O brasileiro tem espírito empreendedor, mas é preciso ter alguns cuidados para ter bons resultados com um novo negócio, explica o mentor empresarial Guga Medeiros
De acordo com dados recentes divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo, apenas no primeiro semestre deste ano, o estado teve mais de 174.000 empresas abertas, o que seria o maior número registrado pelo órgão desde 1998, superando também em 14,7% a quantidade do mesmo período de 2023.
O
governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Desenvolvimento Econômico de
SP, Jorge Lima, atribuíram o aumento à melhora do ambiente dos negócios no
estado.
Mas o grande número de novas empresas contrasta com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - de que 80% das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao seu primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco anos.
Pouco
planejamento = Fim precoce
De
acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga
Medeiros, além do ambiente do país, a falta de
planejamento antes da abertura de um negócio é o principal motivo pela ‘morte’
precoce das empresas.
“Além das dificuldades naturais do ambiente econômico instável do país, a falta de planejamento é um grande problema para os novos empreendedores, muitas empresas fecham cedo porque não têm um plano sólido antes de começar e, principalmente, se manter”.
“Sem uma estratégia muito bem pensada fica difícil enfrentar os desafios e garantir que o negócio dure”, ressalta.
Como
fazer um bom planejamento para abrir uma empresa?
De
acordo com Guga Medeiros é importante não apenas contar com os gastos
iniciais, mas também com os gastos para manter o negócio até que ele comece a
“se pagar”.
“Comece pesquisando o mercado e conhecendo bem o seu público-alvo para entender a demanda que terá que lidar. Depois disso, elabore um plano de negócios claro, incluindo metas, estratégias e orçamento”.
“Considere todos os custos envolvidos, como aluguel, funcionários e marketing, considere até mesmo os menores custos, conte também com os gastos para manter a empresa funcionando até que ela comece a ‘girar’ sozinha”, explica Guga Medeiros.
Público-alvo:
O segredo do sucesso
O
público-alvo de uma empresa é o grupo específico de pessoas que a empresa
deseja atingir com seus produtos ou serviços, ele é definido com base em
características como idade, interesses, localização e comportamento de compra.
Ter um público-alvo bem definido ajuda a usar os recursos da empresa da melhor
forma possível, ressalta Guga Medeiros.
“Saber quem é o seu público-alvo é o pilar de um bom planejamento, isso ajuda a determinar qual será o seu produto ou serviço, vai direcionar sua estratégia de marketing, quais investimentos são mais prioritários, etc., ajuda a destinar seus recursos para a área que trará mais retorno”, alerta.
Guga Medeiros - formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.
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