Estudo revelou que cônjuges lideram como companhia mais influente nas decisões de viagem; já o maior desafio em família é manter a calma diante dos imprevistos
Uma nova pesquisa* da Booking.com — uma das
principais empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros
serviços de turismo —, realizada com viajantes brasileiros, revela que
companheiros românticos e pais têm papel central na decisão por uma
viagem. O levantamento, que analisa preferências por idade, gênero e região,
mostra ainda quais são os maiores desafios de viajar em família e quem os
brasileiros escolheriam como a companhia ideal.
Ao serem convidados a escolher uma única pessoa
cuja companhia os faria mudar os planos de viagem, os brasileiros colocaram os
cônjuges no topo da lista: mais de um terço (35%) dos entrevistados afirmaram
que alterariam o roteiro para viajar com o parceiro ou a parceira. Esse
percentual é ainda mais alto entre os mais velhos, chegando a 45% na faixa de
55 a 64 anos, e entre os moradores do Sudeste (38%). Os pais aparecem em
segundo lugar (16%), com destaque entre os jovens de 18 a 24 anos — 32%
escolheram os pais como companhia prioritária.
Os desafios das viagens em
família
Lidar com imprevistos sem perder a paciência é, de
longe, o maior desafio apontado ao viajar com a família: quase um terço dos
brasileiros (29%) indicou essa dificuldade, com destaque para os viajantes com
65 anos ou mais (43%). Encontrar um plano que agrade a todos vem em seguida
(27%), especialmente desafiador também para os idosos acima de 65 anos (33%).
Outros perrengues familiares também aparecem com
frequência: voltar com mais bagagem do que levou (13%), fazer as malas de todos
(12%) e conseguir fazer as refeições no horário indicado (10%).
A companhia ideal para cada
perfil
Diante da hipótese de escolher um criador de
conteúdo famoso para acompanhar uma viagem, os brasileiros demonstraram
preferências variadas. O perfil mais citado foi o de especialista em viagens
econômicas (16%) — aquele que sabe encontrar voos baratos e acomodações com bom
custo-benefício. Esse tipo de companheiro ideal foi especialmente popular entre
as mulheres (18%). Na sequência aparece o influencer gastronômico (15%),
conhecido por descobrir restaurantes imperdíveis em cada destino — sendo o preferido
entre os homens (15%).
O terceiro lugar ficou com os criadores apaixonados
por história (14%), que conquistam principalmente os públicos mais velhos: 21%
entre os entrevistados com mais de 65 anos e 20% entre aqueles de 55 a 64 anos.
Já os críticos de viagens de luxo, que conseguem upgrades e acessos exclusivos,
foram escolhidos por 13% dos turistas brasileiros, com leve aumento entre
viajantes do Sudeste (15%)
Entre os mais jovens (18 a 24 anos), o destaque vai
para as celebridades do Instagram, especialistas em fotos perfeitas e conteúdo
de viagem. Esse perfil foi apontado por 21% desse grupo, mas perde força com o
avanço da idade — entre os 65+, foi citado por apenas 7% dos entrevistados.
*Pesquisa encomendada pela
Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da
Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as
pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos
últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A
pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário