Nas últimas semanas, o Rambam Health Care Campus, maior hospital do norte de Israel, localizado na cidade de Haifa, observou um boom no número de encaminhamentos para seu Serviço Psiquiátrico de Emergência. O atendimento e acompanhamento de casos como crises graves de saúde mental, incluindo situações suicidas, episódios psicóticos e uso de substâncias, dobrou nos últimos dias.
À medida que as tensões aumentam no norte de Israel em meio a ameaças contínuas do Irã e seus afiliados, principalmente o Hezbollah, o impacto psicológico está sendo intensamente sentido pelos moradores da região. Dados do Departamento de Medicina de Emergência Green-Wagneem do Rambam indicam que, desde o início desse estado de alerta elevado, houve um aumento de quase 100% em indivíduos apresentando ansiedade e estresse mental.
"Embora geralmente vejamos uma média de 12 a 14 encaminhamentos por dia em circunstâncias normais, agora estamos recebendo até 25 casos por dia. Esse aumento é atribuído principalmente ao aumento da ansiedade e do estresse, mas também estamos observando um aumento na incidência de ideações suicidas, episódios psicóticos e sintomas de estresse pós-traumático", explica a Dra. Irit Meretyk, diretora do Serviço de Psiquiatria de Emergência na Divisão de Psiquiatria do Rambam.
"Muitos indivíduos estão se voltando para drogas e álcool, o que agrava seus sintomas e necessita de atenção médica. Essa mudança é bastante perceptível em nossa unidade", alerta a especialista.
Para além dos casos que chegam no pronto-socorro, o Rambam também observou aumento considerável nas solicitações. De acordo com o Dr. Ofer Shamgar, Diretor da Clínica Ambulatorial Psiquiátrica na Divisão de Psiquiatria do Rambam, "historicamente, a maioria dos pacientes procurava atendimento de emergência de forma eletiva. No entanto, agora estamos testemunhando um aumento de três vezes em casos agudos que exigem hospitalização imediata.”
O Dr. Shamgar enfatiza a relação entre estressores comunitários e surtos de necessidades de saúde mental. “Cada incidente ou escalada aumenta significativamente os níveis de ansiedade”, diz. “Famílias e redes próximas estão cada vez mais sobrecarregadas e incapazes de fornecer o suporte necessário, levando os indivíduos a buscar atendimento de emergência como último recurso.”
Os especialistas lembram dos riscos quando se
ignora questões ligadas à saúde mental e alertam que a intervenção precoce é
crítica e pode salvar vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário