Há 18 anos, em 07 de agosto de 2006, foi criada a Lei n. 11.340, que ficou conhecida pelo nome da mulher que inspirou o maior instrumento jurídico brasileiro de proteção aos direitos das mulheres: Lei Maria da Penha. De acordo com essa lei, a violência doméstica e familiar contra as mulheres passa a ser uma violação dos direitos humanos e deixa de ser considerada um crime de menor potencial ofensivo. Desde então, houve muitos avanços no que diz respeito à prevenção e ao enfrentamento à violência doméstica. Entre eles, é possível citar a criação de equipamentos especializados para atender mulheres em situação de violência, a implementação de políticas públicas de prevenção, assistência e proteção às mulheres etc.
Infelizmente, os números dessa violência ainda são altos, e os desafios são muitos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, “Das 1.467 vítimas de feminicídio, 63,6% eram negras, 71,1% tinham entre 18 e 44 anos, e 64,3% foram mortas em casa. Destas, o assassino foi o parceiro em 63% dos casos, o ex-parceiro em 21,2% e um familiar em 8,7% dos registros”. Agir para mudar essa realidade exige compromisso de todas as esferas da sociedade. E é com esse propósito que o Instituto Maria da Penha e a agência Fbiz atuam em mais uma ação conjunta: “Desejos de Aniversário”.
Para marcar os 18 anos da Lei Maria da Penha, a campanha será divulgada nas redes sociais do IMP e em mais de 120 pontos de DOOH, canal que impacta diariamente a sociedade de forma transversal. A parceria da agência com os principais players do meio viabilizou a entrada nas principais regiões do Brasil com mensagens que refletem o desejo de uma vida livre de violência. Assumindo o ponto de vista da lei – como se esta se comunicasse com as mulheres –, é possível ver as seguintes frases: “Eu desejo que você nunca precise de mim”, “Eu desejo que a única coisa que te impeça de dirigir seu carro seja o rodízio”, “Eu desejo que sua primeira tarefa do dia seja cuidar de você”, para citar algumas.
“Se os dados ainda não permitem celebrações, há um aspecto sensível na comunicação: o desejo de que nenhuma mulher precise da Lei Maria da Penha. Queremos destacar a possibilidade de um futuro em que essa lei não precise ser invocada, mas, sim, lembrada como um marco de proteção e respeito às mulheres. Cada mensagem é um convite para a sociedade se unir nessa causa”, comenta Carla Cancellara, VP de Criação da Fbiz.
Para Conceição de Maria, cofundadora e superintendente-geral
do Instituto Maria da Penha, “O aniversário marca uma passagem no tempo, requer
um balanço sobre o passado e projeta nossas energias no futuro. Nessa reflexão,
invariavelmente, os nossos sentimentos quanto ao que está por vir são sempre
positivos. E é isso o que buscamos transmitir com a campanha dos 18 anos da Lei
Maria da Penha: desejamos que as mulheres possam exercer plenamente todos os
seus direitos, com autonomia, equidade de gênero e qualidade de vida física,
emocional e intelectual. O papel do Instituto Maria da Penha é fortalecer esse
desejo coletivo e continuar criando conexões que se somem ao nosso maior
pedido: um mundo sem violência”.
Ficha Técnica
Cliente: Instituto Maria da Penha
Produto: Institucional
Agência: Fbiz
Título: Desejos de Aniversário
CEOs: Fernand Alphen e Paulo Loeb
VP de Criação: Carla Cancellara
Diretor de Criação Associado: Ryan Bussi
Criação: Flávia Schmidt, Larissa Laban, Larissa Rocha, Luana
Leide, Luli Morante, Maria Rebouças, Vick Franco
Atendimento: Bianca Bonesso e Eliane Arakaki
Mídia: Alexandre Viegas, Larissa Ribeiro, Alan Souza,
Daniella Souza, Giovanni Oliveira, Letícia Toniato, Luana Oliveira, Millena
Silva, Lucas Viana
Motion: Rafael Silveira
Revisão: Eliane Arakaki, Renata Garcia e Virgínia Derciliano
Aprovação Cliente: Conceição de Maria
PR: Otávio Almeida e Thomas Kook
Sobre o Instituto Maria da Penha
Fundado em 2009, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma
organização não governamental sem fins lucrativos. A sua missão é enfrentar,
por meio de mecanismos de conscientização e empoderamento, a violência
doméstica e familiar contra a mulher. Assim, o IMP estimula e contribui para a
aplicação integral da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), bem como
monitora a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas, além de
promover ações para construir uma sociedade mais justa e livre de discriminação
e violência. Mais informações em: www.institutomariadapenha.org.br
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