataformas dos órgãos judiciais devem priorizar a ação, a fim de evitar complicações futuras no recebimento de citações.

As microempresas e empresas de pequeno porte que não possuam e-mail cadastrado no sistema integrado da rede nacional para simplificação do registro e simplificação de empresas e negócios também devem se cadastrar perante os órgãos do Poder Judiciário. As pessoas físicas estão dispensadas de cumprir essa obrigação.

De forma geral, os avanços tecnológicos aplicados ao Direito trazem benefícios importantes para a modernização do processo judicial. A preferência por meios eletrônicos pode contribuir, significativamente, para reduzir o tempo necessário da citação do réu, assim como os custos provenientes dessa comunicação, que, antes, predominava em meios físicos. Contudo, não há como negar o risco implícito desse formato de comunicação por meio eletrônico. O ambiente online pode abrir espaço para tentativas dos mais variados golpes.

Para amenizar tais riscos, a nova lei também trouxe a obrigatoriedade de constarem orientações para confirmação do recebimento da citação, juntamente com um código que permita sua identificação. Isso porque, caso o réu não confirme tal recebimento dentro do prazo estabelecido de três dias úteis, a citação será feita por meios físicos, como cartas ou oficiais de justiça. É importante destacar que a falta de uma justa causa para a não confirmação do recebimento do e-mail pelo réu enquadrará o ato como atentado à dignidade da justiça, passível de multa de até 5% do valor da causa.

A referida lei também alterou o início da contagem do prazo para o réu contestar quando citado por meio eletrônico, que, agora, passa a fluir no quinto dia útil seguinte à confirmação do recebimento da citação por meio eletrônico. Além disso, a citação por meio eletrônico deverá ser enviada em dois dias úteis a partir da decisão do juiz que determinar a citação do réu, bem como deverá ser cumprida em até 45 dias a partir da propositura da ação.

Ainda existem muitas questões em aberto sobre o tema, como, por exemplo, a recorribilidade da decisão que aplicar a multa por ato atentatório, as orientações para confirmação do recebimento da citação por meio eletrônico, dentre outras.

No entanto, é preciso destacar que a tecnologia é uma aliada importante para aperfeiçoar e modernizar o processo judicial. Quanto mais agilidade aliada à segurança das informações, mais eficiente será a prestação da justiça. Mesmo diante da possibilidade de golpes e tentativas de violação de dados, a desburocratização de procedimentos em um ambiente protegido é fundamental não apenas para garantir a segurança jurídica esperada, como para gerar mais confiança tanto aos investidores brasileiros quanto estrangeiros.

A modernização do judiciário é uma realidade muito bem-vinda e que tende a evoluir na mesma proporção dos avanços tecnológicos. Não há como retroceder, mas, nem por isso, devemos renunciar à segurança e garantias imprescindíveis para a realização da justiça.

 


Mário Conforti - líder da área cível do escritório Marcos Martins Advogados.

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br  

 

Estudo inédito revela os perfis de líderes brasileiros

Realizado pelo Polo de Liderança Sebrae, levantamento identificou 13 perfis de liderança e seus impactos no ambiente dos micros e pequenos negócios

 

O estudo “Lideranças brasileiras: Perfis que impactam o Ambiente dos Pequenos Negócios” foi apresentado durante o Líderes em Movimento, nesta quarta-feira (29), evento organizado pelo Sebrae. Os dados coletados nas cinco regiões brasileiras, possibilitaram o mapeamento de 13 perfis principais de liderança e suas características.

A pesquisa apresentada pelo diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, levantou os seguintes perfis: líder de comunidade; de diversidade e inclusão; de economia sustentável; de planejamento público; de representação empresarial; do ambiente digital; do ecossistema de inovação; do terceiro setor; empresarial; investidor; político; produtor de conhecimento; e rural. O conteúdo geral da pesquisa pode ser acessado aqui.

O perfil do líder empresarial foi o com maior representação numérica no Brasil e se destaca por sua conexão e presença nas associações comerciais de suas localidades. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o representante empresarial ficou na segunda colocação. Nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente, o perfil de líder sustentável e o de planejamento público ficaram como o segundo perfil com maior base de líderes.

Entre as 13 personas, a presença feminina foi maioria em duas delas entre as lideranças de diversidade e inclusão, aquela que busca a integração para desenvolver uma sociedade mais receptiva e igualitária, e de líder de planejamento público, sendo representadas, respectivamente, por 55% e 54%. Os resultados da pesquisa também trazem dados de escolaridade, distribuição geográfica, representatividade por região, proximidade com o Sebrae, insights e a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o líder.

“O papel do líder empresário é fundamental neste atual cenário do país. Esses profissionais terão o papel de estruturar novos caminhos para o desenvolvimento do país, abrindo novos caminhos na geração de oportunidades para as cidades brasileiras. O Sebrae atua fortemente na formação desses líderes por meio de projetos que se refletem na qualidade de vida dos cidadãos”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

 

MPE

Outro ponto do estudo identificou o envolvimento das lideranças com a causa das pequenas empresas. As respostas foram calculadas em uma escala entre 1 e 10.

O líder do ecossistema de inovação, persona ligada à tecnologia e que se preocupa com a produção tecnológica do País, ficou em primeiro com a nota de 7,8. Em seguida, os perfis de líder do ambiente digital, perfil que possui grande comunicação com seu público e que está à frente das mudanças tecnológicas e sociais, e o líder investidor, atento às mudanças ocasionadas no setor por conta da pandemia e a expansão prevista para sua área, estão na sequência e alcançaram avaliação de 7,2.

Para avaliar a contribuição com os pequenos negócios, a pesquisa considerou a realização de projetos de auxílio e suporte ao empreendedorismo; projetos de apoio à comunidade empresarial e setorial; projetos de estímulos à inovação e sustentabilidade no ambiente de negócios; e o debate sobre pequenas empresas e a presença do empreendedorismo nos debates da instituição em que representa.

 

Metodologia

Iniciada em setembro de 2020 e finalizada em julho de 2021, a pesquisa elaborada pelo Polo de Liderança do Sebrae contou com quatro etapas. A primeira foi de planejamento, onde foi estudada e formatada a proposta, além da elaboração de um modelo de persona como hipótese. O passo seguinte, a pesquisa para coleta de dados, foi dividida em duas fases. A primeira foi quantitativa e recebeu 1077 respostas de forma online. A seguinte teve um olhar quantitativo. Ao todo, 99 pessoas foram entrevistadas a fim de levantar as informações necessárias para o desenvolvimento da ferramenta de diagnóstico.

 

Customer convenience: como criar uma experiência encantadora no digital?

Hoje, é inadmissível pensar em manter um negócio operando, sem a preocupação em garantir um atendimento próximo e de qualidade. Muito menos, em prover experiências encantadoras e memoráveis sem a utilização do customer convenience. Em um mercado digital, são os pequenos detalhes que farão a diferença, contribuindo para que seu negócio cresça – especialmente, aqueles voltados ao aperfeiçoamento da jornada de compras do consumidor.

Em todo o mundo, não há uma única empresa que não tenha nenhum tipo de concorrente, seja ele direto ou não. Com a explosão do e-commerce nos últimos anos, essa oferta aumentou ainda mais. Somente no último ano, o comércio eletrônico registrou cerca de 1,66 bilhões de acessos, segundo um relatório do E-commerce Brasil. Mesmo com diferenças nos preços oferecidos, descontos e baixas tarifas de entrega, o que fará com que um cliente prefira uma marca em detrimento de outra? Sua experiência.

Proporcionar uma jornada de compra intuitiva, dinâmica e com o mínimo de ruídos possíveis, já se tornou uma prática base para toda organização. Porém, quando personalizada e individualizada, é o que fará com que o consumidor se conecte e se fidelize à marca. A partir do momento em que o cliente escolhe sua empresa, o cenário se transforma.

Quantas vezes, não ouvimos a frase: “aquela loja é mais cara, mas o serviço é tão bom que compensa”? O consumidor precisa ter a confiança de que fez a escolha certa, se sentir seguro de que adquiriu o produto ou serviço de uma excelente organização. Mesmo que o preço cobrado seja um pouco maior do que os concorrentes, muitos irão se dispor a arcar com essa diferença em troca de uma experiência única.

Ao menos, é o que comprova um levantamento da Forbes feito em conjunto com a Arm Treasure Data, onde 78% dos entrevistados confirmaram essa preferência. Para alcançar esse objetivo, tanto as jornadas externas (perceptíveis aos clientes) quanto as internas (que traduzem para as áreas o que cabe a cada uma fazer), trazem os touch points necessários para simplificar a comunicação e facilitar o engajamento. Caso, por algum motivo, o cliente não siga a jornada determinada, é a personalização que fará com que ele volte e fique satisfeito.

A automatização do atendimento nas plataformas online é, de fato, capaz de trazer resultados excelentes. Ainda mais, com o auxílio de ferramentas modernas como o RCS e o agente virtual, que unem essa otimização com a humanização no relacionamento entre as partes. Contudo, caso não consigam solucionar as demandas, faz-se necessário que um profissional preparado o atenda.

Um cliente que compra em sua empresa, é ótimo. Mas, um que compra com frequência e indica para amigos e familiares, é muito melhor. Investir no customer convenience é, em suma, garantir a conveniência máxima no atendimento. Meça constantemente a satisfação de seus consumidores por meio de pesquisas, assim terá uma maior noção do quão efetivas suas ações estão. Em um mercado dinâmico, esse é, sem dúvidas, o melhor caminho para uma experiência encantadora no digital.



Karina Coelho - Head de Customer Success na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Pontaltech

https://www.pontaltech.com.br/


6 passos para planejar uma promoção de vendas de sucesso

A promoção de vendas é uma estratégia que traz excelentes resultados para empresas e empreendedores que realizam vendas online ou offline. Com essa técnica, é possível aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes, obter fidelização, promover um produto ou serviço específico e atrair novos públicos. Basta desenvolver um bom planejamento estratégico e ter objetivos definidos, considerando seu público-alvo. 

Para ajudar empreendedores a implantarem uma promoção de sucesso, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do país, elenca alguns passos para planejar a estratégia. Confira:

 

1.   Comece pelos objetivos

 

Para planejar uma promoção de vendas que seja realmente eficiente, comece pela estruturação do plano estratégico. Neste passo, é preciso definir qual será ou quais serão os objetivos da campanha de promoção. Escolha se deseja incentivar a venda dos produtos, apresentar um novo produto ou linha, reduzir estoques, conquistar novos clientes ou fidelizar seus clientes já conquistados.

 

Para cada objetivo, existem ações diferentes, por isso, a importância da definição. Por exemplo: se a meta é fidelizar clientes, anunciar descontos exclusivos para quem já comprou da marca fará com que o cliente se sinta valorizado.

 

2.          Determine o público-alvo 

 

Definir o público-alvo é o segundo passo para encaminhar sua promoção. Aqui, é possível seguir dois caminhos distintos: mirar em novos clientes ou focar na retenção e fidelização dos seus consumidores atuais. 

 

Para atrair um novo público, a estratégia irá demandar mais esforço, exigindo da equipe um estudo aprofundado sobre o perfil desses consumidores. Isso ajudará a desenvolver uma oferta adequada aos desejos, necessidades, hábitos de consumo e preferências dos consumidores.

 

3.          Identifique o tipo de promoção mais adequado

 

Existem vários tipos de promoções de vendas e escolher a mais adequada ao tipo de negócio ou produto fará com que a estratégia colha melhores resultados. Defina os tipos que mais agradam o seu público e foque em oferecer a melhor experiência de compra possível. 

 

4.          Defina o período de execução

Uma boa propaganda precisa da definição de quando irá começar, assim como quando irá acabar. Promoções muito longas, que continuam válidas apenas porque estão funcionando, costumam desagradar o público, caso o preço ou benefícios voltem ao normal. Definir uma data para terminar gerará um senso de urgência no público, permitindo mais vendas e controle sobre os resultados.

 

5.          Estabeleça os canais de divulgação

Definir onde a oferta será divulgada é fundamental para o sucesso da estratégia. Considere campanhas de marketing envolvendo canais online e offline. Escolha os mais adequados para o seu público-alvo e foque na melhor mensagem e mais atrativa para gerar vendas.

 

6.          Acompanhe os resultados

Quando falamos em venda, acompanhar os resultados é fundamental para saber se as ações estão ou não dando resultado. Para um planejamento eficiente, é preciso acompanhar todos os passos da cadeia, desde a produtividade nas vendas, o controle do estoque, o controle financeiro (recebimentos e pagamentos, fluxo de caixa), a contabilidade e a tributação. Para isso, a adoção de um sistema de gestão ajudará a poupar tempo, recursos e mão de obra, os quais podem ser direcionados para o esforço de vendas.  

Por fim, empresas que conseguem executar bem um planejamento estratégico, focado em oferecer a melhor experiência de compra, online e offline, conseguem se destacar no mercado. Uma promoção de vendas bem executada ajuda a empresa a conquistar consumidores, fidelizar clientes e potencializar o consumo. Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho. Isso fará com que a empresa alcance a excelência, independente do segmento

 

Fila de espera do SUS chega a dez anos em cidades no sertão nordestino

Com modelo de atuação integrado, startup social SAS Brasil foca em soluções de acesso à saúde especializada

Triagem de pacientes durante as Expedições nos Sertões, da SAS Brasil, em Bananeiras (PB).
Foto: SAS Brasil

 

Maria Aparecida, 57, moradora de Bananeiras, na Paraíba, estava há dois anos na fila de espera do SUS aguardando um procedimento dermatológico e mal acreditou quando recebeu a ligação dizendo que finalmente seria atendida. A história dessa senhora se repete inúmeras vezes no território brasileiro .

Segundo dados da Demografia Médica do Brasil de 2020, 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem acesso a médicos especialistas no país. Em cidades como Tibau do Sul (RN), Bananeiras (PB), Araripina (PE) e Tamandaré (PE), atendidas pela SAS Brasil durante a Expedição Sertões (ação que aconteceu durante o maior rally das Américas), a taxa é de menos de dois médicos para cada mil habitantes. Num comparativo, em São Paulo, são 5,6 médicos para a mesma quantidade de pessoas .

Em cada uma dessas cidades, os desafios para ter acesso à saúde especializada se repetem. Quando um morador precisa ser atendido em alguma especialidade que a cidade não possui atendimento, ele entra na fila de regulação do SUS e passa a competir por uma vaga em um dos centros de referência com todos que estão na mesma situação em outros municípios.

A espera por uma simples consulta, exame ou procedimento pode durar anos, como em Tamandaré (PE), onde uma paciente aguardava há 10 anos um atendimento para urologia. Quando a pessoa finalmente consegue uma vaga, o município precisa arcar com o transporte daquele paciente até o centro de referência. Em algumas cidades, como Araripina, também em Pernambuco, a viagem pode chegar a 1.400 quilômetros (ida e volta).

Para isso, é preciso se programar. A viagem desses pacientes normalmente começa antes do dia clarear e só termina com o pôr do sol. Idosos e crianças precisam da disponibilidade de alguém da família, que muitas vezes precisa faltar no trabalho para conseguir acompanhá-los

Isso sem falar dos pacientes que precisam de um tratamento contínuo, como o caso de Milene, moradora de Tamandaré. Aos 32 anos, mãe de 4 filhos, ela não só precisa de acompanhamento periódico devido uma doença genética, mas precisa de exames recorrentes em Recife, distante 100km, para garantir sua elegibilidade para tomar uma medicação.

Trazer o médico especialista para perto, seja presencialmente ou com a telessaúde, é uma das premissas do modelo de atuação da startup SAS Brasil, que desde 2013 atua com soluções para o acesso à saúde especializada no país.

Com um modelo de atuação integrado ao SUS, definido pela equipe da SAS Brasil como modelo e atenção de Saúde 1.5, a organização age como uma engrenagem entre a atenção primária e secundária e tem o objetivo de aumentar a resolutividade das demandas reprimidas, reduzindo as filas de espera do Sistema Único de Saúde.

Bananeiras, na Paraíba, colhe os resultados dessa ação. Por lá, em dois dias de expedição, a SAS Brasil foi responsável por zerar a fila de espera do SUS para cinco especialidades médicas: odontopediatria, oftalmopediatria, ortopedia, urologia e dermatologia.

"Na prática, são mais de dois anos de atendimentos realizados em dois dias. Para muitas dessas especialidades, nossa cota mensal era de duas ou três consultas, apenas", afirma Ledna Jeronimo, secretária de saúde de Bananeiras, ao contar o impacto da SAS Brasil para a Saúde do município.

No ritmo atual da fila da regulação, a espera desses pacientes poderia chegar a mais de 30 meses. Na prática, se não existissem novas demandas, pelos próximos dois anos o município não precisaria se preocupar com a fila de regulação para essas cinco especialidades.

"Cerca de 80% desses pacientes que estão na fila precisam de uma simples consulta e orientação. Os outros 20% que realmente precisam de algo mais complexo, se atendidos num período menor de tempo, podem ter um tratamento mais rápido, barato e simples", afirma a médica e CEO da SAS Brasil, Adriana Mallet.

O resto é pura matemática. Se as 10 pessoas que esperavam na fila têm acesso mais rápido a um especialista e 8 podem ter o problema resolvido apenas com uma consulta ou orientação, os 2 restantes, que realmente precisam continuar na fila para um atendimento mais complexo (cirurgias, quimioterapias etc), serão atendidos mais rapidamente, aumentando a taxa de resolução. Mais economia para o SUS. Menos sofrimento para o paciente.

Confira: https://bit.ly/relatorio_Sertoes2021

 

 

Ana Beatriz Arruda e Marina Cardoso
Da SAS Brasil

 

SAS Brasil

https://sasbrasil.org.br/


Campanha alerta para os estigmas da saúde mental com ativação inédita no Cristo Redentor

Para abrir o mês de conscientização da Saúde Mental, a farmacêutica Lundbeck vai iluminar o Cristo Redentor de verde no dia 1º de outubro


Focada no tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos, empresa se dedica a restaurar a saúde do cérebro


Estima-se que 970 milhões de pessoas no mundo vivem com pelo menos um transtorno de saúde mental, de acordo com dado de 2019. Visando conscientizar a população sobre a relevância dos transtornos mentais, o dia 10 de outubro é marcado no calendário como o Dia Mundial da Saúde Mental, data criada para trazer visibilidade à causa, que segundo pesquisa do Instituto Ipsos, afetou cerca de 53% dos brasileiros no último ano, o que foi potencializado devido à pandemia. Apesar da importância de se debater um tema tão relevante, segundo a Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 18% das empresas abordam o tema da saúde mental no país.

Mesmo com o assunto ganhando mais espaço nos últimos anos, é importante informar as pessoas sobre as doenças e seus impactos, o que inclui aspectos sociais e econômicos, uma vez que o estigma associado às mesmas ainda é muito relevante.

Nesse contexto, a farmacêutica Lundbeck, de origem Dinamarquesa, com mais de 100 anos de história e focada no desenvolvimento de medicamentos inovadores para o tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos, promove uma campanha sobre saúde mental durante todo o mês de outubro e convida a todos para esta ação de conscientização. Para dar início à inciativa em 2021, um ano tão simbólico para todos, após tantos desafios no que tange a saúde mental que foram agravados pela situação de pandemia na qual vivemos, a empresa fará uma ação inédita e vai iluminar o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, de verde - cor da campanha - no dia 1º de outubro, a partir das 19h.

Segundo a Dra. Juliana Bancovsky, médica psiquiatra e diretora da área médica e regulatória da Lundbeck, esse tema tem se tornado cada vez mais relevante: "A pandemia da COVID-19 trouxe também para discussão problemas relacionados à saúde mental, um assunto de grande importância para nós como sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já era um dos países com maiores prevalências de ansiedade e depressão na América Latina. O medo, as incertezas, o distanciamento social e a solidão a ele associada, as perdas e as experiências traumáticas que vieram com o cenário da pandemia foram estressores e gatilhos importantes para o surgimento de transtornos mentais", afirma.

Uma pesquisa conduzida durante a pandemia - entre junho e agosto de 2020 - que envolveu 11 países, dentre eles o Brasil, e que teve por objetivo avaliar a incidência de sintomas ansiosos e depressivos na população adulta durante o período de distanciamento social na pandemia, evidenciou a maior incidência de sintomas de ansiedade (63%) e depressão (59%) no nosso país.

Além desses impactos trazidos pelo cenário no qual vivemos, há outros impactos na saúde mental da população que estão associados às consequências da doença COVID-19, com os quais

também teremos que lidar como sociedade. Sabe-se que dentre os sintomas presentes na síndrome pós-COVID estão alguns dos sintomas depressivos, como tristeza, apatia, falta de interesse, falta de motivação e de energia. A Lundbeck irá distribuir materiais informativos em todo o Brasil com dados sobre o impacto dos transtornos mentais, criará peças digitais nas suas redes sociais dedicadas ao compartilhamento de informações científicas sobre doenças do cérebro, a Progress in Mind Brazil , bem como dois filtros para o Instagram, com o intuito de engajar o público.

A hashtag #OutubroPelaSaudeMental também foi criada para que o tema ganhe ainda mais alcance. O objetivo é desmistificar os transtornos mentais, orientando sobre a importância de falar sobre o tema, buscar por ajuda profissional e tratamento adequado. Assim, no mês de outubro a Lundbeck trará à luz a importância da saúde mental, e para simbolizar e iniciar a campanha, o Cristo Redentor será iluminado, em uma ação que pintará a cidade de verde, cor escolhida para ilustrar o Dia da Saúde Mental mundialmente.

Dra Juliana complementa: "Precisamos falar sobre os transtornos mentais para que as pessoas compreendam melhor o que pode estar acontecendo com elas ou com alguém próximo, para que saibam que são doenças muito prevalentes, com impactos importantes, para as quais existem tratamentos. As barreiras impostas pelo preconceito fazem com que muitos não busquem auxílio ou demorem muito para fazê-lo. Nosso propósito como empresa é sermos incansavelmente dedicados a restaurar a saúde do cérebro para que cada pessoa possa ser o seu melhor. Conscientizar é um passo fundamental nesse processo."


SERVIÇO

Data: 1º de outubro de 2021

Horário: 19h

 

Lundbeck 


Países reabrem fronteiras e o retorno de buscas por viagens aumenta em Agências de Intercâmbio

Alemanha permite a entrada de brasileiros vacinados pela Coronavac apenas para viagens emergenciais ou de negócios

Alemanha / Imagem: Unsplash

A retomada de viagens para o exterior está entre os principais temas nas editorias de Turismo e Viagens. Com a fase flexível da pandemia, a volta às atividades de lazer e acadêmicas estão trazendo novas oportunidades às famílias, aos grupos de amigos, aos profissionais e aos intercambistas de plantão.

A boa notícia é que muitos países estão abrindo as fronteiras para receber turistas. De acordo com a estatística de vacinação Our World In Data, até o dia 20 de setembro de 2021, os dados apresentavam mais de 6 bilhões de doses aplicadas em todo o mundo. Somente no Brasil, há um registro de 225 mil doses. Com esse avanço do número de pessoas vacinadas, os Consulados de todos os países estão autorizando receber estrangeiros, bem como disponibilizando à sociedade realizar viagens para outros países. Mas é importante ressaltar que diante da pandemia são necessárias seguir algumas medidas para certificar a segurança do país com relação a Covid-19.

Muitos são os países onde a permissão de entrada depende da marca do imunizante que o turista foi vacinado. A Coronovac em processo de análise e aprovação, atualmente é considerada como emergencial, precisando somente de um licenciamento para ser aprovada em todos os países, conforme comunicado da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar de muitos países ainda não terem aceito a Coronovac como válida, a Alemanha, além de aceitar pessoas vacinadas com as duas doses de Pfizer, Moderna e AstraZeneca e a dose única da Janssen, passou a considerar a vacina Coronavac e alguns casos de urgência ou negócios. Segundo o Instituto Robert Koch da Alemanha, o Brasil não está mais na lista das áreas consideradas de alto risco.

Segundo o diretor da TravelMate , Eduardo Heidemann, com essa mudança da Alemanha permitir as pessoas vacinadas com a Coronavac, mesmo em casos específicos, as chances de expandir a liberação em outros países são maiores. "Isso gera uma motivação para que, futuramente, outros países passem a flexibilizar a liberação da entrada de viajantes que tomaram a dose da Coronavac. É um primeiro passo para que, na medida do possível, tudo volte ao normal. E com todos vacinados possam realizar as suas viagens como antes", diz Eduardo.

As buscas por viagens nas Agências de Intercâmbio estão aumentando. O número mensal de buscas por viagens cresceu mais de 70% no segundo trimestre de 2021, em relação ao trimestre anterior, conforme o Relatório de Tendências de Recuperação de Viagens 2T21 da Expedia Group Media Solutions.

Por enquanto, países da União Europeia aceitam visitantes vacinados com fórmulas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), sendo: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Moderna e Janssen.

Portugal / Imagem: Unsplash

Em Portugal não precisa apresentar comprovação de vacinação contra a Covid-19, mas o país exige um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, ou um teste rápido de antígeno, com no máximo 48 horas de antecedência.


Na Irlanda, os turistas podem entrar sem quarentena se tiverem sido completamente vacinados com Pfizer, sete dias antes da viagem; pela Moderna e Janssen, há 14 dias; e pela AstraZeneca, 15 dias.

Irlanda / Imagem: Unsplash


Nos países da América do Norte como Canadá e Estados Unidos, estão liberando também a entrada, mas com as seguintes restrições:


No Canadá, desde 07 de setembro de 2021, brasileiros totalmente vacinados com AstraZeneca (incluindo Covishield e Fiocruz), Pfizer, Janssen e Moderna podem entrar no país. Com a Cornonavac ainda não é permitida a entrada.

Canadá / Imagem: Unsplash


Nos Estados Unidos, atualmente, podem entrar apenas estudantes e alguns profissionais brasileiros com vistos específicos. A partir de novembro deste ano as medidas serão flexibilizadas ao público brasileiro, mas as regras exatas ainda não foram determinadas pelo governo americano. As vacinas aceitas e aplicadas no momento no país, são Pfizer, Moderna e Janssen.

Estados Unidos / Imagem: Unsplash


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Como atrair profissionais concorridos?

Embora profissionais sejam atraídos por razões diferentes, é possível identificar alguns atributos comuns que candidatos procuram em uma organização.


Encontrar estratégias para recrutar profissionais de alta performance é uma preocupação muito presente nas empresas atualmente. Em todas as áreas existem profissionais concorridos. Em TI, por exemplo, estima-se que o mercado contratará 420 mil profissionais nos próximos três anos. O Brasil, por sua vez, só forma 46 mil profissionais desse meio anualmente e muitos aceitam propostas internacionais.

Segundo Vitor Cassio, Gerente Nacional de Negócios Corporativos da Thomas Case & Associados, “para uma organização atrair bons candidatos, é essencial conhecer e entender as particularidades que influenciam estes trabalhadores a se interessarem por uma empresa. Instituições que incentivam profissionais a buscarem um nível superior de conhecimento, que oferecem suporte e oportunidades em novas áreas têm mais chances de chamar a atenção desse público qualificado”.

Outro dos quesitos mais comentados pelos profissionais atualmente são os modelos flexíveis de contratação. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas vagas que disponibilizam a opção de regimes de trabalho híbridos (parte presencial e parte home office) surgiram. Nesse período, grande parcela das organizações estabeleceram o trabalho remoto, o que resultou em um crescente aprimoramento dos ambientes digitais, tornando-os cada vez mais seguros e naturais. “Profissionais mais experientes preferem exercer suas funções de forma prática. A tendência é que, apesar do aumento no número de imunizações, apenas parte das operações retornem ao modo presencial futuramente”, explica o gerente.

Principalmente para as empresas voltadas ao campo tecnológico, atrair os melhores candidatos é uma tarefa complexa. Ao mesmo tempo que a área da tecnologia possui uma demanda excessiva de trabalho, o número de profissionais no mercado é escasso. Hoje, atuantes desse segmento escolhem aonde e como querem exercer sua função laboral, seja ela presencial ou remota. Para Cassio, “Atualmente, a maioria dos profissionais sabem o valor de seu ‘passe’ e negociam, ao máximo, exigências que só víamos 10 anos atrás quando o processo de hunting acontecia com as demais áreas. Os atuantes de tecnologia, programadores, por exemplo, percebem que o diferencial não é só sua formação e sim suas certificações para atuar neste mercado”.

Por fim, durante um processo de recrutamento, promover ativamente os valores, uma cultura organizacional mais livre e apresentar planos de meritocracia ajuda os candidatos almejados a ganharem uma visão mais ampla sobre como pode ser benéfico trabalhar em sua empresa. A Thomas Case & Associados oferece o Tech Recruiter em sua equipe de seleção. Hoje, esse profissional é capacitado em encontrar especificamente profissionais de tecnologia no mercado nacional e internacional, além de apresentar os finalistas dentro do perfil apresentado pelas empresas que contratantes, com menor prazo possível de entrega.

 


Thomas Case & Associados


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