Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Cinco razões para investir em exercícios na menopausa


Essa é a última semana das Olimpíadas de Paris, e o mundo inteiro está focado em assistir e torcer muito para os atletas. Mas além de inspirar admiração, esses eventos esportivos podem oferecer valiosas lições de vida, especialmente para mulheres na menopausa, afinal, investir em exercícios físicos antes e durante esta fase pode trazer inúmeros benefícios, que vão muito além da estética. Abaixo, confira cinco razões, inspiradas pelo espírito olímpico, para adotar uma rotina de exercícios para quem está vivendo - ou chegando - nessa fase da vida. 

1. Saúde cardiovascular: o exercício regular ajuda a melhorar a saúde do coração. Estudos mostram que atividades como caminhada, natação e ciclismo ajudam a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas, que aumentam após a menopausa. 

2. Controle de peso: manter um peso saudável pode ser desafiador durante a menopausa devido às mudanças hormonais que diminuem o metabolismo, por isso, a prática de exercícios aeróbicos e de resistência não só queimam calorias, mas também aumentam a massa muscular, o que pode acelerar o metabolismo e ajudar a manter o peso sob controle. 

3. Saúde mental: a prática de atividades é conhecida por liberar endorfinas, os hormônios do bem-estar, que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão. As Olimpíadas de 2024 destacam a resiliência mental dos atletas, que pode servir de inspiração para mulheres na menopausa enfrentarem as mudanças emocionais com mais equilíbrio e positividade. 

4. Força óssea: a osteoporose é uma preocupação significativa para mulheres na menopausa devido à diminuição dos níveis de estrogênio. Levantamento de peso, dança e até mesmo caminhar podem ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. 

5. Flexibilidade e mobilidade: yoga, pilates e alongamento são excelentes formas de exercícios que podem melhorar a flexibilidade e a mobilidade, reduzindo o risco de quedas e lesões. Incorporar essas práticas na rotina diária pode ajudar mulheres na menopausa a se sentirem mais confiantes e capazes em suas atividades diárias.

 

Márcia Cunha - CEO e fundadora da Plenapausa, empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres, explica que estudos e pesquisas como do International Journal of Obesity, mostram que o ganho de peso na menopausa está diretamente ligado às quedas de estrogênio e à redução no gasto de energia, o que não significa que o consumo de calorias aumentou e, sim, que o que metabolismo está mais lento, ou seja, queimando menos calorias. "O ganho de peso na menopausa não é apenas um mito, é uma realidade enfrentada por muitas mulheres devido a alterações hormonais. O sobrepeso pode ser um desafio adicional durante esse período da vida, exigindo uma abordagem multifacetada para controle de peso", diz.  

As Olimpíadas de 2024 não são apenas um espetáculo de habilidade e dedicação, mas também uma fonte de inspiração para pessoas de todas as idades. Mulheres na menopausa podem tirar proveito das lições aprendidas com esses atletas, investindo em uma rotina de exercícios que promove a saúde física e mental, a longevidade e a qualidade de vida.
 

Plenapausa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados