Problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, pressão alta e até risco de morte súbita são algumas das várias complicações para quem sofre de distúrbios do sono
Os distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva, afetam significativamente a saúde e o bem-estar dos brasileiros. Estudos recentes da Fiocruz mostram que 72% dos brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio do sono. Entre os mais comuns estão a insônia, o ronco e a apneia do sono, que podem causar problemas como hipertensão, diabetes, obesidade e até aumentar o risco de mortalidade.
A boa notícia é que há solução. Uma que está sendo muito utilizada e com resultados positivos é a ortodontia. Segundo o professor e cirurgião-dentista Mario Cappellette Jr., presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção São Paulo (ABO-SP), a especialidade vai além do alinhamento dos dentes, desempenhando papel crucial na saúde geral dos pacientes.
“A posição dos dentes e a estrutura da mandíbula podem influenciar diretamente a qualidade do sono e a respiração”, explica Cappellette Jr. De acordo com o professor, o tratamento ortodôntico pode corrigir problemas estruturais que causam obstruções nas vias aéreas, melhorando significativamente a respiração durante o sono.
“Distúrbios como o ronco e a apneia obstrutiva do sono são frequentemente associados a uma má oclusão dentária e outras anomalias ortodônticas. Quando a mandíbula é posicionada corretamente, a passagem de ar é facilitada, reduzindo os episódios de apneia e o ronco”, afirma Cappellette Jr. Ele ressalta que a intervenção ortodôntica precoce em crianças pode prevenir o desenvolvimento desses problemas na vida adulta.
A apneia do sono, em particular, é uma condição séria que pode levar a complicações cardiovasculares, diabetes e outras doenças crônicas se não tratada adequadamente. Cappellette Jr. destaca que “os aparelhos ortodônticos podem ser uma alternativa eficaz e menos invasiva em comparação aos tratamentos tradicionais, como o uso de CPAPs (aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas)”.
“Nossa entidade promove educação e conscientização continuada sobre
a importância da ortodontia na saúde respiratória. A associação oferece cursos
e palestras para capacitar os profissionais da área a identificar e tratar
esses distúrbios de maneira eficaz, além de atender pessoas com este problema.
Nossoa objetivoa são: garantir que os cirurgiões-dentistas estejam preparados
para oferecer o melhor cuidado possível e dar assistência completa à população,
integrando a ortodontia com outras áreas da saúde para um tratamento completo e
eficaz”, conclui Mario Cappellette Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário