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Viajar na baixa temporada garante experiências exclusivas com custos reduzidos, especialista em economia da Faculdade Santa Marcelina traz dicas para aproveitar ao máximo as ofertas
O outono tem se consolidado como a estação ideal para quem deseja
viajar com inteligência financeira. Além da beleza natural e do clima ameno, a
queda na demanda turística traz vantagens estratégicas para o orçamento. Além
disso, viajar nessa época não é apenas uma boa escolha climática, mas uma
decisão estratégica para quem busca sofisticação sem excessos financeiros.
Segundo a economista e Coordenadora do Curso de Economia da Faculdade Santa Marcelina, Enivalda Alves da Silva Pina, o
segredo para desfrutar ao máximo a baixa temporada está no planejamento. “Quem
souber aproveitar as oportunidades poderá desfrutar de experiências exclusivas
a custos otimizados".
A especialista destaca também a importância do consumidor ter
organização e atenção às tendências do setor. Segundo ela, o turista pode transformar
o outono no período ideal para explorar o mundo com economia e sofisticação.
“Viajar no outono representa uma excelente relação custo-benefício, pois
permite experiências de luxo a preços mais acessíveis do que na alta
temporada", explica.
Tendências para o turismo em 2025
As previsões para o setor turístico em 2025 indicam que as pessoas
estão cada vez mais interessadas em experiências que combinam aventura e
bem-estar. Destinos inusitados como Eslováquia, República Dominicana, Catar,
Sri Lanka e Nigéria devem ganhar destaque, impulsionados pela busca por
roteiros autênticos e menos explorados. O ecoturismo também cresce rapidamente,
com países como Malásia, Ruanda e Montenegro atraindo visitantes em busca de
imersões em meio à natureza.
A economia por trás das viagens no Outono
A menor demanda durante o outono impacta diretamente os preços de
passagens e hospedagens. Segundo Enivalda, a baixa temporada é um fenômeno que
gera oportunidades valiosas para os viajantes atentos. “Entre os principais
benefícios de viajar nessa época é que as passagens aéreas podem ficar 40% mais
baratas, pois as companhias ajustam suas tarifas para evitar assentos vazios,
especialmente em voos internacionais”, comenta. Além disso, Enivalda destaca
outros “achados”: é comum que as hospedagens de alto padrão tenha preços
reduzidos, como, por exemplo, hotéis boutique e redes de luxo que costumam
oferecer descontos e benefícios exclusivos, como upgrades e serviços
diferenciados.
Há também uma possibilidade maior do turista poder
negociar, visto que, com menor concorrência as condições ficam mais favoráveis,
como diárias extras sem custo adicional. Por fim, nessa época há um leque de
destinos requintados que são financeiramente vantajosos.
Para quem deseja explorar novos horizontes sem comprometer o
orçamento, algumas opções se destacam:
No Brasil:
Vale dos Vinhedos (RS): Ideal para experiências enogastronômicas, com degustações e
estadias em vinícolas charmosas.
Paraty (RJ):
A arquitetura colonial e as praias paradisíacas podem ser aproveitadas com mais
exclusividade.
Chapada Diamantina (BA): Clima seco favorece trilhas e passeios ecológicos.
Internacional:
Toscana, Itália: Vinícolas promovem degustações privadas e o cenário outonal é
deslumbrante.
Quioto, Japão:
A folhagem avermelhada nos templos históricos atrai visitantes de todo o mundo.
Nova Inglaterra, EUA: O fenômeno "foliage season" transforma florestas
em um espetáculo visual.
Dicas para economizar ainda mais
A especialista explica que é possível maximizar os benefícios
financeiros da viagem por meio de estratégias, como realizar o monitoramento de
preços em plataformas como o Google Flights e Kayak. Segundo ela, esses sites
podem ajudam o consumidor a identificar o melhor momento para comprar as
passagens.
Enivalda ainda indica que o consumidor busque programas de
fidelidade. “Cartões de crédito premium oferecem vantagens como cashbacks
e upgrade, o ideal para quem costuma viajar frequência procure por um
cartão que traga benefícios atrelados ao seu formato de consumo e que traga
bons benefícios”, conclui.
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